sexta-feira, 30 de abril de 2010

Casais promovem feijoada e festival de prêmios

Salão do ECC - Foto: Flavio luiz

Os casais do Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de Nova Cruz, promovem uma feijoada e festival de prêmio, no próximo domingo domingo, dois de maio, no Centro Pastoral do Catolé, a parti das 11 horas. O objetivo é arrecarda recursos para termina a construção do salão do ECC, situada ao lado da Igreja Matriz. No festival de prêmio será sorteados 10 prêmios em cinco chamada.


Também em Nova Cruz, a Pastoral da Criança vai realiza uma manhã de lazer para os líderes da pastoral, no domingo dia dois de maio. As líderes terão momentos de descontração e muita animação.

Renovação realiza seminário para casais

Casais no seminário realizado em 2009
Foto: Romulado Martins

A Renovação Carismaitica Catolica da Paroquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz vai realiza a parti desta sexta-feira, 30, o Seminário de vida no Espirito Santo para casais. O encontro acontece no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, com inicio às 19h30. Na programação consta orações, palestras, louvor e reflexões de temas ligado a vida matrimonial. O seminário acontecerá de 30 de abril a dois de maio. Segundo a coordenação do evento cerca de 50 casais participarão do seminário.

XXIX Congresso Nacional já movimenta o Brasil


Julho, mês no qual acontece o Congresso Nacional da RCC, é tempo de encontro e celebração. Para percorrer grandes distâncias e participar desse importante momento da vida do Movimento, os carismáticos de todo o Brasil já começam os preparativos para ir até Belo Horizonte/MG, cidade que acolhe o evento esse ano, para Proclamar a Palavra e Anunciar a Boa Notícia. Acompanhe um pouco dessa mobilização:

Brasilienses se programam para participar do Congresso

Dois mil e dez parece que é o ano da capital federal sediar eventos nacionais: Congresso Eucarístico Nacional, Encontro Nacional do Ministério Universidades Renovadas, Encontro Nacional de Pregadores. Contudo, no meio dessa agenda super lotada, os brasilienses terão uma folga e já começam a se preparar para trocar, temporariamente por cinco dias, a posição de Marta para Maria e ficar aos pés do Senhor Jesus, neste XXIX Congresso Nacional da RCC Brasil.

Para Herculano Marinho, coordenador da RCC-DF, neste ano o Senhor convoca a RCC a retornar a sua grande vocação: Proclamar a Palavra! Anunciar a Boa Notícia! Deus é amor e nos ama incondicionalmente, dando Seu único Filho por amor a cada um de nós. “O anúncio do Evangelho nos leva primeiramente a conhecer esse amor do Pai e do nosso Irmão Divino que nos resgata a dignidade de filhos e filhas. Que neste congresso em Belho Horizonte, possamos começar uma grande ofensiva: proclamarmos a Palavra, anunciarmos a Boa Notícia”, complementou.

Rio Grande do Norte marcará presença no Congresso Nacional


A Renovação Carismática Católica de Natal, no Rio Grande do Norte, estará presente no XXIX Congresso Nacional, em Belo Horizonte. A distância de mais de dois mil quilômetros não será empecilho para o povo potiguar participar desse momento de graça em terras mineiras.
Trinta e cinco pessoas já confirmaram seus lugares na caravana organizada por Francisco Sena, que pretende completar o grupo com 60 pessoas. Segundo ele, a meta agora é visitar os Grupos de Oração para divulgar o Congresso Nacional, motivar as pessoas e levar o maior número possível de fiéis.

Organizador de caravana para o congresso há sete anos, Seu Sena, como é conhecido, diz que o Congresso Nacional é uma experiência fantástica. “Assim como um carro precisa de combustível para andar, nós também precisamos nos preencher para poder evangelizar. Esse é o momento de preenchimento da Palavra e do Espírito de Deus”, compara.

Fonte: www.rcc.com.br

Dioceses de Minas Gerais se reúnem para refletir a Missão Continental


Com o tema “Missão Continental”, as dioceses mineiras de Itabira, Coronel Fabriciano, Caratinga, Governador Valadares, juntamente com a arquidiocese de Mariana (MG), que compõem a Província Eclesiástica de Mariana, realizaram, na última quarta-feira, 28, a 1ª Reunião no ano que contou com a presença do assessor da Dimensão Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Secretário Executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), padre José Altevir da Silva.

Realizada em João Monlevade (diocese de Itabira), o encontro teve como demais participantes representantes leigos, padres e coordenadores de pastoral, além da presença dos bispos de Itabira – Coronel Fabriciano, dom Odilon Guimarães Moreira, e da diocese de Caratinga, dom Hélio Gonçalves Heleno. Por motivo de saúde, dom Werner Siebenbrock, bispo de Governador Valadares, não pôde comparecer, assim como o arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, que estava em viagem.

O assessor da CNBB apontou algumas pistas do plano da Missão Continental trazendo referencias citadas no Documento de Aparecida. Para padre Altevir, um dos grandes desafios para a missão no Brasil está, sobretudo, na grande dimensão geográfica do país. “Hoje eu percebo que a falta de articulação, diante da dimensão enorme do Brasil, é um dos maiores desafios que temos para a Missão Continental”.

Por outro lado, como resposta positiva à luz de Aparecida, segundo padre Altevir, a resposta vem como positiva a partir da elaboração dos planos diocesanos que encontra respaldo para a missão continental. “Com isso, a organização nacional será muito mais fácil e, em pouco tempo, nós estaremos pensando e olhando para um mesmo horizonte. Desta forma, este desafio da Missão Continental aos poucos vai desaparecendo e se transformando em forças vivas missionárias para a Igreja no Brasil”, destacou.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Câmara dos Deputados vai votar pela ‘urgência urgentíssima’ do Projeto Ficha Limpa


O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, afirmou na tarde desta quarta-feira, 28, que será votado em plenário, na terça-feira, 4 de maio, em regime de urgência urgentíssima, um requerimento para o Projeto Ficha Limpa (PLP 518/09). A apresentação do requerimento de urgência foi divulgada durante reunião com Michel Temer, as entidades que integram o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e líderes dos partidos.

Durante a reunião, Temer afirmou ser mais viável votar o projeto na terça-feira, uma vez que a apresentação do requerimento aconteceu hoje, quando alguns líderes de partidos assinaram a favor do projeto. “Como algumas assinaturas em favor do Projeto foram feitas hoje, acredito ser mais prudente deixar para votar em plenário na terça-feira, uma vez que alguns parlamentares ainda estão se manifestando”, disse Temer. Houve aplausos quando foi confirmada a assinatura do PMDB, que aconteceu hoje.

O presidente da Câmara também reafirmou sua preocupação com os prazos para a votação; isso porque o projeto tem até o dia 6 de junho para ser aprovado e sancionado, para valer para as eleições presidenciais de 2010. Temer sugeriu pressão dos líderes junto aos seus partidos, bem como da sociedade brasileira. “Os prazos são apertados e temos que trabalhar nos partidos para que não tenhamos surpresas na votação da terça-feira”, advertiu o presidente.
Para saber mais acesse: www.cnbb.org.br

Paróquia de Nova Cruz comemora 16 anos de RCC


A PAROQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOVA CRUZ VAI REALIZAR UM GRANDE SHOW LOUVOR, COM A CANTORA CATÓLICA KATIANE SILVA DE BELO HORIZONTE-MG, NO DIA 8 DE MAIO, A PARTI DAS 20H, NA AABB DE NOVA CRUZ.

O SHOW FAZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES DOS 16 ANO DA RCC E TAMBEM DO ANIVERSARIO NATALÍCIO DO PE. EDILSON NOBRE E TAMBÉM COMEMORANDO O DIA DAS MÃES. ALÉM DE KATIANE.
A FESTA CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DOS PADRES EDILSON E ADELSON CANTANDO, AO VIVO, E DA BANDA PORTAL DE NOVA CRUZ.

MAIORES INFORMAÇÕES OU SENHAS : 3281-2080

TVs Católicas se reúnem em Aparecida


TVs Católicas ligadas às arquidioceses se reuniram dia 27, em Aparecida (SP) para discutir a possibilidade de formação de uma rede para troca de programação. O encontro aconteceu no Convento Redentorista, nas dependências do Santuário Nacional.

O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira, presente na reunião, lembrou que as TVs deveriam se unir por apresentarem uma condição semelhante. “O fato de estarmos ligados às dioceses e termos caráter educativo nos une, apesar de nossas diferenças regionais e de linha editorial”.

Com base nessa particularidade, ele apresentou a proposta de troca de material produzido pelas TVs através de uma rede, que seria criada para facilitar a produção de programas de interesse comum.

Além do arcebispo de Belo Horizonte, participaram da discussão, o responsável pelo setor de Comunicação da CNBB e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; a assessora do setor de Comunicação da CNBB, Irmã Élide Fogolari; o arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira; e o arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis.

Estiveram presentes os representantes das TVs Horizonte, de Belo Horizonte; 3º Milênio de Maringá (PR); Nazaré, de Belém (PA) e TV Aparecida, de Aparecida (SP). Todas as TVs são educativas.


Fonte: CNBB

Comitê Dorothy Stang fala em coletiva sobre julgamento de Regivaldo Galvão


Integrantes do Comitê Dorothy Stang e o bispo do Xingu, dom Erwin Krautler, concedem na manhã de hoje, 28, entrevista coletiva para falar sobre o julgamento de Regivaldo Pereira Galvão. O fazendeiro é acusado de ser um dos mandantes da morte da missionária norte-americana naturalizada brasileira, Dorothy Stang, assassinada com seis tiros, em Anapu, sudoeste do Pará. O crime aconteceu em fevereiro de 2005.

Regivaldo Galvão é o único dos cinco réus que ainda não enfrentou julgamento popular.

A coletiva acontece na sede do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará). Estarão presente também a coordenadora do Comitê Dorothy Stang, Virginia Moraes, o advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT), José Batista, a integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará, Mary Choen, o irmão da missionária assassinada, David Stang e a religiosa da congregação Notre Dame de Namur (a qual pertencia irmã Dorothy), Jane Dwaer.

Em nota emitida à imprensa no final da tarde da última terça-feira, 27, a CPT e o Comitê Dorothy Stang reforçaram a crença na participação de Regivaldo Galvão como “chefe da quadrilha” que planejou e executou o crime que ceifou a vida de Dorothy Stang. “Sua condenação será um passo importante no combate à violência e à impunidade no campo no Pará. Estado onde 62% dos crimes agrários nas últimas décadas sequer foram investigados e o único mandante condenado cumprindo pena preso é Vitalmiro Bastos de Moura”.
Fonte: CNBB

terça-feira, 27 de abril de 2010

Cresce número de católicos no mundo, indica estudo do Vaticano

O número de católicos no mundo cresceu 11,54%, passando de 1.045 bilhão em 2000 para 1.166 bilhão em 2008. O índice é um pouco maior que a taxa de crescimento da população mundial, que foi de 10,77% no período.

É o que indica o Annuarium Statisticum Ecclesiae (Anuário Estatístico da Igreja), preparado pelo Departamento Central de Estatísticas da Igreja e editado pela Libreria Editrice Vaticana, divulgado pelo Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé nesta terça-feira, 27.


A África é o continente em que o crescimento foi mais amplo (33,02%), enquando a Europa é a região em que a evolução foi menor (apenas 1,17%). A Ásia (15,61%), a Oceania (11,39%) e a América (10,93%) também apresentaram incremento no número de fiéis católicos batizados.

O estudo também mostra que, nos oito anos que vão desde 2000 a 2008, o número dos bispos passou de 4.541 para 5.002, com um aumento relativo que supera os 10%, evidenciando uma melhor e mais harmônica distribuição do episcopado nas realidades continentais, bem como um significativo equilíbrio quantitativo entre sacerdotes e bispos no transcorrer do tempo.

O número total dos sacerdotes no período mostra uma tendência de crescimento positiva, especialmente na África e na Ásia, onde registra-se um aumento de 33,1% e 23,8%, respectivamente. Já na América a situação é estável, na Europa há uma queda de mais de 7% e, na Oceania, a diminuição é de 4%. A Áfria e a Ásia já contribuem com 21,9% do total de sacerdotes do mundo, enquanto a Europa caiu de 51% (em 2000) para 47% do total (em 2008).

Os diáconos permanentes passaram de cerca de 28 mil em 2000 para 37 mil em 2008, com uma variação relativa de 33,7%. Já os religiosos professos não sacerdotes tiveram uma queda de 55.057 para 54.541, especialmente na Europa (-16,6%) e Oceania (-22,1%).

Por sua vez, as religiosas professas representam, em 2008, uma população global de 740 mil pessoas, cerca de duas vezes maior que a dos sacerdotes. 41% desse total está na Europa, seguida pela América, que conta outras 203 mil consagradas, e pela Ásia, que soma 161 mil. Em respeito ao ano 2000, o grupo sofreu uma diminuição de 7,75%.

Também registra-se uma clara tendência ao crescimento dos estudantes de Filosofia e Teologia presentes nos centros diocesanos e religiosos: no mundo, passou-se dos quase 110 mil candidatos em 2000 para 117 mil em 2008, com uma variação positiva de 28,6%.
Fonte: Canção Nova

"Pastoral no mundo digital" é tema de encontro da Pascom


Agentes da Pastoral da Comunicação da diocese de Santos participaram, no último sábado, 24, no Centro Diocesano de Pastoral, do encontro de formação da Pastoral, com o tema “Pastoral no mundo Digital”. O evento faz parte da preparação dos agentes para a celebração do Dia Mundial das Comunicações, a ser celebrado no próximo dia 16 de maio.

O tema foi apresentado pelo bispo da diocese, dom Jacyr Francisco Braido, e pelos jornalistas: Guadalupe Mota e Francisco Surian, da assessoria de comunicação da diocese de Santo e contou com a presença do assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação, padre Eniroque Ballerini e do padre Esteban Superbiola, da paróquia Senhor Bom Jesus.

Dom Jacyr Francisco Braido falou sobre a preocupação ética que deve nortear a presença da Igreja no ciberespaço, “fazendo com que a presença da Igreja ajude as pessoas a se lembrarem e a viverem a sua condição de pessoas dignas, criadas à imagem e semelhança de Deus. Não basta estar presente na Internet, é preciso deixar claro qual é a nossa mensagem, para que as pessoas conheçam e se encontrem com o verdadeiro Mestre Jesus, aquele que dá o sentido último à nossa existência”. E, como um grande entusiasta das mídias digitais, dom Jacyr, falou da “importância das ferramentas de comunicação instantânea como um campo para evangelizar, sobretudo, a juventude”.

Já o jornalista Francisco Surian apresentou os recursos de comunicação da web 2.0. “Dentre esses recursos, estão os sites de relacionamento, blogs interativos, fóruns, grupos de discussão, sites de empresas e de grupos sociais, conversas on-line (através de salas de bate-papo ou sistemas de mensagens instantâneas), jogos on-line, sites de compartilhamento de conteúdo, como vídeos, fotos, ou música e sites de colaboração. Porém, um dos grandes problemas que emergem quando nos damos deparamos com essa profusão de recursos que podem ser usados na ação pastoral é sobre ‘quem’ vai administrá-los, já que qualquer pessoa pode fazê-lo. Mas então temos de pensar na qualidade da informação que estará sendo disponibilizada na Internet - que pode se propagar instantaneamente - e se essa informação, de fato, corresponde, ao conteúdo da mensagem evangélica. O que está por trás dessa observação é que, com a Internet, a formação do agente de pastoral se torna muito mais evidente, necessária e urgente”, alerta.

CNBB com Assessoria de Comunicação diocese de Santos