sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Missa de Corpo Presente da Drª Zilda


No dia 16 de Janeiro de 2010, sábado, às 14 horas será celebrada uma Missa de Corpo Presente em memória da Dra. Zilda Arns Neumann no Palácio das Araucárias em Curitiba, sede do Governo do Estado do Paraná.

A Santa Missa será exibida em telões na Praça Nossa Senhora de Sallete - situada nas proximidades do Palácio das Araucárias - para que o povo possa acompanhar a celebração. Também será transmitida pela TV Paraná Educativa TVE em rede aberta de TV e pela Internet.

No Portal da Pastoral da Criança será disponibilizado um link para a transmissão da Missa de Corpo Presente pela Internet.

Após a Santa Missa haverá o sepultamento no Cemitério da Água Verde, em Curitiba-PR, em cerimônia restrita aos familiares.

Agenda Oficial do Velório

As Coordenações da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa informam a Agenda Oficial do Velório da Dra. Zilda Arns Neumann.

O avião da Força Aérea Brasileira partirá quinta, 14/01/2010, as 20 horas (horário de Brasília) de Porto Príncipe, Haiti, rumo à Brasília, chegando por volta das 2 ou 3 horas da manhã.

As 8 horas da manhã de sexta-feira, dia 15/01/2010, o avião com o corpo da Dra. Zilda seguirá para o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, chegando por volta das 10 horas da manhã.

O corpo será levado diretamente do aeroporto para o Palácio das Araucárias, no Centro Cívico de Curitiba.

Será, então, iniciado o velório público e será possível a visitação e o o último adeus à nossa saudosa Dra. Zilda Arns Neumann.

Fonte: www.pastoraldacriança.org.br

Arquidiocese de Natal celebrará missa em memória da Dra. Zilda

A Arquidiocese de Natal celebrará missa no sétimo dia do falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann, na próxima terça-feira, dia 19, às 16h30, na Catedral Metropolitana. A celebração eucarística em memória da Dra. Zilda será presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Aerton Sales da Cunha.

Zilda Arns faleceu na última terça-feira, dia 12, no Haiti, vítima do terremoto ocorrido naquele país. Ela era fundadora das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa. Atualmente, era coordenadora internacional da Pastoral da Criança e nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Igreja no Brasil lança campanha SOS Haiti para ajudar os necessitados do terremoto





Urgência! É com esse sentimento que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, organismo vinculado a CNBB, está lançando uma Campanha de ajuda às vítimas do terremoto que atingiu o país caribenho, na noite do dia 12, vitimando milhares de pessoas, dentre elas a fundadora da Pastoral da Criança, Drª Zilda Arns.

Diante das consequências desta tragédia, a CNBB, em conjunto com a Cáritas Brasileira, lança a Campanha SOS HAITI em socorro à população atingida pelo terremoto.

Com esta campanha, a Igreja pretende fazer um apelo a todas as comunidades, paróquias, dioceses e a sociedade em geral para que organizem coletas em favor do povo haitiano, sugerindo que o dia 24 de janeiro, domingo, seja dedicado a orações pelas vítimas, reflexões e coletas em dinheiro.

O resultado da campanha brasileira SOS HAITI se integra a campanha mundial promovida pela Caritas Internacionalis em resposta ao chamado do papa Bento XVI para a solidariedade da Igreja ao povo haitiano.

As doações em dinheiro podem ser depositadas nas contas bancárias abertas exclusivamente para a campanha e serão destinadas às ações de socorro imediato, reconstrução e recuperação das condições de vida do povo haitiano.


As contas para depósito são: Banco Bradesco, Agência: 0606 Conta Corrente: 70.000-2; Caixa Econômica Federal OP: 003, Agência: 1041 Conta Corrente: 1132-1; ou Banco do Brasil, Agência: 3475-4 Conta Corrente: 23.969-0

Mais informações acesse o site da Cáritas Brasileira, www.caritas.org.br ou ligue (61) 3214-5400.

Fonte: CNBB

Velório e Missa de Corpo Presente da Dra. Zilda Arns


As Coordenações da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa informam que o velório da Dra. Zilda Arns Neumann acontecerá hoje, 15, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. Não há horário definido para o início.

No dia 16 de Janeiro de 2010, sábado, às 14h acontecerá uma Missa de Corpo Presente no mesmo local do velório.
Após a Santa Missa haverá o sepultamento no Cemitério da Água Verde, em cerimônia restrita aos familiares.

SOLIDARIEDADE AO POVO DO HAITI

“Esperando contra toda esperança” (Rm 4,1)

Em meio às desalentadoras notícias que chegam a cada momento, dando conta das trágicas consequências do terremoto que afligiu o Haiti, ceifando tantas vidas e colocando abaixo trabalhos e sonhos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se une à multidão de homens e mulheres que, nestas circunstâncias, têm “a ousadia de quem se atreve a esperar contra toda esperança”, para apresentar à Igreja e a todo povo do Haiti a solidariedade em orações, palavras e gestos.

Neste momento, são necessárias iniciativas que demonstrem solidariedade internacional, como, por exemplo, o perdão imediato de toda a dívida externa do Haiti, que corresponde a 30% do seu pobre orçamento, e ações humanitárias que amenizem a dor e reanimem a esperança do povo haitiano.

Movida por este sentimento de solidariedade, a CNBB e a Cáritas Brasileira lançam a Campanha SOS HAITI, em socorro à população atingida pelo terremoto.

Conclamamos todas as comunidades eclesiais, paróquias e dioceses a promoverem, no próximo domingo, dia 17, ou no dia 24 de janeiro, ou em outra data conveniente, orações e coletas em dinheiro para as vítimas do terremoto no Haiti. Assim, nos unimos à campanha mundial promovida pela Caritas Internationalis em resposta ao apelo do papa Bento XVI.

As doações poderão ser depositadas nas contas: Banco do Brasil - Agência: 3475-4 - Conta Corrente: 23.969-0; Caixa Econômica Federal - OP: 003 - Agência: 1041 - Conta Corrente: 1132-1; Banco Bradesco - Agência: 0606 - Conta Corrente: 70.000-2.

Que a graça de Deus fortaleça nosso compromisso de caridade fraterna, inspire nossa generosidade e anime quem está a serviço das vítimas no Haiti.


Brasília, 15 de janeiro de 2010

D. Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

D. Demétrio Valentim
Bispo de Jales
Presidente da Cáritas Brasileira

Fonte: www.cnbb.org.br

Sobrinho de Zilda Arns descreve o falecimento da tia


O senador Flávio Arns, sobrinho da doutora Zilda Arns, informou hoje, 14, de Porto Príncipe, Haiti, que o corpo de sua tia já está na base do Exército brasileiro naquele país. A liberação e transferência do corpo para o Brasil está dependendo de um documento, que está sendo providenciado pela família.

Diferentemente do que o site da CNBB relatou no dia de ontem, 13, quando a assessoria de imprensa da Pastoral da Criança havia informado que doutora Zilda não havia proferido o seu discurso, no Haiti, ao grupo de religiosos locais, Flávio Arns relatou as circunstâncias da morte da tia: “A Dra. Zilda estava em uma igreja, onde proferiu uma palestra para cerca de 150 pessoas. Ela já tinha acabado seu discurso e estava conversando com um sacerdote, que queria mais informações sobre o trabalho da Pastoral da Criança. De repente, começou o tremor. O padre que estava conversando com ela, deu um passo para o lado e a Dra. Zilda recuou um passo e foi atingida diretamente na cabeça, quando o teto desabou. Ela morreu na hora.

Segundo Flávio Arns, a Dra. Zilda não ficou soterrada. “O corpo não sofreu ferimentos, somente a cabeça foi atingida. O sacerdote que conversava com ela sobreviveu. Já outros 15 sacerdotes que estavam próximos a ela faleceram”.

Em um trecho de seu discurso, doutora Zilda diz:”Todos nós estamos aqui, neste encontro, porque sentimos dentro de nós uma forte chamada a difundir no mundo a boa notícia de Jesus. A boa notícia, transformada em ações concretas é luz e esperança para a conquista da Paz nas famílias e nas nações. A construção da Paz transforma os corações das pessoas e tem seu fundamento no amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância, e se transforma em fraternidade e responsabilidade social”.

Outras informações acesse o site da Pastoral da Criança. www.pastoraldacrianca.org.br

Mensagens de solidariedade pela morte da Drª Zilda Arns não param de chegar


De todos os cantos do país continuam a chegar à assessoria de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) notas de solidariedade e esperança pela tragédia que se acometeu no Haiti, nesta terça-feira, 12, e pela morte da médica pediatra e sanitarista, Drª Zilda Arns Neumann. O presidente da República, Regionais da CNBB e organismos vinculados, bispos, pastorais, entidades sociais, demonstram a irreparável perda pela morte da fundadora da Pastoral da Criança, ao mesmo tempo em que reafirmam o sentimento de gratidão por todo o bem que ela fez pela pessoa humana.

A arquidiocese da Bahia, que tem como arcebispo, dom Geraldo Majella Agnelo, um dos apoiadores para a criação da Pastora da Criança da década de 1980, declarou em nota que Drª Zilda foi uma [...] “mulher que honrou o Brasil com seu trabalho de total doação à vida, através das crianças e suas famílias, Dra. Zilda deixa uma lacuna em nossos corações [...]”.

“Sua morte equivale à morte dos que se entregam em doação ao Reino”. Foi o que disse em nota a Comissão Pastoral da Terra do Paraná (CPT-PR). O texto completa ainda frisando a falta que irá fazer o trabalho da fundadora da Pastoral da Criança. “Sua ausência será sentida por todos aqueles e aquelas que acreditam que é possível um mundo de justiça e fraternidade a partir do clamor do Evangelho. Que seus exemplos de mulher corajosa e forte e seu testemunho fortaleçam a luta pela terra e pelos povos da terra”.

A morte da Drª Zilda também foi lamentada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota, ele relatou sua consternação pela morte da médica e por todo o povo haitiano. “Transmito meu pesar e minha total solidariedade ao povo haitiano e à família das vítimas brasileiras, civis e militares, em especial à de Zilda Arns, coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa e conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Que Deus dê conforto a todos nesse momento doloroso".

Fonte: www.cnbb.org.br

O último discurso, não proferido, da doutora Zilda Arns


“Eu estou bem, sã e salva, mas perdemos a doutora Zilda”, foram as primeiras palavras da assessora pessoal da doutora Zilda Arns, irmã Rosângela Altoé, em um telefonema, na tarde de hoje, para a Pastoral da Criança, informando o seu estado de saúde.

Irmã Rosângela é prima da atual coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé. Irmã Rosângela informou à assessoria de imprensa da Pastoral da Criança que estava a poucos metros da doutora Zilda Arns, quando houve o abalo sísmico. “Felizmente ela sofreu apenas arranhões. Ela disse que ia atravessar a rua quando houve o desmoronamento, vitimando de imediato a doutora Zilda e o tenente do exército que as acompanhavam”, afirmou uma das assessoras da Pastoral da Criança.

Último discurso

Antes de viajar para o Haiti, onde participava da Assembleia da Conferência dos Religiosos do Haiti, doutora Zilda Arns escreveu um discurso para ser proferido dia 12, durante o evento.

Em um trecho de seu discurso, doutora Zilda falaria que o povo seguiu Jesus porque Ele tinha palavras de esperança, portanto, afirmava Zilda Arns, que todos nós somos chamados a anunciar experiências positivas e caminhos que levem as comunidades, famílias e o país a serem mais justos e fraternos.

O discurso não chegou a ser lido, já que poucas horas antes, milhares de haitianos, 11 militares brasileiros e a doutora Zilda Arns faleceram no maior terremoto dos últimos 200 anos no Haiti.

Fonte: www.cnbb.org.br

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Festa de São Sebastião


"Na Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja", é o tema da 4ª noite do novenário da festa de São Sebastião, em Nova Cruz. A festa teve inicio dia 11 e prosseque até o dia 20 com caminhadas penitenciais todos os dias às 5 horas e celebrações, às 19 horas.

Pe. Ednaldo Virgílio, vice-reitor do Seminário São Pedro é o presidente da celebração desta quarta, 14, e a Legião de Maria, Liturgia, Ministros da Eucaristia,8º Batalhão de Policia, junto com as comunidades do Santo Expedito e sitio catolé são os noiteiros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS:

15/01 - sexta - 19h celebração eucaristica
Tema: Eucaristia: Sacramento da nossa redenção
Noiteiros: Pastoral Familiar, Juventude e bairro Frei Damião
Pres.: Pe. Alcimário Pereira, Ponta Negra

16/01 - sábado - 19h celebração eucaristica
Tema: Eucaristia, dom para o homen a caminho
Noiteiros: Pascom, Pastoral do Menor, Pastoral da Criança, Rádios AM e FM e bairro Santa Luzia
Pres.: Pe. Inanildo Augusto, Vigario de Nova Cruz
20h - quermese e show musical

17/01 - Domingo - 19h celebração eucaristica
Tema: A Eucaristia é, por sua natureza, sacramento da paz
Noiteiros ECC, Pastoral do Batismo, Mastrimônio e bairro Santa Maria Gorette
Pres.: Pe. Elielson Cassimiro - Vice-Reitor
20h - quermese e show musical





O grupo dos coroinhas estão sempre presente na noites de festa

Festa do padroeiro celebra 300 anos de São Gonçalo do Amarante

Procissão de São Gonçalo do Amarante, em 2009
Foto: cedida

“Na Terra dos Mártires, 300 anos sobre o olhar de São Gonçalo”. Este é o tema da festa de São Gonçalo, padroeiro da Paróquia de São Gonçalo do Amarante, que será celebrada no período de 20 a 28 deste mês.

A festa será em ação de graças pelos 300 anos de fundação da cidade de São Gonçalo do Amarante. “Que o terceiro centenário seja celebrado com a consciência de resgatar a história de fundação de nossa cidade. Queremos estar imbuídos do mesmo espírito desbravador dos portugueses, Pascal Gomes de Lima e Ambrósio Miguel de Serronhaém, que, vindos de Pernambuco, se instalaram com suas famílias nas terras do antigo engenho do Potengi, em 1710”, lembra Pe. André Martins.

A programação da festa do padroeiro de São Gonçalo do Amarante terá início dia 20, quarta-feira próxima. Às 4h30, haverá alvorada; às 5 horas, caminhada, hasteamento das bandeiras e café comunitário; às 19h, carreata, saindo da Praça Eliane Barros, no Conjunto Amarante, para a Igreja Matriz, onde será celebrada missa. Após a missa, terá a abertura da exposição dos 300 anos do município de São Gonçalo.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Nota de pesar pela morte da Drª Zilda Arns

Dra . Zilda Arns com o então Arcebispo de Natal, Dom Heitor Sales,
por ocasião dos 15 anos da Pastoral da Criança, em 2001
Foto: José Bezerra

Nota Oficial

A Arquidiocese de Natal irmana-se no ato de solidarizar-se, neste momento de comoção brasileira, à família da doutora Zilda Arns Neumman, fundadora da Pastoral da Criança, irmanando-se também à família pastoral como denominada por ela.
Esta notícia de morte recebida se faz dor a tantas famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança em nosso Estado e, especialmente, aqui, nas terras de Nossa Senhora da Apresentação, pois o trabalho de resgate à vida proporcionado por esta nossa irmã, fora sempre apresentação da fé e vida aos nossos lares sofridos pelos terremotos existenciais do dia a dia.
Doutora Zilda, como Maria que parte para a região montanhosa a visitar sua prima Izabel, deu-nos este profundo exemplo de mulher preocupada com a vida em todos os aspectos.
Mulher que partia para as mais longínguas terras, entrava nas mais pobres moradias, saudava as diversas pessoas, fazia estremecer a vida no seio das muitas comunidades espalhadas por este Brasil de belezas e destruições, assemelhou-se à Mãe de Deus em sua metodologia de fazer pastoral num ambiente familiar, com coisas simples, capazes de fazer brilhar vida onde não mais se esperavam resultados.
Ela foi exemplo vivo de que é possível salvar vidas, evangelizando, aproveitando ações básicas e retirando das sarjetas, os escombros possibilitadores de uma construção que perdurá para sempre.
Famílias, gestantes, crianças, estamos firmes, orando com a Mãe, pela mãe que Deus pegou pela mão e conduziu ao seu convívio e, com certeza, velará por nós que agora sentimos peso na dor.
Sua força de vontade e coragem de desbravar bolsões de miséria fica em nós como herança de possibilidade e certeza de alcance de resultados.

Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Pastoral da Criança avalia 2009

Líderes da Pastoral em momento de capacitação
Foto: Milton Dantas

A Pastoral da Criança realiza encontro estadual de coordenadores diocesanos, de áreas, capacita-dores e multiplica-dores que atuam na Arquidiocese de Natal e nas dio-ceses de Caicó e Mossoró. O objeti-vo é avaliar as ações de 2009, no contexto da missão, e a dinâmica do processo de formação continuada dos líderes, coordenadores, capacitadroes e mulplicadores.

O encontro será iniciado na sexta-feira, dia 14, e termina domingo, 17, no Centro de Treinamento de Ponta Negra. Além de avaliar os trabalhos, os participantes também tiveram formação em comunicação pessoal e grupal, segurança alimentar e projeto missionário da Pastoral da Criança, além de receberem informações sobre a Assembleia Nacional.
A Pastoral da Criança do RN foi representada pela Coordena-dora Estadual, Marlúzia Pessoa, que dará os informes. Segundo ela, para 2010, as prioridades da Pastoral da Criança serão: reanimar todas as comunidades que já tiveram e as que têm a Pastoral; e levar a formação até às bases.

Em nível arquidiocesano, também haverá encontro de coordenadores, dia 12 de dezembro, no Centro Pastoral Pe. Antônio Vilela, no bairro de Candelá-ria, em Natal. Haverá avaliação e o planejamento. “Também teremos momento de formação sobre prevenção de drogas e um estudo do Plano Pastoral da Arquidiocese para 2010”, explica Milton Dantas, coordenador Arquidiocesano. No encontro, a jornalista Ana Amélia Melo, do Canal Futura, apresentará material sobre meio ambiente e outros temas.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Lula está chocado com morte de Zilda Arns, diz ministro



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a tragédia ocorrida ontem no Haiti e a morte da coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns Neumman. A informação foi dada pelo ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, ao deixar reunião com Lula na manhã de hoje (13).

"O presidente está absolutamente chocado com a toda a situação", disse.

Sobre a morte de Zilda Arns, Amorim disse que Lula "lamentou muitíssimo" o desaparecimento de uma pessoa de grande projeção no país que estava no Haiti em trabalho de assistência humana. Amorim também se disse consternado com a notícia.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou que o deputado Flávio Arns, sobrinho de Zilda, irá ao Haiti no avião da Força Aérea Brasileira que parte ainda hoje para o país.

A médica viajou neste final de semana para encontro missionário em uma entidade chamada CIFOR.US e estava hospedada na sede episcopal. De acordo a assessoria de Zilda Arns, a coordenadora estava no Haiti para levar a metodologia de atendimento da Pastoral da Criança no combate à desnutrição.

Fonte: Agência Brasil/cançao.com

CNBB envia secretário-geral para Haiti

Zilda Arns foi atingida pelo terremoto no Haiti

Após confirmada na manhã desta quarta-feira, 13, a morte da fundadora das pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, a médica e sanitarista, Drª Zilda Arns Neumann (foto acima), 75 anos, a CNBB sensibilizada pelo ocorrido enviou o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, para Porto Príncipe, em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB)..

De acordo com informações do chefe de gabinete da presidência da República, Gilberto Carvalho, Drª Zilda foi atingida pelo terremoto que acometeu o país nesta terça-feira, 12. Segundo Gilberto Carvalho, a médica caminhava pelas ruas de Porto Príncipe, com dois soldados do exército brasileiro, que a acompanhavam e lhe traduziam o idioma francês. Drª Zilda se encontrava no país para uma missão da Pastoral da Criança.

Fonte: www.cnbb.org.br

Zilda Arns morre em terremoto no Haiti

Zilda Arns era médica pediatra e morreu em
terremoto no Haiti (Foto: Reprodução/TV Globo)


Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, morreu no terremoto no Haiti, ocorrido nesta terça-feira (12). A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (13) pelo gabinete do senador Flávio José Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda, em Curitiba.

Ele irá acompanhar a missão brasileira que seguirá nesta manhã para o Haiti. "Ela faleceu mesmo. Ela estava junto com um tenente e os dois foram atingidos e morreram", disse Flávio Arns ao G1.

Ainda de acordo com o gabinete, Zilda viajou para o Haiti no domingo (10) e realizaria uma palestra às 10h desta quarta-feira na Conferência Nacional dos Religiosos do Caribe. Na quinta-feira (14), teria um encontro com representantes de ONGs e, no dia seguinte, com o arcebispo de Porto Príncipe. O retorno estava marcado para sábado (16).

Zilda Arns Neumann tinha 73 anos, era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Ela nasceu em Forquilhinha (SC) e morava em Curitiba.

Fonte: globo.com e R7

CNBB: uma casa de acolhida


A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de ser uma referência da Igreja no Brasil e instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja católica no país, é também uma casa de acolhida. Todos os anos centenas de pessoas que trabalham em prol da evangelização passam por ela. Em 2009, cerca de 394 pessoas se hospedaram na casa. Os dados levantados pela administração da entidade deram conta de que março foi o mês que mais houve hóspedes; um total de 68 pessoas, seguido do mês de agosto, que acolheu cerca de 57 pessoas e depois, maio, que acolheu 43.

Os dados também revelam de onde vieram esses hóspedes que a CNBB acolheu durante o ano de 2009. Dos 26 estados da federação, 22 mais o Distrito Federal, foram acolhidos. Só ficaram de fora da lista os estados do Acre, Roraima e Alagoas. O estado mais acolhido em números pela sede da CNBB foi São Paulo, que teve 85 pessoas. Em segundo lugar vem o estado de Minas Gerais, com 56 hospedados, seguido pelo Rio de Janeiro, com 27. Já do exterior, a CNBB hospedou seis pessoas, nos meses de fevereiro, março e agosto.

Os hóspedes da CNBB geralmente são integrantes de Comissões, pastorais, organismos e regionais, que vêm para participar de reuniões que acontecem ao longo do ano, em Brasília.

Fonte: www.cnbb.org.br

Posse do novo bispo de Jundiaí

Definida a data de posse do novo bispo diocesano de Jundiaí (SP), dom Vicente Costa. A solenidade eucarística acontecerá no dia 7 de março, às 15h, no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Nicolino de Lucca – “Ginásio do Bolão”, em Jundiaí.

Além dos bispos, sacerdotes e diáconos, milhares de fiéis são aguardados para a cerimônia. Dom Vicente Costa celebrará a 1ª missa na Catedral Nossa Senhora do Desterro, no domingo, dia 14 de março, às 10h. Após a celebração, o novo bispo diocesano receberá os cumprimentos dos coordenadores das pastorais, movimentos, serviços, associações e autoridades.


Fonte: www.cnbb.org.br

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Paróquia de Nova Cruz define ações para 2010



A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz definiu as ações que serão desenvolvidas neste ano. Todas as ações acontecerão dentro do projeto pastoral arquidiocesano com os quatros programas: animação missionária, setorização, formação e dinamização dos santuários.

As novidades deste ano da paróquia serão o encontro dos dizimistas que acontecerá nos dias 60, 07, e 13 de março nos setores; o arraia das pastorais, marcado para o dia 23 de junho; show com Flavinho da Canção Nova no dia 24 de julho, no encontro denominado de “Atos de Deus”, que acontecerá nos dia 24 e 25 de julho e a paróquia de Nova Cruz será sede da assembléia do povo de Deus, que será realizado com as paróquias do 8º zonal, no dia primeiro de agosto. Várias outras atividades que serão desenvolvidas pelas pastorais, movimentos e serviços durante todo o ano.

Igreja de Ouro Preto é a primeira a receber recursos do PAC para restauração

A Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, no distrito de Cachoeira do Campo, um dos mais antigos de Ouro Preto (MG), palco e testemunha de fatos marcantes da história do Brasil, será a primeira igreja no país a receber recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), das cidades históricas.

Agora, depois de três séculos de construção, a igreja volta a ganhar destaque e reconhecimento, para mostrar o esplendor da arte barroca e sua importância na memória brasileira. A partir de março, ela começa a ser restaurada.

Admirar os altares, o forro pintado, as portas de madeira e as paredes grossas é viajar de volta nos séculos e conhecer mais sobre Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, a 95 km de Belo Horizonte.

Tombada há 60 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré vai ser restaurada com verbas do Ministério das Cidades e da Prefeitura local.

Construída entre 1725 e 1755, traz detalhes da primeira fase do barroco mineiro, como os altares folheados a ouro. A pintura no forro da nave representa a coroação da Virgem pela Santíssima Trindade.

Fonte: www.cnbb.org.br

Abertura da Festa de São Sebastião

Aconteceu nesta segunda feira, dia 11, na pParóquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz a abertura da Festa de São Sebastião, que é comemorada todos os anos de 11 a 20 de janeiro no bairro e na Igreja que leva o nome do próprio padroeiro. Nesta primeira noite de missa do novenário, contou com a presença do Pe. Ednaldo Virgilio, Pe. Iranildo Augusto e do Pe. Edilson Nobre, presidente da celebração. A missa contou também com a presença dos noiteiros : Pastoral do Dizimo, Apostolado da Oração, e as comunidades do São Sebastião e Boqueirão. Dentro da Celebração eucarística teve a entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus trazido por membros da pastorais. Após a missa houve o hasteamento das bandeiras e quermesse.
Fotos: Robervânio Heverton
Entrada da imagem de São Sebatião

Bandeira do Sagrado Coração de Jesus

Bandeira do Dizimo

Entrada da imagem do Sagrado Coração de jesus

Pe. Edinaldo, Pe. Edilson Nobre e Pe. Iranildo Augusto

Padrinhos da Noite

Fieis que comparecerão nesta primeira noite

Hasteamento das Bandeiras

Quermesse
A festa continua ate dia 20, com caminhadas penitenciais todas as manhãs as 5h e missas todas a noites. amanhã, dia 12, os noiteiros serão: Coroinhas, catequese, Infância Missionária, e comunidade de Nova Descoberta. o celebrante da noite será o Pe. José Adelson.


Pastoral de DST/Aids incentiva o diagnóstico precoce

Cinco capitais brasileiras já participam da Campanha de incentivo ao Diagnóstico Precoce de HIV e Sífilis.
Agora, a parceria entre a Pastoral de DST/Aids, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Ministério da Saúdechega a São Paulo.A capital paulistana se soma a Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Curitiba (PR), cidades em que o projeto já existe, em caráter piloto, desde novembro do ano passado.
A Campanha funciona em duas frentes: a conscientização e os exames clínicos."A Igreja esclarece, informa a população sobre a epidemia e incentiva as pessoas a procurar os serviços de saúde para a testagem. Já esses serviços estão preparados para acolher, acompanhar e testar gratuita e sigilosamente", explica o assessor nacional da Pastoral, Frei Luís Carlos Lunardi.
Quem não apresenta contaminação pelo vírus é orientado a continuar com os cuidados necessários, enquanto os soropositivos recebem o acompanhamento apropriado.
São centenas de agentes de pastoral da Criança, DST/Aids e da Saúde envolvidos. Eles recebem capacitação para atuar como agentes multiplicadores da campanha em suas comunidades. As orientações também são veiculadas nas Missas, encontros comunitários e meios de comunicação da Igreja.

Antecipar tratamento
De acordo com o diretor adjunto do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, a maior parte dos infectados pelo vírus sabe do problema tardiamente.
"Cerca de 47% dos brasileiros diagnosticados com HIV descobriram a doença quando já apresentavam deficiência imunológica", explica.
Com a descoberta precoce, as chances de um tratamento mais eficaz aumentam consideravelmente. "Pode-se evitar doenças oportunistas e óbitos, além de garantir melhor qualidade de vida", destaca Frei Lunardi.
Além disso, ser portador do vírus hoje é bastante diferente do que era há 10 anos, por exemplo. Se todas as etapas do tratamento são cumpridas corretamente, é possível viver bem por tempo indeterminado e com boas condições de vida.

Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Nova Cruz abre festa de São Sebastião 2010


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz divulga a progromação da tradicional festa de Sao Sebastião (foto), com o tema: Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da Igreja, no período de 11 a 20 deste mês.

A abertura acontece hoje, segunda-feira, dia 11, com celebração eucarística, às 19 horas, presidida pelo administrador paroquial Pe. Edilson Nobre, com entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus, seguido de hasteamento das bandeiras. Durante os dias festivos acontecerão, diariamente, caminhadas penitenciais, às 5 horas, seguido da recitação do oficio de Nossa Senhora e celebração da novena na Igreja de São Sebastião, às 19 horas, cada noite com participação de sacerdotes da Arquidiocese de Natal que presidirá a santa missa e fará a pregação.

Um Ano dedicado à Pauline Marie Jaricot, na linha do Documento de Aparecida


Os diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (PP.OO.MM) do continente americano, decidiram a celebração de uma ano dedicado à Pauline Marie Jaricot (foto), de 9 de janeiro de 2010 a 9 de janeiro de 2011. Este tempo tem como objetivo o aprofundamento da vida e o reforço de nossa identidade de discípulos missionários por meio do exemplo desta jovem leiga, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, proclamada venerável pelo Papa João XXIII em 25 de fevereiro de 1963. Este ano dedicado à Pauline Jaricot se propõe “retomar o fervor espiritual e conservar a doce alegria de evangelizar, também quando precisa semear com as lágrimas” (Documento de Aparecida nº 552).

Pauline Marie Jaricot nasceu e, 22 de julho de 1799, sétima filha de uma família burguesa de Lião (França). Quando completou dezessete anos, depois de uma grave doença e a morte da mãe, inicia uma vida de oração intensa e um profundo caminho de busca espiritual. Durante os anos de juventude entra numa associação da Sociedade para as Missões Exteriores de Paris, que pedia orações e ajuda para as missões no Extremo Oriente.

Fonte: www.catolicanet.com

“Perspectivas de Juventude” é tema de seminário na Casa da Juventude de Goiânia


A Casa da Juventude (Caju) de Goiânia (GO) realiza, entre os dias 14 e 16, o Seminário “Perspectivas de Juventude”. O evento é uma comemoração aos 10 anos da Pós-Graduação em Juventude no Mundo Contemporâneo, promovido pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude.

O seminário é destinado a alunos das 10 edições da Pós em Juventude, especialistas em juventude, Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, Observatórios de Juventude, estudantes, pesquisadores, professores e jovens dos diversos grupos e segmentos.

Fonte: www.cnbb.org.br

São Paulo do Potengi lembra falecimento do Mons. Expedito



A comunidade de São Paulo do Potengi lembrará os dez anos de falecimento do Monsenhor Expedito Sobra de Medeiros, dia 16 próximo. Durante toda esta semana, há celebrações nos bairros. No sábado, 16, a programação iniciará às 5h, com alvorada; às 9h, na Igreja Matriz, haverá missa e celebração do Sacramento da Primeira Eucaristia; às 12h, adoração ao Santíssimo Sacramento, e, às 19h, missa, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, concelebrada por padres da Arquidiocese.

Mons. Expedito foi pároco de São Paulo do Potengi por mais de 40 anos. Ficou conhecido como o "Profeta das Águas", devido à sua luta incansável, junto aos poderes públicos, para levar água às comunidades castigadas pela seca.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

PJ faz reunião para discutir rumos da “Ampliada Nacional”de Imperatriz


A cidade satélite de Brazlândia, no Distrito Federal, vai sediar na próxima semana, dias 14 a 17, a primeira reunião do ano, cujo foco é a “Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (PJ), que acontecerá em Imperatriz (MA), no próximo ano. Devem participar da reunião, em Brazlândia, 17 coordenadores nacionais, a secretária nacional e os quatro assessores nacionais da PJ.

Segundo a secretária nacional da PJ, Hildete Emanuele, a reunião tem como um dos objetivos, “rever rostos, sotaques e cheiros, partilhar os sonhos, angústias e projetos, celebrar a memória de padre Gisley Gomes e projetar um momento importante da Pastoral da Juventude, que será a Ampliada Nacional de Imperatriz”, momento, segundo ela, de “rever a ação pastoral da PJ, repensar a sua prática, seu discurso, metodologias de trabalho, formar de fazer a juventude feliz e de ressoar os seus gritos, anseios e sonhos”.

Fonte: www.cnbb.org.br