sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Imagem peregrina da Imaculada Conceição chega à Lagoa d'Anta


A peregrinação da Imagem da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz já está peregrinando pelas comunidades rurais da cidade de Lagoa d'Anta. Nesta sexta-feira, 27, a imagem sai da comunidade Lagoa de carnaúba e chegará na Lagoa do Chico. No sábado, 28, a imagem chegará na Igreja Matriz de Lagoa d'Anta onde permanecerá até dia 29, quando às 17h30 sairá em carreata para Nova Cruz. 


A abertura dos festejos em honra da Imaculada Conceição, padroeira de Nova Cruz, acontecerá domingo, dia 29, com moto romaria, saindo da Igreja Matriz, passando por Santo Antônio e Lagoa d'Anta, retornando a Nova Cruz, às 17h30, juntamente com carreata conduzindo a imagem peregrina da padroeira. Às 19 horas, acontecerá hasteamento das bandeiras, seguido de novena e missa, presidida pelo Padre Edilson Nobre, Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, e concelebrada pelos padres Francisco de Assis e Antônio Roberto, pároco e vigário paroquial de Nova Cruz. A festa acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro. 



quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Rádio Rural de Natal recebe direito de outorga para mudança de AM para FM

Foto: Luiza Gualberto


Foi publicada na edição de quarta-feira (25), do Diário Oficial da União, a portaria nº 6.647, a qual concede o direito de outorga à Rádio Rural de Natal para a migração da freqüência AM para FM. O anúncio foi feito pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha ainda na quarta, no programa “Amigos da Rural”, veiculado pela emissora.

De acordo com Dom Jaime, esta notícia é sinal de alegria para a Arquidiocese de Natal e para a Igreja Católica, de modo geral. “Temos que render graças a Deus pelas pessoas que fizeram e que fazem a história desta emissora. Em meio a tantas realidades urgentes, temos esta feliz notícia, que significa mais um passo, rumo à 1ª FM católica de Natal”, comemorou.

A Rádio Rural de Natal está inserida no setor de comunicação arquidiocesano. Para o padre Edilson Nobre, coordenador do setor, esta iniciativa representa um importante ganho para a comunicação católica. “Nós já temos algumas ferramentas de comunicação, mas queremos dar um passo mais significativo e qualitativo. Então, acreditamos que com esta mudança na Rádio Rural, teremos mais um instrumento de evangelização e articulação junto às paróquias”, enfatizou.

De acordo com o padre Carlos Sávio, diretor da emissora, o sentimento é de alegria. “Para nós é uma satisfação. É um processo que iniciamos há um ano e meio e vamos seguindo, até chegarmos a 1ª FM católica de Natal”, destacou. Após o direito de outorga, a Rádio Rural vai ter um prazo de quatro a seis meses para fazer as adequações exigidas pelo Ministério das Comunicações e assim migrar para a faixa FM.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Festa da padroeira de Nova Cruz começa dia 29


Os festejos em honra da Imaculada Conceição, padroeira de Nova Cruz, acontecerão de 29 de novembro a 8 de dezembro. No dia 29, abrindo os festejos, acontecerá uma moto romaria, saindo da Igreja Matriz, passando por Santo Antônio e Lagoa d'Anta, retornando a Nova Cruz, às 17h30, juntamente com carreata conduzindo a imagem peregrina da padroeira. Às 19 horas, acontecerá hasteamento das bandeiras, seguido de novena e missa, presidida pelo Padre Edilson Nobre, Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, e concelebrada pelos padres Francisco de Assis e Antônio Roberto, pároco e vigário paroquial de Nova Cruz.

Nos demais dias, acontecerão caminhada penitencial, às 5 horas, Ofício da Imaculada Conceição, às 12h, e novena e missa, às  19 horas. Todas as noites, no pário da matriz, haverá funcionamento de quermesse, com apresentações culturais.

A programação de encerramento, no dia de dezembro, será vasta e iniciará às 5 horas, com alvorada; às 9h, Sacramento da Primeira Eucaristia; às 11h, Ofício da Imaculada Conceição; 12h, pipocaço; e, às 16h, procissão, seguida da celebração eucarística, presidida pelo Vigário Episcopal Sul, Padre Matias Soares, e concelebrada pároco, padre Francisco de Assis e pelo vigário paroquial Pe. Antônio Roberto. 

Arcebispo fecha Porta Santa em missa solene



Centenas de fiéis lotaram a Catedral Metropolitana, às 10 horas, deste sábado, 21, para participarem da missa solene da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. A celebração foi presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, e 50 sacerdotes. Participam, também, vários diáconos permanentes, religiosos e seminaristas.

No início da celebração, aconteceu a entronização da imagem, que foi conduzida ao presbitério por um grupo de noviços franciscanos, que residem na cidade de Bom Conselho (PE).

“O senhor vem para nós, nos braços de Nossa Senhora”. Com esta frase, o Arcebispo, Dom Jaime, iniciou a homilia. “Durante todo o dia de hoje, celebramos a festa daquela que trouxe a Boa Nova”, disse, se referindo a Nossa Senhora da Apresentação, cuja imagem foi encontrada por pescadores, nas águas do Rio Potengi, em 21 de novembro de 1753. Durante a homilia, o Arcebispo ainda se referiu à Encíclica Lautado Si, do Papa Francisco, que inspirou as pregações em todo o novenário da festa.


Outro tema abordado por Dom Jaime foi o Ano Jubilar da Misericórdia, promulgado pelo Papa Francisco, e que começará dia 8 de dezembro. Por ocasião do Ano da Misericórdia, serão abertas Portas Santas, em igrejas, nas dioceses. Na Arquidiocese de Natal serão abertas oito portas santas. A primeira será a da Catedral Metropolitana, cuja porta será fechada no encerramento desta missa solene, e aberta no dia 13 de dezembro.

Porta Santa

No final da celebração, Dom Jaime entregou um exempla da ‘Carta Pastoral do Ano Santo da Misericórdia’. Depois, ele, juntamente com Dom Matias e os padres, se digiram até a porta, ao lado direito da porta central da Catedral. Lá, fez uma exortação sobre significado da “Porta Santa”. Em seguida, fez um momento de oração e fechou a porta simbolicamente. Ela só será aberta dia 13 de dezembro, em uma celebração especial, marcada para às 11 horas da manhã.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Arquidiocese encerra Festa de Nossa Senhora da Apresentação


Os festejos em honra de Nossa Senhora da Apresentação encerraram na tarde de sábado (21), com a tradicional procissão pelas ruas de Natal e a missa, na Catedral Metropolitana, que reuniu milhares de fiéis. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Em sua homilia, Dom Jaime recordou os momentos vividos ao longo deste dia, como a missa na Pedra do Rosário, Missas solene, culminando com este momento de encerramento. Ele também falou acerca do tema que norteou a festa deste ano, que foi baseado na encíclica Laudato si, do papa Francisco. “Desde as coisas mais simples, até as mais importantes, ninguém está isento de zelar pela casa comum, como nos pede o Papa Francisco”, frisou.

No próximo dia 13 de dezembro, haverá a solenidade de abertura da Porta Santa, com uma missa, na Catedral, às 11h, presidida por Dom Jaime.


Fonte: Arquidiocese de Natal