sábado, 13 de novembro de 2010

Paróquia de Nova Cruz sorteia mais uma camiseta

A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, realiza sorteio de mais uma camiseta do Jornal A Ordem, neste domingo, dia 14, no final da missa das 19 horas, na Igreja Matriz. "O sorteio ocorre mensalmente, entre os assinantes do jornal que renovarem a assinatura", explica o coordenador da pascom, Flavio Luiz. No mês passado a ganhadora da camiseta foi a assinante Maria Eunice. Atuamente a pascom de Nova Cruz está com 149 assinaturas do jornal, que são entregues semanalmente, na residência dos assinantes.

Fotos: Flavio Luiz

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fiéis homenageiam Pe. Iranildo


Pe. Iranildo Augusto de Assis
Foto:Flávio Luiz

O Pe. Iranildo Augusto preside missa de despedida, na Matriz da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, neste domingo, dia 14, às 19 horas. Ele sai de Nova Cruz, onde estava como Vigário Paroquial desde 2008, e vai assumir a Área Pastoral de São Miguel, em São Miguel do Gostoso. O administrador paroquial, Pe. Edilson Nobre, participa como concelebrante. No final da celebração haverá homenagens dos fiéis de Nova Cruz ao Pe. Iranildo. O Articulador da Paróquia, João Germano, fala em nome dos paroquianos, homenageando o vigário paroquial.

A posse do Pe. Iranildo Augusto na Área Pastoral de São Miguel, em São Miguel do Gostoso, será feita no dia 22 deste mês, às 19 horas, em missa na Igreja Matriz. O Pe. Edilson Nobre, que também é Vigário Episcopal para o Clero, dará posse ao Pe. Iranildo, em São Miguel.

Santuário de Aparecida promove Romaria Nacional da Juventude


O Santuário Nacional acolhe no próximo sábado, 13, a 2ª Romaria Nacional da Juventude. Segundo o prefeito do Santuário, padre Rodrigo Arnoso, após a Jornada Nacional dos Jovens Universitários, que aconteceu em 2008, o Santuário Nacional atendeu ao grande clamor da Igreja no Brasil, que é criar meios e modos de atrair os jovens para a Igreja.

“O objetivo é trazer o jovem para o Santuário Nacional de Aparecida. Não só aqueles que estão dentro de nossas comunidades, mas também aqueles que ainda não se sentiram tocados para fazer parte da comunidade cristã”, disse.

Em sua primeira edição, em 2009, várias atrações fizeram parte de uma programação voltada ao público jovem, que contou com momentos formativos e também de entretenimento. Para a Romaria deste ano, a programação prevê reflexões sobre o tema ‘Entendimento Mútuo’.

Fonte: CNBB


Abertura da festa de Nossa Senhora da Apresentação, em 11 de novembro de 2010

Às 15h30, na Catedral, missa, com comentários do Pe. Jailton Soares
A celebração foi presidida pelo pároco, Pe. Aerton Sales


Após a missa, o 1° Cortejo do Rosário, rumo à Pedra do Rosário

Os Escoteiros formavam uma ala
Em outra, uma banda marcial
O boi de reis, mirim, também compareceu
O cortejo foi organizado pela Fundação Capitania das Artes, de Natal


As pastorais e movimentos também participaram
Em uma das alas, quadros com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação
Ala da Pastoral do Dízimo
Pastoral Missionária



Pe. Aerton agradeceu aos que participaram do Cortejo
Na passagem pela antiga Catedral, Mons. Agnelo Barretto hasteou a bandeira
Na Catedral, autoridades eclesiásticas e civis e fiéis assistiram a um concerto da Orquestra Sinfônica de Natal
Fotos: Cacilda Medeiros

Formação é prioridade do Setor Leigos

Grupo de leigos, Diác. Arioston e o Pe. José Sílvio
Foto: Diác. Marcos França

O Setor dos Movimentos Leigos definiu como prioridade para 2011 a formação aos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e aos grupos e Movimentos. O objetivo é colocar em prática o Projeto de Formação da Arquidiocese.

A decisão aconteceu no encontro do Coordenador do Setor, Pe. José Sílvio de Brito, com os Diáconos Serafim Victor, Pedro Leite, Marcos França, Arioston de Souza e um grupo de Ministros Extraordinários da Eucaristia, realizado dia 6 deste mês, na Catedral Metropolitana.

“Num primeiro momento, os trabalhos de formação serão direcionados aos Ministros. Depois, será ampliado, levando a formação aos grupos e movimentos”, afirmou o Diác. Arioston.

Estiveram representadas por Ministros da Eucaristia as cidades de Pendências, Ipanguaçu, Goianinha, Brejinho, Extremoz, Santo Antônio do Salto da Onça, Santa Cruz, Ceará-Mirim, Pedro Avelino, Montanhas e Macau.

Fonte: Jornal A Ordem online

Paróquia participa de audiência pública

A paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz foi representada pelo administrador Pe. Edilson Nobre, na audiência pública sobre a falta de água no município. A audiência aconteceu na câmara municipal na noite do dia 11 e contou com a participação dos vereadores, presidente e tecnicos da Caern, representantes da prefeitura, da Caixa Econômica, e população novacruzense.

Na audiência muitos falaram a respeito do problema da falta de água que vem atingindo toda população de Nova Cruz. Na ocasião os tecnicos da Caern apresentaram uma serie de medidas que irão fazer para amenizar a situação, até por que resolver, por enquanto não será possível, pois o ideal é a construção de uma nova adutora. A adutora foi inaugurada em 1976, quando Nova Cruz tinha mais de 13 mil habitantes, hoje passa dos 40 mil.





quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Lançado CD do Hino da Campanha da Fraternidade 2011


A gravadora Paulus acaba de lançar o CD com o Hino da Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, e os cantos quaresmais para o Ano A (2011). O trabalho traz o hino da CF e o repertório quaresmal correspondente a cada ano. As livrarias católicas de todo o país venderão o CD que acompanha o material da CF-2011.

De acordo com o assessor de música litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala, o hino poder ser executado em algum momento mais adequado da celebração, a critério da equipe de celebração e de quem preside. “O hino poderá ser executado, por exemplo, em algum momento da homilia, o que facilitará a vinculação da liturgia da palavra com a vida (tema da CF) – ou nos ritos finais, no momento do envio”, disse o assessor.

A obra

O CD está enriquecido com mais oito faixas inéditas para as celebrações quaresmais do ano A, além de outros cantos do Hinário Litúrgico da CNBB.

A letra do hino suscita uma profunda reflexão sobre a sustentabilidade da vida no planeta e faz veemente convite para cuidar da vida: “Nossa mãe terra, Senhor, geme de dor noite e dia. Será de parto esta dor ou simplesmente agonia? Vai depender só de nós...” (refrão do hino).

Padre Sala ressalta que vale lembrar que o lecionário dominical – embora trazendo nos dois primeiros domingos dos anos A, B e C o mesmo conteúdo evangélico (Deserto e Transfiguração de Jesus) – propõe três diferentes “itinerários” quaresmais: No ano A, os evangelhos estão intimamente relacionados com a temática do batismo (“Samaritana”, “Cego de nascença” e “Ressurreição de Lázaro”). No ano B, o acento recai sobre a pessoa de Jesus Cristo (“Expulsão dos vendilhões”, “Encontro com Nicodemos”, “O grão caído na terra”). Por fim, no ano C, a penitência e a conversão aparecem bem evidenciados (cf. parábolas da “Figueira estéril”, do “Filho pródigo” e o episódio da a “Mulher pecadora”).

Fonte: CNBB

Festa da padroeira da Arquidiocese começa amanhã


A programação da festa da padroeira da cidade do Natal e da Arquidiocese, Nossa Senhora da Apresentação, será aberta dia 11 próximo. Neste ano, a festa terá como tema: “Maria, Senhora da Apresentação, escola de discipulado e missão na Igreja de Natal”.

No dia 11, as atividades começarão às 15h30, com missa, na Catedral; às 16h30, acontecerá o primeiro Cortejo do Rosário; às 18h, procissão da bandeira; às 19h, apresentação da Orquestra Sinfônica do RN, na Catedral, seguida de hasteamento das bandeiras.

De 12 a 20, a programação diária é a seguinte: às 5h, caminhada da Igreja do Rosário para a antiga Catedral, concluindo com celebração eucarística; às 11h, missa, na Catedral; às 16h, Ofício de Nossa Senhora e missa, na Catedral; às 17 h, missa, na antiga Catedral; às 18h, na Catedral, reza do terço, transmitida pela Rádio Rural, e, às 19h, novena. Todo o novenário será presidido pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. As pregações e bênçãos do Santíssimo Sacramento serão feitas por padres da Arquidiocese. Todas as noites, após a novena, há funcionamento de quermesse.

No dia 21, último dia da festa, a programação é intensa e começa a zero hora, na Pedra do Rosário, com uma vigília. Às 4h30, acontecerá a procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação. Às 5h, missa, na Pedra do Rosário, presidida por Dom Matias. Às 7h30, missa solene, na antiga Catedral, presidida por Mons. Agnelo Dantas Barretto. Às 10h, na Catedral, missa solene, na Catedral. A partir das 14h, 7º Natal Caminha com Maria, do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré até à Catedral, encerrando com missa, transmitida pela Rádio Rural de Natal e pela Rede Vida de Televisão.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Jornal Santuário de Aparecida lança blog na Internet


No dia em que completa 110 anos, o Jornal Santuário de Aparecida (JS) lança oficialmente, nesta quarta-feira, 10, o blog do JS. Nele blog (http://jornalsantuario.wordpress.com), o internauta vai poder acessar as matérias publicadas na versão impressa do jornal, adaptadas para a linguagem online e os conteúdos dos articulistas Roberto Girola (Vida em Família), Pe. Cido Pereira (Dialogando e Esclarecendo) e Edson Massola (Fique Atento).

O blog vai trazer também conteúdos sobre a Igreja Católica, política, economia, meio ambiente, mensagens, artigos dos bispos da CNBB, além de vídeos, dicas de livros e conteúdos para o público jovem.

“A iniciativa [de criar o blog] vai ao encontro da inovação que essa forma de comunicação representa e, por isso, vem acompanhada da utilização das redes sociais para complementar esse processo de adesão à comunicação global e digital”, explica a jornalista do JS, Daniele Simões.

Além do blog, o Jornal Santuário está também nas redes sociais como Twitter, Orkut, Facebook, e Flickr, compartilhando informações, integrando os leitores e promovendo a convergência de ideias, de maneira veloz e imediata.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vigário paroquial de Nova Cruz se despede dos fiéis

O Padre Iranildo Augusto, vigário paroquial de Nova Cruz, se despede dos fiéis em missa, no próximo domingo, dia 14, às 19h. A missa será presidida pelo Pe. Iranildo e concelebrada pelo administrador paroquial Pe. Edilson Nobre. No final da missa será lida uma mensagem pelo articulador da paroquia, João Germano, em agradecimento pelos trabalhos realizados em prol da evangelização na paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. O Pe. Iranildo irá para São Miguel do Gostoso, onde assume a área pastoral São Miguel Arcanjo. A posse está marcada para dia 22 deste mês, e será feita pelo vigário episcopal para o clero, Pe. Edilson Nobre.

Desde já agradecemos ao Pe. Iranildo Augusto por tudo que fez em nossa paróquia!

Dom Eugênio Sales é homenageado pelo Senado

Dom Eugenio e senador João Faustino


O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal dom Eugênio de Araújo Sales, recebeu nesta terça-feira, 9, uma homenagem no Senado Federal pela passagem de seus 90 anos, comemorados ontem, 8. O assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre Reginaldo Lima, representou a CNBB na sessão de homenagem, solicitada por requerimento do senador João Faustino (PSDB-RN).

O senador disse que o cardeal foi seu símbolo de luta na juventude, um exemplo de líder e modelo de sacerdote e recordou as aulas de matemática que gravava nas escolas radiofônicas criadas pelo cardeal. “Graças a dom Eugênio, quantas e quantas pessoas descobriram, através das escolas radiofônicas, que não eram escravas de ninguém, que tinham uma vida dada por Deus e que essa vida somente tinha significado quando se via repleta de felicidade e de liberdade”, afirmou.


O senador Marco Maciel (DEM-PE) ressaltou a capacidade empreendedora do religioso, fama alcançada na década de 1970, quando assumiu a Arquidiocese do Rio de Janeiro e mandou construir um prédio de dez andares no fundo do Palácio São Joaquim. O prédio reunia os serviços da Igreja espalhados pela cidade.

“Também criou dezenas de pastorais, entre elas a Pastoral Penal, a das Favelas e a do Menor. Sem contar que também foi graças à ele que pela primeira vez moradores de favela tiveram seu direito à casa garantido judicialmente”, acentuou.

Fonte: Agência Senado

Canguaretama prepara festa da Imaculada


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Canguaretama
Foto: Cacilda Medeiros

“É tempo de festa, oração, alegria, encontro e reencontro de irmãos e irmãs que caminham na fé...”. Com esta frase, o Pe. Francisco Flávio Herculano do Nascimento, Administrador da Paróquia de Canguaretama, abre o convite aos fiéis para a festa da padroeira, a ser celebrada de 29 de novembro a 8 de dezembro. A abertura será feita com uma carreata, saindo da comunidade Vila Flor, dia 29, às 18h, para a Matriz, onde haverá o hasteamento das bandeiras, às 19h30, e celebração da primeira novena, às 19h45, presidida pelo Pe. Jailton Soares, vigário paroquial da Catedral. Diariamente, haverá Caminhada com Maria, às 5h30; missa, às 6h30, e ofício de Nossa Senhora, às 11h30. Na programação social, haverá o funcionamento de barracas, no período de 3 a 7 de dezembro.

As novenas, no período de 30 de novembro a 7 de dezembro, serão celebradas às 19h30, na Matriz. No mesmo período, às 18h30, haverá caminhada com os quadros peregrinos de Nossa Senhora da Conceição. A cada noite, a novena será presidida por um dos padres da Arquidiocese de Natal. No dia 4 de dezembro, haverá casamentos comunitários, às 16 horas. No domingo, dia 5, além da programação normal da festa, também haverá missa de preceito, às 7 horas; missa da primeira eucaristia de crianças, às 9h, ambas na matriz; missa de preceito, na capela de N. Sra. das Candeias, em Cunhaú, às 10h; e batismo, na Matriz, às 16h.

A festa termina no dia 8, com a seguinte programação: às 5h, alvorada; às 9h30, missa solene, presidida pelo Pe. Fábio Pinheiro, vigário paroquial de Nísia Floresta; às 15h, momento mariano; às 16h, procissão de Nossa Senhora da Conceição; às 18h30, bênção do Santíssimo Sacramento; às 19h, encerramento, com agradecimentos e queima de fogos, e, às 20h, II festival de prêmios e escolha da Rainha da Festa.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Cortejo do Rosário e Orquestra Sinfônica abrirão festa da Apresentação

Foto: http://www.fja.rn.gov.br

A festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, Nossa Senhora da Apresentação, será aberta na próxima quinta-feira, dia 11 de novembro. A programação começará às 15h30, com celebração de uma missa, na Catedral Metropolitana. Após a missa, às 16h30, terá início o primeiro Cortejo do Rosário, saindo da Catedral com destino à Pedra do Rosário. O cortejo será organizado por alas, formadas pela Banda dos Escoteiros, Escolas e pastorais da Paróquia da Catedral. Também serão conduzidas 70 imagens de Nossa Senhora da Apresentação, que peregrinaram nas residências dos fiéis da Paróquia da Catedral, no período que antecedeu à festa. As Escolas apresentarão danças folclóricas nordestinas, durante o percurso.

Às 18 h, começará a procissão da bandeira, saindo da Pedra do Rosário até à Catedral Metropolitana, onde haverá hasteamento das bandeiras e apresentação da Orquestra Sinfônica do RN.

A festa de Nossa Senhora da Apresentação prossegue até o dia 21 de novembro, com atividades na antiga Catedral e na Catedral Metropolitana, ambas situadas no centro de Natal.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Lançamento de livro marca abertura de seminário sobre Pastoral Urbana


Foi aberto, na noite de ontem, 9, no Centro Cultural de Brasília (CCB), na capital federal, o Seminário sobre Pastoral Urbana, promovido pelo Instituto Nacional de Pastoral (INP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O ato de abertura foi marcado pelo lançamento do livro Pastoral Urbana – Categorias de análise e interpelações pessoais.

O livro é resultado do primeiro seminário sobre pastoral urbana realizado pelo INP no ano passado, na sede da CNBB, que agora é repetido para coordenadores diocesanos de pastorais de cidades com mais de cem mil habitantes.

A obra

O livro lançado pelo INP, organizado pelo padre Agenor Brighenti, tem 355 páginas e traz as oito conferências feitas no primeiro seminário sobre pastoral urbana realizado no ano passado. Os temas referem-se às quatro categorias sobre as quais é programado o seminário: o espaço geográfico; subjetividade; midiatização e novas formas de sociabilidade. Os autores dos textos são, respectivamente, professora Maria Adélia Aparecida de Souza e padre Joel Portella Amado; Dalton Barros de Almeida e Edênio Valle; padre Gildásio Mendes dos Santos e Irmã Joana Puntel; Giuseppe Cocco e Degislando Nóbrega de Lima.

Além das conferências, o livro traz um primeiro capítulo, de autoria do padre Agenor, falando sobre a Evangelização inculturada e o mundo urbano, e o último capitulo em que os sociólogos padre Luiz Roberto Benedetti e Brenda Carraza em que tratam da Complexidade como dilema.

O novo livro do INP pode ser adquirido nas Edições CNBB pelo tel.: (61) 2193-3000 ou pelo e-mail: vendas@cnbb.org.br . O preço da obra é de R$ 20.

Fonte: CNBB

Abertura da peregrinação

A paróquia de Nova Cruz realizou na noite de segunda-feira, dia 8, a missa do envio da imagem e dos quadros da Imaculada Conceição, padroeira de Nova Cruz. A missa foi presidida pelo Pe. Iranildo Augusto e concelebrada pelo Pe. Edilson Nobre e contou a participação dos fiéis devotos como também dos missionários que irão acompanhar a peregrinação dos quadros.

A imagem irá peregrinar pelas comunidades rurais da paróquia e os quadros pelas casas das famílias católicas dos bairros da cidade de Nova Cruz. Serão cerca de 2.200 familias que receberão a visitar dos quadros da Imaculada. Nesta quarta-feira, a imagem da Imaculada esta na comunidade de Lagoa de Serra, onde às 19 horas acontece a missa do envio para a comunidade do Assentamento. Nesta semana a imagem passará pelas comunidade de Conceição, sitio Catolé e Lagoa Verde.

O objetivo da peregrinação é prepara os fiéis devotos para a festa da padroeira que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro. A peregrinação ainda faz que familias rezem e louvem a Deus pelas as graças alcançadas.








segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Camisa da festa da padroeira já estão à venda

A paróquia de Nova Cruz apresentou a camisa da festa da padroeira 2010. A camisa estava sendo vendida durante o festival de prêmios, mas para adquirir a sua, basta procurar membros da equipe de vendas das camisas, formado pelo casal Erica e Nildo, Raquel e dona Eunice. A camisa custa R$ 13,00.
Dona Eunice, Erica e Raquel, as garotas das camisas da festa

Sucesso no festival de prêmios realizado pela paróquia de Nova Cruz


A Paróquia de Nova Cruz realizou na tarde de domingo, dia 7, o festival de prêmios, com a presença de pessoas de várias cidades vizinhas e de Nova Cruz. Foram 5 cinco chamadas feita pela locução de Marcelo Cordeiro e presença dos padres Edilson e Iranildo. Confira os nomes dos ganhadores: 1º prêmio: Aldo Roberto, ganhou uma bicicleta e um garrote; 2 prêmio: Maria Eunice, ganhou o fogão e um microondas; no 3 prêmio o ganhador foi Juciara Matias, quem ganhou uma Tv LCD 32''; no 4 prêmio os ganhadores foram Lindeberk da Silva e Werverton da Silva, ganharam o computador e o Cristiano, de Possinhos/PB, ganhou a Moto.


Os padres Edilson e Iranildo com a camisa da festa da padroeira 2010,
Marcelo na locução do festival e membros da equipe de vendas de cartelas.

A equipe da liturgia estava na venda de lanches

Membros da equipe de prestação de contas

Momento da entrega dos prêmios
Cristiano ganhador da moto

Os meninos que ajudaram na divulgação do festival,
( da esq. Diogo, Marcelo e Elias)

Olha que esteve em Nova Cruz, a Ir. Eulalia Batista,
foi visitar os paroquianos
Fotos: Elias Gabriel e Flavio


Crismandos participam de retiro


Os crimandos do setor Santa Maria Goretti da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz partciparam de retiro no último domingo, dia 7, no Centro Pastoral do Catolé. A assessoria foi feita pelo seminarista Emanuel e com a participação das catequistas da crisma. Momentos de oração, reflexão, dinamicas e confraternização fizeram parte da programação que encerrou com o almoço. Os crimandos receberam o sacramento da Crisma no dia 24 deste mês, na missa presidida pelo arcebispo Dom Matias Patricio.



CNBB apoia Campanha em favor das Medidas Socioeducativas


“Dê oportunidades. Medidas socioeducativas responsabilizam, mudam vidas”. Este é o lema da campanha lançada pela Pastoral do Menor, no dia 8, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Com a campanha a Pastoral espera mobilizar a sociedade brasileira para que haja a implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). A campanha, que tem a parceria de nove entidades, defende, ainda, a manutenção da maioridade penal aos 18 anos e a aplicação das medidas socioeducativas.

O ato de lançamento será hoje, 8, às 24h, na sede da CNBB, em Brasília (SES – Quadra 801 – Conjunto B) e contará com a presença do secretário geral da CNBB,dom Dimas Lara Barbosa; do bispo de Paracatu (MG) e responsável pela Pastoral do Menor, dom Leonardo de Miranda Pereira; da coordenadora nacional da Pastoral do Menor, Marilene Cruz; da Secretária da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Silveira de Oliveira; e do jovem David Freitas da Silva, egresso da Medida de Liberdade Assistida Casa Sol Nascente, em Serra (ES), da Pastoral do Menor Arquidiocese de Vitória.

A Campanha, além do apoio da CNBB, tem a parceria do Governo Federal através da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos; do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda); da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI); do Fórum Nacional DCA; da Caristas Brasileira, Misereor, Salesianos e Casa da Juventude.


Fonte: CNBB

Dom Eugênio Sales: 90 anos a serviço da Igreja no Brasil


Nesta segunda-feira, 8 de novembro, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Eugênio de Araújo Sales, completa 90 anos de idade. A data está sendo lembrada em várias regiões do país, por ser dom Eugênio uma figura emblemática na Igreja no Brasil.

Há mais de 30 anos no Rio de Janeiro, sendo arcebispo entre 1971 e 2001, dom Eugênio dedicou seu trabalho de modo a contemplar as inúmeras pastorais da Igreja, bem como a sociedade menos favorecida. Entre seus feitos, está a questão social. No Rio, ele criou a Pastoral Penal, da Saúde, do Trabalhador, além das pastorais das Domésticas e do Menor.

Com a Pastoral das Favelas, dom Eugênio foi fundamental para impedir a remoção de moradores da Favela do Vidigal. Em artigo publicado no site da CNBB, o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, afirma que dom Eugênio não fez apenas discursos em defesa dos pobres. “Na prática, no dia a dia, no socorro de suas necessidades e na sua colaboração profissional, ou seja, a sua promoção. O cardeal Sales, silenciosamente, como ele gosta de dizer, protegeu os presos políticos, ajudou-os materialmente e foi sua voz [...]”, diz um trecho do texto.

Para o arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, os 90 anos de dom Eugênio devem ser “bastante comemorados pela preciosa vida que levou o cardeal”. Sobre a longa atuação do cardeal na arquidiocese de Natal (RN), Salvador (BA) e Rio de Janeiro, ele aponta que a principal característica de dom Eugênio é a fidelidade. “Muitos aspectos fazem lembrar a figura de dom Eugênio, mas, sem dúvida, aquela que mais o caracteriza é a fidelidade ao ministério episcopal, pelo vasto trabalho que desempenhou até hoje”, sublinhou o presidente da CNBB.

Dom Orani destaca a preocupação com o clero como uma das marcas do cardeal Sales. Ele “renovou o Seminário São José, incentivando as vocações, ordenando muitos presbíteros (215 durante o seu episcopado) e dando assistência especial, por si ou por seus bispos auxiliares, aos padres de sua arquidiocese”. A Campanha da Fraternidade foi outro marco da Igreja no Brasil, que teve dom Eugênio como guia, conforme mencionou dom Orani.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o cardeal foi secretário do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), membro do Conselho Permanente e presidente do Secretariado de Opinião Pública da entidade, hoje assessoria de imprensa.

Em entrevista ao site da arquidiocese do Rio de Janeiro, o aniversariante fez questão de dizer que “Eu fui apenas um instrumento de Deus”, ao responder pergunta sobre o seu ministério como arcebispo do Rio.

Na tarde desta quarta-feira, 3, ele recebeu do papa Bento XVI uma carta de felicitações pelo seu 90º aniversário natalício. Dom Orani João Tempesta, fez pessoalmente a entrega do texto.

“Desejo fazer dessa festa ponto de continuidade das atividades existentes no Rio de Janeiro”, concluiu dom Eugênio sobre a data.


Fonte: CNBB

Regional Nordeste 2 visita obras da Transposição do Rio São Francisco


Nos próximos dias 9 e 10 de novembro, os bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) irão visitar as obras do eixo Leste e Norte da Transposição do Rio São Francisco. A razão da visita é observar o andamento das obras e, principalmente, conversar com o povo ribeirinho, para entender a situação das famílias que tiveram de ser deslocadas, e prestar apoio.

Durante a 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, ocorrida de 4 a 13 de maio deste ano, em Brasília (DF), dom Adriano Ciocca, bispo de Floresta (PE), já havia se pronunciado a respeito da Transposição, e afirmou que os ribeirinhos estavam sofrendo. “O eixo norte do Rio São Francisco sai do município de Cabrobó e o eixo leste sai do município de Floresta. Há obras em todas as partes do rio, os impactos ambientais são gravíssimos e as indenizações aos pequenos não estão chegando. Para nós, que estamos acompanhando as comunidades, estamos vendo o sofrimento estampado no rosto do povo”.

Dom Adriano se diz entristecido por ver um patrimônio nacional sendo descaracterizado. “Vemos pessoas que não são ouvidas e o rio está sendo modificado aos poucos. Para passar o canal tem um desmatamento de 200 metros de largura dos dois lados, com mais de 600 quilômetros de comprimento, ou seja, são dois rasgos enormes na biodiversidade local”.

As visitas se darão após a reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser) no dia 8, na qual os bispos tratam de assuntos internos e pastorais das dioceses do Regional.

Fonte: CNBB