sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mutirão reunirá comunicadores do RN

Participantes do 2º Mutirão Regional de Comunicação,
realizado em Natal, no ano de 2007
Foto: José Bezerra


Cerca de 250 pessoas, principalmente agentes da Pascom, da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Caicó e de Mossoró, se inscreveram para participar do primeiro Mutirão Estadual de Comunicação, a ser realizado dias 28 e 29 deste mês. O tema do Mutirão é: “Comunicação a serviço da Palavra” e será abordado pelo jornalista e professor da USP, Ismar de Oliveira Soares.

Fichas de inscrição chegando, produção de certificados e de crachás, organização de pastas, pessoas pedindo informações... Esta tem sido a principal movimentação na sala da coordenação da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal, nestes últimos dias. Tudo em preparação para o primeiro Mutirão Estadual de Comunicação, que será realizado nos dias 28 e 29 deste mês, no Colégio Nossa Senhora das Neves, no bairro do Alecrim, em Natal.

A abertura do Mutirão será no sábado, dia 28, às 8 horas, com acolhida. Às 9 horas, haverá a solenidade de abertura, contando com a participação do bispo referencial da Pascom, no Regional Nordeste 2, da CNBB, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.

Fonte: Jornal A Ordem online

Jovens participam de Acampamento

Jovens da PJMP, no Acampamento de 2009
Foto: Lauro Júnior

A Pastoral da Juventude do Meio Popular, da Arquidiocese de Natal, realiza o segundo Acampamento Jovem, neste final de semana, no Monumento aos Mártires de Uruaçu. O evento, iniciado na sexta-feira, dia 20, consta de oficinas, nas quais os participantes trabalham a temática da Semana do Estudante: “Cultura: nossa terra, nossa história e nossos sonhos”, e o lema: “Juventude: muitas caras, muitas cores, em marcha contra a violência”.

Os jovens, oriundos de várias paróquias da Arquidiocese, também participam de oficinas lúdicas, dentre elas dança contemporânea, dança de rua, pau e lata, dança popular, pintura e fotografia. O encontro reúne cerca de 200 jovens e termina neste domingo, com missa, seguida de almoço, às 12 horas.

Fonte: Jornal A Ordem

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Paróquia de Nova Cruz realiza encontro com dizimistas

A Pastoral do Dízimo da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizará mais um encontro com os dizimistas do setor São Sebastião, Santa Maria Goretti, Frei Damião e Planalto. O encontro acontecerá na Igreja de São Sebastião, a partir das 19 horas. O administrador paroquial Pe. Edilson Nobre e membros da equipe paroquial do dízimo serão os assessores do encontro cujo objetivo é falar da importância do dízimo na paróquia, como prestação de contas e também formar e informar os dizimistas sobre a fundamentação do dízimo. Esses encontros do dízimo vem acontecendo por setores, veja abaixo fotos do encontro do setor Matriz, que aconteceu no mês passado.




Matriz da Sagrada Família completa 85 anos

Igreja Matriz da Sagrada Família, Rocas - Natal
Foto: Antonius Manso

A Igreja Matriz da paróquia da Sagrada Família, nas Rocas, Natal, celebrará 85 anos de fundação, dia 23 deste mês. A pedra fundamental fincada na fachada principal da Igreja registra a data em que tudo começou: 23 de agosto de 1925. A construção foi ini-ciada por um alemão, o Pe. Theodoro Kohhe e foi inaugurada, como capela, no dia 26 de setembro de 1926.

Em 1932, foi incorporada à então recém-criada Paróquia do Bom Jesus das Dores, da Ribeira. Em 15 de abril de 1982, por decreto do então arcebispo, Dom Nivaldo Monte, foi transformada em Paróquia da Sagrada Família. O primeiro pároco foi o Pe. José Freitas Campos. Hoje, a paróquia é administrada pelo Pe. Ednaldo Virgílio.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Articulador da Pascom visitará Vera Cruz

Flavio Luiz articulador da Pastoral da Comunicação no 8º zonal, visitará a Paróquia de Vera Cruz para implantar a pascom. O encontro acontecerá no salão pastoral, no próximo sábado dia 21, a partir das 8 horas. O articulador vai falar sobre o que é a pastoral da comunicação, quais as atividades, a mistica da comunicação e formar uma coordenação da pascom naquela paroquia para desenvolver as atividades. Neste ano o articulador da pascom visitou a cidade de Passagem e implantou a Pastoral da comunicação.

Encontro de articulação da pascom em Passagem, realizado neste ano
Foto: Vagner de Lima

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Academia de Letras elege novo imortal

Pe. João Medeiros Filho, novo ocupante da cadeira 18
Foto: José Bezerra

O Pe. João Medeiros Filho é o novo “imortal” da Academia Norte-Riograndense de Letras. Ele foi eleito na sexta-feira, dia 13, por 31 votos, todos dos acadêmicos residentes no Rio Grande do Norte. Apenas quatro, que residem fora do Estado, não votaram. Na Academia, o Pe. João Medeiros Filho ocupará a cadeira de número 18, que pertencia ao Arcebispo Emérito de Natal, Dom Nivaldo Monte.

Atualmente, o Pe. João Medeiros Filho reside em Natal, onde exerce a função de Assessor Acadêmico da Faculdade Dom Heitor Sales, instalada oficialmente neste ano. Nascido no dia 16 de março de 1941, na cidade de Jucurutu-RN, Pe. João Medeiros foi ordenado Padre em 25 de agosto de 1965. No próximo dia 25, às 19 horas, na Matriz de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, ele celebrará missa em ação de graças pelos 45 anos de vida sacerdotal.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Movimento contra aborto lança campanha - A vida depende do seu voto

O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – "Brasil sem Aborto" lançou a campanha "A vida depende do seu voto – 2010" e já está disponibilizando em seu site (http://brasilsemaborto.com.br), os termos de compromisso dos candidatos que defendem a vida das crianças no útero de suas mães, desde a concepção.

A ideia é que todos os que defendem a vida ajudem a divulgar a campanha, primeiro para conseguir o compromisso dos candidatos, e depois divulgando o site junto aos eleitores para formar uma grande corrente, favorecendo governos e parlamentos que promovam a vida humana integralmente.

Os organizadores da campanha ressaltam ainda a importância de comparecer à votação, para que “mais uma vez a democracia brasileira seja fortalecida e consolidada pelo exercício do voto, esse nobre direito da cidadania. Nosso voto é muito valioso, e precisamos estabelecer critérios muito claros na hora de escolher as pessoas que vão nos representar na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Executivo”.

“Voto consciente é aquele que leva em conta os princípios e valores dos candidatos, para eleger pessoas que realmente representem nosso modo de pensar”, destacam os organizadores através da sua página web.

O Movimento Brasil sem Aborto denuncia que “a prática do aborto é crime em nosso país, mas é feito clandestinamente, e tem ceifado inúmeras vidas indefesas que são assassinadas covardemente no útero de suas mães. A solução não está na legalização, mas em políticas que garantam que todas as mulheres que engravidam tenham atendimento de qualidade nos postos de saúde e nos hospitais públicos até o momento do parto; haja ampla campanha de esclarecimentos quanto à prevenção à gravidez indesejada, respeitando os princípios e as convicções religiosas de cada pessoa; não se promova ou permita a distribuição da 'pílula do dia seguinte' para os jovens e adolescentes, pela rede pública de saúde, uma vez que este medicamento tem efeito abortivo. Isto se aplica também ao DIU”.

Na mensagem assinada pela presidenta do Movimento, Lenise García, os integrantes do movimento reiteram que “temos que eleger pessoas comprometidas com a defesa da vida do momento da concepção até a morte natural. Lembre-se: a Vida depende do seu Voto. Vote em quem é contra o aborto e não defende a sua legalização”.

O texto conclui, convidando aqueles que "ainda não tem os seus candidatos ou candidatas pró-vida", a verificar, no site, a lista de candidatos do seu Estado, e votar "com a consciência de que seu voto contribuirá para a construção de um Brasil mais justo, mais solidário e mais humano. Um Brasil sem Aborto". E sugere: "se você conhece um candidato pró-vida que ainda não consta do site, coloque-o em contato conosco”.

Para verificar o modo de proceder, e imprimir o termo de compromisso, acesse http://brasilsemaborto.com.br

Inscrições prorrogadas até o dia 20


A Pastoral da Comunicação decidiu prorrogar as inscrições para o 1º Mutirão Estadual de Comunicação. Os interessados podem fazer a inscrição até sexta-feira próxima, dia 20, com as coordenações paroquiais da Pascom, ou com a coordenação arquidiocesana, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, ou na internet, no endereço: www.arquidiocesedenatal.org.br/muticomrn/muticomrn.htm. A taxa de inscrição é de trinta reais, devendo ser paga no ato da inscrição.

O 1º Mutirão Estadual de Comunicação acontecerá dias 28 e 29 de agosto, no Colégio Nossa Senhora das Neves, no bairro do Alecrim, em Natal. A programação constará de uma palestra sobre "A comunicação a serviço da Palavra", oficinas, celebração eucarística, lançamento de CD e painel.

Mais informações: (84) 3615-2800, com a Pastoral da Comunicação.

Três campanhas sociais são lançadas na diocese de Campina Grande




Na quarta-feira, 18, acontecerá em Campina Grande (PB) o lançamento conjunto de três iniciativas, a campanha “Voto vendido, povo vencido” do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a 16ª edição do Grito dos E
xcluídos e o Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra. O evento acontecerá no auditório da Cúria Diocesana, localizado na Rua Afon
so Campos, 251, Centro. A entrada é gratuita e estão sendo convidados os membros das pastorais sociais, lideranças comunitárias, jovens e representantes de entidades da sociedade civil, bem como toda a população interessada.


A mesa de lançamento será composta pelo bispo diocesano, dom Jaime Vieira Rocha, pela Diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PB Juíza Niliane Meira; o Vice-Diretor, Juiz João Ricardo Coelho; o padre Hermínio Canova da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Nacional e o padre João Barbosa da Coordenação do Grito dos Excluídos em Campina Grande.

A ideia do lançamento conjunto partiu de um grupo de entidades que apoiam a iniciativa do TRE-PB na cidade a exemplo da diocese de Campina Grande, a ONG Centro de Ação Cultural (CENTRAC) e das organizações que estão à frente do 16º Grito dos Excluídos e do Plebiscito pelo Limite de Propriedade da Terra, como a coordenação das Pastorais Sociais, a Escola de Fé e Política ‘Dom Manuel Pereira’, a CPT e a Cáritas Diocesana, todas ligadas à diocese.

A Campanha é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE da Paraíba e foi lançada no dia 21 de julho em João Pessoa. Ela contou com o apoio inicial do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO-PB) e em seguida recebeu o apoio das entidades de todo o estado que firmaram o Pacto pelo Voto Consciente. O objetivo da campanha é conscientizar o eleitor dos malefícios da venda do voto, pois “um político que usa deste expediente (compra de votos) para se eleger não tem competência para gerir recursos públicos”, destacou a juíza Niliane Meira.A 16ª edição do Grito dos Excluídos vai acontecer no dia 4 de setembro, em Campina Grande, na paróquia Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus, bairro Monte Castelo, e terá como tema “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”. O Grito acontece em várias partes do Brasil na semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, para denunciar e protestar contra as desigualdades sociais e a exclusão a que estão submetidos uma grande parcela da população.

É uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais. Para tanto, será realizado, durante a semana da pátria, um plebiscito ao povo brasileiro, visando por um fim à alta concentração de terra existente no país.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Nova Cruz realizou Kairós para criança


A Paróquia da Imaculada conceição de Nova Cruz realizou através da catequese e ministério para criança da RCC, o 1º Kairós para Criança. O evento aconteceu no domingo, 15 de agosto, e contou com a assessoria do ministério para criança da RCC de Natal/RN e uma boa participação das crianças. Momentos de animação, louvor, oração, dinâmicas e muita animação fizeram parte da animação.



O ministério para Criança da RCC de Natal fizeram um belo Kairós


Os pais levaram seus filhos para participar do kairós

As Irmãs Lúcia e Edneide estiveram participando


A criançada participou ativamente dos momentos

O kairós terminou com a santa missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre, com a participação de Clarinha, que despertou e chamou a atenção da criançada.

Clarinha, uma boneca de fantoche, interagiu com o padre e com as crianaças



A coordenadora do ministério para criança da RCC de Natal, Ana Marcia, parabenizou a organização do evento de Nova Cruz e ficou muito feliz com acolhida e participação de todos.
Fotos Flavio Luiz