sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CNBB defende Reforma Política com participação popular



Reforma política, corrupção em órgãos públicos e ajuda aos países africanos foram alguns assuntos que marcaram a coletiva com a imprensa de hoje, 11, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. A Presidência da CNBB destacou a importância de uma Reforma Política imediata no país.

O presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno, ressaltou que falta “vontade política” dos parlamentares para que a Reforma Política avance no Congresso. Ele reafirmou o papel da Conferência dos Bispos, em conjunto com a sociedade civil, na mobilização da sociedade para discutir o tema.

“Queremos acompanhar a Reforma Política, por isso criamos uma Comissão para ver de perto o que os parlamentares desejam”, disse. “O que percebemos é que [a atual proposta] não se trata tanto de uma reforma de Estado ou uma Reforma Política profunda, mas de uma Reforma Eleitoral bastante restrita, limitada” observou o cardeal.

Segundo dom Damasceno, o importante é que as organizações da sociedade civil comecem a se movimentar para exigir uma reforma política para o momento ou pelo menos uma reforma eleitoral “que venha modificar o sistema vigente e que consiga repercutir no comportamento das pessoas, contribuindo para uma melhor democracia e transparência da gestão pública e do processo eleitoral”.

O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, disse que o papel da Comissão criada pela CNBB é o de propor o debate à sociedade. “A tarefa da Comissão que criamos ou mesmo da Igreja é propor um debate em torno da política. Isso significa que será um longo processo onde há a necessidade de mudar a mentalidade e a compreensão da política, só assim poderemos dar ao Brasil um modo de eleger os nossos representantes de forma mais digna”, sublinhou o secretário.

Fonte: CNBB



Comitiva visita setores de Ceará-Mirim

Visita ao Setor Mateus Moreira
Foto:Adriano Israel



Uma comitiva formada por um sacerdote, articulador paroquial e representantes de pastorais da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, iniciou uma série de visitas aos setores missionários. O objetivo é apresentar aos leigos como o Documento de Aparecida explicita o processo de setorização e também as funções do Projeto de Reestruturação Setorial, aprovado na última assembleia pastoral paroquial. Além disso, a equipe busca conhecer as dificuldades e avanços dos trabalhos pastorais, em cada setor. A comitiva passa um dia, em cada setor, encerrando as atividades, às 16h, com celebração da missa. As visitas acontecem sempre nos fins de semana e devem encerrar no mês de novembro.

Também, em Ceará-Mirim, a Pastoral Vocacional e as Irmãs Franciscanas do Bom Conselho promoverão o 2o Despertar Vocacional, dia 21 próximo, a partir das 8 horas, no Colégio Santa Águeda. As inscrições podem ser feitas no Colégio ou na Secretaria Paroquial.

Fonte: Jornal A Ordem online


Candelária celebrará Mês do Dízimo

Pe. Júlio César, pároco da Candelária

A programação do Mês do Dízimo, na Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Candelária, em Natal, será aberta dia 4 de setembro, às 7h30, com uma celebração eucarística, na Igreja Matriz. A celebração contará com a participação do grupo que estuda a Bíblia. Durante o mês de setembro, a Pastoral do Dízimo visitará os dez setores da Paróquia, realizando uma campanha de esclarecimento sobre o dízimo.

Fonte: Jornal A Ordem online

Pastoral da Criança será beneficiada com Programa social da empresa Alpargatas



Sede da Pastoral da Criança que será totalmente reformado
Foto: Flavio Luiz

Pastoral da Criança da Paróquia de Nova Cruz será beneficiada com o Programa Bem Fazer da empresa Alpargatas. A ação acontecerá no dia 21, com realização de várias atividades entre elas a reforma da sede da Pastoral da Criança, a instalação de novos equipamentos, atendimento social e brincadeiras com as crianças. O Programa Bem Fazer da empresa Alpargatas foi criado em 2009, com o nome Dia do Bem Fazer e tornou-se um evento anual de solidariedade onde funcionários voluntários da Alpargatas realizam durante todo dia ações sociais em prol das comunidades onde vivem. Em nova cruz várias comunidades já foram beneficiada com o programa.


Paróquia de Nova Cruz lança promoção para festival de prêmios



Imagens meramente ilustrativas


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Crruz acaba de lança uma grande promoção para o festival de prêmios. Para cada cartela vendida o vendedor ganha um real ( R$ 1,00). A promoção visa incentivar os vendedores das cartelas a vender muito mais.O fesitval de prêmios é uma realização da Paróquia de Nova Cruz em parceira com a 107 FM que será realizado dia 21 de agosto, em frente a praça de São Sebastião, a partir das 16h. Serão 9 prêmios em 5 chamadas e no último prêmio será sorteado uma moto Pop 100, 0 KM. As cartelas já estão a venda ao preço de R$ 10,00, com os membros das pastorais e na 107 FM. Antes e durante o festival teremos show com música ao vivo. Confira os prêmios:

1º Prêmio: Um Forno microondas e um liquidificador

2º Prêmio: Um Fogão 4 bocas e uma panela de pressão

3º Prêmio: Uma bicicleta e um aparelho MP3

4º Prêmio: Uma maquina de lavar roupa e um ferro elétrico

5º Prêmio: Uma moto Pop 100 Honda e um capacete

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Editora lançará história em quadrinhos sobre a vida de Bento XVI

Capa da obra que será distribuída em espanhol
e inglês e serão produzidos 300 mil exemplares

Por ocasião da visita do Papa Bento XVI a Madri, a editora americana Manga Hero publicará a história em quadrinhos "Habemus Papam!", que narra a vida do máximo representante da Igreja Católica. "Esta história reproduz as diferentes vivências do Santo Padre por todo o mundo, especialmente como cardeal de seu antecessor, João Paulo II, e culmina com o momento em que foi eleito bispo de Roma", explicou o editor dos quadrinhos, Jonathan Lin, em entrevista concedida à organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

"É uma oportunidade para fazer as pessoas conhecerem, de forma inspiradora e atrativa, o Papa Bento XVI, especialmente sua mensagem aos jovens. Os quadrinhos são uma das formas mais inovadoras de entretenimento e oferecem uma leitura fácil para pessoas de qualquer idade", acrescentou Lin.

A história em quadrinhos, da qual serão distribuídos 300 mil exemplares durante o evento de Madri, foi escrita por Gabrielle Gniewek, estudante da John Paul the Great University de San Diego (Estados Unidos).

Fonte: Canção nova noticias

Natalenses participarão do Nordestão de Presbíteros

Dom Leonardo, secretário geral da CNBB
Foto: www.agenciabrasil;ebc.com.br


Cinco padres da Arquidiocese de Natal participarão do Nordestão de Presbíteros, no período de 22 a 26 de agosto, em Teresina (PI). O tema do Encontro será: “A identidade e a espiritualidade do presbítero no processo de mudança de época”, e contará com assessoria do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Dom Leonardo Steiner, e do Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha. O Nordestão é uma preparação para o 14º Encontro Nacional dos Presbíteros, que acontecerá no próximo ano.


A Arquidiocese de Natal será representada no Encontro, em Teresina, pelos padres: Edilson Nobre, vigário episcopal para o clero; Orcenival Maria de Oliveira, coordenador da Pastoral Presbiteral; Pe. Renato Ciríaco da Rocha, administrador da Paróquia de São João Batista, Arez; Pe. José Adelson Rodrigues, vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio; e Iranildo Augusto de Assis, administrador da Paróquia de São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Gostoso.


Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Semana Nacional da Família 2011 ressalta a “Família, Pessoa e Sociedade”



HORA-DA-FAMILIA-2011Dos dias 14 a 20 de agosto, acontece em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família, que é a tradicional “Semana Nacional da Família”.

Este evento, que acontece anualmente no mês de agosto, que é o Mês Vocacional, tem como tema, neste ano de 2011 “Família, Pessoa e Sociedade”.

Os organizadores já lançaram o subsídio de 2011, intitulado "Hora da Família", que pode ser adquirido pela Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília. Até hoje, mais de 220 mil exemplares do subsídio já foram editados, desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994. A publicação, que completa 15 anos, traz sugestões de celebrações, Terça das Famílias e reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro, e outros.

Segundo dom Petrini, a Semana Naciona da Família deve ser celebrada como uma festa. “Quando uma família cristã faz festa, celebra o dom da vida e o dom da fé que cada um recebeu, festeja o dom do amor entre marido e mulher, o dom da maternidade e da paternidade, o dom do sacramento do matrimônio e, portanto, o dom que é a presença de Jesus Cristo na convivência familiar”, destacou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini.

Fonte: CNBB


Pascom de Nova Cruz adquire novos equipamentos

Foto acima: antes
Foto abaixo: depois



A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz está com novos equipamentos em sua sala. A Pascom adquiriu uma nova impressora e uma nova mesa para computador. O objetivo é melhorar a qualidade nos trabalhos realizados pela equipe paroquial da Pascom. A aquisição se deu com recurso oriundos da venda do computador que a Pascom ganhou no final do ano passado. Veja abaixo as fotos:

Impressora

Mesa para o computador

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Shirleno Sharlisson foi ordenado diácono



Os seminaristas Antônio Almeida de Oliveira, fsa; José Charles da Silva, fsa; Marcelo de Araújo Cunha; Marcos Roberto do Nascimento e Shirleno Shárlisson de Oliveira foram ordenados diáconos, dia 8 de agosto de 2011, na Catedral Metropolitana de Natal, pelo Arcebispo Dom Matias Patrício de Macêdo. Confira as fotos no link:


domingo, 7 de agosto de 2011

Paróquias participaram do Encontrão do 8º zonal

Padres, religiosas, agentes pastorais e comunidades das paróquias que compõe o 8º zonal da arquidiocese de Natal participaram do Encontrão do povo de Deus, realizado no domingo, 7 de agosto, na quadra de esporte do CAIC de Santo Antônio. O encontrão foi animado pela dupla Léia e Sônia que fizeram show-palestra. O encontro teve apresentações culturais feitos pelas paroquias e missa presidida por Dom Matias.

Estiveram presente as paróquia representando as cidades de Nova Cruz; Passa e Fica e Lagoa Danta; Santo Antonio; Lagoa de Pedras e Serrinha; Brejinho e Passagem, e Monte Alegre e Lagoa Salgada. Os padres: Matias, Darci, Janilson, Edilson, Mario, Roberlan, Xavier, Moreira e Raul. Como também os seminaristas Gabriel e Alan; os diáconos permanente Marinho, e alunos da escola diaconal Jeová e Nelson.



Chegada de dom Matias

Apresentações culturais

Missa

Entrada das bandeiras das paroquias




Paróquia de Nova Cruz conta com um novo Centro Pastoral

Uma missa marcou a reinauguração do Centro Pastoral do Catolé na Paróquia de Nova Cruz. A missa foi presidida por Pe. Edilson Nobre na Igreja de Santa Maria Goretti. Foi um momento muito bonito pois vários fiéis paroquianos, pastorais, movimentos e comunidades doaram dezenas de materiais e utensilios que serão usados na cozinha do Centro Pastoral. Antes, em meses anteriores, o Centro Pastoral passou por uma reforma e ganhou uma nova pintura, instalações eletricas e hidraulicas e equipamentos.

Ofertório
No momento do ofertório foram apresentados e ofertados por representantes das pastorais e comunidades como também dieveras pessoas que doaram muitos presentes.


Benção dos materiais doados e das novas instalações

No momento da inauguração foi servido salgados para as pessoas

O novo Centro Pastoral

Uma serv-service, uma mesa, uma geladeira, um bebedouro, um fogão industrial, cadeiras, liquidificador e outros equipamentos.