sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Dom Matias presidirá missa nesta sexta-feira


Na terceira noite da festa de São Sebastião em Nova Cruz a missa será presidida pelo arcebispo emérito dom Matias Patrício, às 19 horas, na Igreja de São Sebastião. Após a missa terá inicio a programação social, com funcionamento de barracas e show musical de Diego Ramos.

Programação - Dia 13/01 (Sexta-feira):

05h: Caminhada Penitencial e Ofício de Nossa Senhora
19h: Missa
Presidente: Dom Matias Patrício de Macedo 
Noiteiros: Catequese, Infância Missionária, Pastoral do Batismo, Crisma, 1ª Eucaristia, Pastoral da Criança, Pastoral do Menor e Comunidade de Sta. Maria Goretti.

Dom Matias presidiu missa na festa de São Sebastião em 2016

Paroquianos de Nova Cruz prestaram homenagem ao Monsenhor Edilson Nobre



Na missa da segunda noite da festa de São Sebastião, 12/01, os fieis paroquianos prestaram homenagens aos ex-pároco e agora Monsenhor Edilson Nobre. Em nome da Paróquia da Imaculada Conceição e representando as pastorais, movimentos, serviços e irmandades, Robervanio Herveton leu uma mensagem parabenizando e agradecendo a Deus pela nomeação do para o bispo eleito da diocese de Oeiras-PI. 

"Nossa comunidade paroquial mais uma vez acolhe, e hoje de modo especial, louvamos a Deus pelo novo desafio que o leva a navegar para águas mais profundas: a passagem de padre para Bispo. Agradecemos ao Senhor pelo dom de sua nomeação. Aproveitamos para agradecer pelo serviço prestado a essa paróquia. É uma feliz coincidência, por que não dizer providência, que sua nomeação tenha ocorrido um dia antes de estar aqui conosco. Seja a sua presença entre nós um sinal de graça e de amizade, para que seu exemplo de serenidade e fé jamais desapareça nesta paróquia que nos deu tantos sacerdotes ao longo dos anos, Disse Robervanio. 

Ele finalizou a mensagem dizendo: Pedimos a Nossa Senhora da Imaculada Conceição e São Sebastião que o inspire sempre na missão. Que a Trindade Santa seja sua fortaleza e ânimo na luta por um mundo mais fraterno. Receba o carinho e o que há de melhor em nosso corações. "Como são belos os pés do mensageiro que anunciam a Paz, que anunciam o Senhor!"

No final o irmão dele Roniellison Alex tocou um música Sou bom Pastor, no saxfone e o ministério de música da RCC, acompanhado pela assembleia de fieis presente na igreja. 





Faixas em saudação ao Monsenho Edilson Nobre


2ª noite da festa de São Sebastião

Mons. Edilson Nobre

Na segunda noite da Festa de São Sebastião em Nova Cruz foi realizada missa presidida pelo Monsenhor Edilson Nobre, bispo eleito da diocese de Oeiras. Na ocasião a Renovação Carismática Católica, Movimento Jesus Misericordioso e Comunidade Frei Damião foram os noiteiros. Na missa o diácono Alexandre Rossino proclamou o Evangelho que teve a pregação do Monsenhor Edilson que enfatizou o tema da festa: São Sebastião, modelo de fé, caridade e união com Cristo e com a Igreja!.


Diácono Alexandre






quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Monsenhor Edilson presidirá missa na festa de São Sebastião



Monsenhor Edilson Soares Nobre, Bispo eleito de Oeiras, presidirá missa nesta quinta-feira, 12 de janeiro, na festa de São Sebastião, em Nova Cruz, às 19h na Igreja de São Sebastião. Mons. Edilson esteve na festa de São Sebastião, em 20 janeiro de 2015, quando presidiu a missa de encerramento da festa. 
Programação - Dia 12/01 (Quinta-feira):

05h: Caminhada Penitencial e Ofício de Nossa Senhora
19h: Missa
Presidente: Pe. Edilson Soares Nobre (Vigário-Geral)
Noiteiros: R.C.C., Movimento Jesus Misericordioso e Comunidade Frei Damião.



Fotos da festa em 2015

Programação cultural da festa de São Sebastião começa dia 13


A programação cultural da tradicional festa de São Sebastião em Nova Cruz acontecerá de 13 a 19 de janeiro, com funcionamento de quermesse e atrações musicais, ao vivo, sempre após a novena. Os festejos serão encerrados no dia 20, feriado no município de Nova Cruz. Às 12h, haverá pipocaço; às 16h, procissão, e, às 17h30, missa.  Confira as atrações: 


13/01 - Diego Ramos
14/01 - Som Metais
15/01 - Ministério de Música - RCC
16/01 - Ronaldo Gladson
17/01 - Isaias Medeiros
18/01 - Marquinhos Rebolar, As Novinhas e Mano Biiko
Dia 19 – TRADICIONAL FESTA – Barraca e atrações musicais.
Forró dos Play e Brasas do Forró





CNBB divulga saudação ao padre Edilson Soares Nobre




A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quarta-feira, 11, saudação ao padre Edilson Soares Nobre, nomeado bispo de Oeiras (PI). O texto é assinado pelo secretário-geral da entidade, dom Leonardo Steiner. 

Prezado Irmão Padre Edilson Soares Nobre.

Em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesto a nossa alegria e dou-lhes as boas-vindas ao episcopado brasileiro mediante a sua nomeação como bispo de Oeiras (PI) pelo papa Francisco nesta quarta-feira, 11 de janeiro de 2017.

Ao observar sua formação e sua ação pastoral nota-se o destaque que tem a comunicação em sua trajetória pessoal. A um bispo-comunicador, a Igreja confia o cuidado, o governo, o ensino e a santificação de uma porção do Seu povo.

Desejo que seja comunicador da Palavra de Deus animando as comunidades da diocese de Oeiras a ser presença irradiadora de Cristo. Um fecundo e alegre pastoreio!

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

Confira a saudação na íntegra: AQUI

Mensagem do Monsenhor Edilson ao povo da diocese de Oeiras/PI


Ao ser nomeado bispo da diocese de Oeiras o Monsenhor Edilson Nobre divulgou sua mensagem aos sacerdotes, religiosos (as), leigos (as) consagrados, agentes de pastorais, serviços e movimentos daquela diocese de Oeiras. 

Monsenhor Edilson fala que foi comunicado em 21 de dezembro de 2016 através da Nunciatura Apostólica do Brasil, que o Santo Padre o Papa Francisco havia escolhido para ser o bispo desta porção do povo de Deus, localizada na microrregião de Picos no Piauí. Desde então, procurou com serenidade e com intensas orações, interiorizar e processar este momento novo em sua vida. 

Ele confessa que não tem sido fácil, pois não imaginava que Deus teria mais propósitos para ele além do que já me havia posto. No entanto, abraça a causa com amor e total confiança na Providência Divina e na boa receptividade que espero da parte de vocês e nunca imaginaria que a Igreja iria me mandar para além das fronteiras da Arquidiocese de Natal. 


"Estou pronto e encorajado para deixar tudo, inclusive a minha família que habita nestas terras (o que não é fácil), para abraçar a missão que a mim está sendo confiada, pois, sempre procurei manter-me firme no meu propósito de ir aonde a Igreja manda", diz Monsenhor Edilson. Ele finaliza a mensagem dizendo que não é um projeto pessoal e não é nenhum mérito de sua parte, É graça! É puramente graça! São os desígnios de Deus que não têm explicação. 

Amados irmãos! Quero dizer que o que está acontecendo, eu não tenho explicação, mas afirmo, no mais profundo do meu ser, que não é um projeto pessoal, não é um desejo, não é uma estratégia arquitetada, não é mérito nenhum de minha parte. É graça! É puramente graça! São os desígnios de Deus que não têm explicação. Hoje, mais que nunca, estou convencido disto, o que me leva a declarar, fazendo minhas as palavras de São Paulo: “Pela graça de Deus, sou o que sou” (1Cor 15,10). Mais uma vez me coloco nas mãos de nosso Senhor Jesus Cristo e peço ser, a cada dia, iluminado por seu Espírito para que eu contribua, no processo da sucessão dos Apóstolos, com o bem da Igreja e da humanidade.


Deus abençoe a todos!

Mons. Edilson Soares Nobre
Bispo eleito de Oeiras

Leia na íntegra a mensagem AQUI

Padre Vicente abre festa de São Sebastião em Nova Cruz



Teve inicio na noite de quarta-feira, 11 de janeiro, a festa de São Sebastião 2017. A missa de abertura foi presidida pelo pároco da Paróquia Santa Rita de Cassia, Santa Cruz, Pe. Vicente Fernandes. A festa acontecerá no período de 11 a 20 de janeiro, com caminhadas penitenciais, às 5h, e, às 19h, celebração de novena. No dia 14, às 9h, será celebrada missa para os enfermos, e, no dia 17, às 19h, casamentos comunitários. A programação cultural acontecerá de 13 a 19, sempre após a novena, haverá funcionamento de quermesse.









quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Nova Cruz celebra festa de São Sebastião


 A comunidade de Nova Cruz vai celebrar a festa de São Sebastião, no período de 11 a 20 de janeiro, com uma extensa programação religiosa e social. Durante o período festivo, diariamente, às 5h, haverá caminhadas penitenciais, e, às 19h, celebração de novena. No dia 14, às 9h, será celebrada missa para os enfermos, e, no dia 17, às 19h, casamentos comunitários. Também, de 13 a 19, sempre após a novena, haverá funcionamento de quermesse.

Os festejos serão encerrados no dia 20, feriado no município de Nova Cruz. Às 12h, haverá pipocaço; às 16h, procissão, e, às 17h30, missa. A programação completa da festa está disponível no no link ao lado da página deste blog.


Arcebispo de Natal anuncia novas nomeações

Dom Jaime com o Monsenhor Edilson e alguns dos 
novos vigários episcopais da Arquidiocese, logo após a missa.
 (Foto: Rivaldo Júnior)


O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou os nomes dos novos responsáveis por algumas funções, na Arquidiocese de Natal. O anúncio foi feito no final da missa, celebrada às 8 horas desta quarta-feira, 11, na Catedral Metropolitana. No início, foi anunciada a nomeação do Monsenhor Edilson Soares Nobre, até então Vigário Geral da Arquidiocese, para bispo da Diocese de Oeiras, no Piauí. Além de ser Vigário Geral, Monsenhor Edilson também era coordenador arquidiocesano do Setor de Comunicação e pároco da Paróquia de Santana, no bairro de Capim Macio, em Natal.

Para a função de Vigário Geral, Dom Jaime nomeou o Padre Paulo Henrique da Silva, que também é capelão do Instituto Maria Auxiliadora. Para pró-Vigário Geral, Padre Francisco das Chagas de Souza, pároco da Paróquia do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, Natal. Até a posse como bispo, em Oeiras, Monsenhor Edilson ficará como administrador da Paróquia de Santana, em Capim Macio. Já, o nome do novo coordenador do Setor de Comunicação será divulgado posteriormente.

Nesta quarta-feira, o Arcebispo também divulgou outras nomeações. O Padre Francisco Flávio Herculano do Nascimento, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, em Natal, será o novo Vigário Episcopal Urbano e coordenador arquidiocesano de pastoral. O novo Vigário Episcopal Norte será o Padre Josino Raimundo da Silva, pároco da Paróquia de Santana, em Santana do Matos. E o Padre Valdir Cândido de Morais, atual ecônomo da Arquidiocese, foi nomeado Vigário Episcopal para a Administração.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Ex-pároco de Nova Cruz é nomeado bispo para diocese piauiense


Monsenhor Edilson Soares Nobre, do clero da Arquidiocese de Natal, foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, 11, bispo da Diocese de Oeiras (PI). Atualmente, Monsenhor Edilson é Vigário Geral e coordenador do Setor de Comunicação da Arquidiocese, além de pároco da Paróquia de Santana, no bairro de Capim Macio, zona sul de Natal. 

A sagração episcopal acontecerá dia 20 de março, às 17h, na Catedral Metropolitana de Natal. A posse, na Diocese de Oeiras, será dia primeiro de abril. Monsenhor Edilson foi administrador da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, de 2008 a 2011,  e pároco da mesma paróquia, de 2011 a 2012.

Diocese de Oeiras

Criada em 16 de dezembro de 1994, a diocese piauiense estava vacante desde janeiro de 2016, quando o então bispo, Dom Juarez Sousa da Silva, foi nomeado coadjutor da Diocese de Parnaíba, também no estado do Piauí.

A Diocese, cuja padroeira é Nossa Senhora da Vitória, ocupa um território de 15.096 Km², conta com 21 paróquias e áreas pastorais e pouco mais de 20 sacerdotes. A sede fica na cidade de Oeiras, localizada na mesorregião sudeste do estado do Piauí.

Leia mais: 

Papa Francisco nomeia Padre Edilson Nobre bispo da diocese de Oeiras (PI)

Pe. Edilson Nobre


A nunciatura apostólica no Brasil comunicou, na manhã desta quarta-feira, dia 11 de janeiro, a decisão do papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Oeiras (PI) o padre Edilson Soares Nobre, atualmente Vigário Geral da arquidiocese de Natal (RN).

Padre Edilson nasceu em 9 de maio de 1965, em Touros (RN). Ingressou no Seminário de São Pedro em 1984. Cursou Filosofia no Seminário de São Pedro e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nos anos de 1985 e 1986. Fez Teologia no Seminário de São Pedro, de 1987 a 1990.

Foi ordenado diácono em 19 de agosto de 1990, em João Câmara (RN), pelo então bispo auxiliar, dom Antônio Soares Costa. Se tornou presbítero no dia 06 de abril de 1991, quando o então arcebispo, dom Alair Vilar Fernandes de Melo o ordenou.

Atividades

Padre Edilson Soares Nobre já atuou como representante do clero na Comissão Regional de Presbíteros e Coordenador da Pastoral Presbiteral, de 2000 a 2005. Foi vigário episcopal para o Clero, de 2009 a 2011 e também atuou como assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação, de 2008 a 2011. Atualmente é vigário geral da arquidiocese de Natal, onde também exerce outras atividades importantes. 

Fonte: CNBB

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Paróquia de Nova Cruz realizará Assembleia Pastoral


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta realizará Assembleia Pastoral, domingo, dia 22 de janeiro de 2017, no Centro Pastoral do Catolé, das 8h às 13h e 30 min. Este ano a assembleia será assessorado pelo Diácono permanente Edmar de Araújo Conrado, que fará reflexão do tema: Em comunhão com a Igreja Arquidiocesana, nossa Paróquia abraça a missão, em meios aos sinais dos tempos!

Para participar da assembleia o pároco Pe. Francisco de Assis convida duas pessoas por Comunidade, Pastoral, Movimento, Serviço, Irmandade, além das religiosas e o diácono Alexandre. Confira a Carta Convite para Assembleia de Pastoral Paroquial: 

Queridos irmãos e irmãs,

“A Igreja é chamada a ser: Escola de vivência cristã; organização comunitária; comunidade inserida; grupo de seguidores; povo de Deus; comunidade que se abre. A Igreja em saída é uma Igreja de portas abertas” (Papa Francisco).

Aproxima-se o dia 22 deste mês de 2017, dia de nossa Assembleia Pastoral Paroquial, que acontecerá no Centro Pastoral do Catolé (C.P.C.), das 8h às 13h e 30 min., e termina com o almoço. 

Considerando ser um momento importante na vida da nossa Paróquia, pedimos, encarecidamente, aos Coordenadores das Pastorais, Movimentos, Serviços, Irmandades e das Comunidades, que não deixem de participar. Esperamos, pois, contar com contribuição de todos e todas, na forma de suas apreciações e sugestões para que possamos concretizar as prioridades pastorais definidas. 

Venham e tragam muita disposição e alegria para poderem partilhar neste momento de convivência salutar da nossa Paróquia. 

Que Deus nos inspire, proteja e abençoe! Que a Imaculada Conceição, nossa Padroeira, cada vez mais, acompanhe cada um de nós!

Fraternalmente em Jesus Cristo,
Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco

Fotos da assembleia 2016

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Festa de São Sebastião começa dia 11

Abertura da festa realizadas em 2016


A partir de quarta-feira, 11 de janeiro, a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz iniciará os festejos em homenagem São Sebastião, padroeiro do bairro com o mesmo nome do santo. A abertura será às 19 horas, com hasteamento das bandeiras, seguida missa às 19h e 15 min, presidida pelo padre Vicente Fernandes da Silva Neto ( Pároco de Santa Cruz/RN). 

A tradicional festa de São Sebastião em Nova Cruz acontecerá de 11 a 20 de janeiro, com programação religiosa e social. Durante o período festivo será realizadas caminhadas penitenciais, às 5 horas da manhã, e celebrações às 19h, presididas por padres convidados. No dia 14 de janeiro, às 9h, será realizada a missa dos enfermos e no dia 17/01, casamentos comunitários, às 19h. A programação social será realizada de 13 a 19 de janeiro, com barraca, quermesse e atrações musicais.