sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nova Cruz fará retiro no Carnaval


A Renovação Carismática da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, promoverá retiro, denominado “Ágape”. O retiro terá inicio dia 5, com um arrastão pelas principais ruas da cidade, ao som de muita música católica em ritmo de axé.

Nos dia 6, 7 e 8, a programação acontece na casa do forró, com muita animação, pregação, adoração, palestras e missa.No dia 6, a missa será ás 9 horas, em ação de graças pelo aniversário natalício do Pe. Janilson Francisco, vigário paroquial. Durante os dias do ágape será oferecido hospedagem para pessoas de outras paróquias.

Igreja prepara os fiéis para a vivência da Quaresma

Papa Bento XVI
Foto: João Rangel

A Igreja Católica e os seus fiéis começarão a vivenciar o Tempo da Quaresma a partir da quarta-feira de cinzas, dia 9 de março, até a missa da Ceia do Senhor, em 24 de abril. “É o tempo de preparar a celebração da Páscoa”, diz o Diretório de Liturgia da Igreja no Brasil. Na mensagem para a abertura da Quaresma deste ano, o Papa Bento XVI a define assim: “... é o momento favorável para reconhecer a nossa debilidade, acolher, com uma sincera revisão de vida a Graça renovadora do sacramento da Penitência e caminhar com decisão para Cristo”.

Neste tempo, “a Igreja nos convida a uma revisão sincera da nossa vida, à luz dos ensinamentos evangélicos”, lembrava o Papa Bento XVI, na mensagem que publicou para a Quaresma, em 2010. João Paulo II, em 1980, numa carta dirigida à Diocese de Roma, assim descreveu a Quaresma: “Recorda o caminho que nos indicou o Senhor, com o seu jejum de 40 dias, no princípio de sua missão messiânica”.

Oração, jejum, confissão, penitência, conversão e gestos concretos de ação na Igreja e em favor dos menos favorecidos são propostas da Igreja para a boa vivência do período quaresmal. “É o momento favorável para reconhecer a nossa debilidade...”, diz o Papa Bento XVI (foto), na mensagem que fez para a Quaresma deste ano. Na Arquidiocese de Natal, as paróquias oferecem o engajamento na Campanha da Fraternidade como um dos gestos concretos. No Carmelo, as irmãs também vivem mais intensamente a oração, o jejum e outros excercícios quaresmais.

Fonte: Jornal A Ordem online

Paróquia de Nova Cruz prepara agentes de pastorais para CF


Acontecerá no próximo domingo, 27, o encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2011 da paróquia de Nova Cruz. O encontro será realizado no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 8 horas. O objetivo é preparar os agentes de pastorais, movimentos, serviços e representantes das comunidades para vivenciarem a Campanha e realizarem a CF em Família.

A assessoria será feita pela equipe paroquial da CF e participação do Pe. Janilson Francisco, seminarista Shirleno e Ir. Lúcia Domingos. Na ocasião será divulgada a programação de abertura da CF na paróquia de Nova Cruz, marcado para o dia 13 de março com uma caminhada saindo da praça de São Sebastião, para Igreja Matriz, onde haverá missa.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pastoral do Dízimo arquidiocesana define atividades para 2011

Cartaz do Dízimo / 2011
Arte: Altemar Solon

Formação, momento missionário e avaliação são três atividades planejadas para serem executadas pela Pastoral do Dízimo, nos zonais, durante este ano. Nos meses de março e abril, todos os zonais realizarão encontros de formação sobre animação missionária. “A formação será baseada em uma cartilha e um vídeo preparados pela equipe arquidiocesana. São três momentos: Igreja missionária, conversão pastoral e dimensão missionária do Dízimo”, conta o coordenador arquidiocesano, Randenclécio Xavier. O 13º Zonal será o primeiro a realizar o encontro. Será dia 6 de março, em São José de Mipibu. Depois, no 12, será a vez do 7º Zonal, em Ceará-Mirim, e do 10º, em Bom Jesus.

Durante o mês de julho, todos os zonais realizarão momentos de animação missionária, em conjunto com outras pastorais.

Nos meses de outubro e novembro acontecerão as reuniões para avaliação da Pastoral do Dízimo, também nos zonais.

Em nível arquidiocesano, haverá um retiro, nos dias 27 e 28 de agosto; o Encontrão do Dízimo, no dia 18 de setembro; e o encontro de avaliação, dias 26 e 27 de novembro.

A elaboração do Plano Anual Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo foi feita durante encontro dos articuladores de zonais, nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Centro Marista de Eventos, em Extremoz.

Por ocasião do encontro com os articuladores, a coordenação arquidiocesana apresentou o Cartaz da Pastoral do Dízimo para 2011. “O cartaz apresenta uma criança que, com o olhar fixo no horizonte, semeia a semente da partilha, simbolizada em pequenos corações. Essas sementes se espalham por todas as regiões pastorais da Arquidiocese de Natal”, explica Randenclécio Xavier.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Beatificação de João Paulo II será realizada em cinco momentos


Vigília de preparação, celebração da beatificação, exposição dos restos mortais, missa de agradecimento e cerimônia privada de sepultamento.

Esses são os principais momentos previstos para a beatificação de João Paulo II, que a Igreja irá proclamar bem-aventurado no próximo dia 1º de maio.

Esse importante evento eclesial será realizado em cinco etapas. A primeira é a vigília de preparação que será realizada na noite de 30 de abril no Circo Máximo. O local foi uma arena antiga, onde eram realizados jogos, festivais e corridas de bigas, e chegou a ter capacidade de acomodar 385 mil pessoas.

A vigília será organizada pela diocese de Roma e guiada pelo vigário geral para essa diocese, Cardeal Agostino Vallini. O papa Bento XVI participará por meio de vídeo-conferência.

Um segundo momento será a cerimônia de beatificação no dia 1º de maio, na Praça São Pedro, no Vaticano.

Presidida pelo Santo Padre, terá início às 10h locais. Logo após, em um terceiro momento, dentro da Basílica de São Pedro, diante do Altar da Confissão, será exposto caixão de João Paulo II por um longo período, até que todos os fiéis tenham tido a oportunidade de visitá-lo.

Já no dia 2 de maio, às 10h30 locais, o Cardeal secretário de Estado, Tarcísio Bertone, presidirá a missa de agradecimento na Praça São Pedro.

Depois, privadamente, na Basílica de São Pedro, mais precisamente na Capela de São Sebastião, o corpo de João Paulo II será sepultado.

A Prefeitura da Casa Pontifícia faz questão de reforçar a informação de que não é cobrado ingresso para participar da cerimônia de beatificação. O Vaticano alerta para a venda de ingressos falsos, que estava sendo feita inclusive via internet.

Está prevista a chegada a Roma de dois milhões e meio de pessoas para participar da cerimônia.

Fonte: www.a12.com

Sacerdote é assassinado na arquidiocese de Montes Claros


Foi assassinado o padre Romeu Drago, 56, administrador da quase paróquia de Nossa Senhora do Carmo [arquidiocese de Montes Claros – MG]. Desaparecido desde aquele dia, o corpo do religioso foi encontrado carbonizado, no domingo, 20, às margens da rodovia estadual MG-122, a 25 quilômetros da cidade. O assassinato ocorreu no sábado, 19.

As investigações da Polícia apontam que o sacerdote foi assassinado dentro de casa e o corpo teria sido colocado dentro do porta-malas de seu carro, um Voyage verde, modelo 2010. O motivo do assassinato ainda está sendo investigado, mas os indícios apontam que o padre foi vítima de latrocínio [roubo seguido de morte], já que o automóvel foi levado. e até o momento ainda não foi encontrado. Está sendo investigado ainda o roubo de dinheiro.

O religioso foi visto pela última vez, por volta das 20h de sábado, na porta de casa, no Bairro Monte Carmelo, próximo ao Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. Um vizinho disse ter testemunhado um rapaz moreno claro entrando e saindo da casa do padre. O desaparecimento, porém, só foi percebido por vizinhos ao meio dia segunda-feira, 21, quando a Polícia Militar foi acionada.

Ainda de acordo com as investigações da Polícia, o padre teria sido morto no escritório, onde havia um cofre em que guardava dinheiro da paróquia, aberto e vazio, e arrastado até a garagem. Na mesa estavam quatro cartões de contas bancárias dele. Estão sendo investigados os últimos saques. O corpo foi levado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML).

Em nota, a arquidiocese de Montes Claros (MG), por meio do seu arcebispo, dom José Alberto Moura, lamentou a morte do sacerdote e a insegurança nas cidades. “Lastimamos o fato e a situação de insegurança em que vivemos”, diz um trecho do texto. Ainda segundo a nota, “os restos mortais do padre Romeu deverão ser levados para sua terra natal, Marilândia, no Estado do Espírito Santo, tão logo seja liberado pelo Instituto Médico Legal e após a celebração da Missa de corpo presente na Catedral de Montes Claros”.

Fonte: CNBB

Papa visita Igreja em países na Europa e África em 2011


A programação de visitas apostólicas de Bento XVI em 2011 já inclui quatro viagens internacionais e quatro viagens a dioceses italianas. A confirmação da ida à Alemanha em setembro foi realizada na manhã desta terça-feira, 14, completando o elenco de destinos papais no próximo ano.

A primeira visita do Papa acontece em Áquila e Veneza (Itália), entre os dias 7 e 8 de maio, 26 anos após a viagem de João Paulo II. O Patriarca de Veneza, Angelo Scola, anunciando o evento em outubro, expressou alegria e comoção por este presente do Santo Padre, que coincide com a conclusão da Visita pastoral em curso no Patriarcado desde 2004.

A segunda visita acontece na Croácia, entre os dias 4 e 5 de junho, oportunidade em que o Papa se recolherá em oração diante da tumba do Beato Stepinac.

Duas semanas depois acontece a terceira viagem, desta vez à República de San Marino, em 19 de junho. No anúncio, o Bispo da Diocese de San Marino-Montefeltro, Dom Luigi Negri, sublinhou que o Pontífice "vem encontrar uma Igreja que está fazendo um caminho significativo para recuperar a tradição de um povo cristão" e de uma sociedade que vive um momento difícil.

Em agosto, acontece a tão esperada Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, na Espanha, entre 18 e 21 de agosto. Será a quarta viagem do Papa em 2011 e a terceira Jornada com a presença de Bento XVI, após Colônia e Sydney.

Em setembro acontecem duas viagens apostólica: em Ancona (Itália), no dia 11, para a conclusão do Congresso eucarístico nacional, e na Alemanha, entre 22 e 25, particularmente a Berlim, Friburgo e Erfurt.

A sétima viagem do Papa, última à Itália, será em Lamezia Terme e Certosa di Serra San Bruno, em 9 de outubro. De acordo com o Bispo de Lamezia, Dom Cantafora, os fiéis esperam um encorajamento para afrontar os tantos problemas que atingem as terras calabresas.

Finalmente, a última visita apostólica do Bispo de Roma acontece em Benin, na África, de 18 a 20 de novembro. Essa viagem insere-se nas celebrações do Jubileu pelos 150 anos da evangelização do país. Durante o evento, o Papa entregará aos bispos africanos a Exortação Apostólica fruto do Sínodo especial para a África, desenvolvido no Vaticano em outubro de 2009.

Fonte: noticias.cancaonova.com

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Padre natalense é membro do Conselho do Pio Brasileiro


O Pe. Valdir Cândido de Morais(foto), da Arquidiocese de Natal, foi eleito membro do Conselho de Alunos do Colégio Pio Brasileiro, em Roma. O Conselho de Alunos tem a função de representar todos os alunos junto à presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. O Conselho é composto por sete padres. A posse aconteceu dia 3 de fevereiro, dada pelo reitor do Colégio, Pe. João Roque.

A eleição aconteceu dia 19 de janeiro, quando padres e estudantes do Colégio elegeram seus representantes, para um mandato de um ano. Pe. Valdir reside em Roma, desde outubro de 2010, onde faz mestrado em Matrimônio e Família.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Arcebispo de Natal faz nomeações


O Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, anunciou a nomeação de três padres, no último dia 17 de fevereiro, por ocasião do encerramento do curso do clero.

Pe. Marcelo Coutinho deixará a função de vigário paroquial de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, em Natal, e assumirá a capelania do Instituto Maria Auxiliadora e a coordenação da Pastoral Hospitalar.

Pe. João Maria dos Anjos sairá a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu, e será vigário paroquial de Santo Antônio de Pádua.

Pe. Francisco de Assis Inácio, que estava na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis - Natal, será o novo administrador da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu e Poço Branco.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Paróquia de Nova Cruz realizará retiro de carnaval-ágape 2011



A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz através daRenovação Carismática Católica realizará mais um retiro de carnaval, também conhecido como ágape, no período de 5 a 8 de março. Este ano o ágape será na casa do forró, ao lado da rodoviária, com o tema Por tua Palavra, lançarei as redes (Lc 5,5).

Como acontece todos os anos o ágape terá muita animação, pregação, oração, adoração, cantinho da criança, confissões e louvor. A abertura será no dia 5 como arrastão pelas ruas da cidade, a partir das 18 horas. No dia 6, a programação terá inicio às 9 horas com missa em ação de graças pelo aniversário natalício do Pe. Janilson Francisco, vigário paroquial.

Nos dias 7 e 8, a partir da 8 horas momentos de louvor e palestras fazem parte da programação que este está muito recheada de novidades. É ir pra conferir. Veja nas fotos abaixos alguns dos momentos do ágape 2010.

Adoração ao Santíssimo Sacramento


Cantinho da criança

Lanchonte

Caminhada abre Campanha da Fraternidade na Paróquia de Nova Cruz


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz acaba de divulgar a programação de abertura da Campanha da Fraternidade 2011. A abertura está marcada para o dia 13 de março, com uma caminhada saindo às 18 horas da praça de Sebastião para Igreja Matriz onde haverá missa.

Durante o percurso da caminhada acontecerá várias reflexões abordando assuntos a vida no planeta. Logo na praça, antes do ínicio da caminhada será refletido o tema: Fraternidade e a vida no Planeta e o lema: A criação geme em dores de parto; depois haverá uma parada onde será abordado o Meio Ambiente em que vivemos, como preservar, a questão do lixo, entre outros.

Quando a caminhada chegar na praça da Matriz haverá um reflexão do que fazer, como agir para preservar a vida no planeta. Logo após será missa de abertura, com a presença dos padres Edilson Nobre e Janilson Francisco, além das pastorais, movimentos e serviços. Na missa um grupo de jovens apresentarão uma peça teatral.


Igreja celebra hoje Festa da Cátedra de São Pedro


A Liturgia latina celebra, neste dia 22 de fevereiro, a Festa da “Cátedra” de São Pedro. Trata-se de uma tradição muito antiga, testemunhada em Roma desde os finais do século IV, que dá graças a Deus pela missão confiada ao apóstolo Pedro e a seus sucessores. Na basílica de São Pedro, em Roma, encontra-se o monumento à “cátedra” do apóstolo, obra do escultor italiano Gian Lorenzo Bernini, executada em forma de grande trono de bronze, sustentada pelas estátuas de quatro doutores da Igreja, dois do Ocidente, Santo Agostinho e Santo Ambrósio, e dois do oriente, São João Crisóstomo e Santo Atanásio.

Mas por que é celebrada a “cátedra” de Pedro? A ela a tradição da Igreja atribui um forte significado espiritual e reconhece um sinal privilegiado do amor de Deus, Pastor bom e eterno, que quer reunir toda sua Igreja e guiá-la pelo caminho da salvação.

A “cátedra” literalmente quer dizer a sede fixa do bispo, localizada na Igreja mãe de uma diocese que, por este motivo, é chamada “catedral”. Ela simboliza a autoridade do bispo e, em particular, de seu “magistério”, ou seja, do ensinamento evangélico que ele, enquanto sucessor dos apóstolos, está chamado a transmitir à comunidade cristã.

Qual foi, então, a “cátedra” de São Pedro? Ele, escolhido por Cristo como “rocha” sobre a qual a Igreja seria edificada (cf. Mateus 6, 18), começou seu ministério em Jerusalém, depois da ascensão do Senhor e de Pentecostes. A primeira “sede” da Igreja foi o Cenáculo, em Jerusalém. É provável que naquela sala, onde também Maria, a Mãe de Jesus, rezou junto aos discípulos, se reservasse um posto especial a Simão Pedro.

Em seguida, a sede de Pedro foi Antioquia, cidade situada no rio Oronte, na Síria, hoje Turquia. Naqueles tempos era a terceira cidade do Império Romano depois de Roma e de Alexandria do Egito. Daquela cidade, evangelizada por Barnabé e Paulo, onde “pela primeira vez os discípulos receberam o nome de “cristãos” (Atos 11, 26), Pedro foi o primeiro bispo da Igreja.

Depois, a Providência levou Pedro a Roma. Portanto, encontramo-nos com o caminho que vai de Jerusalém (Igreja nascente) a Antioquia (primeiro centro da Igreja, que agrupava pagãos) e também unida à Igreja proveniente dos judeus. Depois, Pedro dirigiu-se a Roma, centro do Império, onde concluiu com o martírio sua carreira ao serviço do Evangelho.

Fonte: Canção Nova noticia

Papa Bento XVI divulga mensagem para a Quaresma 2011


A partir da quarta-feira de cinzas, dia 9 de março, a Igreja inicia o tempo da Quaresma, em preparação à Páscoa. O papa Bento XVI divulgou na manhã de hoje, terça-feira, 22, a Mensagem para Quaresma 2011. Na mensagem, o papa cita a importância do Batismo na vida do cristão e a Quaresma, como ocasião para essa reflexão.

“Um vínculo particular liga o Batismo com a Quaresma como momento favorável para experimentar a Graça que salva”, diz Bento XVI, num dos trechos da mensagem.

O Papa ressalta a relevância do Batismo como sendo uma atual fonte de conversão: “O Batismo, portanto, não é um rito do passado, mas o encontro com Cristo que informa toda a existência do batizado, doa-lhe a vida divina e chama-o a uma conversão sincera, iniciada e apoiada pela Graça, que o leve a alcançar a estatura adulta de Cristo”.

No texto, o papa afirma ainda a importância da palavra de Deus como direção para viver “com o devido empenho este tempo litúrgico precioso. Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o Ano litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixar-nos conduzir pela Palavra de Deus?”.

“Queridos irmãos e irmãs, mediante o encontro pessoal com o nosso Redentor e através do jejum, da esmola e da oração, o caminho de conversão rumo à Páscoa leva-nos a redescobrir o nosso Batismo”, assim termina a mensagem do papa Bento XVI para a Quaresma 2011.

Leia o texto na íntegra no site da CNBB
Fonte: CNBB

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pe. Robson vem a Natal


O Pe. Robson de Oliveira, do Santuário do Pai Eterno, em Trindade (GO), estará em Natal, dia 13 de março, na Catedral Metropolitana. Será a Tarde da Misericórdia, iniciando às 13h, com louvor, pregações e atendimento de confissões; às 14h, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento; às 15h, show de evangelização; às 16h30, chegada da imagem peregrina do Divino Pai Eterno; e, às 17h30, missa, presidida pelo Pe. Robson.

A celebração será transmitida pela Rede Vida de Televisão e pela Rádio Rural de Natal.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Passa e Fica será paróquia a partir de março

A cidade de Passa e Fica situada na região agreste potiguar, será paróquia a parti do dia 25 de março deste ano. Uma celebração Eucaristica marcada para começar ás 19h, na Igreja Matriz, presidida pelo Arcebispo Dom Matias Patricio, onde na ocasião será criada a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, com sede em Passa e Fica e abrangendo a cidade de Lagoa Dantas e comunidades rurais das duas cidades.

Na oportunidade a paróquia também lançará sua página na internet através do blog: paroquiadepassaefica.blogspot.com, onde será veiculada as noticias da paroquia e da Igreja Católica.


Fonte: paroquiadepassaefica.blogspot.com

Papa vai canonizar três beatos em outubro


O Papa Bento XVI marcou a data da cerimônia de canonização de três beatos: será no domingo, dia 23 de outubro - Dia Mundial das Missões - , na Praça de São Pedro.

O anúncio foi realizado nesta segunda-feira, 21, durante um Consistório Ordinário Público. A cerimônia foi presidida pelo Pontífice e aconteceu na Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano, durante a celebração da Hora Sexta (parte da Liturgia das Horas que acontece ao meio-dia), às 9h (horário de Brasília - 12h em Roma).

Os beatos a serem canonizados são:

- o Arcebispo de Parma e fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as missões estrangeiras (Missionários Xaverianos), Dom Guido Maria Conforti. Foi um luminoso exemplo de missionariedade. "Para mim, a atualidade dessa figura está no fato da sua santidade e, portanto, naquilo que foi recordado pelo Papa João Paulo II: o missionário, para sê-lo verdadeiramente, deve ser santo", afirma o Superior Geral dos Missionários Xaverianos, padre Rino Benzoni;

- o padre e fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do instituto das Filhas de Santa Maria da Providência, Luigi Guanella. Viveu na Itália, no século XIX, e dedicou-se aos carentes e deficientes. "É Deus quem faz", respondia ele a quem pedia que sintetizasse a sua obra. "Diria que o santo verdadeiro leva dentro de sua carne as necessidades urgentes e os sofrimentos dos pobres. [...] Hoje é festa para nós, certamente, que somos filhos espirituais, mas também é festa dos pobres, porque padre Guanella sempre foi próximo dos marginalizados", afirma o postulador da Causa de Canonização, padre Mario Carrera;

- a virgem e fundadora da Congregação das Servas de São José, Bonifacia Rodríguez de Castro. Nasceu em Salamanca (Espanha), em 1837, em uma família de humildes artesãos. A partir de sua experiência, fundou uma Congregação para o apoio às mulheres operárias. Um projeto corajoso, mas que foi rechaçado pelo clero diocesano. Desprezada pelas suas próprias irmãs de Congregação, não respondeu às ofensas, mas viveu no silêncio e confiança em Cristo. Somente depois de sua morte, em 1905, caíram as calúnias contra ela e foi reconhecida sua santidade.

Fonte: Canção Nova noticias

Anuário Pontifício 2011 aponta crescimento no número de católicos no mundo


O Anuário Pontifício, edição 2011, foi apresentado ao papa Bento XVI, na manhã de sábado, no Vaticano, pelo secretário de Estado, cardeal Tarcísio Bertone e pelo substituto para assuntos gerais do Vaticano, dom Fernando Filoni. A edição 2011 revela que o número de católicos no mundo aumentou 1,7% entre 2008 e 2009, com mais 15 milhões de batizados, principalmente na África e na Ásia.

Os dados do Anuário Pontifício mostram que há 1,18 bilhões de católicos no mundo e quase metade, 49,4%, vive no Continente Americano. Na Europa, a população católica corresponde a 24%, praticamente metade do número de fieis presentes nas Américas. Os bispos também aumentaram. Dos 5002 em 2008 passou para 5056 em 2009, um aumento de 1,3 %.

O número de padres também aumentou, de 405.178 em 2000 para 410.593 em 2009. O Anuário mostra também que o número de diáconos permanentes teve um crescimento de 2,5 por cento, passando de ser 37.203 em 2008 para 38.155 em 2009.

Quantos às religiosas, o seu número diminuiu, de 739 mil para 729 mil, em apenas num ano. Apesar disto as vocações aumentam na África e Ásia.

Os seminaristas aumentaram em 0,82%, passando de ser 117.978 em 2009. Grande parte do aumento também se deve à África e Ásia, com um ritmo de crescimento de em média de 2,2% a 2,39%, respectivamente. No mesmo período a Europa e América diminuíram suas porcentagens em 1,64 e 0,17%, respectivamente.

Fonte: CNBB