sexta-feira, 1 de março de 2013

III Domingo do Tempo Quaresma



            O trecho lido na I leitura de hoje, retirado do livro do Êxodo, nos recorda uma cena, que está entre as mais célebres da Bíblia. Essa se refere a uma iniciativa solidária libertadora da parte de Deus, na qual o próprio Deus se serve da parceria de Moisés que, por sua vez, parte em missão sob a força do único EU SOU, (revelação do nome de Deus). A Moisés cabe responder em nome da criação inteira: AQUI ESTOU (1ª leitura).
            Deus é eternamente preocupado em promover a vida para todos. É esse o seu projeto. Por isso ele optou em defender, antes de tudo, o pobre, o marginalizado, o oprimido. 
No seu Filho, o Eterno Pai manifestou-se radicalmente, misericordioso. Cabe a nós, tomarmos o cuidado de viver a caridade. “A caridade não tem hora: quanto mais os dias se tornam difíceis e ásperos, odientos e maus, mas ela deve imperar em nós e em volta de nós” [Dom Helder] (Evangelho).
Batizados que somos e alimentados pela eucaristia, seremos sempre interpelados a fazer da nossa vida uma eterna sintonia com a iniciativa amorosa de Deus, em favor dos excluídos, os prediletos de Deus.
Por isso mesmo, São Paulo ainda chama atenção dos cristãos, para que se mantenham fiéis, confiando no apoio de Deus (2ª leitura). 

Ev. Lc 13,1-9)
            Quem já não experimentou por entre os caminhos da vida, situações injustas, ingratas e decepcionantes? Jesus procura convencer as pessoas, dizendo que não significa dizer que, estas ou aquelas que são vítimas de determinados episódios calamitosos sejam mais culpadas do que outras. O que a parábola quer proporcionar é que as pessoas reflitam e decidam enveredar pelo processo da conversão, para poder respirar e construir perspectivas de felicidade, vida plena. Em Jesus, Deus sempre dá uma última chance.  
            Para se fazer a leitura exegética e hermenêutica deste texto, como de qualquer um outro, é preciso que se tenha a lente teológica adequada. Vejamos, Lucas apresenta Jesus a caminho de Jerusalém, buscando mostrar sempre que é nessa cidade onde o Filho de Deus é assassinado – que sob o impulso do Espírito, a Palavra se estenderá a todos, manifestando a prova total do amor de Deus por qualquer um. Assim sendo, o roteiro feito por Jesus até Jerusalém trata de ser o julgamento de Deus.
            É nessa perspectiva que nos encontramos diante do evangelho de hoje. No trecho-luz para a nossa reflexão, São Lucas relata dois acontecimentos históricos: um crime cometido por Pilatos e o desabamento de uma torre ao lado da piscina de Siloé.
a.    À luz da fé, como devem ler as tragédias humanas?
Assim como pensavam os de ontem, pensam também os de hoje, achando que as tragédias humanas são consequências dos pecados praticados, ou seja, castigos divinos. Pecou, não tem como se esconder, pagou!
b.    O que diz Jesus?
Antes de tudo, o que significam as tragédias humanas? São apelos em forma de alerta, para que prestemos atenção e vivamos deforma mais justa a liberdade e a vida. Isto sim! Porém, quem pensa que Deus é o deus vingador, engana-se redondamente. Ele é sim, o Deus oferta-graciosa: “Se vocês não se converterem, vão morrer todos do mesmo jeito” (vv 3.5). Quando as pessoas não aceitam esse projeto, o que poderá acontecer? Elas se destroem entre si e geram um número crescente de excluídos.
c.    Atributos que definirão o ser de Deus: bondade, generosidade e paciência (vv. 6-9)
Trata-se da figueira. A figueira é uma árvore de aspecto simpático e generoso e bastante cultural para a Palestina. Uma das suas particularidades é que ela produz frutos por dez meses ininterruptamente. Um outro detalhe é que ela representa  o povo eleito. Quem planta, por isso tem o direito de procurar frutos é Deus. O agricultor é o seu Filho. A sentença do patrão, ao não encontrar frutos, é severa: visto que Israel é uma figueira ociosa, não tem sentido que continue a viver. Será que Lucas não esteja retratando os chefes políticos, os economistas e até, quem sabe, os religiosos, isto é, as lideranças?
Há uma alternativa feliz! Surge uma solução a partir do agricultor: ele vai remover a terra, adubar e proporcionar mais luz, enquanto cuidará também da sombra, evitando ainda que os insetos ataquem. Esses e outros são, portanto, os elementos necessários para fazer a figueira poder oferecer os frutos necessários.
O que quer nos ensinar a parábola? Diversamente dos outros evangelistas que nos falam de uma figueira estéril, que secou na mesma hora ou pouco depois (Mc 11,12-24; Mt 21,18-22), Lucas, o evangelista da misericórdia, fala de mais um ano de espera, antes da intervenção definitiva.
E mais: A parábola é um convite para considerar esta Quaresma como um tempo de graça, como um novo “ano precioso” que é concedido para que a figueira produza frutos saborosos. Que tal? Se ainda não decidimos converter-nos, modificando nossos pensamentos, nossos projetos, nossas atitudes, chegou a hora de fazê-lo agora.

 1ª leitura (Ex 3,1-8a.13-15)
            Quando a minha catequista dona Ana Moreira nos perguntava quem era Deus, respondíamos assim: “Deus é um ser perfeitíssimo, Criador e Senhor do céu e da terra”. Foi assim que ensinou a catequese trindentina, isto é, o Concílio de Trento (este Concílio foi celebrado em Trento, Itália, de 1545-1563, o 19º, convocado pelo Papa Paulo III).
            Que resposta teríamos, se a pergunta fosse feita a um israelita? Certamente ele responderia assim: “Nós éramos escravos no Egito e Deus veio libertar-nos”. Portanto, essa é a característica “número um” sobre Deus: o “libertador”. É claro que, depois Ele se torna Pai, mãe, rei, pastor, etc. e tal.
            Conforme o relato, o trecho de hoje está assim demonstrado:
1.    Inicia-se apresentando-nos Moisés que está pastoreando no deserto do Sinai.
       Enquanto Moisés está pastoreando o rebanho do seu sogro no monte Horeb, Deus lhe diz: “Eu vi a aflição do meu povo que está no Egito e ouvi os clamores por causa dos seus opressores. Sim, eu conheço os seus sofrimentos e desci para livrá-los das mãos dos egípcios” (vv. 7-8).           Moisés entende que o Senhor precisa deles. Moisés levanta uma objeção: “Eu irei aos israelitas e lhes direi: o Deus dos vossos pais me enviou até vós. Mas se eles me perguntarem: Qual é o seu nome?, o que é que eu lhes direi?” (v. 13.
2.    Segunda parte da leitura (vv. 13-15)
Na segunda parte da leitura encontramos a revelação do nome do Senhor. Deus responde a Moisés: dirás aos israelitas: “Eu sou aquele que sou, ou melhor, “Eu serei aquele que serei”. O que significa? Vereis por aquilo que farei quem sou eu.
Conclusão: É o Deus da aliança envolvendo o ser humano em sua ação salvífica.

II Leitura (1 Cor 10,1-6.10-12)
            Alguns irmãos pensam que é suficiente a recepção de alguns sacramentos, ou mesmo o batismo, para ficarem com a consciência tranquila da certeza da própria salvação. Assim também pensavam alguns coríntios, achando que bastava o batismo para entrarem no céu.
            Paulo reconhecia a Comunidade de Corinto pelo seu fervor, porém, percebia nela essa perigosa ilusão. O que fazer? Para corrigir essa falsa convicção, São Paulo conta o exemplo dos israelitas, dizendo assim: todos os israelitas acreditaram em Moisés e o seguiram (...), mas no fim, por causa da infidelidade, nenhum deles entrou na terra prometida (cf. 1 Cor 10,1-6).
            Alô, alô, nós cristãos, nós os batizados: Lembremo-nos de que as benesses divinas não nos chegam de maneira automática ou de forma mágica. Dizer que acreditamos em Deus, que recebemos a Primeira comunhão e a Crisma não basta, é preciso que demonstremos uma vida parecida com a de Jesus.
            Unidos pela fé, na construção da história, de mãos dadas e erguidas em prece, vivamos interagindo a fé com a vida. Amém!

Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz - RN

Pároco de Nova Cruz participou da sessão solene na Câmara de Vereadores


O Pe. Francisco de Assis Inácio, Pároco da Paróquia de Nova Cruz, participou da sessão solene na Câmara de Vereadores, na quinta-feira, 28 de fevereiro, onde aconteceu a leitura da mensagem anual do prefeito Cid Arruda Câmara. Dos 13 vereadores, 11 participaram da sessão, como também autoridades civis e militares. 


A sessão teve inicio por volta das 20h20, quando o presidente, vereador Thiago da Costa, abriu os trabalhos lendo sua mensagem, seguida da mensagem do prefeito. Cid falou sobre a situação em que encontrou a prefeitura e como pretende governa este ano para desenvolver o município e pediu o apoio dos vereadores para colaborar com a gestão.



Coordenadora estadual da Pastoral da Criança assessora encontro em Belém/PA


Marlúzia Pessoa, coordenadora da Pastoral da Criança, no RN
Crédito: Cacilda Medeiros




A coordenadora da Pastoral da Criança, no Rio Grande do Norte, Marlúzia Pessoa, será a assessora de um encontro de formação sobre missão e gestão para novos coordenadores diocesanos da Pastoral, nos estados da Região Norte do País. O encontro acontecerá em Belém (PA), terá início nesta sexta-feira. primeiro, e termina domingo, 3 de março. Marlúzia faz parte da equipe nacional de capacitadores da Pastoral da Criança.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia de Nova Cruz define ações e acolhe nova religiosa




A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, definiu o plano de atividades para ser executado pelas pastorais, movimentos e serviços, durante este ano. “A prioridade será a formação dos fiéis leigos e agentes de pastorais, através da Escola Catequética, que terá aulas semanais, durante todo o ano”, destaca o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Flávio Luiz da Silva.

Várias atividades estão previstas no plano, como: via sacra da juventude, romaria da juventude, arraiá das pastorais e um retiro para agentes pastorais. Posteriormente, os coordenadores de pastorais, movimentos e serviços receberão uma cópia do plano.

A elaboração do plano aconteceu em dois momentos. O primeiro foi realizado dia 16 de fevereiro e serviu para elaborar o calendário de atividades das pastorais. O segundo aconteceu no dia 23, quando já foi apresentado o calendário de atividades.


Na ocasião, também foi apresentada à comunidade a Irmã Juliana Alves, da Congregação das Filhas do Amor Divino, que passa a residir em Nova Cruz, nos finais de semana.


Sé Vacante: presidência da CNBB envia carta aos bispos sobre o período



No final da tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro, após as 16 horas, quando se iniciou o período de vacância da Sé Apostólica, a CNBB enviou carta aos bispos do Brasil na qual “se une aos irmãos Arce/Bispos e a todas as comunidades espalhadas pelas Igrejas Particulares, para vivenciar esse tempo com particular dedicação à oração em ação de graças pelos oito anos de pontificado do Santo Padre Bento XVI, e pelos Cardeais que elegerão o novo Papa”. 

Na carta, a CNBB recomenda que seja lembrada a mesma súplica sugerida pelo então Cardeal Ratzinger, em 2005, antes do Conclave que o elegeu Sucessor de Pedro: “Peçamos com insistência ao Senhor que (...) nos ofereça um pastor segundo o seu coração, um pastor que nos guie ao conhecimento de Cristo, ao seu amor, à verdadeira alegria”.

Os bispos da presidência da Conferência recordam que “durante esse tempo litúrgico da Quaresma, torne fértil o ambiente de nossas comunidades para a tomada de iniciativas, como a celebração da Missa ´PELA ELEIÇÃO DO PAPA´, a ´ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO´, a exortação aos fieis para mais aprofundado conhecimento sobre o ministério do Papa, e nos coloque em estreita união com os cardeais brasileiros eleitores: Dom Raymundo Damasceno, Dom Odilo Scherer, Dom Geraldo Majella Agnello, Dom Claudio Hummes e Dom João Braz de Aviz”.

A conclusão da carta traz a renovação da compromisso com a comunhão entre os sucessores dos apóstolos e a confiança no Espírito Santo: “permaneçamos unidos na fé, fortes no amor, esperançosos na ação que conduz e anima a Igreja. Acima de tudo, sejamos dóceis ao Espírito Santo que “introduz a Igreja no conhecimento de toda a verdade (cf. Jo 16, 13), unifica-a na comunhão e no ministério, edifica-a e dirige-a com os diversos dons hierárquicos e carismáticos e enriquece-a com os seus frutos (cf. Et 4, 11-12; 1 Cor 12, 4; Gál 5, 22)” (João Paulo II)”.

Fonte: CNBB

Presidente Dilma saúda papa Bento XVI


   
"Ao findar o seu Papado, manifesto o meu respeito pela decisão de Vossa Santidade de renunciar à Cátedra de S. Pedro", afirma a presidente Dilma Rousseff em mensagem divulgada pelo Palácio do Planalto nesta quinta-feira, 28 de fevereiro.

Leia a Mensagem:

Santo Padre,

Ao findar o seu Papado, manifesto o meu respeito pela decisão de Vossa Santidade de renunciar à Cátedra de S. Pedro.

Nesta oportunidade, recordo os gestos de apreço com que o meu país foi distinguido nesses últimos anos. São marcos históricos no relacionamento entre a Santa Sé e o Brasil a escolha de Aparecida do Norte para sediar a V CELAM, que ensejou a sua visita ao país, a canonização do primeiro Santo brasileiro, Dom Antonio Galvão de França, assim como a histórica decisão de realizar a Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro.

Desejo que essa nova fase de recolhimento o encontre com saúde e paz.

Respeitosamente,

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

Fonte: CNBB

Últimos momentos do Papa Bento XVI


   
"Obrigado, caros amigos, estou feliz por encontrar-me com vocês, circundado pela beleza da Criação e pela simpatia de vocês que me fazem muito bem. Obrigado pela amizade de vocês, do seu afeto!" Essas foram as primeiras palavras de Bento XVI dirigidas aos fiéis reunidos diante da residência apostólica de Castel Gandolfo, no final da tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro, horas antes de encerrar oficialmente seu pontificado.

"Vocês sabem que este dia é para mim diferente dos dias precedentes: serei Sumo Pontífice da Igreja Católica até às 20h desta noite, depois não mais o serei". "Sou simplesmente um peregrino – prosseguiu – que inicia a última etapa de sua peregrinação nesta terra. Mas gostaria ainda com o meu coração, com o meu amor, com a minha oração, com a minha reflexão, com todas as minhas forças interiores, de trabalhar em prol do bem comum e do bem da Igreja e da humanidade. E me sinto muito apoiado pela simpatia de vocês. Sigamos adiante com o Senhor para o bem da Igreja e do mundo. Obrigado!"

Em seguida, emocionado, o Santo Padre concedeu a sua Bênção apostólica aos presentes.

O Papa havia chegado a Castel Gandolfo às 17h23, ao heliporto das Vilas Pontifícias, acolhido pelo som dos sinos da Diocese de Albano Laziale.

De fato, Bento XVI havia deixado o Vaticano de helicóptero às 17h07, também ao som dos sinos e dando a volta sobre a Praça São Pedro para saudar os muitos fiéis reunidos para dirigir-lhe a última comovida saudação de Roma expressando o seu muito obrigado ao Papa.

O helicóptero sobrevoou o Coliseu e a Basílica de São João de Latrão – sede da Diocese de Roma –, com imagens transmitidas pelo Centro Televisivo Vaticano (CTV).

Pouco antes das 17h locais, no pátio São Damaso, Bento XVI fora saudado pelos superiores da Secretaria de Estado, conduzidos pelo Cardeal Tarcisio Bertone, pelos cardeais Agostino Vallini e Angelo Comastri, respectivamente, vigário-geral do Papa para a Diocese de Roma, e vigário do Papa para o Estado da Cidade do Vaticano, e pelo piquete da Guarda Suíça.

Passando de automóvel diante da Gruta de Lourdes, nos Jardins Vaticanos, chegou em seguida ao heliporto vaticano, onde foi acolhido pelo Cardeal decano Angelo Sodano e pelo Cardeal Giovanni Lajolo.

Em Castel Gandolfo o Papa foi acolhido pelo Cardeal Bertello, Dom Schiacca, pelo bispo de Albano Laziale, Dom Marcello Semeraro, pelo diretor das Vilas Pontifícias, Saverio Petrillo, bem como pelo prefeito de Castel Gandolfo.

Bento XVI permanecerá na residência de Castel Gandolfo por cerca de dois meses, para em seguida retornar ao Vaticano como Papa emérito e residir no mosteiro "Mater Ecclesiae", uma vez restaurado. Às 20h conclui-se o seu Pontificado e se inicia a sé vacante.

Bento XVI publicou o seu último tweet no momento de deixar, às 17h locais, o Vaticano, retirando-se para Castel Gandolfo, na qual enviou a seguinte mensagem: "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida"




Leia mais sobre o PAPA:





Fonte: CNBB




quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI saberá quem é o novo Papa pelo anúncio oficial



Respondendo a perguntas de jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé reiterou que Bento XVI saberá da eleição do novo Papa somente no anúncio público do Cardeal Protodiácono (no Habemus Papam, ndr) a ser feito, como de costume, no Balcão central da Basílica de São Pedro.


No final da manhã desta quinta-feira o religioso jesuíta, Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé,  concedeu uma coletiva para repercorrer a audiência dos cardeais com o Papa e para explicar alguns procedimentos dos próximos dias e para esta quinta-feira, final do Pontificado.

De fato, Pe. Lombardi havia antecipado que Bento XVI lançaria seu último tweet no momento de deixar o Vaticano. O twett foi lançado às 17h15 locais, com a seguinte mensagem: "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida".

"Depois, como o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais havia esclarecido, a conta Pontifex ficará suspensa durante o período de sé vacante, podendo ser retomada pelo novo Papa, se ele o quiser, se o considerar oportuno.

Haverá outros momentos salientes que serão transmitidos pelo Centro Televiso Vaticano (CTV).

O CTV transmitiu ao vivo as imagens do fechamento da porta da residência pontifícia de Castel Gandolfo, às 20h locais, horário do encerramento do Pontificado de Bento XVI. No meso horário, no Vaticano, foram colocados alguns simples lacres no apartamento pontifício e no elevador que conduz ao mesmo.

Pe. Lombardi ressaltou no início da coletiva que foram 144 os cardeais presentes na Sala Clementina, no Vaticano, no encontro da manhã desta quinta-feira com o Papa, e evidenciou algumas passagens do discurso que Bento XVI dirigiu aos purpurados. De fato, destacou o ato de obediência que o Papa já fez a seu sucessor.

"É muito bonito e também muito original, disse Pe. Lombardi. Justamente nos impressionou e nos revela a atitude com a qual o Papa vive e viverá essa eleição."

E sobre o anel do pescador, Pe. Lombardi afirmou que o mesmo será inutilizado:

"Daquilo que eu sei, no passado, quer o carimbo, quer o selo de chumbo, quer o anel não precisavam ser destruídos de modo a não sobrar nem mesmo um só pedaço. Basta que sejam danificados de modo tal que não sejam mais funcionais para aquilo a que servem."

Todos os dias se terá, neste períodode vacância da Santa Sé, às 13h locais, uma coletiva com os jornalistas, foi o que afirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.

Fonte: CNBB

Dom Jailme participou em prol da instalação da Universidade Federal do Seridó


A reunião aconteceu na Governadoria do Estado, em Natal
CRÉDITO: Cacilda Medeiro


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, participou de uma reunião com a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, na tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro, na governadoria. Da reunião também participaram o administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira; o assessor acadêmico da Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales, da Arquidiocese de Natal, Padre João Medeiros Filho; deputados estaduais; o deputado federal, João Maia; prefeitos de algumas cidades seridoenses; a secretária estadual de educação, Betânia Ramalho, e outras lideranças da sociedade seridoense.

A reunião foi articulada por um grupo de pessoas que está à frente da campanha ‘O seridó é federal’, cuja finalidade é lutar pela instalação da Universidade Federal do Seridó. “A Região do Seridó precisa, realmente, dar passos mais concretos para assegurar um futuro mais promissor, no que diz respeito à sustentabilidade. Certamente, a chegada da Universidade Federal trará mais desenvolvimento para a região”, destacou o Arcebispo, Dom Jaime.

Padre João Medeiros argumentou a necessidade da elaboração de um projeto para ser apresentado ao Ministério da Educação. “Precisamos ter bem definido o que queremos e para que queremos a instalação da Universidade. É preciso cursos que sejam importantes para o desenvolvido da Região, como, por exemplo, de gastronomia seridoense”, disse o sacerdote.

Outros participantes da reunião, assim como a secretária Betânia Ramalho, também ressaltaram a importância da elaboração de um projeto para ser apresentado ao MEC. Para isto, todos concordaram com a necessidade de nomear uma comissão, cuja finalidade seria a elaboração do projeto. No final da reunião, foi formada uma comissão, composta por representantes de várias instituições, como: governo estadual, Igreja Católica, Agência de Desenvolvimento do Seridó – ADESE, associações dos prefeitos do Seridó, entre outras.

No próximo dia 15 de março, haverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RN para tratar da luta pela instalação da Universidade Federal do Seridó.

Fonte: Arquidiocese de Natal

A despedida de Bento XVI



O Papa Bento XVI prometeu nesta quinta-feira (28) "incondicional reverência e obediência" ao seu sucessor, ao falar brevemente no seu encontro de despedida com os cardeais, no Vaticano, no dia de sua histórica renúncia.

"Continuarei próximo a vocês em oração, especialmente nos próximos dias, em que elegem o novo Papa, ao qual hoje declaro incondicionais reverência e obediência", disse.
Bento XVI também apelou para que a Igreja Católica permaneça unida.
 Papa destacou a proximidade, a solidariedade e os conselhos que recebeu dos cardeais em seus oito anos de pontificado.

"Nestes anos, vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiante no caminho da Igreja, ao lado de momentos nos quais as nuvens se condensavam no céu. Tentamos servir a Cristo e a sua Igreja com amor profundo e total, que é a alma de nosso Ministério", disse.

Bento XVI afirmou ainda que o Colégio Cardinalício deve ser "como uma orquestra, na qual a diversidade possa levar a uma harmonia de concórdia".

"Permaneçamos unidos, queridos irmãos, nas preces e especialmente na eucaristia. Assim servimos à Igreja e a toda à humanidade. Esta é nossa alegria, que ninguém nos pode tirar", disse.

Bento XVI disse ainda que a Igreja não é uma "instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive se transformando, embora sua natureza continua sendo sempre a mesma, já que sua natureza é Cristo".
'Gratidão'

Os cardeais, representados pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano,  expressaram sua "gratidão" a Bento XVI por seus oito anos de pontificado. Sodano disse que Bento XVI foi um "exemplo".

Cerca de 144 cardeais participam do encontro, na Sala Clementina, no Vaticano, segundo Federido Lombardi, porta-voz do Vaticano.
Eles receberam Bento XVI com um aplauso de despedida. Depois, os cardeais se despediram separadamente de Bento XVI, beijando sua mão.
Renúncia

A renúncia deve se tornar efetiva às 20h locais (16h de Brasília).

A partir da renúncia, quando passará a ser Papa Emérito, ele deve passar cerca de 2 meses no Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas, permanecendo distante da movimentação em torno da reunião de cardeais que escolherá seu sucessor, o conclave, que deve ser formalmente convocado nesta sexta-feira.
Depois do encontro com cardeais, no Pátio de Saint-Damase, no coração do Vaticano, a Guarda Suíça carregará suas bandeiras em saudação ao pontífice.
Por volta das 13h (horário de Brasília),  Bento XVI irá para o heliporto para viajar a Castel Gandolfo,  que fica 25 km ao sul de Roma. Lá, ele saudará  os fiéis a partir da varanda. Esta será sua última aparição como chefe da Igreja.

Nada de especial está previsto quando o relógio badalar oito horas da noite (hora local), momento em que oficialmente termina o pontificado. Ele provavelmente estará em oração na capela neste momento.
Neste horário, o pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência, fechará a porta e colocará assim um fim ao seu serviço, reservado exclusivamente ao Papa. Mas a polícia vai continuar a garantir a segurança de Sua Santidade, o Papa Emérito.
Após os dois meses na residência de verão, o Papa Emérito vai se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.
Última audiência pública

Em sua audiência publica, nesta quarta-feira (27), Bento XVI disse  que tem "grande confiança" no futuro da Igreja Católica e afirmou que seu papado teve "águas agitadas"

Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à última audiência pública do pontificado de Bento XVI.

Falando à multidão, Bento XVI afirmou que seu papado, iniciado em abril de 2005, teve alegrias, mas também muitas dificuldades. O pontífice disse que enfrentou "águas agitadas e vento contrário".

"O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir", disse.
Mas ele afirmou ter fé em que Deus não vai deixar a Igreja "afundar".
Fonte: Globo.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Paróquia reúne Ministérios de Músicas

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz reuniu nesta segunda-feira, dia 25, as 19h30min, no salão do ECC, lideres e membros dos ministérios de música atuantes na igreja. O pároco Pe. Assis, a Irmã Maria Aparecida da Congregação Filhas do Amor Divino, Carlos e Vera Avelino coordenadora da liturgia convidaram e assessoraram o encontro que teve a presença de vários servos: Thiago Barros e Geraldo do Ministério da Matriz, Ana e Marcelo coordenadores do Renascer, Roallisson e Robervânio do RCC e Magnifica, Erika e Maxiana do ECC, George do Ministério Força e Luz, além de Vera, Cristiane e Petala do Ministério Canto Novo.

A Irmã Aparecida fez o momento de oração e reflexão do evangelho. Logo após teve apresentação dos membros e suas realidades.

A reunião teve o objetivo de reunir, avaliar e organizar as metas, ações e definir soluções para melhorar a realização do serviço de cântico na paróquia.






Fotos Robervânio Heverton

Continuam abertas as inscrições para Escola Catequética

 Catequistas Jéssica Heloyse e Maria Aparecida

Ainda estão abertas as inscrições para Escola Catequética da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. O curso será ministrado durante todo este ano e se destina aos catequistas, agentes de pastorais, movimentos e serviços, mas também é aberto a qualquer paroquiano. Para participar do curso é preciso fazer a inscrição, na secretaria paroquial de segunda a sexta-feira, das 14 às 17h, com as catequistas Jéssica Heloyse e Maria Aparecida.

As aulas começarão dia 8, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo. As aulas serão sempre nas sextas-feiras, no mesmo local e horário. Durante este ano não haverá turma de primeira Eucaristia e Crisma na Paróquia.



Pascom de Nova Cruz levou experiência para Regional Nordeste 2



As atividades executadas pela Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, foi um destaque no Encontro de coordenadores diocesanos do Regional Nordeste 2, da CNBB, realizado nos dias 22, 23 e 24, em Caruaru/PE. No encontro a Arquidiocese de Natal, através dos coordenadores arquidiocesano, Cacilda Medeiros e Diácono José Bezerra, apresentaram o trabalho realizado para implantar a Pascom nas Paróquias e como modelo levou a Pascom de Nova Cruz, que foi representado pelo coordenador e articulador, Flavio Luiz. Entre todos que estavam no encontro, muitos foram os elogios ao trabalho desenvolvido pela equipe da Pascom de Nova Cruz. 

O encontro reuniu representantes das arquidioceses e dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraiba, Pernambuco e Alagoas, como também do Bispo referencial da Comunicação, Dom Delson Pedreira da Cruz, atual bispo de Campina Grande. Na ocasião foram avaliadas as atividades realizadas pelas Pascom das dioceses, durante os anos 2011/2012 e planejadas as atividades para 2013/2014.

Cacilda falou sobre o 8º Muticom

Flavio apresentando a Pascom de Nova Cruz

Diácono José Bezerra falou sobre a implantação da Pascom
 
Márcia Marques, articuladora da Pascom no Regional Nordeste 2
 
Momento do último Angelus do Papa Bento XVI

Noite Cultural



Missa 

Márcia Marques, Flavio Luiz e Dom Delson

Pascom arquidiocesena capacita correspondentes do Programa Ritmo Pastoral


Encontro de formação dos correspondentes, realizado no ano passado
Fonte:: Cacilda Medeiros

A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação reunirá os correspondentes do Programa radiofônico Ritmo Pastoral, dia 9 próximo, das 8 às 12 horas, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral Metropolitana. Na ocasião, haverá uma momento de formação sobre radiojornalismo, com a jornalista e radialista, Luiza Gualberto. A segunda parte do encontro será reservada para as orientações sobre a participação dos correspondentes, no programa.

O Ritmo Pastoral, o informativo da Arquidiocese de Natal, é levado ao de segunda a sábado, pela Rádio Rural de Natal AM 1090. De segunda a sexta-feira, é levado ao ar das 13h30 às 14 horas, e conta com a participação do Monsenhor Lucas Batista Neto, que lê e comenta o Evangelho do dia, e dos correspondentes das paróquias. Aos sábados, o programa vai ao ar das 7 às 7h30, com a produção e apresentação dos seminaristas Antônio Roberto e Rodrigo Paiva.

"Os correspondentes são, em geral, agentes da Pascom que participam do Ritmo Pastoral, por telefone, uma vez por semana, para divulgar as notícias de suas respectivas paróquias", comenta Cacilda Medeiros, da coordenação arquidiocesana da Pascom e uma das apresentadoras do programa. Atualmente, o programa conta com a participação de 29 correspondentes.

O encontro, no dia 9, também é aberto para as Paróquias que ainda não participam do Ritmo Pastoral. A coordenação arquidiocesana pede apenas que confirmem presença, os veteranos e os novos correspondentes, até o dia 5, pelo telefone 3615-2800 ou pelo e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br. A Paróquia de Nova Cruz tem como correspondente, Maria de Lourdes, agente da Pascom, que participará do encontro.

Em julho do ano passado, a convite da Irmã Élide Fogolari, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB, a coordenação arquidiocesana da Pascom apresentou a experiência do Programa Ritmo Pastoral, no 3º Encontro Nacional da Pascom, realizado no Santuário de Aparecida, na cidade de Aparecida (SP).

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocede de Natal comemorará 13 anos da beatificação dos Protomártires

 Monumento aos Mártires, em Uruaçu
Foto: Cacilda Medeiros
 
Os 13 anos da beatificação dos Protomártires do Brasil vão se completar no próximo dia 5 de março. Para comemorar a data, a Arquidiocese está organizando uma celebração solene em ação de graças, no dia 9, às 18 horas, no Monumento aos Mártires de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. A missa vai ser presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. A beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu ocorreu em 5 de março de 2000, no Vaticano, presidida pelo então Papa João Paulo II.

Fonte: Arquidiocede de Natal

Arquidiocese de Natal lança calendário em comemoração dos 50 anos da CF



A coordenação de Campanhas, na Arquidiocese de Natal, confeccionou um calendário de mesa, destacando, a cada mês, um dos cartazes da Campanha da Fraternidade, nestes 50 anos. Em janeiro, o cartaz em destaque é do ano de 1964; em fevereiro, o de 1966; em março, o de 1970; em abril, de 1972; em maio, o de 1981; em junho, de 1982; em julho, de 1992; em agosto, do ano 2000; em setembro, de 2006; em outubro, de 2008; em novembro, de 2011, e, em dezembro, o cartaz de 2013.

O calendário, com 12 páginas, foi produzido por ocasião da comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade. Ainda pode ser adquirido, ao preço de três reais, a unidade, na Livraria da Paróquia da Catedral.



Fonte: Arquidiocese de Natal

Após a renúncia, o Papa continuará a chamar-se “Sua Santidade Bento XVI”

 
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, realizou na manhã desta terça-feira (26), mais uma coletiva de imprensa, em que esclareceu algumas das muitas dúvidas dos jornalistas.

Uma delas é sobre como Bento XVI será chamado a partir do dia 28 de fevereiro. O diretor respondeu que continuará a chamar-se “Sua Santidade Bento XVI”, mas também será chamado “Papa Emérito” ou “Romano Pontífice Emérito”.

Sobre as vestes: branca, simples, sem mantelete. Não são mais previstas os sapatos vermelhos. “Parece que o Papa ficou muito satisfeito com os sapatos que lhe presentearam no México, em Leon”, disse padre Lombardi.

Não usará mais o anel do pecador, para o qual o Camerlengo, com o decano, darão o fim que a Constituição prevê.

Sobre o dia de hoje, o Papa a transcorrerá em oração e preparação para a transferência a Castel Gandolfo.

Para a Audiência Geral de quarta-feira, foram distribuídos 50 mil bilhetes. Prevê-se o mesmo esquema: um amplo giro com o papamóvel. Não terá lugar o “beija-mão” – este será feito após a Audiência Geral, na Sala Clementina, para algumas autoridades, como o Presidente da Eslováquia, o Presidente da região da Baviera.

Quinta-feira, às 11h, haverá a saudação aos Cardeais, com o discurso do Decano no início. Às 16h55 (hora local), a partida de carro do pátio de São Dâmaso, saudação dos superiores. No heliporto, haverá a saudação do Cardeal Decano. Às 17h15, a chegada a Castel Gandolfo, onde estarão presentes o Bispo de Albano e outros autoridades. Às 17h30, no Pátio interno o Papa saúda os fiéis – a última saudação pública do Santo Padre. Às 20h, a Guarda Suíça, fecha a porta do Palácio Apostólico, encerrando o serviço para o Papa como chefe da Igreja.

Fonte: CNBB

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes realizará festa da padroeira

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes - Petrópolis
Foto: Hernando Paredes

A festa de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira de Petrópolis, em Natal, acontecerá no período de primeiro a 10 de março, com o tema: "fé e caridade, caminho de salvação". Domingo, 3, haverá missa, na Igreja Matriz, às 9h e às 19 horas. Nos demais dias, a programação consta de missa, às 6h30; caminhada com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, às 18 h, e novena, às 19 horas.

Na parte sócio-cultural, nos dias 3, 4, 5, 7, 8 e 9, haverá quermesse, às 21 horas. Nos dias 4 e 5, também às 21h, terá funcionamento do Cinema Pascom. No dia 9, às 21h30, acontecerá jantar de confraternização.

A festa será encerrada dia 10, com a seguinte programação: 9h, missa; 17h30, procissão, e, às 19h, missa solene, presidida pelo Arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Presidente da CNBB: "Muitos comparavam o papa Bento 16 aos grandes padres do início da igreja"


Em entrevista concedida ao jornal "Folha de Sâo Paulo", o cardeal dom Raymundo Damasceno trata de várias questões relacionadas ao momento presente vivido pela Igreja, elogia o Papa Bento XVI e fala da expectativa da eleição do novo Papa.

Folha – O que significa “sinais dos tempos” para o senhor?

Dom Raymundo Damasceno Assis – Significa mudanças profundas que todos nós experimentamos. Estamos falando hoje de uma mudança de época, e não de uma época de mudanças. Não são mudanças superficiais, mas que atingem a pessoa, os seus valores, o seu modo de viver, o seu estilo de vida, a sua maneira de julgar as coisas e de se relacionar com Deus, com o próximo, com a natureza.

O avanço das comunicações está afetando as pessoas no comportamento, nos valores, nas relações. Basta pensarmos hoje no celular, na internet, em todos esses meios modernos de comunicação, blog, YouTube etc.

Há a crise pela qual a família passa, o modelo de família hoje. São muitas as mudanças que estamos enfrentando, e a igreja tem de estar atenta a isso. São sinais dos tempos que nos falam também e que, portanto, o papa e nós, os bispos, temos de estar atentos para responder pastoralmente.

São muitos os desafios, não podemos desconhecer que a igreja também vive neste mundo, numa realidade histórica, não é só humana e divina. E a missão da igreja é responder a esses desafios com o anúncio do Evangelho. Sem perder a fidelidade do Evangelho, mas tem de atualizá-lo. Como fazer? Com que linguagem? De que maneira? Esses são os grandes desafios que nós temos pela frente.

Qual legado o papa Bento 16 deixará para a igreja?

Ele nos deixa um legado muito rico quanto ao magistério. Grande teólogo, grande pensador, mesmo antes de ser papa, como sacerdote, como professor em uma das principais universidades da Alemanha. Depois, como cardeal em Munique e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, ele publicou muitos textos, muitos livros.

Como papa, infelizmente não deixou as três encíclicas que esperávamos. Deixou uma sobre a caridade, sobre a esperança, mas faltou a encíclica sobre a fé. As homilias, as audiências gerais às quartas-feiras são riquíssimas.

Muitos comparavam o papa Bento 16 aos grandes padres do início da igreja, tamanha a riqueza teológica. Será apreciado ainda mais com o passar do tempo.

O papa Bento 16 é chamado de conservador, mas inovou ao renunciar pela primeira vez em mais de 600 anos. O ato abriu uma discussão sobre os rumos da igreja, como a fala recente de um cardeal escocês a favor do fim do celibato?

Primeiramente, você vê que esse termo conservador/progressista é relativo. Muitas vezes, chama-se um papa de conservador e ele faz inovações extraordinárias.

João 23 (1958-63) era considerado conservador. Ele começou a usar aquela toca que nenhum papa mais usava e estabeleceu o latim para a igreja, para Roma, num sínodo em que ele realizou.

E, no entanto, foi ele quem convocou o Concílio Vaticano 2º, que maior repercussão teve na vida da igreja.

O papa Bento 16 realmente inovou nesse sentido. Ninguém esperava essa renúncia. Sabíamos que o papa estava fragilizado fisicamente, faltava força, vigor, como ele disse, do ponto de vista físico e também de espírito.

Isso todo mundo sentia e via pela televisão, mas não se esperava que viria a renunciar. Foi um gesto de humildade, porque reconheceu as suas limitações e não ficou apegado ao poder. Quantos ficam apegados ao poder mesmo estando doente, que não largam de jeito nenhum, que se acham insubstituíveis?

Foi também um gesto de coragem, porque ele tem consciência da repercussão que teria o seu ato. Estamos vendo pelos meios de comunicação o impacto que a renúncia teve em toda a igreja.

E é um sinal profético. Se nós estamos preocupados com poder, com carreirismo na igreja, como ele fez aceno em algumas homilias, que é um dos pecados da igreja, essa busca do poder que cria divisão na igreja, então ele diz: “Eu renuncio, o cargo não é fundamental pra mim, eu cumpri a minha missão até quando eu podia cumprir. O apego ao poder, as honras, a glória do cargo, entrego a quem conduzir melhor a igreja no momento de hoje”.

Com a consciência tranquila de quem cumpriu seu dever diante de nós. É um exemplo pra todos. Aqui em Aparecida, o papa nos deu um exemplo de humildade, de simplicidade, até um pouco tímido.

O sr. mencionou o carreirismo. Esse é o grande motivo da divisão interna?

O papa Bento 16 fez uma alusão a isso. Muitas vezes a pessoa está usando o seu cargo não para servir. [Mas] muitas vezes, quem sabe, em busca de benesses, até para se promover mais ainda.

Ele não citou nomes, mas deu a entender que a comunhão é fundamental na igreja, que é fundamental entender na igreja que todo cargo é serviço, serviço à igreja, à comunidade, à sociedade.

Cargo na igreja não é honra, não é poder no sentido como entendemos, de opressão às outras pessoas, ou de ser favorecido pelo cargo. Nesse sentido, a sua renúncia é um gesto profético.

Em 2007, o sr. disse que havia chegado a hora de a América Latina evangelizar a Europa. Essa percepção deveria ser levada em conta na escolha do papa?

Eu digo sempre que o continente não é decisivo, mas a América Latina está contribuindo hoje para a evangelização da Europa, da África, da Ásia. É um fato, é verdade.

Quantos brasileiros hoje, padres, membros de novas comunidades e leigos consagrados estão na Europa no campo da evangelização, da comunicação?

Então a América Latina está contribuindo para a Europa, embora não tanto quanto nós gostaríamos.

Mas isso não quer dizer que seja o critério decisivo para a escolha do papa.

Então quais são esses critérios?

Um perfil que atenda às necessidades de hoje da igreja. Isso se faz num processo de discernimento, num clima de oração e reflexão, de partilha de experiências durante o conclave, talvez até antes do conclave, nos contatos entre os cardeais.

É muito difícil antecipar isso, mas, de um modo geral, é uma pessoa de experiência pastoral, de diálogo, que promova o diálogo no mundo de hoje entre os povos, entre as religiões, cristãs e não cristãs, uma pessoa sensível aos problemas sociais. E preparado também do ponto de vista teológico, filosófico, intelectual. É um conjunto de elementos.

Como presidente da CNBB, o que o senhor quer falar ao novo papa?

Os nossos anseios são de uma igreja missionária, dinâmica, uma igreja capaz de renovar-se para cumprir sua missão, que quer justamente estar no estado permanente de missão. Essa missão não é só dos bispos, mas de todo cristão e de todo batizado.

Uma igreja solidária com os pobres sobretudo, que esteja a serviço do mundo, e não o mundo a serviço da igreja.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ex-núncio apostólico no Brasil será o secretário do Conclave

 
O atual secretário da Congregação para os Bispos, dom Lorenzo Baldisseri, que foi núncio apostólico no Brasil entre 2002 e 2012, terá uma atuação importante no Conclave que vai eleger, no próximo mês, o sucessor de Bento XVI. Como também ocupa o cargo de secretário do Colégio Cardinalício, o bispo assumirá a função de Secretário do Conclave.

De acordo com o número 46 da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, que determina como deve ser realizada a eleição do novo papa, é o Secretário do Colégio Cardinalício quem desempenha as funções de Secretário da assembleia eleitoral. O único brasileiro que ocupou esta função foi o Cardeal Lucas Moreira Neves (1979-1987). Porém, durante o seu mandato, não foi realizado nenhum Conclave.

Fonte: CNBB

Bento XVI deixa aos cardeais a faculdade de antecipar o Conclave

Foi publicada nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, a Carta Apostólica de Bento XVI em forma de Motu Proprio "Normas nonnullas", sobre algumas modificações nas regras relativas à eleição do Romano Pontífice. No documento, Bento XVI faz algumas alterações nas normativas precedentes para "garantir o melhor desempenho de respeito, mesmo com ênfase diferente, da eleição do Sumo Pontífice, e de uma mais correta interpretação e aplicação de algumas disposições.

"Nenhum cardeal eleitor poderá ser excluído tanto da eleição ativa quanto da passiva por nenhum motivo ou pretexto, exceto conforme previsto nos números 40 e 75 da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis", afirma Bento XVI. Foi estabelecido que a partir do momento em que a Sé Apostólica estiver legitimamente vacante, espera-se quinze dias para ter início o Conclave.

O Papa deixa ao Colégio Cardinalício a faculdade de antecipar o início do Conclave se consta da presença de todos os cardeais eleitores, como também a faculdade de prolongar, se existirem motivos graves, o início da eleição por alguns outros dias. Passados ao máximo vinte dias do início da Sé Vacante, todos os cardeais eleitores presentes devem proceder à eleição.

Especificam-se as normas para o sigilo do Conclave: "Todo o território da Cidade do Vaticano e também a atividade ordinária dos escritórios dentro de seu âmbito deverão ser regulados, no dito período, a fim de garantir a discrição e o desempenho livre de todas as operações ligadas à eleição do Sumo Pontífice. Em particular deverá ser previsto, com a ajuda de prelados clérigos, que ninguém se aproxime dos cardeais eleitores durante o percurso da Casa Santa Marta ao Palácio Apostólico Vaticano.

Todas as pessoas que por qualquer motivo e em qualquer tempo ficarem sabendo do que diretamente ou indiretamente concerne aos atos relativos à eleição, sobretudo em relação às cédulas na própria eleição, são obrigadas ao segredo absoluto com qualquer pessoa que não faça parte do Colégio dos Cardeais eleitores. Para esse objetivo, antes do início das eleições, eles deverão fazer juramento segundo modalidades precisas na consciência de que uma sua infiltração levará a excomunhão "latae sententiae", reservada à Sé Apostólica.

Foram abolidas as eleições por aclamação e por compromisso. A única forma reconhecida de eleição do Romano Pontífice é a de voto secreto.

"Se as votações das quais nos números 72, 73 e 74 da Constituição Apostólica Universi Dominici gregis não terão êxito, ficou estabelecido que se dedique um dia de oração, reflexão e diálogo. Nas votações sucessivas, "terão voz passiva somente os dois nomes que na votação precedente obtiveram o maior número de votos, nem poderá retirar-se da disposição que para a eleição válida, mesmo nestes votos, é exigida a maioria qualificada de pelo menos dois terços dos votos dos cardeais do presentes e votantes. Nessas votações, os dois nomes que têm voz passiva não têm voz ativa".

"Realizada canonicamente a eleição, o último dos Cardeais diáconos chama na sala da eleição o secretário do Colégio Cardinalício, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e dois Mestres de Cerimônias; então o Cardeal Decano, ou o primeiro dos cardeais por ordem e idade, em nome de todo o Colégio dos eleitores pede o consenso do eleito com as seguintes palavras: Aceita a sua eleição canônica como Sumo Pontífice? E apenas recebido o consenso ele pergunta: Como gostaria de ser chamado? Então o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, atuando como tabelião e as tendo como testemunhas dois Mestres de Cerimônias, redige um documento sobre a aceitação do novo Papa e o nome tomado por ele".


Fonte: CNBB

Arquidiocese de Natal rende graças pelo pontificado de Bento XVI


Bento XVI deixará o comando da Igreja Católica, dia 28
Foto: L'osservatore Romano


Por determinação do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, em todas as paróquias da Arquidiocese de Natal, as missas, na próxima quarta-feira, 27, devem ser em ação de graças pelo pontificado do Papa Bento XVI e, também, pelas intenções dele. Na Catedral Metropolitana, a missa será às 11 horas, de quarta-feira, presidida pelo Arcebispo.

Neste mês de fevereiro, o Papa Bento XVI reza, em sua intenção geral, pelas famílias de migrantes. Já, em sua intenção missionária, o Pontífice pede orações pelas vítimas duas guerras e conflitos. As intenções de oração do Papa são, mensalmente, confiadas ao movimento Apostolado da Oração, em todo o mundo.

Bento XVI assumiu o pontificado em 19 de abril de 2005. No último dia 11, ele informou que renunciará à função, na próxima quinta-feira, 28. Durante o tempo em que ficou à frente da Igreja Católica, o Santo Padre veio ao Brasil, mais precisamente ao Estado de São Paulo, em 2007, para participar da 5ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe. A segunda visita estava marcada para julho deste ano, quando ele participaria da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Fonte: Arquidiocese de Natal