sábado, 30 de novembro de 2013

Paróquia inicia festa da padroeira 2013


A paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz iniciou a Festa da Padroeira 2013, com carreata e missa, na noite de 29. A festa prossegue até dia 8 de dezembro com um vasta programação social e religiosa. Dia primeiro de dezembro, será realizado a cavalgada com a Imaculada. A partir do dia 3, haverá funcionamento da quermesse. Dia 7 acontecerá o jantar com a Imaculada, em frente a Igreja Matriz. 








VEJA MAIS FOTOS AQUI

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dom Matias visitou Nova Cruz


Por ocasião da abertura da festa da padroeira de Nova Cruz, dom Matias foi convidado para presidir a missa de abertura. Enquanto a carreata não chegava dom Matias cumprimentou diversos amigos e famílias de Nova Cruz. 









Carreata abre festa da padroeira de Nova Cruz



Carros e motos fizeram parte da carreata de abertura da Festa da Padroeira de Nova Cruz, realizado na sexta-feira, dia 29. Por volta das 18h40, a imagem peregrina saiu da Igreja de São de Sebastião, percorreu algumas ruas da cidade, passando por vários bairros até chegar a Igreja Matriz, onde estava vários fieis e dom Matias Patricio para missa de abertura.












 VEJA MAIS FOTOS AQUI

Carreata abre festa da padroeira em Nova Cruz


A festa da padroeira da cidade e da paróquia de Nova Cruz começa nesta sexta-feira, dia 29, com carreata saindo da Igreja de São Sebastião, a partir das 18h, com destino a Igreja Matriz, onde haverá missa de abertura da festa 2013.  A festa prossegue até dia 8 de dezembro com vasta programação religiosa e cultural. 

Arquidiocese lança campanha "Um Catecismo em cada lar"

Simbolizando o lançamento da Campanha, Arcebispo Dom Jaime doa Catecismos a fiéis
Foto: Luíza Gualberto



"Um Catecismo em cada lar". Este é o tema da campanha, lançada pela Arquidiocese de Natal, no último dia 21 de novembro, durante a missa de encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação, como gesto concreto da conclusão do Ano da Fé. A proposta da campanha é fazer com que os fiéis possam conhecer e se aprofundar na fé, a partir da leitura do Catecismo da Igreja Católica (CIC).

"Com alegria e satisfação, apresento a todos o Catecismo da Igreja Católica, edição especial da Arquidiocese de Natal, em parceria com as Edições CNBB. Esta edição do Catecismo quer marcar entre nós, o encerramento do Ano da Fé, instituído pelo Papa Emérito Bento XVI, para comemorar o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e o 20º da publicação do Catecismo", destaca Dom Jaime.

Ainda de acordo com o arcebispo, o Catecismo se constitui como instrumento eficaz e indispensável para um programa de formação permanente para os fiéis e famílias, no espaço de comunhão e participação das paróquias e comunidades. "Nada mais gratificante e renovador para a vida de fé do nosso povo do que as ações concretas e sistemáticas de formação permanente, possibilitando aos nossos agentes de pastorais uma formação específica sobre a Palavra de Deus, e agora, mais ainda, sobre o Catecismo, como porta de entrada e fonte permanente do conhecimento da Fé da Igreja", pontua.

Como marco inicial da campanha, durante o lançamento, Dom Jaime entregou um Catecismo a cada representante de zonal da Arquidiocese de Natal.

Como a campanha vai acontecer

Em parceria com as Edições CNBB, a Arquidiocese lança um Catecismo personalizado, que traz a palavra do arcebispo, e com o diferencial de ter um preço mais acessível, diferente do que já é praticado nas livrarias católicas, tendo a finalidade de facilitar o acesso ao livro por parte dos fiéis. Ao todo, estão sendo confeccionados cerca de 25 mil exemplares, que serão distribuídos em todas as paróquias do território da Arquidiocese.

O padre João Nascimento, coordenador arquidiocesano de Campanhas destaca que para a adesão da campanha, ações serão feitas junto às paróquias, entre elas, as visitas, destacando a importância da leitura do livro. "É importante destacar que o Catecismo vai atuar como forma da família dialogar e conhecer os ensinamentos da Igreja", ressalta.

A previsão de disponibilização da primeira remessa será no dia 20 de dezembro. Os fiéis poderão adquirir o Catecismo ao preço de R$ 20.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Peregrinação: Imagem da Padroeira visita Planalto


 A imagem peregrina da Imaculada Conceição, padroeira da paróquia e da cidade de Nova Cruz, visitou a comunidade do Planalto. Nesta quarta-feira, 27, foi realizado a missa de envio na capela Mãe Peregrina, presidida pelo Pe. Francisco de Assis, seguido de carreata que conduziu a imagem até o bairro Cedron onde aconteceu a celebração de acolhida e coroação.













MAIS FOTOS AQUI

terça-feira, 26 de novembro de 2013

“Alegria do Evangelho”: publicada primeira exortação apostólica do papa Francisco



Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), é a primeira exortação do pontificado do papa Francisco. O documento já havia sido entregue, de forma simbólica, no último domingo, durante a celebração de encerramento do ano da Fé. Hoje, o texto foi publicado na internet em vários idiomas.

A exortação fala sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. No texto, Francisco propõe “algumas diretrizes que possam encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo”. O pontífice toma como base a doutrina da Constituição dogmática Lumen gentium, e aborda, entre outros pontos, a transformação da Igreja missionária, as tentações dos agentes pastorais, a preparação da homilia, a inclusão social dos pobres e as motivações espirituais para o compromisso missionário.

Dividida em cinco capítulos, o texto também recolhe a contribuição dos trabalhos do Sínodo dos Bispos, realizado no Vaticano em 2012, com o tema "A nova evangelização para a transmissão da fé". Para ler a tradução em português, clique aqui. A exortação foi divulgada na terça-feira, 26 de novembro.


Fonte: CNBB

Arcebispo abre Assembleia de Pastoral

Momento da celebração, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha 
 Foto: Cacilda Medeiros

A 53ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral teve início na manhã desta terça-feira, 26,  com a celebração da Santa Missa. O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, na homilia, ressaltou a importância de que todos os presentes construam a Assembleia em espírito de responsabilidade e comunhão. Ele também convidou a todos a perseverarem com alegria no trabalho que será realizado.

No final da Missa, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre Francisco das Chagas de Souza, lembrou que a Assembleia tem como objetivo rever o que tem sido feito e propor caminhos de evangelização para a Arquidiocese a partir do tema:  “A vida é missão”  e do lema: “Para uma missiologia mística popular”.

Na segunda parte da manhã, os cerca de 250 padres, diáconos, religiosos e leigos, presentes à Assembleia, ouvem uma explanação do Padre Luís Mosconi, de Belém (PA), sobre “A vida é missão”. Este também é o tema de um livro lançado pelo Padre Mosconi.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Encontro de Avaliação e Planejamento da Pascom

A Equipe Coordenadora da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal realizou junto com articuladores de zonais, coordenadores e agentes da pastoral o encontro de avaliação e planejamento 2013, nos dias 23 e 24 de novembro. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento de Ponta Ponta Negra, em Natal, e teve como objetivo avaliar as atividades realizadas em 2013 e planejar as ações para 2014. O encontro contou com a presença de representantes das Pascom's das diversas paróquias dos 13 zonais que compõe a Arquidiocese de Natal. A paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz enviou dois agentes para o encontro, são eles: Robervânio Heverton e Emily Caroline.

No primeiro momento do sábado , Pe. Edilsom Nobre ministrou o estudo e  reflexão da espiritualidade do missionário comunicador, desafios e metas de evangelizar através da comunicação, com momentos de estudo da palavra em grupos. Pela tarde grupos formados por zonais fizeram a avaliação das ações de 2013, e sugestões para o ano que vem seguido como base questionário. A noite após o jantar, houve o momento de confraternização, com apresentações, dramatizações, peças teatrais, elaboradas pelos próprios agentes. O primeiro dia foi finalizado com amigo secreto e show de prêmios.

No domingo, 24, foi realizada a apresentação e votação do plano arquidiocesano 2014. O encontro foi encerrado com a celebração da missa, presidida pelo Pe. Francisco, vice-reitor do Seminário São Pedro e membro da Pascom.














Fotos: Agentes da Pascom nas Paróquias,Cacilda Medeiros e Robervânio Heverton.
Texto: Robervânio Heverton