sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CONVITE



A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, convidar você e sua família para participar da posse do novo pároco, Padre Francisco de Assis Inácio, a ser realizada, segunda-feira, dia 6 de agosto. Na ocasião o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, presidirá a missa na Igreja Matriz, a partir das 19 horas.


Confira a programação:

18h00 - Recepção no pórtico, na entrada da cidade, seguida de carreata até Igreja Matriz;

18h30 - Acolhida do fieis e autoridades em frente a Igreja Matriz;

19h00 - Solenidade e missa de posse

Primeira turma da Escola da Fé receberá diploma este mês



Alunos da Escola da Fé São Tomaz de Aquino da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, concluirão os estudos neste mês de agosto. Mais de 40 pessoas estão frequentando as aulas da Escola da Fé, toda terça-feira, a partir das 19h30, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo.

A Escola da Fé São Tomaz de Aquino, teve inicio em junho deste ano. No 26 de agosto, acontecerá a missa de encerramento das aulas da primeira turma. No dia 28, haverá a solenidade de formatura e entrega dos diplomas aos alunos.



Na última terça-feira, dia 31, os alunos tiveram aula sobre Cristologia, com assessoria do Pe. Roberlan Roberto, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Brejinho e Passagem. Na próxima terça-feira, dia 7, a Ir. Eulália Batista e o Pe. Janilson Macêdo irão ministrar aula sobre Mariologia e Antropologia Teologica.



Fotos da aula, dia 31 de julho
 




Passagem sedia Encontrão do Povo de Deus


A Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Brejinho e Passagem recebe neste domingo, dia 5, as paróquias do oitavo zonal que participarão do Encontrão do Povo de Deus, a partir das 8 horas. Haverá acolhida em frente à Matriz de Passagem, seguindo-se caminhada com trio elétrico, pelas ruas da cidade. Cada paróquia será representada por uma cor, a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz ficou com a cor azul claro.

Este ano o Encontrão tem como tema “Juventude e Missão” e o lema “Vem e segue-me”. Depois  da caminhada haverá palestra sobre o tema com assessoria da Ir. Ana Maria, da congregação Nossa Senhora de Belém. Algumas paróquias irão fazer apresentações culturais. O encontro termina com  missa, presidida pelo Arcebsipo Dom Jaime Viera Rocha.


Ir. Ana Maria



Programação

08hs – Acolhida com Animação defronte a Igreja
08h25 – Palavra de Acolhida – Pe. Roberlan (anfitrião) Pe. Darci (coordenador do zonal)
08h30 – Caminhada (micareta) da Igreja para o Local do Encontro, com trio elétrico
09hs – Palestra (ver com a assessoria)
10h30 – Intervalo – Lanche – Animação
11hs – Apresentações culturais – Lagoa de Pedras, Monte Alegre, Passa e fica
12hs – Missa de Encerramento – (Bispo ou Vigário Geral)

Cores para identificação das Paróquias

- Vera Cruz – Vermelho
- Santo Antônio – Azul escuro
- Brejinho – Roxo
- Lagoa de Pedras – Branco
- Serra de São Bento – Verde
- Passa e fica – Amarelo
- Nova Cruz – Azul Claro
- Monte Alegre – Laranja



Padres assumem funções diversas na condução da Igreja

Alguns dos padres da Arquidiocese de Natal
Foto: Cacilda Medeiros


Pároco, Pároco emérito, Administrador Paroquial, Vigário Paroquial, Reitor e Capelão formam um dos elencos das funções exercidas pelos Padres de uma Diocese. Cada função está ligada a uma paróquia, reitoria ou capelania, dentro do território da Diocese, por nomeação do Bispo titular. Todas estas funções são exercidas pelos padres da Arquidiocese de Natal ou de congregação religiosa, nas paróquias, áreas pastorais, reitorias e capelanias. A nomeação para as funções de Pároco, Administrador Paroquial, Vigário Paroquial, Reitor e capelão das instituições diocesanas são feitas pelo Bispo da Diocese.


Matéria completa, na edição impressa do Jornal A Ordem, 05/08/12.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Novo site dos jesuítas no Brasil



A Companhia de Jesus, a Ordem dos Jesuítas fundada pelo espanhol Inácio de Loyola há quase 500 anos, lançou na última terça-feira (31) um novo portal na internet e uma logomarca redesenhada para reforçar sua identidade e dar mais visibilidade aos projetos sociais, educacionais e culturais. “A Companhia de Jesus é conhecida como passado, não como presente, e por isso queremos divulgar nossas obras atuais e aquilo que planejamos fazer no futuro”, anuncia o coordenador de comunicação da Companhia de Jesus, padre Geraldo Lacerdine, falando em nome das quatro regiões ou províncias da instituição no país.

Os jesuítas, que já chegaram a ter 37 mil membros no mundo, são atualmente cerca de 19 mil em mais de 130 países. Caíram para a metade após a crise de vocações que se seguiu ao Concílio Vaticano II (1962-1965), mas assim mesmo formam o contingente masculino mais numeroso das congregações e ordens religiosas da Igreja Católica. No Brasil, eles são cerca de 650 e trabalham em 112 obras.

A Rede Jesuíta de Educação tem 21 escolas entre colégios e universidades, com uma média de 150 mil alunos, além de mais de 70 projetos sociais e educacionais espalhados por todo o território nacional. São da Companhia de Jesus a Universidade Católica de Pernambuco e Universidade do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, além da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Bernardo do Campo e de duas escolas de nível superior em Belo Horizonte (MG).

Seus colégios estão localizados em 12 cidades, com destaque para o Santo Inácio, no Rio de Janeiro, o São Luís, em São Paulo, o Loyola, em Belo Horizonte, o Anchieta, em Porto Alegre, o Antônio Vieira, em Salvador e a Escola Técnica de Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí (MG).

Outras informações acesse o novo site da Companhia de Jesus, no endereço eletrônico: www.jesuitasbrasil.com.

Fonte: CNBB

Cartaz e subsídio do Dia Nacional da Juventude 2012 são divulgados



O cartaz oficial e o subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foram lançados dia 1º de agosto. O tema do DNJ deste ano é "Juventude e Vida" e o lema "Que vida vale a pena ser vivida?".

O cartaz deste ano foi escolhido pelos membros da Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil formada por jovens de pastorais, movimentos, congregações e novas comunidades que atuam com a juventude. O subsídio para a vivência do DNJ foi elaborado por esse grupo.

Segundo um dos assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Antônio Ramos do Prado, a construção do subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foi feita a partir do aprofundamento do estudo sobre a realidade juvenil e à luz da Campanha da Fraternidade de 2013, fundamentados no texto bíblico de João 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida”.

"Esse cartaz, feito por Francisco D'almeida, vencedor do concurso, manifestou com mais propriedade o tema e lema do DNJ porque focou os sinais da vida da juventude do Brasil", disse o padre Antônio Ainda segundo o padre, a ideia do jovem pintando os sinais de vida no Brasil manifesta o protagonismo juvenil dentro e fora da Igreja. "Parabéns ao autor que se colocou à disposição para fazer os ajustes necessários", afirmou.

Faça aqui o download dos materiais.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Encontrão do Povo de Deus do 8° zonal será domingo em Passagem/RN


As paróquias do oitavo zonal realizarão Encontrão do Povo de Deus, dia 5 de agosto, a partir das 8 horas, na cidade de Passagem. Haverá acolhida em frente à Matriz de Passagem, seguindo-se caminhada com trio elétrico, pelas ruas da cidade. Depois, haverá palestra sobre o tema “Juventude e Missão” e o lema “Vem e segue-me”, com a Ir. Ana Maria, da congregação Nossa Senhora de Belém. O encontro termina com apresentações culturais e missa.

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participará do encontrão, no próximo domingo. Os fieis se concentrarão em frente a Igreja Matriz, a partir das 6h, logo após sairão para Passagem/RN.

Veja como foi o Encontrão de 2011, realizado em Santo Antonio














Fotos: arquivo Pascom Nova Cruz

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Site do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação




O site do 8o Mutirão Brasileiro de Comunicação já está disponível, com informações sobre o evento, que será sediado em Natal, no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. O endereço é www.muticom.com.br  e é um projeto da Empresa paulista Minha Paróquia, parceira do Mutirão, que atua no mercado com a produção e atualização de páginas, na internet.

No site, o internauta encontra o histórico e os objetivos dos Mutirões Brasileiros de Comunicação; experiências de ações no campo da comunicação cidadã; peças publicitárias, que podem ser utilizadas pelos internautas, como o cartaz, em alta resolução, banners para serem publicados em sites, e spots para rádio; e notícias sobre as atividades que vêm sendo realizadas tendo em vista o Mutirão. Há, também, um link que coloca o interessado em contato com a coordenação do evento. “Incentivamos Dioceses e instituições da sociedade civil que têm boas experiências na área da comunicação que transforma vidas a partilharem essas ações, através do site do Mutirão. Basta enviar um relato e uma foto da experiência, para contato@muticom.com.br”, diz Cacilda Medeiros, da Equipe de Comunicação do 8o Muticom.


A página ainda traz informações e fotos dos principais pontos turísticos da capital do Rio Grande do Norte.
Outro link é destinado ao regulamento que escolherá o Hino do 8o Muticom. Do concurso, podem participar compositores e intérpretes residentes no território do Regional Nordeste 2, da CNBB, que abrange os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto.

O internauta pode também acompanhar os preparativos para o encontro, seguindo a conta no twitter: @8muticom ou seguindo a página no Facebook, buscando 8o Mutirão Brasileiro de Comunicação.


O 8o Muticom terá como tema: “Comunicação e participação cidadã : meios e processos”. A programação constará de mesas redondas, grupos de trabalho e atividades culturais. As inscrições serão abertas no início de 2013. O evento é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e Signis Brasil, em parceria com outras instituições.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese de Natal lembrará cem anos de nascimento de Otto de Brito



A Arquidiocese de Natal está planejando um evento para lembrar os cem anos de nascimento de Otto de Brito Guerra. Algumas reuniões já foram realizadas, nesse sentido. A última aconteceu no último dia 26, na sala do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, contando com a participação do VIigário Geral, Padre Edilson Nobre; do Professor Marcos Guerra, filho de Otto Guerra; do ex-presidente da OAB-RN, Carlos Gomes, entre outras pessoas.

“Nesse evento em homenagem a Otto Guerra, queremos fazer um resgate da história da Igreja, em Natal, nestes 50 anos”, explicou Dom Jaime. O grupo aprovou a sugestão do tema para o evento: “O papel do leigo na Igreja, hoje”. Todos recordaram a trajetória do professor Otto Guerra, como leigo atuante, na Arquidiocese de Natal.

No final da reunião, o grupo definiu o dia 28 de agosto, como a data para a Oficialização da Comissão Arquidiocesana para o centenário, assim para o lançamento da programação do evento.

Otto de Brito Guerra nasceu em 2 de julho de 1912, em Mossoró, e faleceu em 16 de março de 1996, em Natal. Foi professor, advogado e teve significativa atuação na Arquidiocese de Natal, em especial no Movimento de Natal. Dentre as atividades desenvolvidas na Igreja, foi diretor do Jornal A Ordem.

FOTO
LEGENDA: comissão, em reunião, planeja evento para marcar centenário
CRÉDITO: Cacilda Medeiros

Fonte: Arquidiocese de Natal

Área Pastoral será transformada em Paróquia





A Área Pastoral de Nossa Senhora do Rosário, em Alto do Rodrigues, será transformada em Paróquia, no próximo dia 10. A celebração, durante a qual será criada a Paróquia, será às 19h30, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Na ocasião, Dom Jaime empossará Padre Marcelo Coutinho, como primeiro pároco da nova paróquia.

Em preparação à criação, acontece um Curso Bíblico, em Alto do Rodrigues, no período de 5 a 17 de agosto, das 19h30 às 22h30, ministrado pelas Apóstolas da Palavra.

FOTO
CRÉDITO: cedida
LEGENDA: Pe. Marcelo Coutinho é responsável pela Area Pastoral

Fonte: Arquidiocese de Natal

Igreja Católica prepara 5ª Semana Social Brasileira



A Igreja Católica vive o período de preparação para a 5a Semana Social Brasileira, que acontecerá em março de 2013, com o tema: “Estado para que e para quem?” e o lema: “Um novo Estado, caminho para uma nova sociedade do bem viver”. A Arquidiocese de Natal, através do Vicariato Episcopal para Instituições, planejou algumas atividades, que visam preparar padres, diáconos, religiosos e fiéis leigos para a Semana Social.

No próximo sábado, dia 4, das 8 às 12 horas, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral, será realizado encontro, para refletir sobre o tema da Semana. O assessor serái César Sanzon, um dos autores do subsídio da Semana Social Brasileira.

Mais três atividades estão previstas ainda para este ano: dias 01 e 02 de setembro, Seminário de preparação para a Semana Social; dia 6 de setembro, Grito dos Excluídos, com o tema: “Vida em primeiro lugar”; e dia 2 de dezembro, Semana Social Arquidiocesana.

FOTO
LEGENDA: Pe. Murilo Paiva, Vigário Episcopal para o Social
CRÉDITO: Cacilda Medeiros

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia de Nova Cruz acolherá o novo pároco



A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, acolherá o novo pároco, Padre Francisco de Assis Inácio, segunda-feira, 6 de agosto. A programação de acolhida terá início às 18 horas, na entrada da cidade, quando o vigário paroquial, Padre Janilson Macedo, e os fiéis darão as boas vindas ao Padre Assis. Em seguida, haverá carreata até à Igreja Matriz, onde haverá missa, às 19 horas, durante a qual o Arcebispo, Dom Jaime Vieira, empossará o novo pároco.

Ainda, em Nova Cruz, acontecerá a Hora da Juventude, dia 9 de agosto, às 19 horas, na Igreja Matriz. Haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, com a participação dos grupos de jovens, dirigida pelo Padre Janilson.

FOTO
LEGENDA: Padre Assis será o novo pároco de Nova Cruz
CRÉDITO: Cacilda Medeiros



Diácono Gabriel será ordenado dia 24



O Diácono João Gabriel do Nascimento Ribeiro, da Arquidiocese de Natal, será ordenado Presbítero no próximo dia 24 de agosto, às 17h na Catedral Metropolitana de Natal. No dia 25, na Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição, em Santo Antônio, às 17h, o Padre Gabriel presidirá pela primeira vez a Santa Eucaristia em ação de Graças a Deus pelo dom da Vocação e do ministério sacerdotal. 

Gabriel foi ordenado diácono, dia 14 de maio, às 15h30, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ele cursou de Filosofia no Seminário de São Pedro. Em 2009, foi estudar Teologia, no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, em Roma.



Gabriel convida todos para participarem de sua ordenação:
Com grande alegria convido a todos os amigos para a minha Ordenação Presbiteral 

terça-feira, 31 de julho de 2012

Comissão Episcopal disponibiliza subsídio para a celebração do mês vocacional



O mês de agosto é tradicionalmente dedicado na Igreja para a promoção e oração pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Por este motivo, a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada preparou um subsídio com sugestões para as celebrações deste período, com o apoio do Instituto de Pastoral Vocacional e da Rogate - revista de animação vocacional.

O tema que deve iluminar a reflexão do mês vocacional será “Chamados à vida plena em Cristo”, com o lema “Eis que faço novas todas as coisas!” (Ap 21,5). São quatro celebrações, dedicadas a uma reflexão eclesiológica da vocação, da seguinte maneira: no primeiro domingo,  a vocação dos Ministros Ordenados (bispos, padres e diáconos); no segundo, a vocação da Vida em Família (em sintonia com a Semana Nacional da Família); no terceiro domingo a vocação da Vida Consagrada (religiosas, religiosos, leigas e leigos consagrados); e no último domingo, a vocação dos ministros não ordenados (todos os cristãos leigos e leigas).

O material – arte do cartaz e o roteiro das celebrações – foi enviado para as dioceses de todo o país, e pode ser baixado no site da CNBB. Basta clicar aqui.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bento XVI anuncia contagem regressiva para JMJ Rio 2013



Após a oração mariana do Angelus este domingo, 29 de julho, em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI recordou que daqui um ano, exatamente neste período, se realizará a 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

“Trata-se de uma preciosa ocasião para muitos jovens de experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e de viver a fé. Aguardo com esperança este evento e desejo encorajar os organizadores e agradecer-lhes, especialmente a Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo empenho em preparar com diligência a acolhida aos jovens que, de todo o mundo, participarão deste importante encontro eclesial.”

No Rio de Janeiro, termina neste domingo a pré-Jornada “Preparai o caminho” – uma iniciativa de três dias para marcar a contagem regressiva de um ano para o evento de 2013. A programação deste dia inclui as presenças do Monsenhor Jonas Abib e Luzia Santiago, da Comunidade Canção Nova. A pregação será feita pelo padre Reginaldo Manzontti, seguida pela apresentação de Marcos Frota Circo Show. À tarde, segue o show do padre Omar – que lança CD em parceria com Diogo Nogueira – e a Missa de Encerramento.

No sábado, centenas de jovens receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, levada pelas mãos do Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis. “Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é também a primeira patrona da JMJ Rio 2013. E é com muito prazer que o Santuário Nacional doa a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida para a Arquidiocese do Rio de Janeiro”, afirmou Dom Raymundo, ao entregar a imagem ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

Fonte: CNBB

Dom Jaime começa a moldar o “rosto” do seu Pastoreio


Dom Jaime Vieira, Arcebispo de Natal
Foto: cedida




O sexto Arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, assumiu o pastoreio há pouco mais de cinco meses, em 26 de fevereiro de 2012. Desde então, iniciou o trabalho de composição da equipe de colaboradores que o ajudarão na condução da Arquidiocese.

A escolha de nomes para a equipe implica em mudanças nas funções ocupadas pelos padres, nas paróquias. “Essas mudanças são normais, em todo começo de trabalho”, afirma Dom Jaime. Ele acredita que até o final do primeiro ano de pastoreio possa ter concluído a formação da equipe de auxiliares. Com as nomeações, o Arcebispo, aos poucos, vai moldando o “rosto” do seu pastoreio, na Igreja Arquidiocesana de Natal.

Novas mudanças

Antes de viajar para o retiro do clero, na segunda-feira, 16 de julho, Dom Jaime fez 15 nomeações. Dessas, duas sofreram mudanças, após os contatos com o clero, durante o retiro, realizado em Fortaleza-CE. 

As que permanecem, são: Pe. Francisco de Assis Inácio sai da paróquia de Taipu e Poço Branco e assume a paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz; Pe. Helenildo Marques de Morais deixa a função de Vigário Paroquial da Catedral e assume a paróquia de Taipu e Poço Branco; Pe. Orcenival Maria de Oliveira deixa a função de vigário paroquial de Goianinha e assume a paróquia de Santana, do Soledade 2, zona norte de Natal; Pe. Luiz Paulo da Silva deixa a função de vigário paroquial de Nossa Senhora de Lourdes e assume a mesma função em Goianinha e de responsável pela Área Pastoral a ser criada em Tibau do Sul; Pe. Raimundo Renato da Rocha Ciríaco deixa a paróquia de Arez e assume a função de vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim; Pe. Rogério Ferreira Barros deixa a paróquia de Pedro Avelino e assume a função de vigário paroquial, em Ceará-Mirim; Pe. Cidinei Frimino da Silva deixa a função de vigário paroquial de Ceará-Mirim e assume a mesma função, na paróquia de Macaíba; Pe. Antônio José do Vale, pároco de Afonso Bezerra, acumulará, provisoriamente, a função de administrador paroquial de Pedro Avelino; Pe. Valberto Messias da Cruz deixa a paróquia de Pendências e assume a função de pároco de São Gonçalo do Amarante; Pe. Jailton da Silva Soares deixa a função de Diretor Espiritual do Seminário de São Pedro e assume a de pároco de São João Batista, de Pendências; Pe. Manoel Henrique de Paiva, além de vigário paroquial de Parnamirim, assume também a função de responsável pela futura Área Pastoral de Cidade das Nações, também em Parnamirim; Pe. Newton de Oliveira, responsável pelo Propedêutico do Seminário de São Pedro, também assume as funções de Diretor Espiritual do Seminário e capelão da Escola Nossa Senhora de Fátima; e Pe. Paulo Henrique da Silva sai da paróquia de Santa Clara, no Pitimbu, e assume a capelania do Instituto Maria Auxiliadora, no Tirol, em Natal. 

Após os contatos durante o retiro do clero, Dom Jaime fez novas mudanças: Pe. Joaquim Ataíde de Araújo, que saíra da paróquia de Santana, no Soledade, para assumir a paróquia de Arez, assumirá a função de pároco de Santa Clara, no Vale do Pitimbu; Pe. Valdir Cândido de Morais, recém chegado de Roma, onde fez mestrado na área da Família, assumirá a função de pároco da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal. Pe. Aerton Sales da Cunha, até agora pároco da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, assumirá a função de pároco de São João Batista, de Arez. Além da Catedral, o Pe. Valdir Cândido também assumirá a função de coordenador da Comissão Arquidiocesana da Família.

Também ficou definido que o Pe. Francisco Fernandes assume a função de Vigário paroquial da Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, nos meses de agosto e setembro. Atualmente, ele faz mestrado em Roma e está de férias em Natal, nestes dois meses.

Para o Pe. Valdir, assumir a Catedral “é um sinal de confiança da parte do bispo para comigo”. Ele afirmou que sabe da responsabilidade que é assumir a Catedral, tendo em vista o dinamismo do seu antecessor, Pe. Aerton Sales da Cunha. “Quero dar continuidade a esse trabalho. Tenho sentimento da responsabilidade e, ao mesmo tempo, de confiança nos que estão envolvidos com o trabalho, para cuidar bem da Igreja Mãe da Diocese, da Igreja do Bispo Diocesano”, afirmou Pe. Valdir.

Sobre esta última mudança, Dom Jaime explicou: “durante o retiro, o Pe. Aerton conversou comigo e disse que recebeu recomendações médicas no sentido de reduzir as atividades e me pediu para sair da Catedral e ir para uma paróquia menor, de preferência no interior”. Diante do fato, o Arcebispo convidou o Pe. Valdir a assumir a Paróquia da Catedral. “O Pe. Joaquim Ataíde, que iria para Arez, assumirá a função de pároco de Santa Clara, no Pitimbu”, informa o Arcebispo.

Para Dom Jaime, todas estas mudanças ocorrem dentro do ritmo normal do pastoreio, na Arquidiocese. “Esta fase das nomeações mexe com as funções, nas paróquias. E o retiro do clero é ocasião que favorece os contatos do bispo com os padres e atendimento às demandas naturais, nesta fase das nomeações”, explica o Arcebispo.

Calendário de posses

O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, definiu as datas de posses dos párocos e administradores paroquiais e de apresentação dos vigários paroquiais:
. 05/08 - chegada do Pe. Rogério Barros, em Ceará-Mirim;
- chegada do Pe. Cidinei Firmino, em Macaíba;
- posse do Pe. Valdir Cândido e apresentação do Pe. Francisco Fernandes, na Paróquia da Catedral;
. 06/08 - posse do Pe. Assis Inácio, em Nova Cruz;
. 09/08 - posse do Pe. Helenildo Marques, em Taipu;
. 14/08 - posse do Pe. Orcenival Oliveira e apresentação do Pe. André Martins, na Paróquia de Santana, no Soledade 2, Natal;
. 16/08 - posse do Pe. Joaquim Ataíde, na Paróquia de Santa Clara, no Pitimbu, Natal;
. 17/08 - posse do Pe. Luiz Paulo da Silva e criação da Área Pastoral de Tibau do Sul;
. 30/08 - posse do Pe. Valberto Messias, em São Gonçalo do Amarante;
. 12/09 - posse do Pe. Jailton Soares, em Pendências;
. 14/09 - posse do Pe. Aerton Sales, em Arez;
. 15/09 - chegada do Pe. Renato da Rocha, em Parnamirim.



Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br/