sexta-feira, 18 de maio de 2012

Arquidiocese tem novo Conselho Presbiteral


Dom Jaime e Edilson  Nobre

Vinte e dois padres compõem o novo Conselho Presbiteral, da Arquidiocese de Natal. Destes, 11 foram eleitos pelos próprios sacerdotes, durante a reunião do clero, realizada no último dia 17, em Emaús. Na ocasião, foi eleito, também, um suplente para cada conselheiro.

Além dos eleitos, sete são membros natos, conforme o estatuto do Conselho. Os membros natos são: Pe. Edilson Soares Nobre, Vigário Geral; Pe. Francisco das Chagas de Souza, Vigário Episcopal Urbano; Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior, Vigário Episcopal Norte; Pe. Matias Soares, Vigário Episcopal Sul; Pe. Antônio Murilo de Paiva, Vigário Episcopal para Instituições Sociais; Pe. Ajosenildo Nunes, reitor do Seminário de São Pedro; e o Pe. Valtair Lira Lucas, Chanceler da Cúria.

Os eleitos são: Pe. Raimundo Lopes, representando os religiosos; Pe. Alcimário Pereira de Oliveira, Pe. Antônio Otávio Miguel, Pe. Gilmar Pereira de Castro, Pe. Francisco Flávio Herculano do Nascimento, Pe. Josino Raimundo da Silva, Pe. Flávio Bezerra Silva, Pe. Josenildo Bezerra da Silva, Pe. José Adelson Rodrigues, Pe. Vicente Fernandes Neto e Pe. Severino dos Ramos Vicente. Estes representam os zonais da Arquidiocese. Ainda faltam dois membros, que serão nomeados pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Site da Paróquia de Nova Cruz inaugura novo banner


Para marcar 46º Dia Mundial das Comunicações a Pastoral da Comunicação de Nova Cruz lançou um novo banner no site oficial da Paróquia: http://www.paroquiadenovacruz.com/. O site foi lançado em 5 de junho de 2011, na comemoração do 45º Dia Mundial das Comunicações. Desde o lançamento até o momento o site contabilizou mais de 30 mil acessos.


Programação do Tríduo da Comunicação em Nova Cruz



Tríduo da Comunicação

Em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais
De 18 a20 de maio

Tema: SILÊNCIO E PALAVRA: CAMINHO DE EVANGELIZAÇÃO

Programação:

18 de maio – sexta-feira
Cristoteca
Local: Mercado Público, às 20 horas

19 de maio – sábado
Feira das Pastorais
Local: Praça de São Sebastião, às 20 horas,
Com música ao vivo e exposição das pastorais, movimentos e serviços, com estandes para expor o trabalho que realiza, com serviço de lanchonete.

20 de maio– Domingo
Dia Mundial das Comunicações Sociais
Missa da Comunicação na Igreja Matriz, às 19 horas

O silêncio diante do burburinho midiático



“É impossível não comunicar” é uma afirmação célebre do pesquisador Paul Watzlawick, do Mental ResearchInstitute de Palo Alto, Califórnia, que desenvolveu inúmeras pesquisas sobre a comunicação humana em conjunto com Gregory Bateson e Don Jackson. Ao ler a mensagem “Silêncio e Palavra”, do Papa Bento XVI, para o dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 20 de maio, fiz uma associação imediata. 

Na primeira metade do século XX, enquanto a maioria dos pesquisadores nos EUA se focava nos estudos sobre as mídias massivas (imprensa, rádio, televisão, cinema etc), esses pesquisadores procuraram compreender a complexidade da comunicação humana, em vez dos meios de comunicação de massa. Os meios de comunicação de massa são hábeis no barulho, no estrondo, na polemização sem tempo nem espaço para o silêncio, para a reflexão, para a ponderação. Os meios de massa não dão tempo para o outro (leitor, ouvinte, telespectador, cidadão) se manifestar, pois nunca silenciam: alardeiam, simplesmente. Silenciam a voz da sociedade com sua verborragia, saturando-nos de informações, as quais nem temos tempo para digerir criticamente. Não há espaço nem tempo para isso. Somos bombardeados intensamente, cotidianamente pelas informações midiáticas.

É “impossível não comunicar”, como diz Watzlawick, porque todo comportamento é comunicativo, incluindo o silêncio. O silêncio tem uma multiplicidade de sentidos e leituras, dependendo do contexto onde seja exercido. Pode ser uma atitude de escuta amorosa e respeitosa, como pode representar uma reprovação ou atitude de indiferença. Contudo, o silencio é essencial para a existência do diálogo, pois dá o tempo necessário para que nosso interlocutor se manifeste e o possamos ouvir com atenção. Diz Bento XVI: “Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias”. 

E, de fato, precisamos muito do silêncio na sociedade contemporânea, chamada de “Sociedade da Informação”, portanto, da palavra, do texto, dos dados, dos cálculos, dos bits. Com tamanha saturação de informações, precisamos do tempo do silêncio para exercer uma leitura crítica, contemplativa, meditativa dos fatos, dos acontecimentos. Como ressalta Bento XVI: “Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório.” Somos convidados a imprimir nosso próprio ritmo, impondo nosso silêncio, ao burburinho dos meios de comunicação de massa, que mais confundem do que explicam os fenômenos da sociedade.

Juciano de Sousa Lacerda
Professor e Pesquisador do Mestrado em Estudos da Mídia da UFRN

Fonte foto:http://www.celepar.pr.gov.br/

NESTA SEXTA-FEIRA COMEÇA O TRÍDUO DA COMUNICAÇÃO EM NOVA CRUZ


A juventude está ansiosa para chegar a hora de começar a Cristoteca da Comunicação, logo mais a partir das 20h, no mercado público. Essa é a primeira atividade do Tríduo da comunicação que acontecerá de 18 a 20 em Nova Cruz. 

No sábado, dia 19, será realizado a Feira das Pastorais, na praça de São Sebastião, a partir das 20h. Música ao vivo, com Edson; stands das pastorais e muita animação. O tríduo termina com a Missa da Comunicação, no domingo, dia 20, às 19h, na Igreja Matriz.



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Tríduo das Comunicações começa dia 18



A abertura oficial do Tríduo da Comunicação, na Paróquia de Nova Cruz acontecerá  sexta-feira, dia 18, com a realização da Cristoteca a partir das 20h, no mercado Público. As úlltimas senhas antecipadas ainda podem ser adquiridas através dos membros da Pastoral da Juventude, Coroinhas, Pascom e na igreja de São Sebastião.

No dia 19, às 19h, acontecerá a Feira das Pastorais, ao lado da Praça de São Sebastião, com música ao vivo e stands das Pastorais, Movimentos e serviços. O Tríduo será encerrado no domingo, dia 20, na Igreja Matriz, com a missa da Comunicação, às 19h, presidida pelo pároco e assistente eclesiástico da Pascom, na Arquidiocese de Natal, Pe. Edilson Soares Nobre. 

As atividades fazem partte da comemoração do 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é "Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização".

Dom Jaime visitará João Câmara



A primeira visita do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, à Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara, acontece domingo, dia 20. Ele presidirá missa, às 9 horas, na Igreja Matriz. Na ocasião, acontecerá a instituição dos Ministros Extraordinários da Eucaristia e a renovação do mandato dos veteranos.

Ainda, em João Câmara, a celebração do Mês Mariano acontece diariamente, às 19h30, na Igreja Matriz. Todas as noites, após a novena, também há funcionamento de quermesse, ao lado da Igreja.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Natalense participará de reunião do Cone Sul



A secretária do Setor Juventude, da Arquidiocese de Natal, Daniely Barbosa, participará do 8o Encontro de Jovens da Região Cone Sul, no Chile, de 20 a 25 de maio. Ela, juntamente com outras 12 pessoas, integrará a Comissão brasileira, entre jovens e assessores de movimentos que trabalham com a juventude. No encontro, Daniely representará a Pastoral da Juventude do Meio Popular - PJMP. A Região Cone Sul é formada pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Fonte imagem: http://www.google.com.br/imgres

Equipe da Pascom visitou local da Cristoteca


Membros da equipe da Pastoral da Comunicação de Nova Cruz estiveram visitando o local onde será realizado a Cristoteca da Comunicação, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 18. Brena, Emily, Larissa, Amanda, Diogo e Flavio foram ver as instalações e espaço do mercado público. Após a visita eles foram visitar o secretário de obras e serviços urbanos, José Carlos, para tomar algumas providencias e segundo José Carlo, sexta-feira, o local está pronto pra receber os jovens.

A cristoteca terá inicio as 20h, com muita animação e louvor através das músicas católicas remixadas. Compre já sua senha antecipada com os membros da Pascom, Coroinhas, Pastoral da Juventude e Igreja de São Sebastião.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Arcebispo nomeia Vigários Episcopais e postulador dos Mártires



O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou quatro Vigários Episcopais, na manhã desta terça-feira, dia 15. Foram nomeados: Vigário Episcopal Urbano, Padre Francisco das Chagas de Souza; Vigário Episcopal Norte, Padre Bianor Francisco de Lima Júnior; Vigário Episcopal Sul, Padre Matias Soares; e Vigário Episcopal para Instituições Sociais, Padre Antônio Murilo de Paiva. “Pe. Chagas, Pe. Bianor e Pe. Matias serão responsáveis pela pastoral, porém o coordenador arquidiocesano será o Pe. Chagas”, informa o Vigário Geral, Padre Edilson Nobre.

Também, na ocasião, Dom Jaime nomeou o Cônego José Mário de Medeiros para a função de Postulador da Causa dos Mártires. Essa função era exercida pelo Monsenhor Francisco de Assis Pereira, falecido em dezembro do ano passado.

De acordo com o Código de Direito Canônico, nos cânones 476 a 481, o Vigário Episcopal é constituído pelo bispo diocesano para uma determinada parte da diocese ou para determinadas espécies de questões. “Eles participam do poder executivo - munus de governar - que por direito pertence ao bispo diocesano praticando atos administrativos limitados à região ou ao setor para que foram nomeados. Devem referir ao bispo diocesano as principais atividades realizadas ou por realizar, sempre de acordo com a vontade e a mente do bispo”, explica o Vigário Judicial da Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante, citando o Código de Direito Canônico.
 
Quem são os nomeados
 
Padre Francisco das Chagas tem 51 anos de idade e 23 anos de sacerdócio. Atualmente, é pároco da Paróquia do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, e capelão militar.

Foto: José Bezerra

 
Padre Bianor nasceu em 1967 e foi ordenado sacerdote em 1992. É administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, e membro da coordenação arquidiocesana e do Conselho Regional de Cáritas. É bacharelando em Direito.

Foto: Cacilda Medeiros

 
Padre Matias Soares nasceu em 19 de maio de 1978 e ordenado sacerdote em 5 de maio de 2004. Atualmente, é pároco da Paróquia de Santana e São Joaquim, em São José de Mipibu. É bacharel em Teologia pelo Atheneum Pontifício Regina Apostolorum, em Roma; tem especialização em Ética Filosófica, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e é bacharelando em Direito.


Foto: Jorge Correa

 
Padre Antônio Murilo nasceu em 1957 e foi ordenado sacerdote em 1985. É pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim, e capelão do Monumento dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante.


Foto: José Bezerra

 
Cônego José Mário tem 70 anos de idade e 41 de ministério sacerdotal. É mestre em Patrologia, professor universitário aposentado, pároco da Paróquia do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, capelão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e assistente para os fiéis do Rito Maronita.


Foto: Francisco Morais


Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ironi Spuldaro em Natal



Nos próximos dias 19 e 20/05, em Natal, teremos o Acampamento de Oração – Pentecostes, com o tema “…e todos ficaram cheios do Espírito Santo!”. Na oportunidade teremos a presença de um dos principais pregradores da Renovação Carismática Católica do Brasil e no mundo: Ironi Spuldaro. Conheça um pouco mais de sua história e participe conosco do Acampamento de Oração. 



Quem é Ironi Spuldaro:

Ironi Spuldaro, nascido em 23 de Janeiro de 1966, na cidade de Chopinzinho (PR), é filho de Ivo Spuldaro e Ladires Spuldaro. Casado desde 20 de dezembro de 1986 com Rozicléia da Luz Spuldaro, Ironi é pai de dois filhos: Lucas Francisco Spuldaro, 21 anos, e Gabriel Fernando Spuldaro, com 15 anos. Reside na cidade de Guarapuava (PR) há 35 anos (Diocese de Guarapuava).

Durante 17 anos trabalhou como funcionário da Fundação Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava (PR); nos últimos sete anos, foi Diretor Geral de duas emissoras de rádio – AM 560 e FM 93,7 – pertencentes a esta fundação, as quais têm como objetivo principal a evangelização. Também é membro do CAE (Comissão de Ação Evangelizadora) da diocese de Guarapuava.

É membro do Conselho Diocesano, Estadual e Nacional da RCC (Renovação Carismática Católica) movimento do qual participo há 25 anos.

Spuldaro foi coordenador do Grupo de Oração ‘Caminhando com Jesus e Maria’ durante 6 anos e coordenador da Renovação Carismática Católica (RCC) na cidade de Guarapuava por 4 anos. Atuou também como coordenador da RCC na diocese de Guarapuava durante 3 anos e 6 meses e coordenou o Ministério de comunicação da RCC (PR) por 4 anos. Ironi também foi coordenador estadual da RCC(PR) por 4 anos e coordenou a comissão nacional de finanças da RCC(BR) junto a CNBB sul II, de todos os movimentos do Estado do Paraná durante 2 anos.

Em Bethânia, Spuldaro foi coordenador dos amigos e amigas, na cidade de Guarapuava, entidade que trabalha com restauração de dependentes químicos. Nesta mesma cidade, foi responsável pelo Grupo de Oração ‘Caminhando com Jesus e Maria’, grupo o qual participa até hoje.

Ironi exerce o ministério de pregação em todo o Brasil e em outros países como Argentina, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos da América, Itália, Japão, Inglaterra e Suíça.

Fonte: Blog Canção Nova Natal

Homenagens as Mães e a Nossa Senhora de Fátima

 Às 18h deste domingo, dia 13, começou a recitação do Terço em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, em seguida os fieis devotos e membros do Movimento de Nossa Senhora de Fátima da Paróquia de Nova Cruz sairam em procissão passando pela rua 13 de maio cantando hinos mariano. Ao chegar na Igreja Matriz aconteceu a missa em homenagens as mães e dedicado a Nossa Senhora de Fátima.







A missa foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre, pároco de Nova Cruz. No final, várias homenagens e sorteios de brindes para as mães.