sábado, 29 de outubro de 2011

Mensagem de Bento XVI em Assis

Mensagem de Bento XVI em Assis

As religiões jamais podem ser motivo de violência. Os credos e o diálogo inter-religioso são e devem ser baseados na paz. Foi a evocação feita por Bento XVI, nesta quinta-feira, em Assis, diante dos expoentes de todas as religiões do mundo, e de um grupo de agnósticos, por ocasião de uma nova Jornada mundial de oração e de reflexão pela paz, à distância de 25 anos do histórico encontro realizado por iniciativa de João Paulo II.


O Papa e os cerca de 300 participantes do encontro "Peregrinos da verdade, peregrinos da paz" chegaram pela manhã à cidade de São Francisco a bordo de um trem, que no final do dia os trará de volta a Roma. De fato, tendo partido às 8h locais da estação vaticana, o trem Etr 600 das Ferrovias italianas, formado por 7 vagões e a locomotiva, levava a bordo o Santo Padre e cerca de 300 pessoas.

O Pontífice viajou no vagão 2, localizado na parte traseira do trem, com o Cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone, acompanhado do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e de outros renomados expoentes das religiões mundiais. O trem chegou a Assis às 9h45 locais.

No final desta manhã, o Santo Padre dirigiu-se aos participantes na Jornada de Reflexão em Assis. O Pontífice iniciou seu discurso lembrando que “passaram-se vinte e cinco anos desde quando, pela primeira vez, o beato Papa João Paulo II convidou representantes das religiões do mundo para uma oração pela paz em Assis”. E então pôs as questões: “o que aconteceu desde então? Como se encontra hoje a causa da paz?”.

“Naquele momento – disse o Papa -, a grande ameaça para a paz no mundo provinha da divisão da terra em dois blocos contrapostos entre si. O símbolo saliente daquela divisão era o muro de Berlim que, atravessando a cidade, traçava a fronteira entre dois mundos. Em 1989, três anos depois do encontro em Assis, o muro caiu, sem derramamento de sangue. Inesperadamente, os enormes arsenais, que estavam por detrás do muro, deixaram de ter qualquer significado. (…) Enfim, a vontade de ser livre foi mais forte do que o medo face a uma violência que não tinha mais nenhuma cobertura espiritual”.

Catequese avalia e planeja ações


Os coordenadores de catequese de Batismo, Crisma e Primeira Eucaristia terão encontro de avaliação e planejamento, dia 5 de novembro, das 8 às 14 horas, no Centro Pastoral Dom Nivaldo Monte, situado ao lado da Câmara Municipal. O objetivo é avaliar a caminhada de 2011 e traçar as linhas de trabalhos para o ano de 2012.

O encontro está sendo organizado pela coordenação arquidiocesana da Catequese, tendo à frente as Irmãs de Belém e o Diác. Edmar Conrado. Neste ano, a noite da Catequese, no novenário da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese de Natal, será no sábado, dia 12 de novembro.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dom Matias fala sobre Dia de Finados


A Igreja celebra o Dia de Finados, na próxima quarta-feira, 2 de novembro, com missas nas Matrizes e nos cemitérios em memória dos fiéis defuntos. O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, explica esta celebração. “É um momento em que nós, cristãos, reverenciamos nossos parentes e amigos, como sinal de que não os esquecemos”, diz.

Paróquia de Nova Cruz participa de Mutirão Regional de Comunicação


Neste final de semana, de 28 a 30, Maceió (AL) será a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz.capital da Pascom, no Regional Nordeste 2. Lá, acontecerá o 4º Mutirão Regional de Comunicação. Cerca de 400 pessoas estão inscritas, das 21 Arquidioceses e Dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Entre eles está o coordenador da Pascom, Flavio Luiz (foto). Ele representará a

Entre os assessores, estarão a Irmã Joana Puntel (Paulina), a Irmã Élide Fogolari (CNBB) e o Padre Manoel Filho (Pascom de Salvador - BA), além de outras quase 20 pessoas das dioceses do Regional Nordeste 2 e profissionais da comunicação.

Já no dia 29, membros do Movimento da Mãe Peregrina e do Terço dos Homens de Nova Cruz participarão de uma Peregrinação. O grupo irá visitar o Convento Frei Damião e o Santuário da Mãe Peregrina em Recife/PE. Além

Teço Luminoso abre preparativos para festa em Nova Cruz

Foto: Terço Luminoso realizado em Lagoa de Pedras
Fonte: pascom-saofrancisco.blogspot.com

Os fiéis de Nova Cruz realizarão o Terço Luminoso, dia 5 de novembro, às 18h, com participação do Terço dos Homens da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim. A pretensão é reunir 1.000 fiéis que conduzirão 1.000 tochas que iluminarão a caminhada que sairá da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião, passando pela Igreja de São Sebastião com chegada na Igreja Matriz da Imaculada Conceição.

Segundo o Pároco, Pe. Edilson Nobre, o terço luminoso é o ponto de partida dos preparativos para a festa da Padroeira da Cidade, a Imaculada Conceição. “abre a peregrinação da imagem da Padroeira pelas comunidades”, explicou. A partir do dia 8 de novembro a imagem vai peregrinar por todas as comunidades, preparando os fiéis para a festa que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro.

Dízimistas participam de Encontro


Foto: Encontro com dizimistas realizado em 2010

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realiza Encontro do Dízimo, neste domingo, 30 de outubro, às 8, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo. A abertura terá celebração de missa, presidida pelo Pe. Edilson Nobre, concelebrada pelo Pe. Janilson Macedo.

O encontro é aberto, também, a fiéis que não fazem parte da pastoral e desejam participar do evento. O tema do encontro é: Dízimo, compromisso missionário, abordado pelo Pe. João Maria do Nascimento, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, do Parque das Dunas, zona norte de Natal. Neste ano a Paróquia de Nova Cruz quer reunir todos os dizimista.

Comunidade realiza Festival de Prêmios

A comunidade de Lagoa do Couro realiza Festival de Prêmios, em beneficio da capela São José, dia 29, sábado, a partir das 19h, em frente a capela da comunidade. Serão sorteados 10 em sete chamada. Adquira sua cartela ao preço de R$ 5,00 com membros da comunidade no dia e local do evento e participe!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Salesianos formam indígenas no Amazonas


Índios da tribo Yanomami, em Santa Isabel do Rio Negro, a 630 km de Manaus, participaram do magistério indígena para a formação de professores no município. As aulas são em parceria com a Congregação Salesiana.


Neste ano, 25 professores de quatro aldeias diferentes cursam, atualmente, o sexto período do magistério indígena, do total de nove – informa o portal G1.


Os professores indígenas aprendem matérias curriculares como português, matemática, geografia e história, sem deixar de valorizar e repassar os costumes e as tradições de cada tribo de origem.


A iniciativa parte do "Projeto Pirayawara" criado em 2006 por meio da gerência escolar indígena. O projeto é realizado em toda a Região Norte e tem o objetivo de formar professores indígenas habilitados para dar aulas de 1ª a 4ª série do ensino fundamental nas aldeias.


Fonte: Rádio Vaticano

Papa em Assis: Encontro pela Paz acontece amanhã


"Peregrinos da verdade, peregrinos da paz" é o título da Jornada de Reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e Justiça no Mundo, que acontece nesta quinta-feira, 27, em Assis (Itália). O evento marca os 25 anos do encontro similar, convocado por João Paulo II. Como naquela ocasião, também agora o Papa estará presente. Já na manhã desta quarta-feira, 26, Bento XVI presidiu a um Encontro de Oração na Praça de São Pedro, com a presença dos membros das Delegações que estarão em Assis.

A terra de São Francisco está se preparando com vigílias de oração e funções religiosas para a Jornada, que confirma a cidade como capital mundial da paz, conforme indica um comunicado divulgado pelo Convento de Assis. Muitos jornalistas e peregrinos são aguardados para a chegada do Papa. Foram montados 2 centros de acolhida, cinco salas de imprensa e 10 telões na Praça da Basílica Superior e Inferior de São Francisco, na Porciúncula e na Praça de Santa Maria dos Anjos. “A peregrinação a Assis encontra seu sentido mais verdadeiro por ser o local em que São Francisco viveu e propôs incansavelmente sua mensagem de paz e bem”, continua o comunicado.

Cerca de 300 expoentes de várias crenças se reunirão com o Papa na cidade. Os chefes das principais delegações farão o trajeto entre Roma e Assis, de trem, juntamente com Bento XVI.

"O evento realizado há 25 anos deixou uma marca indelével aqui. Tudo depois foi inspirado no chamado 'espírito de Assis', ligado à figura de São Francisco. A nossa comunidade, portanto, sentia uma grande exigência de que o Papa relançasse a profecia 25 anos depois. Estamos realmente honrados de ser uma comunidade que se encontra novamente no centro da atenção da Igreja e do mundo", afirma o Arcebispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino.Ele também revela que foi assumido o compromisso de realizar, em todo dia 27 de outubro, um evento para relançar esta mensagem de paz: "É um trabalho que pretendemos fazer e para o qual estamos constituindo inclusive um organismo de coordenação com o mundo franciscano".Uma das novidades desta edição do Encontro de Assis é a presença de intelectuais agnósticos, convidados pelo Pontifício Conselho para a Cultura. "O conceito de verdade, neste último período histórico, sofreu uma profunda transformação em relação à concepção tradicional. A concepção clássica afirma que a verdade é uma realidade em si, objetiva, que nos precede e nos excede. Agora, ao invés, o conceito de verdade é muito subjetivo. Por isso creio que devemos, ainda, reencontrar a grande concepção clássica e cristã de verdade, e, hoje, muitos homens de cultura estão caminhando nessa direção", explica o presidente do dicastério vaticano, Cardeal Gianfranco Ravasi.

Fonte: Rádio Vaticano

Divulgada a programação da 3ª Romaria Nacional da Juventude


O Santuário Nacional de Aparecida, a arquidiocese de Aparecida e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizam nos próximos dias 14 e 15 de novembro, a 3ª Romaria Nacional da Juventude.

Para o evento foram programadas as seguintes atividades: no dia 14 haverá concentração na Praça da catedral em Guaratinguetá; caminhada em procissão com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude até o Santuário Nacional de Aparecida, às 20h; chegada ao Santuário e acolhida às 22h30 e início da vigília às 23h.

A programação do dia seguinte está organizada da seguinte forma:

5h: Encerramento da Vigília

8h às 9h: Terço de Aparecida no altar da catedral

9h às 10h20: Palestra do Pe. Fábio de Melo

10h30 às 12h: Missa de Aparecida

13h às 14h: Animação na tribuna Papa Bento XVI

14h às 15h: Saída do Devotão até a tribuna Dom Aloísio

15h às 15h40: Show Banda Versículos de Fé, ao vivo, da tribuna Dom Aloísio

16h às 17h30: Show do Pe. Fábio de Melo

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Blog da Pascom está entre os 100 melhores do Brasil

O nosso Blog está entre os 100 (cem) melhores Blogs do Brasil na categoria religião, qualificado como profissional. O Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural criado no ano de 2008 pela Insere Comunicação Web Ltda em parceria com a MIX Mídia Digital (Doravante denominada TOPBLOG), destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico TOPBLOG), os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo e categoria descritos por regulamento.

Agora os 100 melhores Blogs passarão para o segundo turno, onde o período de votação pelo Júri Popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico da Empresa será a partir de hoje e vai até às 11h55min da manhã, horário de Brasília do dia 22/11/2011.

ATENÇÃO: Os votos do PRIMEIRO TURNO não serão computados para o SEGUNDO TURNO, sendo assim: serão zerados os votos dos selecionados TOP100 quando passam para a segunda fase TOP3, concorrendo todos em igualdade no segundo turno. Esta votação servirá para eleger os 03 (três) FINALISTAS/VENCEDORES.

Agradecemos a você que votou em nosso blog e que nos ajudaram a estar presente entre os melhores blogs do Brasil. E mais uma vez contamos com seu voto nesta nova votação. Este prêmio não é só da PASCOM, mais sim de todos nós que fazemos a Paróquia de Nova Cruz. Confira relação completa dos classificados, selecione a categoria religião, lista PROFISSIONAL que esta abaixo da lista PESSOAL: aqui.

Clique na imagem que está ao lado com nome que aparece VOTE AQUI!

A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil

Os padres e articuladores da Paróquia do 8º zonal estivera reunidos em Brejinho para o encontro zonal. Na ocasião refletiram “A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”, o documento de estudos 101 da CNBB. O objetivo melhorar comunicação das paróquias. Os assessores foram o Pe. Edílson Nobre Assistente Ecleciastico da Pastoral da comunicação Arquidiocesana e Flávio Luiz articulador da Pascom do 8º zonal.

No encontro o coordenador do zonal Pe. Mário Gomes apresentou e acolheu os novos padres que passam a compor o zonal: Pe. Manoel José, adm. paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Monte Alegre, e Pe. Alisson, adm. paroquial de Vera Cruz. O encontro aconteceu no último dia 21.


Pe. Edilson Nobre

Flavio Luiz

Alguns padres do 8º zonal

O próximo encontro do zonal será realizado dia 16 de dezembro, em Nova Cruz. Lá os participantes irão avaliar as atividades realizadas em 2011 e planejar 2012.

Arquidiocese convoca Assembleia

Assembleia Pastoral de 2009, Centro de Treinamento de Ponta Negra
Foto: José Bezerra

A 51ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana será realizada em três momentos, no Centro de Treinamento de Ponta Negra. Nos dias 3 e 4 de novembro, será para a Região Pastoral Urbana. Nos dias 9 e 10, para as duas regiões pastorais do interior; e, no dia 11, haverá a assembleia geral. Nos dois primeiros, será feito o plano pastoral de cada região, para o período de 2012 a 2016; e, na assembleia geral, será elaborado o Plano Pastoral da Arquidiocese, para o mesmo período. As assembleias das regiões começam às 8h, com missa, no primeiro dia, e termina às 14h, do segundo dia. A assembleia geral, no dia 11, será das 8 às 14 horas.

Participarão da Assembleia os padres, diáconos, religiosos, religiosas, membros do Conselho Pastoral Arquidiocesano, articuladores paroquiais e das COMIPAs, coordenadores e articuladores de setores pastorais, pastorais arquidiocesanas, de movimentos, novas comunida-des e Associação das Escolas Cató-licas. Cada participante deve se inscrever e pagar uma taxa de R$ 100,00, na Tesou-raria da Arqui-diocese.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Palavras de Salvação: Liturgia Diária

Terça-Feira, 25 de Outubro de 2011
Sto. Antonio de Sant’Anna Galvão

Primeira leitura (Romanos 8,18-25)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 18Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós. 19De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. 20Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; 21também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. 22Com efeito, sabemos que toda a criação, até o tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. 23E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo.24Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? 25Mas se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 125)


— Maravilhas fez conosco o Senhor!
— Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.
— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!
— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.
— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!


Evangelho (Lucas 13,18-21)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus?21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Papa Bento XVI participa da Jornada de Reflexão em Assis

papabentoxvinainglaterra2

A cidade italiana de Assis se prepara para acolher o papa Bento XVI e os líderes religiosos mundiais para a Jornada de Reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e a Justiça no Mundo, que será realizada esta quinta-feira, dia 27.

Ontem, 23, milhares de peregrinos participaram de orações nos principais templos desta pequena cidade no centro da Itália. "Muitas famílias se reuniram nas basílicas de Assis e junto ao túmulo de São Francisco de Assis para rezar e invocar a paz em preparação de uma jornada histórica deste milênio", declarou o assessor de imprensa do Sagrado Convento, frei Enzo Fortunato.

Na quarta-feira, 26, a vigília será na Catedral de São Rufino, com a presença do bispo da cidade, dom Domenico Sorrentino, e a participação do Prior de Bosé, Enzo Bianchi.

Ontem, no Angelus na Praça São Pedro, Bento XVI confiou essa Jornada à intercessão de Nossa Senhora. "Uma peregrinação a Assis, 25 anos depois do evento convocado pelo beato João Paulo II".

Fonte: Radio Vaticano