sexta-feira, 4 de junho de 2010

Padres natalenses se encontrarão com o Papa


Cerca de 50 padres e diáconos da Arquidiocese de Natal viajarão a Roma, dia 8 próximo. Eles se juntarão a outros milhares de sacerdotes de todo o mundo que irão participar das festividades do encerramento do Ano Sacerdotal, no Vaticano, de 9 a 11, com o Papa Bento XVI. O Ano Sacerdotal foi inaugurado pelo Papa, em junho do ano passado.


Na programação, na noite da quinta-feira, dia 10, na Praça de São Pedro, haverá uma vigília em preparação à festa do Sagrado Coração de Jesus, com a participação do Santo Padre. Na sexta, dia 11, será celebrada a missa conclusiva do Ano Sacerdotal, presidida pelo Papa Bento XVI.Depois das atividades, em Roma, o grupo da Arquidiocese de Natal irá até à Terra Santa, retornando ao Rio Grande do Norte, no dia 20 de junho.



Os padres Raul, Edilson, Iranildo Augusto, Mario Gomes e Roberlan Roberto do 8º zonal irão participar do encontro.

Pastoral da Criança realizará encontro estadual

Marlúzia Pessoa, atual coordenadora estadual
Foto: José Bezerra


Coordenadores diocesanos e de áreas da Pastoral da Criança, na Arquidiocese de Natal e nas Dioceses de Caicó e de Mossoró, participarão de Assembleia Eletiva, dias 12 e 13 deste mês, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. Logo no início do encontro, haverá um momento de formação sobre Planejamento Participativo, assessorado por Francisco Morais, aluno do Curso de Gestão em Políticas Públicas, da UFRN. Depois, serão oferecidas três oficinas, sobre as ações da Pastoral da Criança.



À noite, no sábado, haverá celebração eucarística, presidida pelo assistente eclesiástico da Pastoral, Pe. Antônio Gomes.



Durante a assembleia, os participantes realizarão eleição para a escolha do novo coordenador estadual. Atualmente, a função é exercida por Marlúzia Maria Pessoa.
O encontro contará com a participação de três integrantes da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança: Ana Rute, Aldenora Pereira e Eli Maria.

SAR iniciará trabalho em São Tomé

Arcebispo, Dom Matias, e o Pe. Robério Camilo, na última assembleia do SAR
Foto: José Bezerra


O Serviço de Assistência Rural - SAR, da Arquidiocese de Natal, passará a acompanhar mais uma paróquia: a de Nossa Senhora da Conceição, de São Tomé. Dia 18 deste mês, o SAR realizará o primeiro encontro para planejar atividades com lideranças e conselheiros municipais. A reunião será das 8 às 12 horas, no salão pastoral da Comunidade Alto de São Francisco. O trabalho do SAR, em São Tomé, consistirá na formação de lideranças e conselheiros em controle de políticas públicas.





No último mês de maio, o SAR iniciou o mesmo trabalho na Paróquia de São Paulo Apóstolo, de São Paulo do Potengi. Atualmente, a instituição, com 60 anos de história, atua em nove municípios. Em Nova Cruz, o SAR reune-se mensalmente com representantes de entidades e é acompanhado pelo Pe. Iranildo Augusto





Fonte: Jornal A Ordem Online

Católicos saem às ruas para proclamar fé em Jesus Eucarístico

Na festa de Corpus Christi, celebrada na quinta-feira, 3, os católicos proclamam sua fé na presença real de Jesus na Eucaristia. Durante todo o dia os fiéis participam de Missas e procissões nas quais o sacerdote caminha à frente com a Hóstia Consagrada no ostensório. Em muitos lugares, as ruas sao enfeitadas com "tapetes" de flores, areia colorida, serragem e outros materiais. Neste dia comemora-se a instituição da Eucaristia, que aconteceu na Quinta-feira Santa, quando Jesus na Última Ceia se oferece como alimento aos discípulos. Como, porém, o clima de recolhimento da Quinta-feira Santa não permite uma celebração mais festiva, a Igreja instituiu a festa de Corpus Christi, comemorada sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

A origem da Solenidade é do século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que em suas visões Jesus pedia uma festa anual em honra do sacramento da Eucaristia. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica.
Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV decretou, pela "Bula Transiturus", a instituição da Festa de Corpus Christi, mas a celebração só ganhou caráter universal no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização de Corpus Christi, a festa passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Em Nova Cruz a solenidade teve inicio por volta das 8 horas da manhã, com a exposição do Santissimo que permaneceu até as 16h, quando teve começou a missa,presidida pelo Pe. Edilson Nobre e concelebrada pelo Pe.Iranildo Augusto, com participação do Diac. Sidney Firmino. Logo após a missa teve inicio a procissão com o Santissimo Sacramento, passando por algumas ruas até a capela da Sagrada familia onde aconteceu a Benção do Santissimo. A partir do dia 3 até o dia 10 o Santissimo ficará em adoração, diariamente, na capela,fazendo parte do Cerco de Jericó, orgranizado pela RCC.
Fotos: Robervanio e Sidney





O Diac. Sidnei proclamou o evangelho










A procissão



A adoração

Durante todo o dia as pastorais participaram da adoração

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pastoral da Criança atua em presídio feminino

Líderes que atuam no presídio, em reunião com o coordenador arquidiocesano
Foto: Cacilda Medeiros


A Pastoral da Criança da Arquidiocese de Natal, começa a atuar no Presídio feminino, na zona norte de Natal. A primeira visita de um grupo de três líderes às gestantes, mães e crianças, que estão no presídio, aconteceu na semana passada. O trabalho é coordenado por Maria Graciete, acompanhada de mais duas líderes da Pastoral da Criança, todas da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, em Natal. “Vamos realizar as visitas a cada quinze dias e, mensalmente, faremos a celebração da vida”, diz a coordenadora.

Segundo Graciete, no presídio, elas desenvolverão as ações básicas em saúde, nutrição, educação, cidadania, brinquedos e brincadeiras. “Estas são as ações básicas da Pastoral da Criança, mas, claro que teremos que fazer alguma adaptação tendo em vista a realidade do presídio”, explica. E acrescenta: “Nossa intenção é que quando aquelas mulheres ganharem a liberdade, a gente possa fazer com que a Pastoral também as acompanhe, nas comunidades onde elas residem”.


O trabalho iniciou com o acompanhamento a três gestantes e quatro crianças, com menos de um ano de idade, que também estão vivendo no presídio, por serem filhas de apenadas.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 1 de junho de 2010

Festa na coroação de Nossa Senhora


A festa teve inicio com uma carreata com a imagem de Nossa Senhora que saiu da comunidade de Lagoa Limpa, passando por várias ruas de Nova Cruz.




A noite foi destinada aos motorista, mototaxista e da Viação Riograndese








Os anjinhos







A coroação




Encontro Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude


Entre os dias 28 e 30, mais de 50 assessores da Pastoral da Juventude (PJ) de diversas dioceses, congregações religiosas, centros, institutos e Regionais do Brasil, se reuniram no Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo (SP) para participarem do Encontro Nacional de Assessores da PJ, que teve com tema central “O Ministério da Assessoria nos dias de hoje”. O evento foi organizado pela Coordenação e Assessoria Nacional da PJ, sendo assessorado pelo padre Hilário Dick.

Durante o Encontro os assessores partilharam suas vidas na PJ, as caminhadas e refletiram sobre o sujeito jovem, o ministério da assessoria, a construção da autonomia, o acompanhamento e os elementos da Pedagogia de Jesus na Evangelização da Juventude.

Os assessores debateram também sobre a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, sobre o Projeto de Revitalização da Pastoral da Juventude na América Latina, a Comissão Nacional de Assessores da PJ e sobre a Ampliada Nacional de Imperatriz (MA).

Fonte: CNBB

Novo bispo de Floriano, dom Valdemir Ferreira, recebe Ordenação Episcopal



Milhares de fiéis preencheram as arquibancadas do Ginásio de Esportes Raul Ferraz, em Vitória da Conquista (BA), para assistir à Ordenação Episcopal de dom Valdemir Ferreira dos Santos, nomeado pelo papa Bento XVI, no dia 17 de março, para assumir a diocese de Floriano (PI).

A Celebração Eucarística de Ordenação Episcopal foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, dom Luís Gonzaga Pepeu, e também pelo arcebispo de Mariana (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, do arcebispo emérito de Teresina (PI), dom Celso José da Silva, e do bispo emérito de Floriano, dom Augusto Alves da Rocha.



A posse como bispo está marcada para acontecer no dia 3 de julho na diocese de Floriano. Como lema episcopal dom Valdemir escolheu “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17), “Pasce ove s meas".

A primeira missa presidida como bispo foi celebrada às 18h do mesmo dia na paróquia Nossa Senhora das Candeias, aonde desde 2006, vinha exercendo a função de pároco, além de ser vigário-regional do Vicariato São Lucas, membro do Conselho Fiscal da Cáritas Arquidiocesana, segundo-tesoureiro da Pastoral da Pessoa Idosa, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores e Ecônomo Arquidiocesano.

Fonte: CNBB