sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Paróquia de Nova Cruz festeja São Judas Tadeu


A Paróquia de Nova Cruz iniciou a Festa em homenagem a São Judas Tadeu, padroeiro do bairro que recebe o mesmo no do santo. A missa de abertura aconteceu na noite de quarta-feira, dia 25, presidida pelo Pe. Janilson Macedo, vigário paroquial. A festa prossegue até dia 28, com caminhadas penitenciais, às 5 horas; celebração, às 19 horas, seguido de quermesse.  Dia 28, dia de São Judas Tadeu a programação de encerramento terá inicio às 17 horas com procissão pelas ruas do bairro e missa presidida pelo Pe. Franscisco de Assis, pároco. 

Este ano a festa está sendo realizada em frente ao terreno onde será construída a capela São Judas Tadeu. Essa é a primeira festa acontecendo nesse local, onde antes a festa acontecia em frente a casal Marcos e Everane.





30º Domingo do Tempo Comum - Comentário litúrgico


Ø Introdução

Bendito seja Deus que reúne a comunidade para celebrar a vida, a fé e o amor em Cristo. Ele é o único mediador na relação entre Deus e o seu povo.
             Neste domingo, as leituras nos chamam atenção para agradecermos o seu amor, demonstrado,   sobretudo, pela atitude de Jesus em curar o cego e mendigo de Jericó, o filho de Timeu, Bartimeu.   
                Jesus é sempre a alternativa indicada para quem como o cego Bartimeu busca um processo, verdadeiro caminho de fé. Portanto, “só na fé é possível ver claramente e seguir a Jesus no caminho que leva a salvar a vida, perdendo-a” (Ev. Mc 10,46-52).
             A primeira leitura nos indica a ideia de um Deus que, na sua própria iniciativa amorosa, procura guiar os “cegos, coxos, mulheres grávidas e mulheres que deram à luz”, proporcionado a esses degredados (expatriados) a possibilidade do retorno à sua pátria. É Deus, mais uma vez, provando a sua solidariedade, possibilitando a alegria plena da libertação aos escravizados, “sem vez e sem voz” (1ª leitura: Jr 31,7-9).
O autor da assim chamada Carta aos hebreus, comumente atribuída a Paulo, no escrito de hoje, nos leva a compreender a figura do sumo sacerdote se realizando em Jesus. Seu sacerdócio é demonstrado e tem o seu coroamento na “justa compaixão” que testemunhou aos homens e mulheres no momento da Paixão: ele sabe entender nossas fraquezas (2ª leitura: Hb 5,1-6).

Comentário sobre os textos bíblicos
Ø Primeira leitura (Jr 31,7-9)

Jeremias é tido por muitos como sendo “o profeta das previsões trágicas e catastróficas”. Porém, é justo que se tome o cuidado necessário para não responsabilizar com tamanha injustiça, “o homem boca de Deus”, o intermediário entre Deus e o povo. Assim sendo, numa certa parte do seu livro, porém, surpreendentemente ele faz previsões felizes. Basta vermos que em dois capítulos 30-31 é tratado o tema da esperança e da alegria, porque se trata da restauração do povo.
             Depois do convite para louvar o Senhor, o profeta imagina estar contemplando muitos dos que estão retornando. Entre esses tantos há pessoas “cegas, coxas, mulheres grávidas e mulheres que deram à luz”. Que aventura arriscada! Ainda bem que não faltou a intervenção divina. Com um detalhe: os contemplados são os mais fracos e indefesos, as massas sobrantes e os marginalizados, os fracos e indefesos, apesar dele se preocupar com qualquer um que seja o seu filho, a sua filha.
             Esses foram exilados há 100 anos, na Assíria, desde 722 a.C. Foram impossibilitados de superar as próprias condições, de encontrar o rumo da salvação. Por isso, representam todos aqueles que Deus chama da escravidão do pecado para uma vida nova.
             Vejamos o próprio Deus se encarregando de reunir e organizar o seu povo sofrido, trazendo-o de volta à sua pátria. Esses sintetizam os sinais de esperança no meio da dor e do sofrimento. Deus é como o pastor que conduz: “Eu sou um pai para Israel, e Efraim é meu primogênito” (v. 9c).
             Quanto amor comprovado! E nós? E as nossas comunidades, como manifestam o próprio amor a Deus e também aos nossos semelhantes?

Ø Evangelho (Mc 10,46-52)

             Alguns detalhes nos chamam atenção no trecho de hoje:
1º) Jesus esclarece os discípulos a respeito da finalidade da sua viagem: vai a Jerusalém para doar a sua vida. Mas também revela o que ele espera de cada discípulo: que renuncie a todos os seus bens, a qualquer ambição de poder e que esteja disposto a colocar-se a serviço dos irmãos sem esperar nada como barganha. 2º) Tudo leva a crer que o seu itinerário está no fim.
3º) O episódio é importante do ponto de vista catequético, pois todas as pessoas que se encontraram com Jesus até o presente momento não foram capazes de gesto que traduzisse o tema do discipulado radical do Evangelho de Marcos.
4º) Jesus está diante do cego, Bartimeu. A cura do cego encerra a parte do Evangelho de Marcos. Os apóstolos e a multidão o seguem, mas estão cegos. A preocupação deles é tão somente com a vitória do Mestre neste mundo. Bartimeu representa todas essas pessoas.
             A conjuntura em que se encontra o cego: Está à beira do caminho, mendigando. Sua situação lembra a dos que vivem à margem da sociedade.
             A ouvir que Jesus está passando, Bartimeu prorrompe em sua confissão: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” (vv. 47-48). O pobre coitado, contudo, encontra-se diante de barreiras: “Muitos o repreendiam para que se calasse” (v. 48). É interessante, “todas as vezes que um justo grita, carrascos vêm calar”. E mais: Quem manda calar o cego é o mesmo que procurar a calar Jesus. Quem? A sociedade, o mundo, os inimigos da vida.
             E hoje, quem é que tenta emudecer a voz roca do povo de tanto gritar por razões para viver? Quando é que nosso povo vai tomar consciência de que viver de esmolas não é a melhor alternativa de vida?
5º) Jesus não faz nem gesto de cura, porque a fé do cego é de excelente qualidade. É fé que faz ver e seguir Jesus pelo caminho: “No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho” (v. 52b).
6º detalhe) O fato tem um objetivo catequético: O encontro com Cristo, com a sua luz, não o deixam numa situação confortável. Bartimeu, antes, estava sentado; agora deve levantar-se e caminhar.
             Verdadeiro discípulo (a) é aquele (a) que, pela fé, enxerga e segue a Jesus rumo a Jerusalém, rumo à vida de todos os dias.

Ø Segunda leitura (Hb 5,1-6)

             Jesus Cristo é o sumo e eterno sacerdote digno de fé e misericordioso. Ou seja, ele é mediador entre Deus e os homens e as mulheres. Hebreus quer mostrar à comunidade de ontem e a de hoje a excelência, originalidade e unicidade do sacerdócio de Cristo. E ainda mais: Cristo solidário em tudo com as pessoas é o único mediador entre Deus e a humanidade, pois sua morte é o sacrifício que apaga nossos pecados e nos aproxima, de modo extraordinário e único, de Deus.
            
PE. FRANCISCO DE ASSIS INÁCIO
Pároco da Imaculada Conceição
Nova Cruz - RN

Painel enfocou a missão do leigo à luz do Vaticano II


Da esq.: Zélia Seabra, autora do livro; professora Lúcia Santos, palestrante; Dom Jaime Vieira Rocha; Padre Edilson Nobre, Vigário Geral; Professor Marcos Guerra, mediador, e professor Otto Santana, palestrante.




O auditório do Espaço Cultural Henrique Castriciano, na UNI-RN (FARN), ficou lotado, na noite de quinta-feira, 25 de outubro, para o painel que abordou o tema “A missão do leigo à luz do Vaticano II”. “Estamos tentando resgatar e valorizar um legado que não pode passar despercebido”, disse o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, na abertura do evento, referindo-se aos 50 anos do Concílio Vaticano II e aos cem anos de nascimento do leigo Otto de Brito Guerra.


Participantes lotaram auditório e ouviram atentamente as reflexões



O primeiro palestrante da noite foi o professor Otto Santana. Ele lembrou que, por muitos anos, o papel do leigo na Igreja não foi devidamente valorizado. Otto também fez referências a duas organizações de leigos que atuaram em Natal, em tempos passados: a Sociedade Vicentina e a Congregação Mariana. “O Concílio deu uma guinada nesta história, enfatizando o povo de Deus. Foi uma outra forma de pensar a Igreja”, disse Otto, falando sobre o Concílio Vaticano II. O professor ainda destacou trechos de Documentos do Concílio que falam sobre a missão do leigo. “Nós, leigos, participamos da missão real de Cristo”, enfatizou.

Lúcia Santos, segunda palestrante do Painel, também enfatizou a missão do leigo. “Temos um desafio, que é acompanhar os avanços dos tempos, sendo comprometidos com a verdade e a justiça”, ressaltou a professora. Lúcia destacou também alguns deveres do leigo, como: ter compreensão da realidade social; conhecer a Doutrina Social da Igreja; responder às demandas da realidade com o compromisso cristão; ser presença atuante nos conselhos sociais e comunitários; e vivenciar a Eucaristia. “Otto Guerra, semanalmente, se reuniu com grupos, para estudar documentos da CNBB e do Concílio Vaticano II. As paróquias precisam dar continuidade ao trabalho do Doutor Otto, na preparação dos leigos conscientes de sua missão”, concluiu a professora Lúcia Santos.

No final da programação do painel aconteceu o lançamento do livro "Otto Guerra: traços e reflexões de uma vida", de autoria de Zélia Guerra Seabra, filha do homenageado.


Fotos: José Bezerra
Fonte: Arquidiocese de Natal

JMJ Rio2013: “uma preparação que é feita a várias mãos”



A comitiva responsável pelas viagens internacionais do Santo Padre, o papa Bento XVI, liderada por Alberto Gasbarri, encontra-se no Brasil para debater questões referentes à organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).

A comitiva também é formada por Stefannia Izzo e Paolo Corvini, que se juntaram ao grupo nesta quinta-feira, dia 25 de outubro. Durante o dia, eles visitaram espaços da possível presença do Papa, no Rio de Janeiro, durante a Jornada, que acontecerá de 23 a 28 de julho do próximo ano.

A Jornada é uma preparação que é feita a várias mãos. Há uma preparação, que é feita pela Igreja do Rio de Janeiro, a arquidiocese do Rio. Há uma preparação que é feita pelos governos, federal, estadual e municipal, e também pelos grupos da Santa Sé. O grupo que hoje visita o Rio de Janeiro é o grupo que cuida diretamente das viagens do Santo Padre.

“Foram apresentadas várias propostas e eles estão avaliando todas elas. Não só em termos de tempo, mas também em termos de espaço. O que é cada uma das propostas apresentadas, o que isso significa. Ao final da visita, que se encerra no próximo sábado, será emitido então um primeiro laudo, em que eles dão uma impressão do que foi a visita, do que é possível realizar e do que é impossível realizar. Depois vem um documento de Roma, com a programação definitiva, que é ligada à visita do Santo Padre”, explicou o coordenador geral da JMJ Rio 2013, monsenhor Joel Portella Amado.

Com relação ao local para o encerramento do evento, que envolve vigília e missa, Guaratiba é uma possibilidade apresentada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Mas, ainda não há confirmação oficial. Estão sendo estudadas outras possibilidades. A comitiva também visitou, na última quarta-feira, dia 24, o Centro de Operações da Prefeitura, e demonstrou satisfação em conhecer a capacidade técnica e operacional, que, acreditam, favorece a mobilidade na Cidade Maravilhosa.

“Essa Comissão levará todas as propostas ao Santo Padre, para que ele defina como será sua presença aqui. É um belo momento e eu creio que a JMJ Rio2013 está dando passos importantíssimos, com todas essas definições, ao mesmo tempo em que sabemos e contamos com a boa vontade das autoridades, que são as pessoas que nos recebem muito bem e com grande preocupação de fazer o melhor possível para o Brasil e para o Rio de Janeiro”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, dom Orani João Tempesta.

“O encontro está sendo muito bom, e me parece que o responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, está satisfeito com os diversos lugares que temos visitado. Mas é claro que têm muitas outras coisas que ainda precisam ser definidas e, por enquanto, esse é o objetivo do trabalho”, destacou o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d'Aniello.

Fonte: CNBB

Novos cardeais para a Igreja



O Papa Bento XVI anunciou no final da Audiência Geral desta quarta-feira um Consistório para a criação de seis novos Cardeais, no dia 24 de novembro, na vigília da solenidade de Cristo Rei.

São eles: Dom James Michael Harvey, Prefeito da Casa Pontifícia, que Bento XVI nomeará Arcipreste da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros; Sua Beatitude Béchara Boutros Raï, Patriarca de Antioquia dos Maronitas (Líbano); Sua Beatitude Baselios Cleemis Thottunkal, Arcebispo-Mor de Trivandrum dos Sírios-Malancareses (Índia); Dom John Olorunfemi Onaiyekan, Arcebispo de Abuja (Nigéria); Dom Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá (Colômbia); e Dom Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila (Filipinas).


“Os Cardeais, disse o Papa, têm a tarefa de ajudar o Sucessor de Pedro no desempenho do seu Ministério de confirmar os irmãos na fé e de ser princípio e fundamento na unidade e da comunhão da Igreja. Convido todos a rezarem pelos novos eleitos, pedindo a materna intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, para que saibam amar com coragem e dedicação Cristo e sua Igreja.”

Fonte: CNBB

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Vote no blog da Pascom


 O blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz ficou classificado entre os 100 melhores blog na categoria religião, no Prêmio Top Blog Brasil. Desde já agradecemos a você que votou e agora vamos votar novamente. A partir de agora está valendo o segundo turno para eleição do Top3 " Os finalistas" - Júri Popular e Acadêmico. 

Para votar basta clicar na imagem VOTE AQUI, ao lado, em seguida abrirá uma página onde você pode digitar nome e e-mail e clicar em VOTAR.



O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo júri popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico começou no dia 10/10/2012,  às 14h – horário de Brasília e encerra dia 10/11/2012, às 14h - horário de Brasília. No segundo turno somente participam da  eleição os blogs eleitos no TOP100 “OS MAIS VOTADOS ” - júri popular,  em cada grupo e categoria que receberem o maior número  de votos no primeiro turno. Você pode votar 1 vez por email, 1 vez por Facebook e 1 vez pelo Twitter.




Top Blog Prêmio é um sistema interantivo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os blogs brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional/Corporativo) e categorias. O tema desta edição é "Empreendedorismo Digital' e disponibilizara aos participantes inscristos no prêmios, plataformas coloborativas de EAD - Educação à distancia com cursos gratuitos.

Capela Sagrada Família passa por reforma e RCC tem nova coordenadora






A Capela Sagrada Família, no bairro Cidade do Sol, está passando por uma reformada para melhor acolher os fieis. A capela ganhou nova pintura, foro de gesso, nova iluminação, local para as caixas de som, imagem da Sagrada Família e sino. A reinauguração acontece dia 3 deste mês, com louvor às 19h30. 


 Rita de Cássia e Pe. Assis

Rita de Cássia é a nova coordenadora do Grupo de Oração Renasce da Renovação Carismática, da Paróquia de Nova Cruz. Ela foi eleita dia 19 de outubro e assume função deixada por Josinaldo dos Santos.  A posse da nova coordenadora acontecerá  na missa da entrega, dia 4 de novembro, às 19 horas, na Igreja Matriz. No último domingo, dia 21, o Pe. Assis apresentou à comunidade Rita de Cássia, como coordenadora eleita.

Dom Delson participará do lançamento do Muticom




O lançamento do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, no próximo dia 31 de outubro, já tem as presenças confirmadas do bispo diocesano de Campina Grande e bispo referencial para a comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bem como, da coordenadora da Pascom no Regional NE2, Márcia Marques e coordenadores da Pascom na Diocese de Mossoró, Marcos e Rejane Nascimento.

Ainda durante o lançamento do Muticom a Rádio Rural de Natal (AM 1090) levará ao ar o Programa Especial Muticom, com toda preparação para o evento, quadro de entrevistas com representantes das instituições promotoras do Mutirão e participação de comunicadores de diversos estados do Brasil. O programa também será transmitido por outras emissoras rádios católicas do país e também está disponivel no site do Mutirão: http://muticom.com.br/. O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação acontecerá de 27 de outubro a primeiro de novembro de 2013, em Natal.


Comitiva do Vaticano e COL analisam novos locais da JMJ


Logo Rio 2013


Comitiva do Vaticano chega ao Rio de Janeiro, na quarta-feira, 24, para visitar os locais da JMJ Rio2013. O responsável pelas viagens do Santo Padre, Alberto Gasbarri, analisará distâncias e uma nova proposta para local de encerramento da jornada, mudando o local anterior que era a Base Aérea de Santa Cruz.

Acreditamos que esta mudança será melhor para a Jornada e seus peregrinos. A nova localização continuará sendo na Zona Oeste na cidade. O secretário executivo da JMJ Rio2013, monsenhor Joel Portella, garante que estão sendo verificadas as alternativas. "Com alegria e esperança, continuamos a construção da JMJ", diz.

Inscrições

Sob a responsabilidade do Setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, o Festival da Juventude está com inscrições abertas até o dia 15 de dezembro para apresentações culturais do Brasil e do mundo. O evento é uma oportunidade de encontrar Deus por meio da arte, dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).

No site da JMJ estão disponíveis três formulários para música, artes cênicas e exposição. Os grupos interessados em se apresentar podem preencher o formulário correspondente. Essas apresentações poderão acontecer em um dos palcos da JMJ, espalhados por toda a cidade do Rio de Janeiro, em auditórios, teatros e museus.

Na seleção, serão contemplados, como critérios principais, a coerência com o Magistério da Igreja, a qualidade técnica e a adequação ao espírito jovem da JMJ. Para apresentações musicais serão aceitas as cristãs, em qualquer ritmo. As bandas, grupos e exposições irão se apresentar em diversos teatros da cidade e em palcos distribuídos pelos bairros. Os participantes dos grupos que forem aprovados para participar do Festival da Juventude não precisam ser peregrinos.

O Festival promove um intercâmbio cultural por meio da evangelização dos jovens nesta grande festa de fé, que será realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho do próximo ano. Segundo a Secretária Executiva do Setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, Paloma Lladó, o Festival da Juventude é uma forma de encontrar Deus nas apresentações artísticas.

"Uma alma contente é uma alma que canta. Queremos mostrar a alegria de ser povo de Deus por meio da música, teatro, dança e exposições", disse.

Inscrições no site www.rio2013.com/pt/festival-da-juventude. Mais informações através do e-mail: festival@rio2013.com .

Fonte: CNBB 

Festa da padroeira de Natal tem programação definida




Missa celebrada dia 22 de outubro, no qual foi feito o envio dos
quadros com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação
Foto: Adálida Suassuna




A paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação definiu a programação da festa da padroeira, que será de 11 a 21 de novembro deste ano, com o tema: “Bem Aventurada aquela que acreditou”. A festa está sendo precedida por algumas atividades, iniciadas no dia 22 de outubro, às 19 horas, com a Missa da Graça de Nossa Senhora da Apresentação, presidida pelo Pe. Fabrício Andrade, da Comunidade Canção Nova. Nessa missa, foi feito o envio de quadros com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, iniciando a peregrinação pelos lares da paróquia. No período de 3 a 10 de novembro, será realizado o Cerco de Jericó, na capela do Santíssimo, subsolo da Catedral. A última atividade que precede a festa será o 3º Jantar e festa dançante, no dia 9, às 21 horas, no La Mouette.

Os festejos serão abertos no dia 11, às 18h30, com a procissão da bandeira, saindo da Antiga Catedral, seguida de palavras de abertura de autoridades civis e eclesiásticas, e missa solene, às 19h30, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. O novenário será de 12 a 20, às 19 horas, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Nesse período, na Catedral, haverá: missa, de segunda a sábado, às 11h e às 16h30; missa na capela do Santíssimo, de segunda a sexta-feira, às 8h, e confissões, das 14 às 16h30; ofício de Nossa Senhora, às 10h15 e às 15h45; terço, diariamente, às 18h; madrugada com Maria, às 5 horas, saindo do Adro da Igreja do Rosário para a Antiga Catedral, onde haverá missa; diariamente, haverá quermesse, no pátio da Catedral, após o novenário.

A festa será encerrada no dia 21, memória da Apresentação de Nossa Senhora, com programação especial: à zero hora, vigília na Pedra do Rosário, com a comunidade Shalon; às 3h30, procissão fluvial; às 5h, missa na Pedra do Rosário; às 7h30, missa solene na Antiga Catedral; às 10 horas, missa solene da festa, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha; às 14h, 9ª Caminhada com Maria, saindo da paróquia do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, para a Catedral, onde haverá a missa de encerramento da festa, às 17 horas, presidida por Dom Jaime.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia de Nova Cruz prepara festa da padroeira




O pároco, Pe. Francisco de Assis, os coordenadores de pastorais, serviços e movimentos da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, e as religiosas iniciaram os preparativos para a festa da padroeira, que será de 29 de novembro a 8 de dezembro. Na reunião, realizada no dia 22 deste mês, os participantes definiram que, durante a festa, haverá caminhadas penitenciais, ofício da Imaculada, missas todas as noites, confissões, Unção dos Enfermos, Batismo, casamentos comunitários, primeira Eucaristia e atividades sociais. Entre estas, estão um Jantar de Adesão e uma Cavalgada, além de atrações musicais.




Visando convidar e preparar os fiéis para a festa, haverá a peregrinação de quadros com a imagem da Imaculada, nas residências da cidade, e a peregrinação da imagem centenária da padroeira, no período de 8 a 29 de novembro. A peregrinação terminará no dia 29 de novembro, com uma carreata até a matriz, onde haverá a abertura da festa. O tema da festa é: “Com a Imaculada Conceição, acolhemos Jesus, razão de nossa fé”.

Fotos: Reunião com os coordenadores
Crédito: Flávio Luiz

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dom Jaime nomeia novas funções para padres



O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, assinou provisões, dando novas funções a vários padres da Arquidiocese. O Padre Cláudio Régio Bezerra recebeu o título de pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, no bairro Bom Pastor, Natal. O Diácono Inácio Lopes assume a coordenação arquidiocesana do Setor Juventude. Padre Valdir Cândido de Morais assume a coordenação do Setor Família e passou a ser diretor espiritual do Encontro de Casais com Cristo – ECC e do Segue-me. Padre José Sílvio de Brito fica na coordenação do Setor de Leigos. A Comissão Bíblico-catequética tem como presidente o Diácono Edmar Araújo e como assistente eclesiástico, o Padre José Freitas Campos. Padre Elielson Cassimiro de Almeida coordena a Comissão de Liturgia e Sacramentos. O Padre Fábio Pinheiro foi nomeado assistente eclesiástico do Movimento da Mãe Peregrina e da Liga das Famílias. Para o Terço dos Homens foi nomeado o Padre Jorge Cardoso, como assistente eclesiástico, João Pinheiro, da Paróquia da Catedral, como coordenador arquidiocesano.

domingo, 21 de outubro de 2012

Coroinhas participaram de formação



Coroinhas de algumas paróquia do 8º zonal participaram de Encontro de Formação promovido pelo grupo de Coroinhas de Nova Cruz, no último sábado, dia 20, no Centro Pastoral do Catolé. O encontro teve como assessores o Pe. Janilson Macedo, vigário paroquial de Nova Cruz; Karla Priscila, coordenadora paroquial da Pastoral Juventude e Josinaldo dos Santos, coordenador da Renovação Carismática, ambos da Paróquia de Nova Cruz. O encontro de formação acontece anualmente. 

Pe. Janilson presidiu missa de abertura



Pe. Assis esteve no encontro



Karla Priscila coordenadora da PJ

Josinaldo dos Santos 





Planalto realizou festival de prêmios


Após a realização da festa da Mãe Peregrina, padroeira do bairro Planalto, em Nova Cruz, aconteceu o Festival de Prêmios em prol da continuidade da construção da capela. O festival de prêmios foi realizado no último sábado, dia 20. Foram sorteados 11 prêmios em cinco chamadas. Os padres Assis e Janilson estiveram presente ao festival, como também as Irmãs religiosas Filhas do Amor Divino. Os padres entregaram os prêmios aos ganhadores que foram eles: 

1º Prêmio: Guilherme Entony, bairro Santa Maria Gorette;
2º Prêmio: Aline da Silva, bairro Planalto;
3º Prêmio: Claudio Gomres, bairro Salgado; 
4º Prêmio: Renato Lourenço, bairro São Judas;
5º Prêmio: Valeria de Lourdes. bairro Vista do Sol




Marcelo fez a locução do festival

Ganhadores dos Prêmios