sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal sediará gravação de DVD com cantores católicos


A capital potiguar sediará a gravação de um DVD com os principais cantores e Bandas Católicas do Brasil, dia 10 de fevereiro, na “Arena Bote Fé”, que será instalada no Círculo Militar, nas proximidades do Forte dos Reis Magos. O evento, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Arquidiocese de Natal e Sony Music, terá a participação do Padre Zezinho, Padre Fábio de Melo, Padre Reginaldo Manzoti, entre outros. As Bandas Rosa de Saron e Adoração e Vida, indicadas para o Gramy Latino 2011, também estarão na gravação.

No total, serão 25 atrações. “Será a primeira vez que as maiores expressões católicas da música se reunirão em um mesmo palco”, destaca o assessor da Comissão de Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Padre Sávio Ribeiro. E acrescenta: “Será um grande evento, no qual vamos reunir não apenas católicos, mas todo povo de Deus. A Sony encampou o projeto e teremos a cidade do Natal projetada para todo o País”.

A produção do DVD faz parte das ações de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, no ano de 2013. A gravação coincidirá com o “Bote Fé”, na Arquidiocese de Natal, evento que vem sendo realizado em todas as dioceses do Brasil, por ocasião da peregrinação do ícone de Nossa Senhora e da Cruz da Jornada Mundial da Juventude.

Na Arquidiocese de Natal, a programação do “Bote Fé” será desenvolvida nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro. Na sexta-feira, dia 10, a programação começará com a gravação do DVD, seguida de vigília e missa, na Praia do Forte. No sábado, a cruz e o ícone serão levados a alguns lugares como a Catedral Metropolitana e o Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré. À noite, os símbolos serão conduzidos até o Monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, São Gonçalo do Amarante, de onde sairão, no dia 12, pela manhã, com destino ao Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. À tarde, a Arquidiocese de Natal entregará os símbolos à Diocese de Caicó.

Em preparação para o Bote Fé, a coordenação arquidiocesana produziu três camisetas, nas cores azul, laranja e pink, que podem ser adquiridas na sala do Setor Juventude e na sala da Pascom, situadas no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral Metropolitana, no valor de R$ 20,00. O horário de funcionamento, no mês de janeiro, nas duas salas, será das 8 às 14 horas.

A cruz e o ícone de Nossa Senhora chegaram ao Brasil, mais precisamente em São Paulo, vindos de Madri, na Espanha, no mês de setembro de 2011. Desde então, peregrinam pelas dioceses brasileiras, até chegar ao Rio de Janeiro, em 2013.

III Curso de Formação de Políticas Culturais e Educacionais

Arte do cartaz
Rodolfo Amaral


As entidades ANE-RN, CPC-RN, CPC DA ANE-RN, AMES-NOVA CRUZ-RN e o MESC-SANTA CRUZ-RN promovem o III CURSO DE FORMAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS E EDUCACIONAIS que ocorrerá na cidade Polo do Trairi, SANTA CRUZ-RN, provavelmente será na E. E. Cosme Marques, nos dias 14 e 15 de janeiro.

O curso tem como objetivo orientar os diretores das entidades, artistas culturais, lideranças estudantis de como fazer projetos e campanhas conscientes, buscando apoios de órgãos públicos e por fim traçar o calendário de luta de 2012.

As cidades de Upanema, Currais Novos, Santa Cruz, Nova Cruz, Lages Pintada, São Bento do Trairi, Arês, Baia Formosa, Campestre, Passa e Fica já confirmaram suas presenças.

Os participantes terão direito a apostilas, certificados e alimentação. Os mesmos não pagarão taxas de inscrições.

O evento novamente tem o apoio de sindicatos de luta, prefeituras e órgãos públicos ligados a educação e a cultura, além do incentivo da UBES e UNE.

Maiores informações envie em mail para centropdecultura@ig.com.br ou anern.2003@hotmail.com


Fonte: eduagreste.blogspot.com

Dom Matias ordena diácono e institui ministérios

Alguns dos candidatos ao Diaconato, que receberão os ministérios
Foto: cedida

O seminarista Luciano Inácio da Silva será ordenado diácono, dia 4 de janeiro, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, durante celebração presidida pelo Administrador Apostólico Dom Matias Patrício de Macêdo. Atualmente, Luciano faz estágio pastoral na Paróquia de São João Batista, de Pendências.

Na ocasião, 11 alunos da Escola Diaconal Santo Estevão, núcleo de Natal, receberão os Ministérios de Leitor e Acólito. São eles: Alexanderson Marques Madruga, da Paróquia de Nossa Senhora da Esperança - Cidade da Esperança - Natal; Diomar Praxedes de Góes Filho, Paróquia de São Francisco de Assis, Cidade Satélite; Edson Araújo, Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes - Petrópolis; Emanoel Freitas de Araújo, Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro -

Quintas; Eugênio Lima de Souza, Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório - Mirassol; Fabiano Ribeiro Dantas, Paróquia de Santa Maria Mãe - Conjunto Santa Catarina; Fábio Santos Esteves, Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes - Petrópolis; Jailton Fernandes de Mendonça, Paróquia de Santa Maria Mãe - Conjunto Santa Catarina; José Kléber Ferreira Medeiros, Área Pastoral de Santo Antônio - Santo Antônio do Potengi; Manoel Jonas Raimundo, Paróquia de Santa Clara - Pitimbu; e Márcio Nunes Gomes de Melo, Paróquia de São Francisco de Assis - Cidade Satélite.


Fonte: Jornal A Ordem online

Santa Clara tem novo plano


Pe. Paulo Henrique, administrador paroquial
Foto: cedida

A Paróquia de Santa Clara, no Pitimbu, em Natal, já tem plano pastoral para 2012. “O Plano consta de um projeto para colocar em prática o Plano Pastoral Arquidiocesano, tendo em vista a promoção de uma valente ação renovadora da Paróquia”, explica o administrador paroquial, Padre Paulo Henrique da Silva.

Ele adianta que para que o plano seja posto em prático, foram criados três setores pastorais: o Setor de Iniciação Cristã, compreendendo as Pastorais do Batismo, da Catequese da Eucaristia e Catequese de Crisma e a Infância e Adolescência Missionária; o Setor de Animação Bíblica e Litúrgica, reunindo a Pastoral Litúrgica, o Ministério da Palavra, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, os Ministérios de Música e os grupos de coroinhas; e o Setor de

Espiritualidade, formado pelos movimentos presentes na Paróquia. “O Plano de Ação Pastoral visará, em sua primeira fase, a implementação do processo de iniciação cristã e a permanente educação na fé”, acrescenta Padre Paulo.

A elaboração do Plano aconteceu durante a Assembleia Pastoral Paroquial, realizada dias 17 e 18 deste mês.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mensagem de Dom Jaime ao povo da Arquidiocese de Natal



AO CLERO, AOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS, AOS LEIGOS E LEIGAS CONSAGRADOS, AOS AGENTES DE PASTORAL E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, AOS ORGANISMOS ECLESIAIS, AO POVO SANTO DE DEUS, ÀS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS DOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, E A TODA A SOCIEDADE.

Prezados irmãos e irmãs, ao longo desses quinze anos de ministério episcopal, tendo experimentado as alegrias e graças de servir as Igrejas Diocesanas de Caicó e Campina Grande, tenho agora a oportunidade de viver mais este momento de desapego e despojamento de mim mesmo, numa profunda experiência humana de fé e entrega total a Deus, sob o zelo materno e o patrocínio da Virgem Santíssima, quando por desígnios misteriosos e insondáveis de Deus, a Santa Igreja, na pessoa do Santo Padre o Papa Bento XVI, escolheu-me e chamou-me para o serviço episcopal, agora como Arcebispo da Arquidiocese de Natal, terra saudosa e ditosa onde se encontram as minhas origens familiares e lugar onde foi gerada a minha vocação cristã e sacerdotal.

Do Planalto da Borborema, nas terras paraibanas, volto o olhar para a Igreja de Campina Grande, onde fui acolhido como pastor do rebanho de Cristo, com tanto zelo, dedicação e atenção, fazendo-me descobrir sempre mais a profundidade do mistério e da graça que me envolve, sobretudo pela experiência do contato e da presença junto ao povo de Deus, em suas comunidades e das amizades e relacionamentos interpessoais que foram se constituindo ao longo dos quase sete anos em que permaneci à frente do pastoreio desta importante parcela da Igreja de Cristo e da majestosa rainha da Borborema, com todas as suas riquezas e tesouros humanos e materiais.

Por todo o bem e por todo o carinho recebido, pelos gestos de apreço, pelas orações e por toda a devoção que o bom povo fiel da Diocese dedicou a minha pessoa durante todo esse tempo, não posso deixar de manifestar meu reconhecimento e render minha gratidão, suplicando a Deus e a Imaculada Conceição que derrame sobre todos as bênçãos dos céus.

Aos caros irmãos e irmãs da Igreja Arquidiocesana de Natal, externo a minha alegria e a minha honra em retornar para casa, e com muita humildade e zelo pastoral, reintegrar-me ao processo histórico de edificação da Igreja viva e dinâmica que sempre encontrou na Arquidiocese de Natal o protagonismo pastoral e espiritual nos momentos decisivos na história da Igreja do Brasil, nas últimas décadas.

Saúdo com sincera amizade e respeito os meus predecessores Dom Matias Patrício de Macedo e Dom Heitor de Araújo Sales, meus veneráveis irmãos no episcopado, de quem terei a certeza do apoio e do auxílio fraterno, da experiência e do zelo pela Igreja de Natal. Cumprimento fraternalmente os meus irmãos Bispos do Regional Nordeste 2, na pessoa do seu presidente, Dom Genival Saraiva de França, e, em especial, os bispos que formam a província eclesiástica de Natal.

Cumprimento afetuosamente o Clero de Campina Grande a quem agradeço a colaboração, a amizade, a corresponsabilidade na condução dos trabalhos pastorais, o empenho pelo anúncio e a missão, o zelo e o cuidado com a dignidade e a beleza da liturgia.

Saúdo com estima e alegria o clero de Natal, hoje bem mais numeroso e enriquecido pela experiência e o testemunho dos mais idosos, e a esperança e o ardor dos mais jovens, a quem gostaria de convidar a perseverança na fé e a fidelidade ao amor de Deus, por meio do santo serviço do Cristo e da Igreja, servindo o povo a ele consagrado. É por meio deste santo serviço que cumprimos o mandato missionário do Senhor, sendo no mundo, uma presença viva do Espírito de Jesus, transformando a realidade e renovando os ambientes da nossa sociedade, que no dizer do Santo Padre são os canteiros para a reconstrução da reconciliação, da justiça e da paz.

A todos, em Campina Grande e em Natal, nos diversos espaço e ambientes, nas diversas realidades humanas e sociais, na cidade e no campo, nas ruas e praças, nos locais de trabalho, nas escolas e universidades, nos presídios e nos hospitais, no comércio e nas repartições públicas, suplico a Deus que faça descer dos céus sua bênção sobre todos, agora e sempre.

Virgem Santíssima, Imaculada Conceição e Senhora da Apresentação. Rogai por nós!
ARCEBISPO ELEITO DE NATAL-RN,
DOM JAIME VIEIRA ROCHA,

Campina Grande, 21 de dezembro de 2011.


Fonte: paroquiadepassaefica.blogspot.com

Bento XVI convida fiéis a resgatar sentido cristão do Natal

Na última Catequese antes do Natal, Bento XVI explica como viver hoje o Natal

No fim de ano é comum a saudação "Feliz Natal! Boas festas!". Mas será que esta saudação ainda carrega consigo seu profundo valor religioso?

Na Audiência Geral realizada na Sala Paulo VI, o Santo Padre se encontrou com grupos de peregrinos e fiéis vindos da Itália e de todo mundo e alertou-os a ver o verdadeiro sentido do Natal, aquele sagrado e cristão, sem distrair-se pelas realidades externas, de modo que “também a nossa alegria não seja superficial, mas profunda”.

“O Natal, de fato, não é simplesmente o aniversário do nascimento de Jesus, é isso também, mas é mais que isso, é a celebração de um Mistério que marcou e continua a marcar a história do homem: o próprio Deus veio habitar em meio a nós (cfr Jo 1,14), se fez um de nós; um Mistério que afeta nossa fé e nossa existência; um Mistério que vivemos concretamente na Celebração Litúrgica, especialmente na Santa Missa", explica o Pontífice.

Fonte: Canção Nova noticia


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pe. Edilson Nobre saúda novo Arcebispo de Natal

Reverendíssimo Dom Jaime,

Após o anúncio de sua nomeação para a Arquidiocese de Natal, tomamos a liberdade de saudá-lo, em nome de todos os comunicadores e comunicadoras da Pastoral da Comunicação e de todos os paroquianos de Nova Cruz. Alegramo-nos enormemente com a sua vinda, como o novo Pastor que irá conduzir a porção do Povo de Deus que está na Igreja de Natal. Temos a certeza de que nenhum destes que Deus agora lhe confia se desviará do caminho rumo ao Pai, pois a sua confiança está em Jesus Cristo, como diz o seu lema: Schio cui crediti. E quem crer no Filho de Deus jamais vacila, jamais cai, jamais deixa de guiar os seus para o bom caminho.

Particularmente, nós, da coordenação arquidiocesana da Pascom, com a responsabilidade de conduzir esta Pastoral, manifestamos nossa alegria pela nova missão que agora recebe das mãos de Deus. Com servos de Cristo na missão que temos nesta Igreja Particular, colocamo-nos à sua disposição para o trabalho que a nós couber.

Seja bem vindo, Dom Jaime, e que o Senhor da Messe o ajude a conduzir, com a Sabedoria que vem do Pai, este seu povo que também se alegra com a sua vinda.

Pe. Edilson Nobre / Diác. José Bezerra de Araújo / Cacilda Medeiros
Coordenação da Pascom
Arquidiocese de Natal

Dom Matias fala sobre nomeação do novo Arcerbispo de Natal



Dom Matias Patricio de Macedo enviou hoje um comunicado sobre a nomeação do do novo Arcerbispo de Natal. Leia abaixo parte do comunicado:

A partir deste comunicado de nomeação do novo Arcebispo de Natal, esta Sede Arquiepiscopal é considerada vacante até a posse de Dom Jaime. Neste período de vacância, eu me torno Administrador Apostólico de Arquidiocese. Cessam os conselhos pastoral e presbiteral, como também as funções de Vigário Geral e Vigário Episcopal. No entanto, por ocasião das missas, na oração eucarística permanece o nome do Administrador.

Neste momento de expectativa e preparação para o Natal do Senhor, no próximo domingo, e para a chegada, em fevereiro, do novo Pastor, aproveito para transmitir a minha gratidão a todo este querido povo que faz a Igreja de Natal, aos gestores civis e militares e a todos aqueles que me ajudaram a exercer, nestes quase oito anos, o Ministério Episcopal nesta Arquidiocese. Perdoem-me as limitações. De modo especial, quero me dirigir aos queridos sacerdotes, religiosos, religiosas, membros dos vários serviços, movimentos e pastorais, como também aos que trabalham no Centro Administrativo e Pastoral da Arquidiocese. A todos declaro: sou um homem feliz, realizado e agradecido.

Ao caríssimo irmão Dom Jaime, os votos de boas vindas acompanhados das orações desta Igreja para que nela desenvolva um fecundo pastoreio.

Leia mensagem na íntegra: AQUI

Papa nomeia novo Arcebispo para Natal

Dom Jaime, nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Natal
O Santo Padre, Papa Bento XVI, nomeou o Bispo de Campina Grande-PB, Dom
Foto: José Bezerra


O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, em conformidade com o Código de Direito Canônico, que recomenda que todo Bispo que complete 75 anos de idade deve apresentar renúncia ao cargo. Dom Matias completou 75 anos em 14 de abril de 2011, mês em que apresentou o pedido de renúncia.


Jaime Vieira Rocha, como o novo Arcebispo Metropolitano de Natal. A data da posse dia 26 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Natal.

A partir de hoje até o dia da posse, Dom Matias será administrador apostólico de Natal. Nas missas, na oração eucarística, os padres dirão: "pelo nosso bispo eleito Jaime e pelo nosso administrador apostólico Matias".

Dom Jaime Vieira Rocha é natural da Cidade de Tangará-RN, paróquia da Arquidiocese de Natal, onde nasceu em 30 de março de 1947, filho de José Patrício de Melo e Maria Nini Rocha. Fez os estudos de Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo-SP. É formado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e IBRADES, no Rio de Janeiro-RJ. Também fez o curso de Atualização para Formadores de Seminários, em Roma, Itália.

Foi ordenado padre no dia 01 de fevereiro de 1975, em Natal-RN. Foi nomeado Bispo da Diocese de Caicó-RN, em 29 de novembro de 1995. A ordenação episcopal aconteceu no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália, pelo então Papa João Paulo II. Escolheu como lema: “Scio Cui Crediti” (Sei em quem acreditei). Dom Jaime governou a Diocese de Caicó por nove anos – de 1996 a 2005. Em 2005 foi transferido para a Diocese de Campina Grande-PB, onde permaneceu até agora.

No período de 1997 a 2003, Dom Jaime foi o Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Bispo da Diocese de Campina Grande com o de Administrador Apostólico da Diocese de Guarabira-PB. Atualmente é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, do Regional Nordeste 2; e membro da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Coroinhas realizaram Cristoteca


Ao som de muita música católica remixada os Coroinhas da Paróquia de Nova Cruz realizaram a confraternização, através da Cristoteca. A festa aconteceu na última sexta-feira, dia 16, no Centro Pastoral Grujec. Os padres Edilon e Janilson estiveram participando do evento que teve o coordenador Diogo Oliveira fazendo a animação. Click para ver mais foto: FOTOS

Pascom realizou confraternização e definiu plano de ação


O plano de ação da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz acaba de defini as ações que serão exultados em 2012. Entre as ações estão à realização do tríduo da comunicação com a realização de Concurso de música católica, Cristoteca, Feira Pastoral e Missa da Comunicação de 18 a 20 de maio; Retiro sobre a “mística da comunicação”, dia 22 de julho. Antes os membros da Pascom fizeram uma avaliação das atividades realizadas este ano.

Para o próximo ano a Pascom reativou as equipes de trabalhos e criou subcoordenadores para melhor articular os membros das equipes. Josué Soares, coordenará a equipe de avisos nas missas; Jornal A Ordem, Aldemir Aguiar; informativo Comunicação e Fé, Tabata Pire; Site e Blog, coordenado por Claudio Lima; Registro fotográfico dos eventos, Flavio Luiz e Cinema Itinerante, Jocelmo Vieira. O objetivo melhorar a qualidade é fazer com que cada equipe desenvolva os trabalhos com uma pessoa coordenando os trabalhos.

Veja as fotos: Galeria de Fotos

CNBB lança concurso para música do hino da CF 2013


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2013. A letra já foi escolhida a partir de concurso próprio e as composições para a música devem ser enviadas à CNBB até dia 25 de março de 2012.

A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf. Eclo, 38,8)

“Refletir sobre a realidade das juventudes no contexto da atual cultura midiática, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”, é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2013.

“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2013, contribuindo no trabalho de evangelização da juventude”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.

Veja o edital do concurso: CNBB
Fonte: CNBB

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Santa Sé divulga Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz


A Santa Sé divulgou, o texto da Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz 2012, que se celebra em 1º de janeiro.


EDUCAR OS JOVENS PARA A JUSTIÇA E A PAZ

1. INÍCIO DE UM NOVO ANO, dom de Deus à humanidade, induz-me a desejar a todos, com grande confi ança e estima, de modo especial que este tempo, que se abre diante de nós, fi que marcado concretamente pela justiça e a paz.

Com qual atitude devemos olhar para o novo ano? No salmo 130, encontramos uma imagem muito bela. O salmista diz que o homem de fé aguarda pelo Senhor « mais do que a sentinela pela aurora »(v. 6), aguarda por Ele com firme esperança, porque

sabe que trará luz, misericórdia, salvação. Esta expectativa nasce da experiência do povo eleito, que reconhece ter sido educado por Deus a olhar o mundo na sua verdade sem se deixar abater pelas tribulações.

Convido-vos a olhar o ano de 2012 com esta atitude confiante. É verdade que, no ano que termina, cresceu o sentido de frustração por causa da crise que aflige a sociedade, o mundo do trabalho e a economia; uma crise cujas raízes são primariamente culturais e antropológicas. Quase parece que um manto de escuridão teria descido sobre o nosso tempo, impedindo de ver com clareza a luz do dia.

Eis a íntegra da Mensagem: AQUI
Fonte: CNBB