sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A paróquia de Nova Cruz celebrou Quarta-feira de Cinzas

A paróquia de Nova Cruz celebrou nesta quarta-feira, dia 10, o Ressuscitar das Cinzas ou Quarta-feira de Cinzas. As missas aconteceram durante todo o dia, começando pela missa da manhã, na igreja de São Sebastião, às 7:30h e percorreu pelas comunidades da paróquia. A noite o Pe. Francisco de Assis, pároco de Nova Cruz, presidiu a missa de Cinzas na Igreja Matriz. Neste dia, após a Liturgia da Palavra, em que se proclama o trecho do Evangelho em que Cristo recomenda a oração, o jejum e a esmola como exercícios de conversão (cf. Mt 6,1-18), realiza-se o rito da imposição das cinzas. Elas são sinal de penitência, no sentido de conversão. A conversão consiste, sobretudo, no reconhecimento de nossa condição de criaturas limitadas, mortais e pecadoras. No gesto de imposição das cinzas sobre a cabeça das pessoas, o sacerdote ou o ministro diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Este ano os fiéis tiveram a oportunidade de presenciar o preparo da mistura das cinzas com água em cima do altar.
Fotos: Robervânio Heverton












quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

RCC realizou Ágape 2016

O Grupo de Oração Renascer da Renovação Carismática Católica realizou de 06 a 09 de fevereiro, por mais um ano o tradicional Retiro de Carnaval Ágape, momento de retiro no período do carnaval para cristão. E esse ano o evento trabalhou com a temática da misericórdia, propicia do Ano Santo da Misericórdia, proclamada pelo Papa Francisco para esse ano de 2016, e o tema do retiro foi "Vê a alegria que te vem de Deus"(Br 4,36).

O evento aconteceu na quadra da Escola Nestor Marinho, e iniciou-se no sábado, dia 06, às 19:30h com louvor e animação e logo depois oração e adoração ministrada pelo Pe. Antônio Roberto, vigário de Nova Cruz. As intenções maiores giraram em torno da juventude do mundo inteiro, sobretudo a de Nova Cruz.

O evento seguiu nos dias seguintes com animações do Ministério de Música e Artes Renascer que assumiu essa função em todo o evento. Destaque para a equipe de dança que pela primeira vez animou o evento com coreografias dentro dos louvores. Também destaca-se as apresentações de danças coreografadas e teatro do Ministério jovem do Grupo de Oração. Foi oferecido aos fiéis durante o retiro serviços de lanchonete, banheiros e etc.. O Ministério para Crianças evangelizaram, brincaram e cuidaram dos filhos dos participantes durante o evento. Houve também confissões em vários momentos do evento.

Seguiu-se o evento com pregações com pregadores convidados da RCC da Arquidiocese de Natal trabalhando sempre com a temática da misericórdia. No Domingo, dia 07 a tarde, aconteceu a missa em intenção de curas e libertações presidida pelo Pe. Antônio Roberto. A noite houve o grande show louvor animada pelo Ministério de Música e Artes Renascer.

Na segunda-feira o destaque do dia foi a missa para as famílias, presidida mais uma vez pelo Pe. Antônio Roberto com participação de grande número de fiéis e famílias. Na terça-feira o evento teve termino com missa presidida pelo Pároco francisco de Assis.

Veja as fotos do Evento:

































Padre Mário Gomes lançou o livro ‘Nas ondas do tempo – Serra de São Bento




O Padre Mário Gomes, lançou o livro ‘Nas ondas do tempo – Serra de São Bento’, no último domingo, dia 31 de janeiro. O livro relata a história da criação da cidade de Serra de São Bento, bem, como aspectos importantes da Paróquia de São Bento Abade, das comunidades e seus costumes. Padre Mário é administrador da Paróquia de São Bento Abade, formada pelos municípios de Serra de São Bento e de Monte das Gameleiras, há mais de seis anos.

(foto: cedida)

Arquidiocese de Natal lança oficialmente Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016



Casa comum, nossa responsabilidade foi o tema escolhido para este ano. Temática enfoca questões ligadas ao saneamento básico



Na última quarta-feira (10), a Arquidiocese de Natal lançou oficialmente a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016, que, pela quarta edição, é ecumênica, trazendo como tema para este ano “Casa comum, nossa responsabilidade”, com o objetivo principal de chamar atenção para a questão do saneamento básico, como condição para o desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. Para apresentar a temática à imprensa, foi realizada uma coletiva, reunindo diversos veículos de comunicação. O tema foi exposto pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, coordenador arquidiocesano de campanhas, padre João Nascimento e pelo reverendo Rodson Ricardo, da Igreja Anglicana.

Em sua fala, Dom Jaime recordou o início da Campanha da Fraternidade, que aconteceu em Natal e se expandiu para todo o Brasil. “Todo ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tem o zelo de pensar temas que estejam em contexto com a nossa realidade. Este ano, diante das situações que vivemos, como a crise hídrica, entre outros pontos, a campanha quer chamar atenção para o cuidado com a casa comum, como nos pede o papa Francisco, na encíclica Laudato si“, destacou. “É preciso que a campanha viva intensamente esta realidade, de oferecer à população, o debate, a discussão sobre o zelo com a casa comum”, acrescentou.

Segundo o padre João Nascimento, a Arquidiocese de Natal vem se preparando desde o ano passado para a vivência deste período, com  um encontro voltado para o clero e articuladores de zonais, bem como, formações junto às formações. “Neste edição da CF, por se ecumênica, convidamos as outras denominações cristãs, para juntos, unirmos forças para conscientizar a população acerca da importância com o cuidado com a casa comum, enfocando a questão do saneamento básico”, enfatiza. Ainda de acordo com o sacerdote, os dados acerca do desperdício de água ainda são alarmantes, então, é um dever de todas as denominações cristãos unirem forças para combater esta realidade.

Para o reverendo Rodson Ricardo, estar junto à Igreja católica na vivência desta campanha, é uma oportunidade de testemunhar o Evangelho de Jesus. “Esta é uma temática de muita relevância para a nossa sociedade, de trabalhar questões ligadas à saúde pública, enfocando no saneamento básico, preservação do meio ambiente, propondo para nós, uma reflexão sobre o cuidado com o uso da água”, ressaltou. O reverendo disse que estão sendo organizadas ações de conscientização junto a escolas e comunidade sobre esta temática.

Fonte: Arquidiocese de Natal