sábado, 5 de março de 2011

Pe. Janilson está de parabéns

O nosso Vigário Paroquial, Pe. Janilson Macêdo, está de parabéns neste dia de hoje. É o seu aniversário natalício. Pe. Janilson foi acordado logo cedo, por volta das 6 horas da manhã, vários agentes pastorais, Pe. Edilson, as Ir. religiosas, o seminarisa Shirleno e outros fiéis, foram até a casa paroquial e fizeram uma alvorada direito a café da manhã e muita homenagem.


Parabéns Pe. Janilson! muitas felicidades e sucesso nesta caminhada sacerdotal, é o que desejamos, com muito carinho e admiração. Nós que fazemos a Paróquia de Nova Cruz estamos felizes com sua presença.

PARABÉNS E FELIZ ANIVERSÁRIO!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Natal receberá visita da imagem do Pai Eterno e do Pe. Robson de Oliveira


O reitor do Santuário Basílica do Pai Eterno, em Trindade (GO), Pe. Robson de Oliveira Pereira, visitará a Arquidiocese de Natal, dia 13 de março. Às 17h30, ele presidirá missa, em frente à Catedral Metropolitana. A celebração será transmitida pela Rádio Rural de Natal e pela Rede de Vida de Televisão. Antes da missa, na Catedral, haverá uma programação de acolhida aos fiéis, iniciando às 13h, com louvor, pregações e atendimento de confissões. Às 14h, terá adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 15h, será realizado show de evangelização, em frente à Catedral. Às 16h30, será a chegada do Pe. Robson, conduzindo a imagem do Divino Pai Eterno.

Pe. Robson é membro da Congregação dos Missionários Redentoristas e, desde 2003, está à frente do Santuário Basílica, em Trindade (GO). Para divulgar a devoção ao Divino Pai Eterno, ele utiliza os Meios de Comunicação. Atualmente, está, diariamente, na Rede Vida de Televisão, rezado a novena dos Filhos do Pai Eterno, e a da Perpétuo Socorro. A Rede Vida também transmite, todos os domingos, às 17h30, a missa, presidida pelo Pe. Robson.

Em 2009, o reitor do Santuário Basílica deu início a um projeto de levar a imagem do Pai Eterno a várias cidades brasileiras. O projeto fazia parte das comemorações dos 170 anos de devoção ao Pai Eterno, nas terras goianas, completados em 2009. Nos últimos domingos do mês de fevereiro, ele esteve em Salvador (BA) e em Maceió (AL). Em cada cidade, milhares de pessoas participam da celebração.

Encontros de Carnaval movimentam carismáticos no Brasil inteiro


É Carnaval, tempo de nos encontrarmos para viver uma alegria, que diferente da folia do mundo, não tem dia nem hora pra acabar. É perene, tal como o Amor de Deus.

Para celebrar este grande amor e viver momentos de encontro fraterno e espiritualidade, são promovidos em todo o Brasil eventos de Carnaval, uns dos mais populares do calendário da Renovação Carismática Católica.

Em Nova Cruz o Retiro começa, dia 5 e vai até dia 8, na Casa do Forró. Muita animação e alegria fazem parte da programação.

O importante é ouvir a Palavra de Jesus e viver intensamente a alegria de pertencer a Ele. Em unidade, nos alegremos, pois animados pela Palavra de Deus, iremos lançar as redes mais uma vez! Venha participar!

CNBB abre Campanha da Fraternidade na Quarta-feira de Cinzas


Na próxima quarta-feira, 9, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que tem por tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). O ato de lançamento nacional, aberto à imprensa, acontece no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília, às 14h30, e será presidido pelo secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Dimas Lara Barbosa.

A programação será bastante objetiva, iniciando com a apresentação da mensagem do papa Bento XVI, saudando a Campanha. Em seguida, o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, exporá os objetivos da Campanha, bem como a dinâmica de sua realização nas dioceses, paróquias e comunidades do país. O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, encerra o ato falando sobre as expectativas da Igreja com a Campanha. Terminada a cerimônia, dom Dimas atende os jornalistas, numa coletiva de imprensa.

Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.

Esta não é a primeira vez que a CF aborda o tema meio ambiente. Em 1979, a Campanha discutiu o tema “Por um mundo mais humano – Preserve o que é de todos”; em 2004, “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida”; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 3 de março de 2011

Léia e Sonia se apresentarão em Campestre

As cantoras Léia e Sonia irão animar a festa do padroeiro da Paróquia São Jose, em São José de Campestre/RN, no dia 18 deste mês. A festa do padroeiro terá inicio dia 10 de março, com procissão às 18h30, seguido de missa às 19 horas. A festa prossegue até dia 19 com o tema "Com São José trabalhamos a serviço da vida".

Durante o período festivo acontecerá caminhadas, reza do oficio, reza do terço, missas, quermesse, show´s musicais, cavalgada, show de calouros e muita animação e evangelização.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Arrastão abre Retiro de carnaval em Nova Cruz


No próximo sábado dia 5, um arrastão de fiéis católicos saem as ruas para participarem da abertura do Retiro de carnaval, ágape. O evento é uma realização da Renovação Carismática da Paróquia de Nova Cruz. Muita animação, louvor, missa, pregação, adoração fazem parte da programação que começa no dia 5 e se estende até dia 8. No período de 6 a 8, o ágape acontecerá na Casa do Forró. Venha e participe!

Natal sediará lançamento regional da Campanha da Fraternidade

Cartaz da CF 2011

A Arquidiocese de Natal viverá uma intensa programação, a partir de quinta-feira, à noite, até sábado, dia 12. Será o lançamento da Campanha da Fraternidade 2011, em nível de Regional Nordeste 2, da CNBB, formado pelas 21 Arquidioceses e Dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A programação iniciará no dia 10, às 19 horas, no Hotel Imirá, na via costeira de Natal, com jantar oferecido para autoridades, imprensa e bispos do Regional.

Na sexta-feira, 11, das 8 às 17h30, também no Imirá, será realizado um Seminário, cujo tema é: “Quem desmata a terra, semeia inferno”, uma frase do Pe. Cícero Romão Batista. Os palestrantes serão Pe. Zezinho, cantor e compositor; Gabriel Chalita, deputado federal paulista e apresentador de programa na TV Canção Nova; Ivo Poletto, teólogo, sociólogo e assessor de Cáritas Brasileiras; e Francisco Alexandre, professor do Departamento de Física e coordenador da pós-graduação em mudanças climáticas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Só poderá participar do seminário quem fez, antecipadamente, a inscrição.

No dia 12, às 8h30, na Catedral Metropolitana, será celebrada missa, com a participação dos bispos das dioceses do Regional. Após a missa, os fiéis sairão em caminhada até à Pedra do Rosário. Nas paróquias, a coordenação arquidiocesana sugere que o lançamento aconteça no domingo, dia 13.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Missas marcam 11 anos de beatificação dos Mártires


Santuário dos Mártires de Cunhaú

No próximo domingo, dia 6, a Arquidiocese de Natal comemora os 11 anos da beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, ocorrida no dia 5 de março de 2000, no Vaticano, pelo Papa João Paulo II. As comemorações acontecerão com a celebração da Santa Missa, em três lugares, domingo, dia 6: às 10h30, na comunidade Cunhaú, onde aconteceu um dos morticínios dos cristãos, e em Uruaçu, onde aconteceu o segundo morticínio.

A terceira será às 17h, na Paróquia do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro de Nazaré, em Natal. O Santuário foi inaugurado em 2009, nas comemorações do centenário de criação da Diocese de Natal. No dia 13, pela manhã, haverá outra missa, no Monumento aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em horário ainda a ser definido.

Além das comunidades de Uruaçu, Cunhaú e o Santuário, três paróquias da Arquidiocese têm os três principais personagens do morticínio como padroeiros: o beato Mateus Moreira, na Cidade Verde; o beato André de Soveral, em Emaús, e o beato Ambrósio Francisco Ferro, no bairro do Planalto. Nessas comunidades também há momentos em comemoração aos 11 anos da beatificação dos Protomártires do Brasil.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 1 de março de 2011

Blog da Pascom é 3º mais acessado na região


Mais uma vez este blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz está inserido na relação do blogs mais acessados de nossa região. Isso não é só mérito nosso que fazemos a Pascom, mas tem uma grande parcela de sua colaboração que vem acreditando no nosso trabalho e vem acessando para obter uma boa notícia. Só queremos dizer MUITO OBRIGADO e continue acessando.

Confira abaixo a relação de blogs mais acessados no mês de fevereiro, no formato blogspot da região Agreste Potiguar:

1º PROFESSOR JOÃO MARIA
2º CORREIO DO AGRESTE
3º PASCOMRN NOVA CRUZ
4º NOVA CRUZ ASSIM
5ª INFORMATIVO MIPIBU
6º ABRAÃO NA REDE
7º LENILSON DO AGRESTE
8º REVISTA ESPAÇO LIVRE
9º NOVA CRUZ EM FOCO
10º AFRANIO PATRICIO
11º SHOW DA CIDADE RG
12º SERRINHA INFORMA
13º NOVO IMPACTANTE
14º AGRESTESPORTIVOMCL
15º FOLHA POTIGUAR 2012
16º CLAUDIO LIMA NEWS
17º ESPIRITIO SANTO EM FOCO
18º ANE 2003
19º WESLEY RAMON
20º RANIERE RAMOS LOCUTOR


Fonte: novacruzassim.blogspot.com

Aquecimento global e mudanças climáticas são colocados em debate pela CF-2011

“Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”.

Este é o objetivo da Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que será aberta, em nível nacional, na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março, na sede da CNBB.

Com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”, a CF chama a atenção especialmente para as questões do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Motivada pela fé

Segundo o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, é a fé que motiva a Igreja a discutir temas como o proposto pela CF-2011. “A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica.

Dom Dimas destacou ainda que a ecologia humana é de “suma importância” para as discussões porque trata a vida como um todo e não distingue a vida do planeta da vida dos seres humanos. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres”.

A partir de março, o debate do tema proposto pela Campanha ganha as paróquias, comunidades e os mais diversos espaços.“A temática é uma preocupação social da Igreja que quer despertar as pessoas para a educação ambiental porque, a partir do nosso dia-a-dia, precisamos diminuir o consumo e tomar algumas medidas que impliquem em menos gasto e mais educação para a vida do nosso planeta”, sublinhou o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias.

De acordo com o secretário, os temas sociais apresentados pelas Campanhas da Fraternidade refletem o papel da Igreja junto à sociedade. “A Igreja toma esses temas como reflexão para servir à sociedade, porque implicam em sofrimento, dores, morte. A Igreja, imbuída da missão de evangelizar, procura levar a luz de Deus àquela situação, para que brote a vida no seio da sociedade”, disse o padre.

Objetivos e estratégias

Além do objetivo geral, CF apresenta alguns objetivos específicos como viabilizar meios para formação da consciência ambiental; promover discussões sobre a problemática; mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais. Algumas estratégias também são adotadas como mobilizar pessoas, Igrejas e a sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais; denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.

Fonte: CNBB

Formação sobre a CF reúne fiéis paroquianos

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz reuniu fiéis paroquianos para momento de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2011. A formação aconteceu dia 27, no Centro Pastoral do Catolé e contou com boa participação dos agentes pastorais e representantes das comunidades.


Os membros da equipe paroquial da CF foram os assessores do encontro de formação, na ocasião eles apresentaram o tema, lema, objetivos e hino da CF 2011. Lá também foi estudado o conteúdo da CF em família que será realizado em toda paróquia. Os participantes do encontro fizeram trabalhos em grupos e apresentaram os trabalhos.

Momento da formação
Terezinha Januario, Seminarista Shirleno, Pe. Janilson
e Terezinha Sabino apresentaram o tema,
lema e objetivos da CF 2011
Momento dos trabalhos em grupos
Fotos: Liliane Pereira

Espanha receberá 1º Congresso Mundial das Universidades Católicas

“Identidade e missão das universidades católicas”: este será o tema do primeiro Congresso Mundial das Instituições Católicas de Ensino Superior que acontecerá em Madri, Espanha, entre os dias 12 e 14 de agosto, poucos dias antes da Jornada Mundial da Juventude.

O evento tem por objetivo “refletir sobre a identidade e o espírito das universidades católicas, a partir da Espanha e com um olhar sob toda comunidade universitária internacional”. O congresso foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 28, na Universidade San Pablo, pela reitora Maria del Rosario Sáez Yuguero. Durante a apresentação o diretor do jornal L’Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian, falou sobre “a ideia da universidade”.

Muitos acadêmicos espanhóis aderiram a iniciativa, entre os quais provenientes das universidades de Navarra, Murcia e Valencia.

Fonte: Canção Nova

O Ensino Religioso


No fim de semana, dias 25 a 27, o Grupo de Assessoria e Pesquisa em Ensino Religioso (Graper), se reuniu no Centro Cultural Missionário, em Brasília, para dar continuidade aos Projetos do Setor.

O maior tempo do encontro foi dedicado à estruturação do novo documento, “O Ensino Religioso no Brasil: 1988 a 2011”, da coleção ‘Estudos da CNBB’, reunindo informações, fundamentos e a legislação em vigor no Brasil. Durante o encontro, foi reservado também um espaço para refletir sobre a realidade atual do Ensino Religioso.

O Graper contou com a visita do secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, proporcionando à reunião um momento de reflexão sobre a realidade e perspectivas para

o referido componente curricular no Brasil. Houve em tal momento troca de experiências e informações sobre a conjuntura da Educação no Brasil e nesta a situação do ER que não é isolado de toda a problemática educacional do país, além dos desafios que sempre circundaram a sua legalização e prática no sistema público de ensino.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"Fé e Providência"


Na manhã deste domingo, 27, falando a mais de 50 mil fiéis e peregrinos na Praça São Pedro para a oração mariana do Angelus, o papa Bento XVI recordou que, na liturgia de hoje, ecoa uma das palavras mais tocantes da Sagrada Escritura. Diz o livro de Isaías, proclamado na missa deste domingo: “Pode a mãe se esquecer do seu filho, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas? Ainda que ela se esqueça, eu não me esquecerei de você" (Is 49,15).

Este convite a confiar no amor infalível de Deus é comparado com a página, também muito sugestiva do Evangelho de Mateus em que Jesus exorta seus discípulos a confiar na Providência do Pai celeste, que alimenta as aves do céu e veste os lírios do campo, e conhece todas as nossas necessidades (cf. 6,24-34). Assim diz o Mestre: “Não se preocupem, dizendo: O que comeremos? O que beberemos? O que vestiremos? De todas essas coisas vão em busca os pagãos. O Pai celeste sabe do que vocês necessitam”, disse o papa.

Bento XVI afirmou que, diante da situação de muitas pessoas, próximas ou distantes, que vivem na miséria, esse discurso de Jesus pode parecer pouco realista, ou até mesmo evasivo.

“Na verdade, o Senhor quer deixar bem claro que não se pode servir a dois senhores: Deus e a riqueza. Aqueles que crêem em Deus, Pai cheio de amor pelos seus filhos, dá prioridade à busca de seu reino, da sua vontade. E este é precisamente o oposto do fatalismo ou de um ingênuo irenismo”.

Bento XVI destacou que a “fé na Providência não dispensa a árdua luta por uma vida digna, mas liberta do afã pelas coisas e do medo do amanhã”. Segundo o papa, o cristão se distingue pela absoluta confiança no Pai Celeste, como foi para Jesus.

“É precisamente a relação com Deus Pai, que dá sentido à vida de Cristo, às suas palavras, aos seus gestos de salvação, até à sua paixão, morte e ressurreição. Jesus nos mostrou o que significa viver com os pés bem firmes no chão, atentos às concretas situações do próximo, e ao mesmo tempo mantendo o coração no céu, imerso na misericórdia de Deus”.

Fonte: CNBB