sexta-feira, 21 de abril de 2017

Crianças receberam Primeira Eucaristia e missa será às 9h


No 3º Domingo da Páscoa, dia 23 abril, cerca de 200 crianças da Paróquia da Imaculada Conceição receberam pela primeira vez o Sacramento da Eucaristia. A celebração acontecerá na Igreja Matriz, a partir das 9h, presidida pelo pároco, Pe. Francisco de Assis Inácio. 

Por ocasião desta celebração não haverá Missa na Matriz, às 7h. O pároco Pe. Francisco de Assis aconselha, aos que costumam vir à Celebração Eucarística, nesse horário, que dessa vez, procurem escolher o horário das 18h, em São Sebastião, ou então às 19h30, na Matriz.


quinta-feira, 20 de abril de 2017

Papa marca data de canonização dos Mártires potiguares

Cerimônia será no dia 15 de outubro. Massacres em Cunhaú e Uruaçu, em 1645, vitimaram mais de 80 fiéis.


Os Padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, o leigo Mateus Moreira e mais 27 companheiros leigos serão canonizados, em Roma, dia 15 de outubro deste ano. A notícia foi confirmada no início da manhã desta quinta-feira, 20, durante o Consistório Ordinário Público, formado por cardeais, presidido pelo Papa Francisco, no Vaticano. No último dia 23 de março, o Santo Padre já havia aprovado os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos Membros da Congregação para a Causa dos Santos sobre a canonização dos beatos, padroeiros do Rio Grande do Norte.



Processo de canonização

Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Na ocasião, cerca de mil brasileiros participaram da celebração. O processo de beatificação durou nove anos; foi instalado pelo então Arcebispo de Natal, Dom Alair Vilar, e tendo o Monsenhor Francisco de Assis Pereira, como postulador, ambos já falecidos. A celebração de beatificação aconteceu durante o governo de Dom Heitor Sales.

Desde a beatificação, a Arquidiocese de Natal incentivava os fiéis a rezarem e pedirem a graça da canonização dos ‘Protomártires do Brasil’.

O processo de canonização estava na Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, desde o segundo semestre de 2015, por indicação do Sumo Pontífice. No mês de setembro do ano passado, o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, esteve em Roma, participando de uma audiência com o Papa Francisco para tratar sobre a canonização. Na visita ao Pontífice, Dom Jaime esteve acompanhado de Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e ex-prefeito da Congregação para o Clero. Dom Cláudio é um devoto fervoroso dos Mártires potiguares. Na homilia da missa de encerramento do 16º Congresso Eucarístico Nacional, em 16 de maio de 2010, na cidade de Salvador (BA), ele falou sobre a história dos beatos e, no final, destacou: “Esses mártires, caros irmãos e irmãs, são uma das maiores glórias da Igreja no Brasil. O seu martírio, reconhecido pela Igreja, contém grande força de evangelização. Deveríamos torná-los mais conhecidos e venerados, porque nos ajudariam amar e valorizar o domingo e a Missa dominical”

No mês de outubro, a Arquidiocese de Natal recebeu a visita do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. Na ocasião, o representante do Papa no país conheceu os locais dos martírios e pode presenciar a devoção do povo potiguar aos beatos.

O processo para a canonização teve como notário o Arcebispo, Dom Jaime, e como cursor, o Padre Júlio César Souza Cavacante.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 18 de abril de 2017

Juventude Shekinah realizará 1º Sheki Night





O 1º Sheki Night, evento promovido  grupo Juventude Shekinah, da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, será realizado próxima sexta-feira, dia 21 de abril, no Lions Club, a partir das 18h30. 

Trata-se de um momento especial de louvor a Deus do jeito jovem, na sexta-feira após o Domingo da Páscoa da ressurreição de Cristo. O evento terá como tema: “Faz como um dia fizeste em Maria, derrama tua shekina” e será animado pela as atrações Banda Swing do Alto, de Natal e DJ Diogo. As senhas já estão a vendo com membros do grupo.


Oitava de Páscoa: tempo de celebrar a Ressurreição


Durante todos os dias desta semana, até o próximo domingo, a Igreja comemora com alegria a Ressurreição de Jesus. Este é o acontecimento mais importante da história para os cristãos, pois, Jesus, morreu, ressuscitou e continua entre nós. O Arcebispo de Mariana (MG), dom Gerado Lyrio de Rocha, explica que Páscoa é uma solenidade tão grande que não dá para celebrar num dia só. Por isso a igreja na sua sabedoria de mãe e mestra prolonga por oito dias a celebração da páscoa. “A páscoa é o centro do ano Litúrgico por ser o centro da vivência e da fé cristã. Se Cristo não tivesse ressuscitado nossa fé não teria sentido vai dizer o apóstolo Paulo. Então, o mistério da morte e ressurreição de Cristo é o que está no cento, é o acontecimento fundante da nossa própria fé”, destaca o bispo.

Para dom Geraldo, a melhor maneira de vivenciar o mistério da páscoa é assumir de forma consciente e responsável o próprio batismo. “A oitava da pascoa tem essa caraterística batismal até porque na vigília da páscoa se celebram o batismo especialmente de adultos. Então, a oitava da páscoa tem um sabor bem batismal. Aí está o fundamento da nossa vivencia cristã. É assumir o nosso batismo para vive-lo intensamente como filhos de Deus, como irmãos de Jesus Cristo, como templos do Espírito Santo, como membros do povo santo de Deus e a igreja de Cristo. Então, a oitava da Páscoa deve reavivar tudo isto em nós para vivenciarmos o que celebramos na fé traduzindo em atos concretos em nossa vida”. 

Após essa Oitava de Páscoa, a Igreja continua vivendo o Tempo Pascal até o domingo de Pentecostes que acontece cinquenta dias após a celebração da ressurreição de cristo. Este ano será celebrado dia 4 de junho. Neste período, a igreja convida, por meio da liturgia, a contemplar a presença do ressuscitado que continua no meio dos seus. “O pentecostes é o coroamento da páscoa, a obra realizada por Jesus. O que ele fez com sua morte e ressurreição agora é coroado com a vinda do Espírito Santo e é ele que faz com que o mistério da páscoa que celebramos não seja uma coisa do passado que é apenas recordado numa oração. É muito mais do que isso. É o Espírito Santo de Deus que faz com que o mistério pascal se torne presente e realidade em nossa vida. Em todos os gestos litúrgicos, mas sobretudo na Santíssima Eucaristia. A Eucaristia é a celebração do mistério pascal de cristo. A Pascoa de cristo acontecendo em nova vida e a nossa inserida no mistério pascal de cristo quem faz tudo isso é o Espírito Santo que da vida a igreja e que vivifica o cristão na sua vivencia de fé para que mistério pascal seja realidade na sua existência”, ressalta dom Geraldo.

Fonte: CNBB

Celebrações da Semana Santa


As comunidades da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta vivenciaram as celebrações da Semana Santa. Durante o Tríduo Pascal algumas comunidades realizaram encenações da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senho Jesus Cristo, além das celebrações do lava pés, sexta-feira da paixão, sábado santo e domingo de Páscoa. 

 

  




domingo, 16 de abril de 2017

Vigília Pascal - Sábado Santo


No sábado santo, 15 de abril, a Igreja Católica vivencia a preparação para a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A vigília pascal da Paróquia da Imaculada Conceição aconteceu na Igreja Matriz a partir das 22h30, presidida pelo Pároco, Pe. Francisco de Assis Inácio. O primeiro momento, a benção do fogo, aconteceu em frente a igreja, seguida do rito da entrada do círio pascal. Após toda liturgia do sábado santo aconteceu a procissão da ressurreição com a imagem do Cristo Ressuscitado até a Igreja de São Sebastião.