sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Paróquia de Nova Cruz prepara Assembleia Pastoral


Reunião de preparação para a Assembleia, realizada dia 21
Foto: Flavio Luiz

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, inicia os preparativos para a Assembleia Pastoral, que será realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro. O pároco, Padre Francisco de Assis Inácio, realizou, no último dia 21, a primeira reunião de preparação para a Assembleia. “Nessa reunião, ficou decidido que, no dia 16 de fevereiro, acontecerá uma mini-assembleia com os coordenadores de pastorais e movimentos. Na oportunidade, cada coordenador levará o plano de sua respectiva pastoral, para definição das datas para as atividades”, explica o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Flávio Luiz. “Nos dois dias da Assembleia, os participantes farão a avaliação dos trabalhos realizados em 2012, conhecerão as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja e definirão as prioridades da Paróquia para este ano”, acrescenta.

A Assembleia Pastoral contará com a participação dos padres Francisco de Assis Inácio e Janilson Macedo, do Diácono José Jeová, religiosas, coordenadores de pastorais, movimentos e serviços e representantes das comunidades. A assessoria será Vigário Episcopal Sul, Padre Matias Soares.


III Domingo do Tempo Comum - Comentário litúrgico




Introdução

            É possível encontrar nos dois textos (I leitura e o evangelho), as condições necessárias para se fazer uma adequada celebração da Palavra. Por que dizer assim dessas leituras? Porque elas conduzem a comunidade à reflexão e à revisão das celebrações que são realizadas.
            “Hoje”, “Palavra”, “realização”. São três palavras que ressaltam o resumo feito pelo Mestre Jesus na sinagoga de Nazaré, já começando sua vida pública. A Palavra de Deus é assim, ela fala hoje, porque realizou maravilhas ontem, hoje e sempre.
            A II leitura está sintonizada com o tema enfatizado pelas leituras anteriores, porque no seu objetivo, é preciso reforçar a fé e a prática dos discípulos missionários de Jesus Cristo, e, não apenas satisfazer a curiosidade dos historiadores, nem tão pouco ficar esposada nos museus, sendo maltratada pela poeira e pela traça, e sim para formar segundo a justiça (2 Tm 3,16).

Ø I leitura (Neemias 8,2-6.8-10)
É impossível alcançar a narração da I leitura de hoje, sem a devida compreensão do contexto histórico situado lá pelos anos 444 a.C. Já se passaram mais de cem anos do retorno do povo israelita do exílio da Babilônia.  Mesmo assim, esse povo ainda continua desorganizado e sofrendo muito. Liderados pelo governador Neemias e pelo sacerdote Esdras, os repatriados tentam reconstruir o país e conservar a própria identidade. Mas, para tanto, é preciso ter instrumentos como: intermediários entre Deus e o povo e a Palavra, elementos capazes de unir a comunidade em torno de objetivos comuns.
Os versículos aqui indicados descrevem em detalhes a celebração da Palavra e suas consequências para chamar a devida atenção dos ouvintes. Vejamos alguns subsídios importantes:
1.                  Esdras organiza a festa da Lei. Inicialmente convoca em assembleia sagrada todas as pessoas capazes de entender e, desde o raiar do sol até o meio-dia”, faz a leitura do livro da Lei (VV 2-3). É interessante, ninguém falta a convocação, ninguém reclama porque está demorando. Enquanto isso, não são poucos os que vão para as nossas missas, reclamando porque passou uma hora e meia de celebração. Talvez não saibam que o compromisso fundamental de um verdadeiro cristão é o de alimentar a própria fé, junto com os irmãos da sua comunidade, através da escuta da Palavra, acompanhada de uma boa catequese.
2.                  A Palavra de Deus suscita comunidade.  Trata-se do núcleo central do Deuteronômio, a lei do Estado para Israel. Tudo se torna novo. Por isso, exige renovação da aliança. É, portanto, uma leitura solene da lei do Senhor.
3.                  A Palavra de Deus torna-se o núcleo de atenção da comunidade. Os ouvintes prestam atenção ao que está sendo lido. A Palavra é ouvida. Hoje, será que a Palavra de Deus tem tanta importância assim para os que se dizem católicos praticantes?
4.                  A Palavra de Deus provoca reações nos membros da comunidade. Todos ficam de pé (v.5), todos erguem as mãos e proclamam “amém, amém”! Todos se ajoelham e se inclinam até o chão diante do Senhor (v. 6). A palavra é aclamada e Deus é adorado. Nos dias atuais, é uma luta para muitos dos nossos se ajoelharem. É preciso que se peça. Aliás, alguns chegam a ficar chateados. Que coisa!
5.                  A Palavra de Deus provoca atitude de partilha. Que estranho, o povo começa a chorar! É que a Palavra ajuda o povo a fazer a devida retrospectiva. Ela ajuda a reconstruir a história, sendo força, luz e esperança. E isso gera “a alegria do Senhor”, que é segurança para a comunidade!
Conclusão: Os levitas dizem ao povo: “Comam..., tomem bebidas..., porque este é um dia consagrado ao Senhor” (v. 10). A partilha dos bens, sugerida pela interpretação da Palavra de Deus, leva a comunidade à criação de uma sociedade alternativa, isto é, como o Projeto de Deus: “Vida em abundância para todos”.

 Evangelho (Lc 1,1-4; 4,14-21)
            Para cada ano litúrgico é indicado um Evangelista; neste ano, seremos acompanhados por São Lucas. Por tratar-se do Tempo Comum, é, portanto, compreensível que nos seja proposto o prólogo (introdução) a este Evangelho.
            Lucas dedicou o seu Evangelho ao “excelentíssimo Teófilo” (nome que significa “amigo de Deus”). O trecho nos situa aproximadamente lá pelos anos 80 d.C. , e trás como preocupação a solidez e a credibilidade do que está para apresentar: fez um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio,  a fim de escrever uma narração bem ordenada (v. 3).
            a) O objetivo da sua obra é dar bases sólidas à fé dos cristãos das suas comunidades (v.4). O que quer dizer tal afirmação? Vejamos bem: ninguém pode ser obrigado, por meio de argumentos, acreditar que Jesus é o Senhor. Todavia, a fé não pode ser trocada por crendices (cavilações, superstições) e desprovidas de provas científicas. É preciso aprofundar a própria adesão a Jesus Cristo. Como? Com a palavra o próprio Lucas – é preciso ler atentamente, página por página, o seu Evangelho.
            É este o convite que nos é proposto para este ano. É preciso, portanto, participar com seriedade das celebrações, sobretudo no domingo, para que se chegue verdadeiramente à fé cristã. Cuidado: Assim, sim, começaremos a ser “Teófilo”, ou seja, “amigos de Deus”.
             b) A segunda parte da passagem deste dia (Lc 4, 14-21) apresenta-nos o começo da vida pública de Jesus. Participando da vida de seu povo, num dia de sábado, durante a celebração da Palavra na Sinagoga de Nazaré, ele anuncia o programa do seu ministério: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres...”.
            O programa de Jesus beneficia sem reserva alguma os pobres. Quem são eles? Os anawim, isto é, os que vivem à margem da sociedade, as “massas sobrantes”. Jesus é parceiro, é aliado dos pobres, é seu libertador. Nisto consiste a Boa Nova por ele anunciada: presos soltos, cegos enxergando, oprimidos libertados. O programa de Jesus consiste não só a libertação dos marginalizados, mas sua plena reintegração na sociedade, com a recuperação plena de tudo aquilo do qual foram defraudados. Essa é a evangelização de Jesus: Não consiste nas palavras, doutrinação, conceitos, dogmas, documentos, mas numa prática que leve as pessoas marginalizadas à posse da vida plena. Essa deve ser a nossa evangelização (Boa Nova). Então, por que ainda há tantos marginalizados no Brasil, no nosso Estado, nas nossas cidades, nas nossas portas? Não teremos nós, como cristãos que somos, alguma culpa por não utilizarmos os verdadeiros sentimentos de Cristo Jesus?

II Leitura (I Cor 12,12-30)
A comunidade é convida a continuar a ler o capítulo 12 da I Carta aos Coríntios. No domingo passado, Paulo havia insistido em que as diferenças de dons, ministérios e atividades são significam desigualdade, porque tudo deve colaborar para o bem comum.
Neste domingo, Paulo mostra quem é quem nas comunidades, usando a metáfora do corpo. O apóstolo usa a temática sobre o corpo, tendo um olhar na imagem do corpo físico e outro na imagem do corpo social. Por isso Paulo afirma: “Deus distribuiu os membros do corpo dando maior honra ao que é menos digno, para não haver divisão no corpo, e para todas as partes se preocuparem igualmente umas com as outras”).
Está definido, portanto, quem é importante na comunidade: todos, cada qual com seu dom. Cuidado, o outro, assim como é, é o grande dom de Deus para a comunidade. Se alguém tem o costume feio, por isso pecaminoso, de querer fazer tudo sozinho, sem considerar os outros como capazes e importantes, por isso também necessários, converta-se!


Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz - RN




Mensagem do Papa para DMC enfoca Redes Sociais



   
No dia em que a Igreja celebra S. Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, a Sala de Imprensa da Santa Sé apresentou na manhã de quinta-feira, 24 de janeiro, a Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado em 12 de maio.

“Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização” é o título da Mensagem. Durante a coletiva de imprensa de apresentação da Mensagem de Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, reiterou a necessidade de Bento XVI estar presente nas redes sociais, especialmente no Twitter.

Leia mensagem na íntrega AQUI

Fonte: CNBB

Secretário da CNBB participará do lançamento da CF em Natal


Dom Leonardo Ulrich Steiner
Foto: www.arqnit.org.br

O secretário geral da Conferência Nacionao dos Bispos do Brasil - CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, virá a Natal, no mês de fevereiro, para participar do lançamento nacional e comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade - CF. Além dele, também confirmaram presença o Núncio Apostólico no Brasil, também conhecido como Embaixador do Vaticano para o Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, e o presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro.

A comitiva estará no Rio Grande do Norte no dias 14 e 15 de fevereiro. No dia 14, à tarde, juntamente com os bispos das dioceses do Regional Nordeste 2, da CNBB, visitarão o município de Nísia Floresta. Foi lá, mais precisamente na comunidade Timbó, onde, na quaresma de 1962, foi realizada a primeira Campanha da Fraternidade. No dia 15, participarão do Seminário "Igreja: fundamento da fraternidade", que acontecerá no Centro de Convenções, na via costeira de Natal, no horário das 8h30 às 17h30. Na abertura do Seminário acontecerá a solenidade de lançamento nacional da CF que, neste ano tem como tema: "Fraternidade e Juventude".

Ainda no dia 15, às 19 horas, na Catedral, haverá celebração eucarística. Logo em seguida, acontecerá uma vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento. Este momento contará com a presença de Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova.

Para participar do Seminário, no Centro de Convenções, é necessário adquirir um ingresso, no valor de trinta reais, que está à venda na Paulinas Livraria. A coordenação do evento está promovendo sorteio de ingressos, através do twitter da Arquidiocese, cujo endereço é @arqnatal.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Dom Jaime celebra aniversário sacerdotal

Dom Jailme Vieira Rocha
Foto: Cacilda Medeiros


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, vai celebrar 38 anos de vida sacerdotal, dia primeiro de fevereiro, sexta-feira. Neste dia, ele presidirá missa em ação de graças, às 16h30, na Catedral Metropolitana. Dom Jaime foi ordenado sacerdote em primeiro de 1975, na Catedral de Natal.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Presidente da CNBB participará do lançamento da CF em Natal


 Dom Raymundo, presidente da CNBB
Fonte: www.a12.com

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, virá a Natal, no mês de fevereiro, para participar do lançamento nacional e comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade - CF. Além dele, também confirmaram presença o Núncio Apostólico no Brasil, também conhecido como Embaixador do Vaticano para o Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, e o presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro.

A comitiva estará no Rio Grande do Norte no dias 14 e 15 de fevereiro. No dia 14, à tarde, juntamente com os bispos das dioceses do Regional Nordeste 2, da CNBB, visitarão o município de Nísia Floresta. Foi lá, mais precisamente na comunidade Timbó, onde, na quaresma de 1962, foi realizada a primeira Campanha da Fraternidade. No dia 15, participarão do Seminário “Igreja: fundamento da fraternidade”, que acontecerá no Centro de Convenções, na via costeira de Natal, no horário das 8h30 às 17h30. Na abertura do Seminário acontecerá a solenidade de lançamento nacional da CF que, neste ano tem como tema: “Fraternidade e Juventude”.

Ainda no dia 15, às 19 horas, na Catedral, haverá celebração eucarística. Logo em seguida, acontecerá uma vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento. Este momento contará com a presença de Eliana Ribeira, da Comunidade Canção Nova.

Para participar do Seminário, no Centro de Convenções, é necessário adquirir um ingresso, no valor de trinta reais, que está à venda na Paulinas Livraria. A coordenação do evento está promovendo sorteio de ingressos, através do twitter da Arquidiocese, cujo endereço é @arqnatal.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Site da JMJ terá a Leitura Orante em linguagem jovem



Um novo instrumento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 estará disponível para os jovens a partir do próximo mês. É o canal “Prepara-se”, que todo mês, até a JMJ, disponibilizará conteúdos para a formação espiritual dos peregrinos, como a Lectio Divina jovem, que é a Leitura Orante voltada para os jovens, com um tema diferente a cada mês.

Segundo padre Anísio José Schwirkowski, que reuniu esse conteúdo, seguindo o lema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt 28, 19), a Lectio Divina tem o objetivo de  preparar o coração do discípulo no encontro com o Mestre. “Muitas vezes, num encontro, a coisa mais bonita é a preparação. O evento tem outro gosto quando você se prepara bem. Então, queremos formar o coração do discípulo com a Palavra. É ouvindo a Palavra, partilhando-a e colocando-a em prática que se vai formando o discipulado”, destacou.

No canal, serão publicados o subsídio para os jovens realizarem a Lectio Divina e um manual com orientações para os guias, que são aqueles que conduzirão as reuniões. Entre as dicas, estão o tamanho ideal do grupo, que deve ter de 10 a 15 pessoas, a necessidade de uma preparação cuidadosa de cada encontro pelos guias e a utilização das novas mídias, sobretudo as redes sociais, para o contato constante entre os integrantes do grupo.

De acordo com o sacerdote, esta Lectio Divina jovem foi preparada por especialistas. “Um biblista que já esteve mais de 20 vezes na Terra Santa escreveu os comentários para cada Lectio Divina de forma exclusiva. Então, são comentários novos. E também as dinâmicas que são sugeridas para os guias foram preparadas também por um especialista”, disse.

Fonte: CNBB

JMJ Rio2013 leva mostra oficial do Vaticano para o Brasil





Pela primeira vez, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o Estado do Vaticano vai ao Brasil. Entre os dias 11 de junho e 15 de setembro de 2013, o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC, no Rio de Janeiro, sedia mostra oficial do Vaticano, “Nas pegadas do Senhor - obras-primas dos museus italianos e do Vaticano”.

O presidente do Ibram, Jose do Nascimento Junior, o Gerente de Atos Culturais da JMJ Rio2013, Gustavo Ribeiro e a Diretora do MNBA, Monica Xexeo se reuniram, nesta última semana,com o professor Antonio Paolucci, Diretor dos Museus do Vaticano para confirmar e selar a realização da exposição no Brasil. Participaram da reunião o professor Giovanni Morello, curador da mostra, o Doutor Marcello Bedeschi, presidente da Fundação João Paulo II e o Doutor Andrea Carignani, responsável pelas mostras dos Museus do Vaticano.

A JMJ espera reunir milhões de jovens católicos de todo o mundo e a mostra é uma oportunidade de sensibilizar os visitantes por meio das pinturas, esculturas, manuscritos e obras mestras que contam um pouco da historia da arte e da igreja.

Mais de 100 obras dos museus do Vaticano e de instituições de toda a Itália compõem a exposição, entre elas “Il Volto di Cristo”, datada dos séculos III a V, quadros de Leonardo Da Vinci, relicários e uma peça relacionada ao Papa João Paulo II.

A delegação brasileira, chefiada por José do Nascimento Jr., visitou os museus do Vaticano para conhecer alguns objetos que estarão na mostra. A Pontifícia Sacristia Secreta, local reservado, utilizado pelo Papa para se preparar antes da primeira aparição publica após a anunciação foi um dos locais vistos. A sala possui um rico acervo histórico dos papados e algumas obras guardadas ai também comporão a mostra.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Missa marcará um ano de falecimento do Padre Normando


Pe. Normando Pignataro
Foto: Cacilda Medeiros

A Arquidiocese de Natal celebrará missa em memória do Padre Normando Pignataro Delgado, dia 01 de fevereiro, às 19 horas, na Igreja de São Camilo de Léllis, no bairro de Lagoa Nova, na capital. Padre Normando faleceu dia 01 de fevereiro de 2012, depois de um mês internado, em decorrência de um AVC hemorrágico. Na época, ele era pároco da Paróquia de São Camilo de Léllis e Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica da Arquidiocese de Natal. Padre Normando foi pároco de Nova Cruz durante os anos de 1992 a  1993. 

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese de Natal ganhará mais uma Paróquia


Pe. Luciano Inácio será o administrador da nova paróquia
Foto: Luiz Gonzaga


A instalação da Paróquia da Imaculada Conceição, em Lagoa Salgada, acontecerá dia 5 de fevereiro, às 19h30. Na ocasião, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, dará posse ao primeiro administrador paroquial, Padre Luciano Inácio da Silva. Ele foi ordenado sacerdote em 24 de agosto de 2012 e, desde então, está em Lagoa Salgada, preparando a comunidade para ser paróquia. Em preparação à criação, a comunidade viverá um tríduo festivo, de 3 a 5 de fevereiro.  

A nova Paróquia é desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Monte Alegre e pertence ao 8º Zonal.

Fonte: Arquidiocese de Natal

A coordenação de Campanhas sorteará ingressos para o Seminário da CF


Logomarca dos 50 anos da CF
Arte: Noz Comunicação

A coordenação de Campanhas, na Arquidiocese de Natal, vai sortear ingressos para o Seminário que vai marcar os 50 anos da Campanha da Fraternidade. O sorteio vai ser realizado através da conta do twitter da Arquidiocese de Natal, cujo endereço é o @arqnatal. Para participar do sorteio, basta o internauta criar uma frase que conste a hastag #50anosCF e o endereço @arqnatal e postar no twitter.



Na próxima sexta-feira, dia 25, vai ser sorteado um ingresso para o Seminário, que acontecerá dia 15 de fevereiro, das 8h30 às 17 horas, no Centro de Convenções, localizado na Via Costeira de Natal. Entre os palestrantes do Seminário estarão o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o cantor e compositor, Padre Fábio de Melo; e o missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga. Durante o Seminário, também acontecerá com o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, com a presença da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB; do Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello; e dos bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB.

Fonte: Arquidiocese de Natal

domingo, 20 de janeiro de 2013

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO - Missa de Encerramento



Aconteceu logo após a Procissão que percorreu as ruas do bairro com as presenças de milhares de fiéis, a Missa solene de Encerramento das festividades em homenagem a São Sebastião, padroeiro do maior bairro do município de Nova Cruz. O evento realizado pela Paróquia de Nova Cruz reuniu fieis devotos de várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia, João Pessoa, Campo Redonto, Araruna, Montanhas, Pedro Velho, Natal, entre outras. 

 




A Missa foi presidida pelo Pe. Robério Camilo - Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Petrópolis, Natal, concelebrada pelos padres, Francisco de Assis - Pároco de Nova Cruz e Janilson Macedo - Vigário Paroquial;  e além da participação do Diácono José Jeová e das religiosas Filhas do Amor Divino.




A Missa que relembrou o martírio de São Sebastião foi um misto de alegria e emoção devido aos inúmeros significados atribuídos pelos fiéis às festividades: Oração, devoção, agradecimentos, reencontros.



Os padres e o Prefeito Cid Arruda realizaram após a missa os arreamentos das bandeiras alusivas a Paróquia, Arquidiocese de Natal e do Padroeiro.


Veja mais Fotos aqui

Matéria e fotos: PASCOM.

PROCISSÃO DE SÃO SEBASTIÃO REUNE MILHARES DE FIÉIS EM NOVA CRUZ



A tradicional Procissão de São Sebastião que percorre neste momento as ruas do maior bairro da cidade, que leva inclusive o nome de seu padroeiro, mais uma vez recebeu milhares de fiéis de Nova Cruz e de outras cidades e até mesmo de outros estados.



A procissão marca a primeira parte do encerramento da programação das festividades. Logo em seguida, será realizada a Missa Solene de Encerramento.



Padre Assis Inácio, pároco de Nova Cruz, enfatizou ao blog, momentos antes da procissão que, "como acontece em todas as festas dos Santos padroeiros o povo sempre demonstra fé e afeto. São Sebastião com seu testemunho de vida faz com que a expressividade de fé popular do Santo seja muito grande. O povo vem participar da vivência de fé e ouvir a palavra de Deus" - disse Pe. Assis.

Pe. Janilson

Padre Janilson Macedo, vigário paroquial afirmou que, " esse é um momento de festa ímpar na festa dos cristãos. A devoção a São Sebastião é sinonimo de proteção, pois muitos fiéis sempre vêm pedir a ele proteção contra fome, guerra ou pestes. Também é um momento de alegria pois muitos reencontram entes e amigos que há muito estavam longe de sua terra".



O prefeito Cid Arruda também falou ao nosso blog. Para ele " esse é um momento de muita devoção, uma das festas mais tradicionais da cidade, pois reverencia a memória e o martírio do padroeiro do maior bairro da cidade que inclusive leva o seu nome. Também é um momento de congraçamento da familia novacruzense.

Muitas pessoas que são novacruzenses, vem no mês de Janeiro passar suas férias na nossa cidade e aproveitam para participar da tradicional festa de São Sebastião. É o exemplo do casal Terezinha e Cícero Borges cujos filhos vem de São Paulo para a festa. Telielma Borges, frisa que " é com muita alegria que participa dos festejos, o que me lembra meus tempos de infancia em Nova Cruz". 

Telielma Borges e Aldaléia Borge com os filhos


Já Aldaléia Borges, a outra filha do casal, disse que " é muito importante participarmos desta festa depois de tantos anos morando em São Paulo. a festa é uma oportunidade para rever amigos, parentes e familiares"

José Ramos, filho de Luiz Bento, veio do Rio de Janeiro e há 18 anos não vinha a sua terra. " É maravilhoso participar desse momento pra mim São Sebastião foi e será um santo protetor".
José Ramos


Maria Verônica 

Outra familiar de seu José Ramos, dona Maria Verônica - irmã de José Ramos, que há 22 anos está fora de Nova Cruz. "Realizei meu sonho depois de tanto tempo foram de minha cidade".

Membros da família de Luiz Bento


Maria Salete, devota de São Sebastião há muitos anos, sempre com seu manto vermelho, em homenagem ao santo mártir disse que " cada vez mais a festa recebe numero maior de pessoas. Eu não deixo de participar pois tenho uma graça alcançada pelo intermédio de São Sebastião, por isso que eu venho vestida do manto vermelho".

Maria Salete


Confira as fotos da Procissão. Clique aqui.

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO: Confira os dois ultimos dias.

   

A tradicional festa de São Sebastião recebeu um grande numero de fiéis nos dois ultimos dias de sua programação, 18 e 19 de janeiro.

Na sexta feira, 18, celebrou a Missa da noite, o Padre Janilson Macedo, Vigário Paroquial de Nova Cruz. Em seguida, houve funcionamento da barraca que foi montada e ornamentada em frente a Igreja de São Sebastião, onde os fiéis além de se confraternizarem puderam curtir o show com a banda Rebolar.


Já no sábado, 19, véspera do dia de São Sebastião, mais uma vez uma grande multidão compareceu à festa enchendo as principais ruas do bairro e principalmente a barraca da Igreja. Antes houve a missa solene celebrada pelo Padre Darci de Lagoa de Pedra e Serrinha e pelo Padre Janilson.

 
 
Logo após, na barraca da Igreja  os fiéis puderam assistir ao belo show com Meirinhos do Forró além do leilão conduzido pelos locutores Leninson Cunha e Duda Xuá.

Neste domingo, 20, as festividades de São Sebastião, padroeiro do maior bairro da cidade que leva o seu nome, serão encerradas com a tradicional procissão com a imagem do santo mártir pelas ruas do bairro, o que deverá contar com milhares de fiéis em sua realização.

CLIQUE AQUI PARA CONFIRIR AS FOTOS DOS DIAS 18 E 19.