sexta-feira, 25 de março de 2011

Miss@o.Com do 8º zonal será em Brejinho

Miss@o.com realizado em Passa e Fica, em 2010

O Miss@o.Com, do 8º zonal será realizado dia dia 3 de abril, das 13h30 às 16h30, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Brejinho. Este ano o encontro tem como tema: “Motivação e Liderança no Trabalho Pastoral”.

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal realiza, uma vez por ano este encontro em cada Zonal, denominado de Miss@o.Com, cujo objetivo é capacitar os agentes de pastorais. Convidamos, portanto, toda a equipe da Pascom e coordenadores das demais pastorais das Paróquia para participar do Encontro. Será uma ótima oportunidade para fortalecermos, ainda mais, o nosso trabalho Pastoral.

Pedimos que confirme presença, inclusive informando número de participantes, até o dia 30 de março, com Flávio Luiz, articulador da Pascom no 8º Zonal através do telefone 9199 4735, 9601 5182 ou pelo e-mail: pascom.novacruz@gmail.com

Conselho Pastoral reúne os membros e ECC realiza pós-encontro


Membros do Conselho Pastoral Paroquia de Nova Cruz se reúne no sábado, 26, para preparar as atividades previstas a serem executadas no próximo mês. Os conselheiros são os coordenadores de pastorais, movimentos, serviços e representantes das comunidades. A reunião será na casa paroquial, a partir das 8h30.

Já os os casais do ECC participam do pós-encontro, no próximo sábado, dia 26, no salão do ECC, a partir das 19h30. A equipe dirigente do ECC, convida todos os casais para estarem presente.

Natal sedia reunião do Conselho do ECC

Dom Benedito Gonçalves, assistente nacional do ECC
Foto: arquivo Diocese Presidente Prudente (SP)

O Conselho Nacional do Encontro de Casais com Cristo - ECC está reunido, no Centro Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Natal, neste fim de semana.

A reunião é presidida pelo assistente nacional do ECC, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo da Diocese de Presidente Prudente (SP).

O encontro também conta com a presença dos integrantes do secretariado nacional, casais e dirigentes espirituais do ECC, dos 17 regionais da CNBB. Na pauta, estão estudo e discussão de assuntos de interesse do Encontro de Casais com Cristo.

Fonte: Jornal A Ordem online

Paróquia reza “Novena da Graça”

Imagem de Nossa Senhora da Apresentação
Foto: Cacilda Medeiros

A Paróquia de Catedral deu início à reza da “Novena da Graça”, neste ano de 2011. A primeira aconteceu dia 21 de março e será rezada durante nove meses seguidos até novembro. “Nos dois primeiros meses, a imagem de Nossa da Apresentação visitará os setores da Arquidiocese, cujas salas estão no subsolo da Catedral. A partir de maio, a imagem peregrinará por sede de instituições que ficam no território da Paróquia ou fora dele”, explica o pároco da Catedral, Pe. Aerton Sales.

A celebração da Novena da Graça e a peregrinação da imagem são uma preparação para a festa da padroeira da Catedral e da Arquidiocese, Nossa Senhora da Apresentação, que será celebrada de 11 a 21 de novembro.

Fonte: Jornal A Ordem online

CNBB divulga mensagem pela beatificação de João Paulo II


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, hoje, 25, uma mensagem pela beatificação do papa João Paulo II, que ocorrerá no dia 1º de maio, em Roma. A mensagem foi aprovada pelo Conselho Permanente da entidade, reunido em Brasília desde quarta-feira, 23. A reunião terminha hoje, ao meio dia.

Na mensagem, a CNBB exalta as virtudes de João Paulo II, lembrando suas três visitas ao Brasil. “Entre nós, ele foi carinhosamente acolhido e aclamado como ‘João de Deus’”, recorda a mensagem.

Segundo a CNBB, João Paulo II foi marcado pela espiritualidade da cruz que “o acompanhou na experiência da orfandade e da pobreza, nas atrocidades da guerra e do regime comunista, mas principalmente no atentado sofrido na Praça de São Pedro”.

A CNBB destaca, ainda, o empenho do papa na defesa da vida e da família. “O mundo inteiro foi edificado pelo seu empenho em favor da vida, da família e da paz, dos direitos humanos, da ecologia, do ecumenismo e do diálogo com as religiões”, diz a mensagem.

Leia, abaixo, a íntegra da mensagem no endereço:


Fonte: CNBB

quinta-feira, 24 de março de 2011

Colégio promove feijoada com sorteio de premios


O Colégio de Nossa Senhora do Carmo, em Nova Cruz, completará 70 anos no próximo mês. Para comemorar a essa será desenvolvida uma excelente programação, a começar no próximo domingo, 27, com uma feijoada, musica ao vivo e sorteio de premios, na quadra do Colégio, partir das 11 hora. As senhas para a feijoada podem ser adquiridas na recepção do colégio.

"Colégio de Nossa Senhora do Carmo 70 anos educando a luz do evangelho"

Nova Cruz sediará encontro do dízimo


Proximo domingo, 27, a Paróquia de Nova Cruz sediará o encontro do dízimo para os agentes das paróquias e áreas pastorais do 8º zonal. O encontro será no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 8 horas. A assessoria será feita por membros da equipe arquidiocesana da Pastoral do Dízimo.





CONIC tem novo presidente


O bispo da diocese de Chapecó (SC), dom Manoel João Francisco (foto acima), foi escolhido, no último dia 12, como novo presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Ele foi eleito durante a 14ª Assembleia Geral do Conselho, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ). Dom Manoel sucederá ao pastor sinodal Carlos Augusto Möller, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), no cargo desde 2006.

O novo presidente do CONIC afirmou que o seu maior desafio, à frente do CONIC, será levar até as bases, toda a articulação necessária para um maior crescimento, tanto institucional, quanto ecumênico.

“A minha prioridade como presidente CONIC será priorizar as bases, articulando o trabalho e a vivência ecumênica, que já existem no Brasil, e incentivar mais o desejo ecumênico”, disse dom Manoel João Francisco.

Fonte: CNBB

Inscrições abertas para o 9º Encontro de Professores de Ensino Religioso do Brasil


O dia 14 de abril, no Colégio Salvatoriano Bom Conselho, que fica na cidade de Passo Fundo (RS), marcará o 9º Encontro de Professores de Ensino Religioso do Brasil. O tema de encontro é “O papel humanizador do Ensino Religioso numa mudança de época”.

Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é refletir o sentido da vida, a valorização da religiosidade e o papel do Ensino Religioso na escola numa mudança de época. Além de debater a problemática da indiferença e da inquietação na sala de aula, suas causas e consequências, e a contribuição do Ensino Religioso no entendimento e na busca de alternativas para a prática pedagógica.

As inscrições devem ser feitas até o dia 11 de abril. Outras informações estão disponíveis no telefone (54) 3311-3100.

Fonte: CNBB

Igreja reúne autoridades para discutir situação de Abrigo de Idosos

Pe. Matias Soares, de pe, junto com autoridades presentes ao encontro
Foto: Alexandro Silva


Autoridades eclesiásticas e civis se reuniram, no último dia 18, para discutir a atual situação do Abrigo de Idosos Anízia Pessoa, da Paróquia de Santana e São Joaquim, de São José de Mipibu. A reunião foi convocada pelo pároco, Pe. Matias Soares, depois que o abrigo foi notificado pelo Ministério Público e pelo Corpo de Bombeiros. O Ministério exige que o Abrigo se adeque à legislação atual, de acordo com o Estatuto do Idoso.

“Convidamos representantes da sociedade civil para essa reunião, porque precisamos do apoio deles para poder cumprir as exigências”, explica o Pe. Matias. A reunião também contou com a presença do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

O pároco de São José diz que o resultado da reunião foi positivo. A prefeita, Norma Ferreira, se comprometeu em disponibilizar uma equipe da prefeitura que trabalha com projetos arquitetônicos para fazer uma avaliação da estrutura do Abrigo. “Além disso, ela prometeu que enviará um pedido à Câmara de Vereadores para aprovar, no orçamento municipal, para 2012, uma verba mensal destinada ao Anízia Pessoa”, diz Pe. Matias.

Com mais de trinta anos de funcionamento, o Abrigo se mantém de doações, sendo uma parte da aposentadoria dos internos, os recursos do Governo Federal, no valor de cerca de R$ 1.500,00, e colaborações feitas pela comunidade. Segundo a diretora da instituição, Irmã Iva Guedes, o cumprimento das exigências do Ministério Público, como construir uma estrutura física adaptada às necessidades dos idosos, é quase impossível, no momento atual, porque os recursos conseguidos são usados, quase totalmente, na aquisição de alimentos e medicamentos.

As pessoas podem contribuir com o Abrigo fazendo doações de, especialmente, fraldas descartáveis geriátricas, cestas básicas e adoçantes, já que muitos idosos são diabéticos. Quem deseja fazer doações pode obter mais informações através do telefone: (84) 3273-2319 ou pelo e-mail abrigoaniziapessoa@ig.com.br. Atualmente, o Abrigo acolhe 33 idosos, entre homens e mulheres.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Passa e Fica Será Paroquia a partir de sexta-feira

Foto: Igreja Matriz, brasão e Pe. Moreira,
da Paróquia de Passa e Fica

A partir desta sexta-feira, 25, a cidade de Passa e Fica passa a ser uma nova paróquia na Arquidiocese de Natal. Na ocasião o arcebispo Dom Matias Patricio presidirá missa de criação da paróquia e posse do primeiro administrador, Pe. José Moreira. A paróquia Nossa Senhora de Fátima, com sede em Passa e Fica, abrange também o município de Lagoa D'anta e suas respectivas comunidades.

Instalada oficialmente em 22 de dezembro de 2005, a Área Pastoral de Nossa Senhora de Fátima, abrangia inicialmente os municípios de Passa e Fica e Serra de São Bento, com suas respectivas comunidades e capelas, estando distante 120 km da capital do Estado, Natal e da Arquidiocesana. Na ocasião o Pe. Jailson Nunes foi nomeado como responsável, ficando à frente da Área Pastoral até dezembro de 2007. Em janeiro de 2008 assumiu como novo responsável o Pe. Jorge Alves, permanecendo até março de 2010. Vale notar que no ano de 2009 houve uma mudança no território da Área Pastoral, passando a ser formada pelos municípios de Passa e Fica e de Lagoa d’Anta, quando Serra de São Bento e Monte das Gameleiras passaram a ser área pastoral. Desde o mês de abril de 2010, os trabalhos de evangelização encontram-se sob os cuidados pastorais do Pe. José Moreira (foto acima).

Fonte: paroquiadepassaefica.blogspot.com
(adaptado pela Pascom Nova Cruz)

terça-feira, 22 de março de 2011

Criação da Paróquia de Brejinho


A arquidiocese de Natal passa a contar com mais uma paróquia, desde o dia 21, quando aconteceu a criação da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, com sede em Brejinho e abrangendo a cidade de Passagem. Na ocasião o Arcerbispo dom Matias Patricio nomeou o Pe. Roberlan Roberto para o primeiro adminitrador nova paróquia. Autoridades, cerca de 30 padres do clero natalense, féis de Brejinho, Passagem e outras paroquias estivem presente na grande festa que na mesma data foi comemorado a emanicipação politica de Brejinho. Confira nas fotos abaixo:



Os padres



Fiéis de Campestre vieram participar...

e também de Parnamirim

Autoridades


Fiéis de Brejinho e Passagem

Fotos: Flavio Luiz

Mutidão participa do show de Cantores de Deus em Brejinho



Uma mutidão foi até a cidade de Brejinho na noite de segunda-feira, 21, para a festa de criação da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Com muita alegria e simpatia as "meninas" dos Cantores de Deus fizeram um belo show, com direito a participação do Pe. Adelson cantando e Pe. Janilson ao lado das cantoras. Na festa muitas foram as caravanas que vieram de outras paroquias e prestigiaram a festa.




No final do show o Pe. Roberlan agradeceu a todos pela presença
Fotos: Diogo Oliveira

segunda-feira, 21 de março de 2011

Paróquia de Nova Cruz convida todas as familias para missa dos 20 anos de vida sacerdotal do Pe. Edilson

A Paroquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz convida todas as familias para render graças a Deus pelo 20º aniversário de Ordenação Sacerdotal do Pe. Edilson Soares Nobre, administrador paroquial. A missa será dia 6 de abril, às 19 horas, na Igreja Matriz e contará com a presença do Arcebispo Dom Matias Patrício, vários padres da Arquidiocese de Natal e fiéis paroquianos de outras paroquias por onde o Pe. Edilson realizou atividades, além do povo novacruzense.


Festa de Acies da Legião de Maria

A Legião de Maria de Nova Cruz reuniu todos os praesidium pra a Festa de Acies, no domingo, 20, na Igreja Matriz. O Pe. Edilson fez uma palestra sobre o significado de Nossa Senhora na Igreja, logo em seguida aconteceu o momento de consagração dos legionários. Orações e reflexões fizeram parte da programação que terminou com a Santa Missa.

Momento da consagração

Pastoral do Batismo capacita membros

Membros da Pastoral do Batismo da Paróquia de Nova Cruz participaram do encontro de capacitação e formação, na manhã de domingo, 20, no Salão do ECC. Na ocasião o membro da Equipe Paroquial da CF, Prof. Valdic Luiz, falou sobre a Campanha da Fraternidade, cujo tema é Fraternidade e a vida no Planeta. Quem esteve lá foi o Pe. Edilson Nobre, onde falou sobre a importância do trabalho da Pastoral do Batismo para Igreja Católica.



Foto acima: Pe. Edilson falando aos membros da Pastoral do Batismo
Foto abaixo: Prof. Valdic, falou sobre a CF