sábado, 17 de março de 2012

Anuário Pontifício 2012 apresenta aumento de 15 milhões de fiéis Católicos


O Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Tarcísio Bertone e o substituto na Secretaria de Estado para os Assuntos Gerais, Dom Angelo Becciu, apresentaram ao Papa Bento XVI o Anuário Pontifício 2012, em cerimônia na manhã do ultimo dia 10 de Março. O documento produzido pelo Departamento Central de Estatísticas da Igreja traz os dados estatísticos referentes a 2010 e fornecem uma análise sintética das pirncipais dinâmicas da Igreja Católica nas 2.966 Circunscrições Eclesiásticas do Planeta.

O Anuário aponta que, em 2010 os católicos somavam 1,196 bilhão de pessoas, enquanto que em 2009 o número era de 1,181 bilhão de pessoas, um aumento absoluto de 15 milhões de fiéis. Os dados mostram que ao longo dos últimos dois anos a presença dos católicos batizados em todo o mundo permanece estável em cerca de 17,5% da populaçao global do Planeta.

A pesquisa mostra também uma pequena redução na América do Sul ( de 28,54% para 28,34%) e na Europa ( de 24,05% para 23,83%) e crescimento na Àfrica (de 15,15% para 15,55%) e no Sudeste da Ásia (de 10,41% para 10,87%).

De 2009 a 2010 o número de bispos no mundo aumentou de 5.065 para 5.104, com aumento relativo de 0,77%. A tendência de crescimento no número de sacerdotes, que começou em 2000, continuou em 2010, ano em que foram contados 412.236 padres, dos quais 277.099 diocesanos e 135.227 do clero regular. O clero aumentou entre 2009 e 2010 em 1.643 padres, a maior parte destes na Àsia.

O número de diáconos permanentes cresceu 3,7%. Já o número de religiosos professos não sacerdotes que apresentava há algum tempo uma tendência de declínio, se estabilizou em 2010. Eram 54.229 em 2009 e passaram a 54.665 em 2010. Já as religiosas professas diminuiram de 729.371 em 2009 para 721.935 em 2010. A queda se concentrou em tres continentes, Europa, América e Oceania. O número de estudantes de filosofia e teologia nos seminários diocesanos e religiosos tem aumentado continuamente nos últimos cinco anos , em torno de 4%.

Fonte: CNBB

CF e Hospital Belarmina Monte promovem Dia da Cidadania.

Coodenações da CF 1012, Pastoral da Saúde e da Paróquia de S. Gonçalo com o Diretor do Hospital Maternidade

Um Dia de Cidadania. Esta é uma das ações concretas da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Natal. O evento será realizado no dia 14 de Abril, das 08 às 16 horas, na praça ao lado da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante.

"Nosso objetivo é envonver a comunicade de São Gonçalo nas discussões sobre os problemas da mortalidade materno-infantil", explica Táfnes Nóbrega, Secretária da Comissão Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade.

A escolha de São Gonçalo para a realização do Dia de Cidadania tem uma razão forte: A existência do Hospital Maternidade Belmina Monte, que pertence a Arquidiocese de Natal e que é administrado pela Sociedade Beneficente da Fraternidade.

"Também queremos despertar a comunidade de São Gonçalo e os Poderes Públicos locais para a importância do Hospital Maternidade para as pessoas da cidade e a necessidade de ajudar na manutenção da obra, que opera com déficit finançeiro", diz Táfnes.

Os organizadores do Dia de Cidadania chamarão à Prefeitura de São Gonçalo e de Santo Antonio e outras instituições para participarem do evento, oferecendo serviços. O hospital oferecerá atendimento às gestantes e em outras especialidades. O Cartório será convidado a montar stand para oferecer o Registro de Nascimento e também haverá cosrte de cabelo, entre outras atividades.

As ações do Dia de Cidadania serão encerradas às 16 horas do dia 14, com Missa e administração da Unção dos Enfermos para as pessoas da comunidade. No final, também será dada a bênção das gestantes.

A organização do evento foi discutida na manhã da ultima segunda-feira, 12 de Março, no Hospital Maternidade Belarmina Monte. Estiveram presentes o Diretor Administrativo do Hospital, Cícero Marcelino de Brito; A secretária da coordenação da Campanha da Fraternidade 2012, Táfnes Nóbrega; Teresinha Josefa, da Pastoral da Saúde da Arquidiocese; e o secretário da Paróquia de São Gonçalo.

Fonte: Arquidiocese de Natal / Foto: Diácono José Bezerra.

Convocação para o III Encontro Nacional da PASCOM

Estão abertas as inscrições para o III ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO - PASCOM, em Aparecida - SP, de 19 a 22 de Julho de 2012, com o tema: Identidade e Missão. Este encontro quer ser um momento importante de reflexão, estudo e trocas de experiências para os que desejam comunicar Jesus Cristo a todos com a Comunicação na Igreja do Brasil.

O Papa João Paulo II recomendava e insistia em suas homilias, que não basta utilizar a mídia para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é preciso integrar a própria mensagem nesta nova cultura criada a partir da comunicação moderna (Rendemptoris missio, 37). Esta é a motivação que dá sentido para realizar mais um encontro da PASCOM, em Aparecida, onde juntos vamos planejar a comunicação a partir do contexto cultural em que nos situamos.

Em 2009, consagramos a comunicação da Igreja no Brasil à Nossa Senhora e neste encontro vamos renovar esta consagração e pedir a Ela que nos ensine a comunicar Cristo a todos como Ela O comunicou e continua comunicando.

Fonte CNBB

quinta-feira, 15 de março de 2012

RCC abre inscrições para Seminário de Vida no Espirito Santo

A Renovação Carismática Católica de Nova Cruz está com inscrições abertas para o Seminário de Vida no Espirito Santo. Os interessados podem fazer sua inscrição na secretaria paroquial, no horário de expediente ou na livraria Água Viva, situado na Av. Assis Chateubriand. O seminário acontecerá de 23 a 25, no Centro Pastoral do Catolé.

Seminário de Vida

Léia e Sonia fazem show de lançamento do novo CD

Estamos começando, e com imensa alegria, a divulgação do nosso 7º CD: ""Obrigado, Senhor!", celebrando os 15 anos de feliz caminhada missionária da dupla Léia e Sonia. E você fazem parte de nossa história.

A primeira Paróquia que estaremos visitando é a de Cristo Rei, em Pirangi. Queremos, mais uma vez, agradecer, de coração, ao Pe. Alfredo Costa, que tão carinhosamente nos permitiu estar no espaço santo da Paróquia onde ele é o pastor.

Convidamos você, caso lhes seja possível, a estarem em uma dessas comunidades citadas. Nesse dia, estaremos disponibilizando a venda do nosso CD ao preço de R$ 20 reais. Desejamos, imensamente, poder estar, também, em todas as comunidades de sua paróquia.

Contamos com sua presença e lhes agradecemos por tudo!


Dia 17/03 (sábado) às 19h na Capela de São José
Dia 24/03 (sábado) às 19h30 na Capela de São Francisco
Dia 25/03 (domingo) às 06h30 na Matriz de Cristo Rei
Dia 14/04 (sábado) às16h na Capela de N.Sra. de Lourdes
Dia 22/04 (domingo) às 16h30 na Capela de São Judas Tadeu
Dia 22/04 (domingo) às 19h30 na Capela de São Paulo
Dia 28/04 (sábado) às 18h30 na Matriz de Cristo Rei
Dia 29/04 (domingo) às 18h30 na Matriz de Cristo Rei


Léia e Sonia
(9986-2435 - 3608-2031)

Legião de Maria realiza Festa de Acies

A Legião de Maria de Nova Cruz realizará Festa de Acies, domingo, dia 18 deste mês, na Igreja Matriz. A solenidade terá inicio às 14h com a recitação do terço, seguido de palestra sobre a consagração a Nossa Senhora, feita pelo Pe. Edilson Nobre. Neste dia os legionários irão fazer a consagração. Para os legionários Acies significa exército em ordem de batalha.



Festa de Acies em 2011

Pastoral da Saúde realiza encontro de formação

A Pastoral da Saúde da Paróquia Imaculada Conceição de Nova Cruz realiza encontro de formação para os membros, próximo domingo, dia 18, no salão do ECC, a partir das 8h30. A assessoria será feita pelo Pe. Janilson Macedo, vigário paroquial. A coordenação paroquial da Pastoral da Saúde, comunica que o encontro é aberto para pessoas que tem o interesse de conhecer essa pastoral ou se tornar membro.

Encontro da Pastoral da Saúde realizado em 2011

quarta-feira, 14 de março de 2012

“A juventude é presente de Deus para a Igreja e a sociedade de hoje”, afirmam bispos referenciais


A juventude não é só o futuro, mas o presente de Deus para a Igreja e a sociedade de hoje. Inspirados e movidos por esta afirmação, os Bispos Referenciais da Juventude, dos 17 Regionais da CNBB, se reuniram no começo desta semana para avaliar a caminhada e traçar metas e projetos para a Evangelização dos Jovens.

“Hoje se fala muito de juventude, é importante se pensar na juventude como presente como aquela que faz história”, afirma dom Nelson Francelino, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e referencial pela Juventude no Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro). Este encontro, segundo ele, é importante porque cada um se deslocou de lugares diversos, justamente para pensar e iluminar uma linha de evangelização para a juventude, que hoje está ameaçada, angustiada, perplexa, diante de tantos modelos econômicos e sociais que não respondem aos seus horizontes. “Nós temos muito para acrescentar e aproveitar deste momento histórico e fecundo para a Igreja no Brasil que é a JMJ”, completou dom Francelino.

À luz do 21º Plano Pastoral do Secretariado Geral 2012-2015, dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, conduziu junto com seus assessores: padre Carlos Sávio da Costa e padre Antônio Ramos do Prado, momentos de reflexão e partilha entre os bispos presentes.

Os “Jovens Conectados” estiveram presentes na reunião. Quatro representantes do grupo que é responsável pela parte de Comunicação da Comissão para a Juventude da CNBB, fizeram uma apresentação mostrando o alcance, missão e desafios do projeto que tem como objetivo traduzir a vida e missão da Igreja numa linguagem jovem, através das diversas mídias sociais existentes.

Portanto com as palestras, partilhas, trocas de experiências, formações e informações por parte da CNBB é de suma importância para nós, e teremos possivelmente neste ano mais duas reuniões, com a urgência da Jornada Mundial da Juventude e da Campanha da Fraternidade do próximo ano, teremos muito que refletir e partilhar, que o Espírito Santo seja nossa força”, finalizou, Dom Frei Irineu Gassen, bispo referencial do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul).

Fonte: CNBB

terça-feira, 13 de março de 2012

Próximo Encontro setorial da CF será Lagoa Verde

Membros da equipe paroquial da CF

A equipe paroquial da Campanha da Fraternidade realizará o próximo encontro setorial na comunidade de Lagoa Verde, sábado, dia 17. O encontro acontecerá na Igreja de São José a partir das 8h, com palestras sobre o tema, lema e objetivos da CF, apresentação de vídeo e do grupo de teatro dos agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro reunirá paroquianos das comunidades Lagoa da Mata e Lagoa Verde e Sitio Catolé. Na ocasião uma equipe de profissionais da secretaria de saúde fará atendimento às pessoas, com exames de Glicemia e verificação da pressão.

Atendimento realizado em Lagoa Limpa do Fernando

Grupo de teatro Arte, Dança e Vós, dos agentes de saúde

Organismos da CNBB lançam cartilha das eleições 2012


Dando continuidade à experiência realizada em anos anteriores, organismos vinculados à CNBB já disponibilizam a cartilha “Eleições Municipais 2012: cidadania para a democracia”. A publicação foi elaborada numa parceria pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP) e Pastorais Sociais.

A proposta é ajudar o eleitor a realizar uma boa reflexão em vista do voto consciente. “Colocar na urna não só o nosso voto pessoal, mas a consciência de que o nosso voto tem conseqüências para a vida do povo, para o futuro do país”, afirmam os organizadores na apresentação da cartilha.

Fundamentado na metodologia ver-julgar-agir, o material traz uma análise sobre a crise do Estado, da Democracia, a responsabilidade de cada cidadão e os desafios para o cristão na política. A terceira parte é dedicada ao “agir atentos aos sinais do Espírito”, e chama a atenção para a ação coletiva, a importância da participação e do voto cidadão além diretrizes para a construção de projetos interessantes e úteis para as cidades e o país.

O subsídio, de 35 páginas, pode ser um instrumento útil para a reflexão em grupos, movimentos e paróquias. Cada exemplar custa R$ 1,50 e pode ser adquirido através do Centro de Pastoral Popular, pelo telefone 0800-703-8353 ou www.cpp.com.br .

Fonte: CNBB

Grupo deseja implantar CPT na Arquidiocese

Grupo de reflexão para questões agrárias reunido com o Arcebispo
Foto: Cacilda Medeiros

Um grupo formado pelo Padre Iranildo Augusto de Assis, pelo Diácono Francisco Adilson da Silva, Pastor Luterano Airton Schroeder, representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do RN, membros das Comunidades Eclesiais de Base, profissionais do direito e um coordenador da Comissão Pastoral da Terra - CPT, da Diocese de Mossoró, se reuniram com o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, na manhã do último dia 13, no gabinete episcopal. Essas pessoas compõem o que intitulam de “Grupo de reflexão para questões agrárias, na Arquidiocese de Natal” e já vem se reunindo há algum tempo. A intenção, agora, é implantar a CPT, na Arquidiocese.

A Comissão Pastoral da Terra chegou ao Regional Nordeste 2, da CNBB, no ano de 1988. Segundo os coordenadores, na época, o Serviço de Assistência Rural - SAR fazia trabalho semelhante ao da CPT e, por isso, ela não foi implantada na Arquidiocese de Natal. O grupo, depois de fazer uma explanação sobre a realidade dos assentamentos rurais e áreas de conflitos agrários, existentes no território da Arquidiocese, informou ao Arcebispo que já elegeu um lugar piloto para começar a atuação. É a Região do Mato Grande. “Queremos fazer uma reflexão sobre a produção de alimentos, a partir da temática abordada pela Campanha da Fraternidade 2012. Afinal, a saúde está diretamente ligada à alimentação”, disseram os membros do Grupo.

Dom Jaime ressaltou a importância da Igreja nesses espaços. “Toda pastoral age em nome do pastor. Precisamos ter clareza para que nossa ação tenha conotação evangelizadora. Precisamos agir em nome de Cristo, onde estivermos”, lembrou o Arcebispo.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Regional Nordeste 2 se reúne para curso de formação e avaliação da Pascom


No último fim de semana, de 9 a 11 de março, os coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), estiveram reunidos em Campina Grande (PB). 16 das 21 dioceses que compõem o Regional estavam representadas no evento que aconteceu no Centro Diocesano Dom Luís Gonzaga Fernandes. O bispo referencial para a Comunicação no Regional, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Caicó (RN), esteve presente durante todo encontro.

Os presentes participaram do estudo do Documento 101 da CNBB “A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”, assessorados pelo padre Edilson Nobre, da arquidiocese de Natal (RN). Os coordenadores também avaliaram o Plano de Atividades da Pastoral para o biênio 2011/2012.

Para a coordenadora regional da Pascom, Márcia Marques, a avaliação mostrou que a Pascom está no caminho certo e aponta grandes avanços. “Vimos que todas as dioceses participantes estão empenhadas nas atividades da Pascom, buscando sempre novas alternativas para vencer os desafios e unindo forças para ir mais além”, disse a coordenadora. Novas urgências foram apresentadas e somadas ao Plano de Atividades em vigor. Ficou decido, entre outras coisas, que devem permanecer a Agência de Notícias João Paulo II e reuniões virtuais frequentes. “As reuniões virtuais nos permitem manter a articulação e tomar decisões sem a necessidade de deslocamento e maiores despesas”, lembra Márcia.

O grupo também fez uma avaliação do 4º Mutirão Regional de Comunicação, realizado em outubro de 2011. “Diante dos números apresentados, só podemos afirmar que o IV Muticom foi um sucesso”, afirmou Cacilda Medeiros, da arquidiocese de Natal, referindo-se a avaliação de ótimo ou bom para todos os quesitos além do fato de todas as dioceses do Regional estarem presentes no Mutirão.

O encontro ainda contou com uma noite de confraternização e missa presidida por dom Delson e concelebrada pelos padres presentes.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 12 de março de 2012

Encontros realizados pela paróquia este final de semana

No sábado, dia 10, a Pastoral da Comunicação reuniu os membros na primeira reunião do ano. Na ocasião foi entregue o plano de ação para 2012.

No sábado e domingo, a Pastoral da Juventude realizou encontros de formação para os coordenadores dos grupos de jovens.

Veja mais fotos: Galeria de Fotos

Presidente da OAB RN propõe parceria com Arquidiocese de Natal

Dom Jaime e os advogados Paulo Teixeira e Paulo Souto
Foto: José Bezerra


O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Rio Grande do Norte, Paulo Eduardo Teixeira, foi recebido em audiência pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, às 11h30 de hoje, 9 de março, no gabinete episcopal. O Presidente da OAB/RN estava acompanhado de Paulo Henrique Souto, um dos Conselheiros da instituição. Dois temas pautaram a audiência.

O primeiro foi o Projeto da OAB nacional, que pretende realizar uma mobilização nacional, com coleta de assinaturas, para pedir ao governo brasileiro aumento na quota orçamentária da União para a Saúde. A OAB, secção do Rio Grande do Norte, pediu o apoio da Igreja nesta empreitada.

O segundo foi a retomada da Comissão Justiça e Paz, através de uma parceria entre as duas instituições. O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, se dispôs a colaborar nas duas empreitadas. “Nós trabalhamos sem qualquer vinculação com a política partidária”, disse Paulo Eduardo, Presidente da OAB/RN. O Arcebispo, por sua vez, comentou que um trabalho desse porte, quando é feito sem essa conotação partidária, tem maior credibilidade. Por fim, Dom Jaime comentou: “nesta época de crises morais, as instituições que tiverem referência nos princípios cristãos fazem a diferença”.

Fonte: Arquidiocese de Natal