sábado, 19 de novembro de 2011

Festa da Imaculada Conceição começa dia 29

Capa do programa da festa

A Paróquia de Nova Cruz está preparando os últimos detalhes para o inicio da festa da padroeira, Imaculada Conceição. A abertura oficial da festa será dia 29. Às 16h, na comunidade de Conceição, haverá celebração de envio, seguida de carreata com a imagem peregrina da Padroeira. Às 17h, acontecerá a concentração dos fiéis com os quadros da Imaculada de onde sairão em caminhada para Igreja Matriz. Às 18h, o vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Aerton Sales, presidirá missa de abertura.

No período de 29 de novembro a 8 de dezembro, na Igreja Matriz, haverá às 5h, caminhadas penitenciais; às 11h Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento. Às 18h45, recitação do Terço; às 19h30, missa presidida por padres convidados.

Em frente da Matriz, todas as noites terá funcionamento de quermesse, com atrações musicais. No dia 3 de dezembro será realizado o jantar de adesão. No dia 4, às 8h, cavalgada, e às 20h, Festival de Prêmios. Este ano a festa terá como tema: Fazei tudo o que Ele vos mandar (Jo 2, 5). “Será motivo de satisfação podermos contar com a presença das famílias católicas da paróquia, assim como dos demais devotos visitantes que nos honrarão participando de nossas alegrias”, diz o pároco de Nova Cruz, Pe. Edilson Nobre.

Este ano a festa terá como novidade o lançamento do CD “Canto novo e convidado”, com participação dos padres Edilson Nobre e José Adelson. O show de lançamento será dia 3 de dezembro, em frente à Igreja Matriz. O CD contém 16 faixas de musicas religiosas, sendo uma oração a Imaculada, 7 hinos de padroeiros(as) e 8 musicas religiosas. No dia 6, acontecerá show com religioso com Pe. Héliton Marcone, de Cruzeta/RN, diocese de Caicó.

Festa da Padroeira da Arquidiocese será encerrada dia 21

Abertura da Festa da Apresentação, dia 11 de novembro
Foto: Cacilda Medeiros

A Arquidiocese de Natal vive os últimos dias da festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação, iniciada dia 11 de novembro. As atividades, realizadas nas paróquias da antiga Catedral e da Catedral Metropolitana vêm reunindo centenas de pessoas, diariamente.

Neste domingo, dia 20, na antiga Catedral, haverá missa, às 6h, às 9h e às 17h30. Já, na Catedral Metropolitana, às 11h, haverá missa, seguida da primeira Feirinha de Nossa Senhora da Apresentação. Às 18h, será recitado o terço, e, às 19h, missa.

Na segunda, dia 21, feriado no município de Natal, a programação inicia a zero hora, com uma vigília de oração, na Pedra do Rosário. A partir das 3h30, acontecerá a procissão fluvial, no Rio

Potengi; às 5h, missa, na Pedra do Rosário; às 7h30, missa, na antiga Catedral; às 10h, missa solene, na Catedral, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo; às 14h, caminhada, saindo do Santuário dos Mártires, com destino à Catedral, onde. às 17 horas, haverá missa, encerrando a Festa.

Fonte: Jornal A Ordem online

Arquidiocese define Plano com urgências e metas para 2012-2015

Foto: Cacilda Medeiros

A Arquidiocese de Natal acaba de realizar a assembleia em que foi definido o Plano Pastoral para o quadriênio 2012-2015. Para elaborar ao Plano, a equipe da Coordenação de Pastoral realizou um longo processo de avaliação do plano anterior, junto às paróquias, zonais e regiões pastorais. O processo de avaliação e planejamento teve a assessoria de Josélia Carvalho e Josailton Fernandes.

Após longo processo de avaliação, realizado nas paróquias, zonais e regiões pastorais, a Arquidiocese de Natal realizou assembleia e definiu o Plano Pastoral para o próximo quadriênio. Cinco urgências, entre as quais a de que a Igreja de Natal esteja em “permanente estado de missão”, norteiam as perspectivas, metas e ações pastorais propostas. Agora, o que foi proposto passa pelas reviões finais. “Espero dos padres este espírito de corresponsabilidade que existe entre nós, ou seja, a responsabilidade da Arquidiocese e de todo o presbitério - Padres e Bispo”, disse o Arcebispo Dom Matias, referindo-se à necessidade de que sejam executadas as propostas do Plano.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Campanha visa adotar seminaristas


Logomarca do IX Fé na caminhada


A coordenação do Encontro Regional de Seminaristas, que acontecerá em Natal, lançou uma campanha, cujo slogam é: “Adote um seminarista”. “Com esta Campanha, pedimos para as pessoas adotarem um ou mais seminaristas, do Regional Nordeste 2, que virão participar do ‘9° Pé e Fé na Caminhada’. As pessoas podem colaborar com R$ 50,00, para cada adesão, que é o valor da diária, durante o Encontro”, explica o seminarista João Batista, da coordenação do Encontro.

O 9° Pé e Fé na Caminhada será um encontro que reunirá seminaristas dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, de 23 a 26 de janeiro de 2012, no Centro de Treinamento de Ponta Negra.

Mais informações sobre a Campanha podem ser obtidas pelos telefones: 3615-2820 / 8705-5372 / 9945-3107.

Fonte: Arquidiocese de Natal



SAR avalia trabalho de 2011

Audiência pública do SAR realizado em Nova Cruz

O Serviço de Assistência Rural - SAR, da Arquidiocese de Natal, realizará encontro de avaliação, dia 26 deste mês, das 8 às 17 horas, na Granja do Clero, em Emaús. A avaliação será feita com a participação de representantes da Igreja nos Conselhos e lideranças comunitárias dos municípios acompanhados pelo SAR.

Atualmente, são acompanhados os municípios de Nova Cruz, São José de Campestre, Santo Antônio, Santa Cruz, São Pedro, São Paulo do Potengi e São Tomé. Nesses municípios, o processo de avaliação do trabalho já vem sendo feito. No dia 26, os participantes vão apresentar os resultados dessa avaliação.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Pascom arquidiocesana avalia 2011 e planeja 2012

Encontro Arquidiocesano da Pascom 2010
Foto: José Bezerra

Coordenadores arquidiocesanos, articuladores zonais e coordenadores paroquiais da Pastoral da Comunicação se reunirão dias 26 e 27 próximos, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal.

No sábado, na parte da manhã, o assistente eclesiástico da Pascom, Padre Edilson Nobre, conduzirá um estudo do Documento 101, da CNBB, intitulado: “A comunicação na vida e missão da Igreja”. Para esse momento, a coordenação pede que cada participante conduza um exemplar do Documento. À tarde, os participantes farão a avaliação das atividades desenvolvidas neste ano e elaborarão um plano de ação, para o ano de 2012. À noite, haverá um momento de confraternização, organizado pela Pascom do 11o Zonal. No domingo, serão feitos os encaminhamentos. O encontro será encerrado ao meio-dia, com a celebração eucarística.

No próximo ano, a Pascom criará a Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal - ECAN. O primeiro curso a ser oferecido será o de Comunicação para a Pastoral, cujas matrículas estarão abertas no período de 01 a 25 de fevereiro. Outra atividade que contará com a participação da Pascom da Arquidiocese de Natal, será o 2° Mutirão Estadual de Comunicação, previsto para o período de 6 a 8 de julho, em Mossoró.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese de Maceió realiza show beneficente "Somos Luz” em prol do Seminário



O Ginásio do Sesi localizado no bairro do Trapiche, em Maceió/AL, será palco do Show “Somos Luz” em prol do Seminário Arquidiocesano de Maceió, no sábado (19), a partir das 17h. O evento encerra o Ano do Animador Vocacional e conta com atrações de bandas como Anjos de Resgate e a cantora Jake.

A proclamação do Ano do Animador Vocacional é uma iniciativa do Regional Nordeste 2 da CNBB através da Comissão Regional de Pastoral para os Ministérios Ordenados e de Vida Consagrada, sendo encerrado neste mês.

“Este show tem dois objetivos. Em âmbito geral conscientizar que todo batizado irradia luz em sua vocação, seja ela sacerdotal, religiosa, matrimonial ou laical; em âmbito específico, angariar recursos para uma reforma e manutenção do espaço físico do prédio antigo do Seminário, instituição que há 107 anos tem formado inúmeras gerações de padres em Alagoas”, explica Pe. Marcio Roberto dos Santos, vice-reitor do Seminário Arquidiocesano e idealizador do evento junto ao Pe. Michael Sandes, ecônomo da mesma entidade.

Fonte: Agência de Noticias João Paulo II
Reportagem: Rodrigo Rios
Foto: Divulgação

"Uso inaceitável da imagem do Santo Padre", protesta porta-voz do Vaticano e empresa retira imagem do Papa de campanha publicitária


Segundo o jornal italiano Avvenire, uma empresa transnacional de moda decidiu retirar uma das imagens de sua nova campanha publicitária lançada nesta quarta-feira, 16 de novembro. A imagem sugeria um beijo entre o Papa e o Imã egípcio Al Azhar. A assessoria da empresa afirmou que lamenta que a utilização da imagem do Papa e do Imã tenha ferido a sensibilidade dos fiéis e que para confirmar esse sentimento, eles decidiram retirar a imagem de todas as publicações.

Protesto da Santa Sé

A santa Sé manifestou, na tarde desta quarta-feira, um "decidido protesto pelo uso inaceitável da imagem do Santo Padre manipulada e instrumentalizada no quadro de uma campanha publicitária com finalidade comercial”. “Trata-se de uma grave falta de respeito ao Papa”, explicou o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, e de “uma ofensa ao sentimento dos fiéis, de uma demonstração evidente de como no âmbito da publicidade se pode violar as regras elementares de respeito pelas pessoas para chamar a atenção por meio da provocação”. Na nota, padre Lombardi anunciou que “a Secretaria de estado está avaliando os passos para serem dados diante das autoridades competentes de modo a garantir uma justa tutela do respeito em relação à figura do Santo Padre”.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pastoral da Juventude de Nova Cruz tem nova coordenação

A Pastoral da Juventude da Paróquia de Nova Cruz tem nova coordenação. A eleição aconteceu na sala da PJ e Karla Priscila foi reeleita para continuar realizando trabalhos pela nossa juventude. Veja como a nova coordenação: Coordenadora - Karla Priscila; vice - coordenadora - Geraldinha; secretaria - Gracinha e Tesoureiro - Eduardo, com o apoio de membros que ajuda ainda nas ações da coordenação: Zeneide, Junior, Magna e Gildene.


terça-feira, 15 de novembro de 2011

Feijoada do ECC

Já é tradicional os casais do ECC da Paróquia de Nova Cruz reunirem as famílias em um ambiente bastante agradável. Foi assim que aconteceu a feijoada do ECC, realizado no Centro Pastoral do Catolé, no feriado 15 de novembro. Ao som de uma boa música, com Edson e banda, várias famílias tiveram a oportunidade de provar de uma feijoada muito saborosa. O Pe. Janilson Macedo, vigário paroquial, e as religiosas do Filhas do Amor Divino também estiveram participando da feijoada.


Veja mais fotos: FEIJOADA DO ECC

Última semana para votar


Vamos participar do maior concurso de blogs já realizado no Brasil. No 1º turno ficamos entre os 100 melhores do Brasil na Categoria Religião, agora entramos na segunda fase do concurso, que vai ser avaliado as apresentações técnicas e o voto popular. A votação vai até 11h55min do dia 22/11/2011.

Veja como é simples a votar:



Basta acessar este link e seguir os passos:

1º Passo - Clique em votar.
2º Passo - Escolha por email ou twitter.
3º Passo - Preencha os dados solicitados.
4º Passo - Clique em votar.
5º Passo – Depois entre no seu email e confirme o voto
Desde já, agradecemos o seu voto.

A empresa Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural criado no ano de 2008 pela Insere Comunicação Web Ltda em parceria com a MIX Mídia Digital (Doravante denominada TOPBLOG), destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico TOPBLOG), os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo e categoria.

Contamos com sua generosa colaboração!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Criança participaram de retiro

Mais de 140 crianças da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participaram de retiro, no último final de semana. Foram duas turmas de crianças, que participaram no sábado, 12, e domingo, 13. O objetivo foi preparar as crianças para primeira Eucaristia, que será celebrada no dia 8 de dezembro, data do encerramento da festa da padroeira. As Irmãs Filhas do Amor Divino fizeram a assessoria do retiro. Vejas as FOTOS

Peregrinação: Imagem centenária visita comunidades

As comunidades da Paróquia de Nova Cruz estão recebendo a visita da imagem centenária da Imaculada Conceição. A cada dia a imagem visita uma comunidade. A programação da peregrinação da imagem acontece com missa de envio, seguido de carreata até a próxima comunidade que se prepara com a reza do terço para receber a Imaculada Conceição. Ao chegar na comunidade acontece a celebração de acolhida com coroação da imagem. A peregrinação faz parte da preparação para a festa da padroeira que começa dia 29 deste mês. Veja as fotos da chegada da imagem em Juriti:



Foto: José Carlos (Pascom)

domingo, 13 de novembro de 2011

Camiseta da festa da Imaculada já está à venda em Nova Cruz

Pe. Edilson apresentando a camiseta fiéis

As camisetas da Festa da Imaculada Concecição, padroeira da Paróquia e da cidade de Nova Crzu, já estão à venda. As camisetas podem ser adquiridas ao preço de R$ 17,00, na secretaria paroquial, na Igreja de São Sebastião, ou com Maria dos Santos, no bairro Antonio Peixoto, e com o casal do ECC Nildo e Erica.

Léia e Sonia realizam evangelizashow

A dupla Léia e Sonia se apresentam em Brejinho no próximo dia 15, feriado, em comemoração aos 10 anos da RCC da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Brejinho. Já no dia 17, elas fazem show em Macaíba.