sexta-feira, 6 de maio de 2011

Paróquia de Nova Cruz comemora dia das Mães

A comemoração acontece neste domingo, dia 8, segundo domingo de maio - dedicado as Mães, com missa na Igreja Matriz em ação de graças, às 19h. No final da missa alguns jovens da Pastoral da Juventude irão fazer uma apresentação em homenagem as mães. Neste dia, a Pastoral do Dízimo, também fará homenagem as mães. Durante todos este mês de maio nas capelas e Igreja da Paróquia de Nova Cruz está acontecendo as novenas marianas, em Homenagem a Nossa Mãe, Maria Santíssima.

Inscrições para o Concurso da CF terminam dia 20

As coordenações da Campanha da Fraternidade e da Pastoral da Comunicação, da Arquidiocese de Natal, promovem o Concurso de Fotografia “A criação geme em dores de parto”. O concurso é destinado a pessoas engajadas em pastorais, movimentos e serviços existentes nas paróquias.

O concurso visa retratar aspectos do meio ambiente, no território da Arquidiocese de Natal, a partir do ‘ver’, do ‘julgar’ e do ‘agir”, que estão detalhados no Texto Base da Campanha da Fraternidade deste ano. Esperamos receber muitas fotografias com denúncias de maus tratos ao meio ambiente e, também, de boas ações que dão vida à natureza.

Uma comissão escolherá as três fotos mais significativas. O primeiro lugar ganhará um Netbook, e o segundo e o terceiro lugares ganharão uma câmera fotográfica digital, cada um.

O regulamento, contendo as orientações para os participantes, está disponível na internet, no endereço: www.arquidiocesedenatal.org.br. Os interessados podem enviar, no máximo, três fotos, até 20 deste mês.

Diáconos permanentes terão novidades após Assembleia


Um dos assuntos tratados na 49ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil foi o Diaconato Permanente. E as discussões sobre o tema podem trazer diversas novidades para este ministério da Igreja.

O Arcebispo de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti, explicou que as novas diretrizes para os diáconos terão como inspiração a Encíclica do Papa Bento XVI Deus Caritas est, e há a previsão de estabelecimento de diaconias, onde os diáconos serão responsáveis por comunidades.

Eles não celebrarão Missas - enfatizou o arcebispo -, mas serão ministros da Palavra de Deus e animadores espirituais dos fiéis. "A proposta não é para substituir o padre, mas para atender às necessidades das comunidades", endossou Dom Anuar, ao destacar ainda que os diáconos não tiram o espaço dos leigos e vice-versa e sempre devem atuar em comunhão com os bispos e presbíteros.

E sobre o tema central das Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil, o Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, relatou que, no dia de hoje, os bispos foram dividos em 18 grupos para discussão da temática e que, na parte da tarde, os prelados analisarão qual deve ser o número de Comissões Episcopais da CNBB.

Atualmente, elas estão em dez: Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Animação Bíblico-Catequética; Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso; Laicato; Liturgia; Cultura, Educação e Comunicação Social; Vida e a Família; Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; e Doutrina da Fé.


Fonte:noticias.cancaonova.com

Pascom organiza Tríduo da Comunicação

Cartaz do Dia Mundial das Comunicações
Foto: diuvlgação

As paróquias e comunidades começam a se preparar para a celebração do 450 Dia Mundial das Comunicações Sociais, no dia 5 de junho, dia da Ascensão do Senhor. Na Arquidiocese de Natal, as comemorações acontecem com o Tríduo da Comunicação, a partir da sexta-feira, dia 3, terminando com a Missa da Comunicação, no domingo, dia 5. O tríduo é organizado pelas equipes paroquiais da Pascom, conforme a realidade de cada lugar. Na sala da Pascom, na Arquidiocese, há subsídio para a celebração do dia.

Na comunidade de Lajes Pintadas, a Pascom organiza uma Exposição das Pastorais, aberta no dia 3, na Igreja de São Francisco; no dia 4, haverá palestra sobre o tema do Dia Mundial das Comunicações - “Verdade, Anúncio e

Autenticidade de vida, na era digital”; e, no dia 5, missa da comunicação, às 17h, presidida pelo Pe. Idalmo César Barbosa, na Igreja de São Francisco. Durante o tríduo, a equipe da Pascom fará campanha de assinatura do jornal A Ordem, através de visitas às famílias.

Em Nova Cruz, as atividades serão realizadas dias 4 e 5 de junho. Haverá a Feira das Pastorais, no dia 4, na Praça São Sebastião, e no dia 5, o lançamento oficial do site da Paróquia. Uma reunião, dia 14, na casa paroquial, com presença do Pároco, Pe. Edilson Nobre, e os coordenadores de pastorais, serviços e movimentos, definirá as atividades do evento.

Em nível de Arquidiocese, haverá a Missa da Comunicação, no dia 11 de junho, às 8 horas, na Catedral Metropolitana.

Fonte: Jornal A Ordem online

Jornal A Ordem premia assinantes

Assinante de Nova Cruz, premiada em sorteio da camiseta do jornal
Foto: Flávio Luiz

A Pastoral da Comunicação da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, realiza uma nova campanha de assinaturas do jornal a Ordem. Aberta no dia 30, a campanha prosseguirá até 4 de junho, com o objetivo de ampliar o número de assinantes do jornal. No período, agentes da Pascom fazem a divulgação do jornal em todas as missas celebradas nos setores urbanos, no final de semana.

Os que fizerem assinatura do jornal e os assinantes que renovarem assinatura neste período, concorrerão ao sorteio de duas camisetas do jornal A Ordem, um CD e um DVD de músicas religiosas e um rádio portátil.

O sorteio será feito na Missa da Comunicação da Paróquia, no dia 5 de junho, às 6h30, na Matriz.
Também serão confeccionados cartões de assinatura com o objetivo de fidelizar os leitores. A prática de sortear brindes com assinantes é feita em outras paróquias, como em Nova Cruz.

Fonte: Jornal A Ordem online

Santa Cruz festeja Santa Rita de Cássia

Santa Cruz festeja Santa Rita de Cássia
Foto: José Bezerra

Os fiéis de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz, celebrarão a festa da padroeira a partir da próxima terça-feira, dia 13, com o tema “Das abelhas às rosas” e o lema “Para Deus nada é impossível”. A abertura terá alvorada, às 5 horas; missa de Nossa Senhora de Fátima, às 6h; carreata, às 18h; e novena, às 19 horas. A festa prosseguirá até o dia 22 de maio. Nos dias 14 e 21, haverá a missa do Agricultor, às 10 horas, e uma moto-procissão, no dia 14, às 18h, saindo do Posto Santa Rita. no período também haverá atividades sócio-culturais, com exposições, shows, cavalgada, peça teatral, noite cultural, entre outros, além do leilão de Santa Rita, no dia 22, às 13 horas.

No período festivo, diariamente haverá ofício de nossa Senhora, às 5h30, exceto no domingo; missa, às 6h; a reza do terço de Santa Rita, às 12h, e novena, às 19 horas. A partir do domingo, dia 15, também haverá a reza do terço mariano, às 18h30. A cada noite, um dos padres da Arquidiocese preside a novena e a pregação. A festa será encerrada no dia 22, com a seguinte programação: às 7 h, batismo; às 9h, missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício da Macêdo; às 12h, Coroa de Santa Rita; às 15h, missa dos peregrinos; às 16h, procissão e, às 18h, bênção do Santíssimo Sacramento.

Fonte: Jornal A Ordem

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Presidência da CNBB declara aberta oficialmente a 49ª Assembleia Geral da CNBB


Precisamente às 9h20 da manhã, no Centro de Convenções Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, abriu solenemente a 49ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece de 4 a 13 de maio, e reúne ao todo 456 pessoas.

Em seu pronunciamento de abertura, dom Geraldo Lyrio agradeceu à Companhia de Jesus por ter recebido a CNBB, em Itaici, desde a 14ª Assembleia Geral, em 1974, até a 47ª, em 2009. “No casarão da Vila Kostka, os Jesuítas sempre nos acolheram com espírito eclesial e nos serviram com dedicação e amor”. Além disso, dom Geraldo destacou como “acertada” a decisão de mudar para Aparecida. “Acertada foi a decisão de virmos nos reunir aos pés da Padroeira do Brasil. Acolhidos sob seu manto materno, experimentaremos o fervor dos romeiros que acorrem ao Santuário Nacional, e aqui poderemos vivenciar experiência semelhante à dos Apóstolos que, com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos no cenáculo de Jerusalém aguardando a vinda do Paráclito”.

Dom Geraldo, ao final, invocou a Santíssima Trindade e “implorando a intercessão da Mãe Aparecida”, declarou aberta a 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Após as palavras do presidente da CNBB, o prefeito de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira, saudou a todos presentes, em nome de todos os cidadãos de Aparecida, e afirmou que a cidade está “honrada e feliz com a presença dos bispos do Brasil”.

O reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padre Darci José Nicioli, fez uma apresentação das futuras instalações para as próximas Assembleias da CNBB. Segundo o padre, uma área de 180 mil metros quadrados, chamada de “Cidade dos Romeiro”, foi adquirida e estão sendo construídas as novas instalações para as futuras assembleias. “Para esta assembleia (2011) foram feitas algumas modificações no Centro de Convenções Padre Vitor Coelho de Almeida. Já para 2012 os senhores terão acomodações mais específicas e mais confortáveis”. Segundo o padre Nicioli, a “Cidade dos Romeiros” está definitivamente pronta no ano de 2017.

O cardeal e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, em nome da arquidiocese e do Santuário Nacional agradeceu a presença dos bispos e de todos os colaboradores, e disse se lembrar da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, que aconteceu em Aparecida, em 2007, que contou com a presença do papa Bento XVI. “Eu sinto o clima aqui favorável, como senti com 5ª Conferência. Sei que teremos uma assembleia memorável”, disse.

O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, encerrou a cerimônia de abertura. Ele agradeceu o convite feito pela Presidência da CNBB em participar da Assembleia, e em sua fala, o núncio apostólico agradeceu ao “anfitrião” dom Damasceno por toda hospitalidade e acolhida. Além disso, dom Lorenzo invocou a proteção de Nossa Senhora Aparecida “para que os trabalhos que visam o bem da Igreja corram bem para os próximos quatro anos”, fazendo uma lembrança desta assembleia que é eletiva.

Fonte: CNBB

Inscrições para Mutirão Brasileiro de Comunicação serão abertas no dia 5



A partir desta quinta-feira, 5 de maio, estarão abertas as inscrições para o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação.O valor da inscrição, R$ 80, inclui acesso às oficinas, painéis, seminários, feira da comunicação e atividades culturais do evento. Apenas as oficinas-visita terão um custo adicional de R$ 35 por lugar escolhido. Clique no link: www.muticom.com e faça sua inscrição ou tenha maiores informações.

Paróquia de Parnamirim vive a festa da padroeira

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim
Foto: José Bezera


A paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim, vive a festa da padroeira desde primeiro de maio, quando houve a abertura, com caminhada, saindo de três polos da paróquia, para a Matriz. A festa da padroeira de Parnamirim acontece por todo o mês de maio, com celebração de missa, diariamente, ao meio dia, e novena, às 19 horas, na Matriz. Em cada novena há noiteiros, representando comunidades paroquiais. Depois de cada novena, há atividades culturais, feira de economia solidária e o funcionamento de barracas.

Neste ano, a paróquia celebra a festa de número 59. O tema, porém, faz referência às comemorações dos 60 anos de criação da paróquia, a se completarem em abril de 2012: “60 anos de ação missionária e promoção da vida”, tendo como lema: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”. A paróquia foi criada em primeiro de abril de 1952, pelo então Arcebispo, Dom Marcolino Dantas.


Fonte: arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 3 de maio de 2011

Católico é nomeado Ministro para Minorias Religiosas no Paquistão


O católico Paul Bhatti foi confirmado na direção do Ministério para os Assuntos das Minorias Religiosas no Paquistão. Paul é irmão do ex-ministro da pasta, Shahbaz Bhatti, assassinado a tiros por radicais islâmicos daquele país em 2 de março.

Agora, Paul é Conselheiro Especial do Primeiro Ministro, com status e competências de “Ministro federal”. Toda a estrutura do Ministério ganhou nova face desde o ingresso no governo do Paquistão da Muslim League-Q.

De acordo com a Agência missionária de notícias Fides, após um acordo político acertado há dois dias, o partido do governo - o Pakistan People party, detentor de relativa maioria - aprovou a nova aliança de governo, que também tem em vista as eleições gerais de 2013.

Na manhã desta terça-feira, 3, fizeram o juramento 7 ministros federais e 7 vice-ministros, que passam a fazer parte do novo executivo. Ao lado de Bhatti, ocupa o cargo de vice-ministro um advogado de Lahore, Akram Gill, também ele católico, parlamentar e membro da Pakistan Muslim League-Q. O secretário-geral do Ministério é Javed Akhtar, que estava na administração pública já na época de Shahbaz. Eles guiarão o Ministério pelos próximos dois anos, até as próximas eleições.

As Minorias Religiosas corriam o risco de perder sua representatividade ou vê-la desmembrada em quatro sedes provinciais, o que não ocorreu.

Fonte: Canção Nova Noticias

Mais de 1 milhão de pessoas participam da missa de beatificação de João Paulo II

Mais de um milhão de pessoas participaram dia 1º de maio, da beatificação de João Paulo II, uma das maiores da história da Igreja. O evento histórico não tem precedente, já que nos últimos mil anos nenhum papa proclamou seu antecessor como beato. A celebração de hoje ganha destaque especial também por ser o Domingo da Divina Misericórdia, festa criada por João Paulo II, particularmente devoto e ligado à santa polonesa Faustina Kowalska, religiosa falecida em 1938 e canonizada pelo próprio João Paulo II em 30 de abril de 2000.

A data escolhida para a beatificação é a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia em 2005, celebrada anualmente no primeiro domingo depois da Páscoa.

Ao entrar na Praça de São Pedro, o papa Bento XVI foi acolhido pela multidão que o saudou em sua passagem com o papa-móvel. A cerimônia começou com o pedido formal de beatificação feito pelo cardeal Agostino Vallini, vigário-geral do papa para a diocese de Roma, que leu também a biografia de João Paulo II. Ao seu lado, estava o postulador da causa, monsenhor Sławomir Oder.
Em seguida, Bento XVI recitou fórmula de beatificação em latim, fazendo o anúncio da data da festa litúrgica em 22 de outubro, (dia da primeira missa de seu pontificado) e foi mostrada uma grande foto que retrata Karol Wojtyla, em 1995. A partir daquele momento, a Igreja católica ganhou um novo beato: o bem-aventurado João Paulo II.

“Hoje diante dos nossos olhos brilha, na plena luz de Cristo ressuscitado, a amada e venerada figura de João Paulo II. Hoje, o seu nome junta-se à série dos Santos e Beatos que ele mesmo proclamou durante os seus quase 27 anos de pontificado, lembrando com vigor a vocação universal à medida alta da vida cristã, à santidade”.

Um interminável aplauso, comoção, lágrimas nos olhos de fieis de todas as idades, cantos e abraços inundaram a Praça, que explodiu de alegria.

Irmã Tobiana, uma das mais próximas colaboradoras de João Paulo II, e Irmã Marie Simon Pierre, a religiosa francesa que recebeu a graça por sua intercessão e foi curada do mal de Parkinson, levaram as relíquias ao altar: uma pequena ampola contendo o sangue do beato João Paulo II. O caixão com os restos mortais de João Paulo II ficou exposto para veneração, até o último devoto, na Basílica de São Pedro.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Domingo de homenagem em Nova Cruz

O dia primeiro de maio foi de muitas homenagens na Paróquia de Nova Cruz. O domingo marcou a abertura do mês mariano, comemorou o dia do trabalhador, dia da Divina Misericordia e dia da Beatificação do João Paulo II. Na Igreja Matriz, por volta das 18h teve inicio o terço da misericórdia, seguido de missa, presidida pelo Pe. Edilson Nobre. Na missa teve várias homenagens: A Nossa Senhora, por ocasião do mês dedicado a Ela, ao Papa João Paulo II, que foi beatificado e a Divina Misericórdia, onde membros do Movimento Jesus Misericordioso levaram algumas capelas do movimento.

No final da missa alguns jovens da PJ, fizeram uma apresentação em homenagem ao dia do trabalhador e a Pastoral da Comunicação exibiu um video documentário sobre o Papa João Paulo II. O documentário mostrou fotos do papa desde sua eleição até os últimos momentos de vida. Após a exibição várias pessoas ficaram emocionada, lembrando do grande homem que foi João Paulo II.

Homenagem a Nossa Senhora
Homenagem ao Papa João Paulo II
Homenagem a Divina Misericórdia
Homenagem ao dia do Trabalhador
Exibição do documentário em homenagem ao Papa João Paulo II
Fotos: Robervanio - Pascom

Cristo Vive animou Nova Cruz

Pelo segundo ano consecutivo os Coroinhas de Nova Cruz realizaram na noite de sábado, 30 de abril, o II Cristo Vive, evento que animou e contagiou os jovens. Ao som de muita musica católica animado por ministério de musica de Nova Cruz, fizeram uma grande festa, louvando o Senhor Jesus pelas ruas da cidade. Os padres Edilson e Janilson, além do seminarista Shirleno e os coroinhas e muitos jovens participaram do Cristo Vive.






Fotos: Washigton- pascom

Coroinhas participaram de formação

Os coroinhas das paróquias do 8º zonal participaram de encontro de formação, em Nova Cruz, no último dia 30 de abril. O encontro foi realizado no Centro Pastoral do Catolé e contou com a presença dos padres Edilson Nobre, Janilson Macedo e Mario Gomes. O encontro teve inicio com missa e logo após momento de formação sobre as funções dos coroinhas.


Alguns Coroinhas que participaram do encontro
Coroinhas de Monte das Gameleiras

Homenagem à João Paulo II


Por ocasião da beatificação de João Paulo II, o Vaticano faz uma homenagem realizando uma página web (www.joaopauloii.va) que acompanhará a jornada de 1º de maio percorrendo a vida do Papa através de alguns momentos mais significativos da sua história e do seu pontificado

O site foi realizado privilegiando a força e a espontaneidade das imagens. No site estão presentes 500 fotos, 30 vídeos e 400 frases em seis idiomas, num total de 2.400 frases! Em recordações do pontificado as imagens estão divididas em temas (por exemplo crianças, jovens, eleição, atentado, jubileu etc.) e cada tema é apresentado na forma de um livro de imagens a ser folheado, e cada imagem é acompanhada por uma frase de João Paulo II.

A seção dedicada ao pontificado ano por ano é composta exclusivamente por vídeos. Também, uma das seções do site é dedicada exclusivamente às orações do Papa Wojtyla.
Todo o evento da beatificação poderá ser acompanhado ao vivo graças ao streaming colocado à disposição no próprio site.

O site foi projetado para todos os tipos de tecnologia: PC, Laptop, dispositivos móveis, smarphone, iPhone, iPad etc., característica tecnicamente complexa na realização mas fundamental para consentir a máxima utilização, principalmente por parte dos peregrinos que assim poderão ter acesso à página em qualquer lugar que se encontrem e com qualquer um dos dispositivos, para acompanhar a peregrinação, durante todas as jornadas da beatificação, seguindo os eventos através das imagens e das palavras do Beato João Paulo II e portanto rezando com ele.

De: Serviço Internet do Vaticano e da Direção das Telecomunicações

Fonte: Homenagem a João Paulo II - RIIAL