sábado, 23 de abril de 2011

Sábado Santo - Dia da Vigília Pascal

Na noite de Sábado, 23, aconteceu a Vigília Pascal, solenidade em que a Igreja Católica em todo o universo celebra a Páscoa de Jesus, sua passagem da morte para a vida. O grande e alegre anúncio desta noite foi: JESUS RESSUSCITOU. Fazendo memória das ações maravilhosas de Deus na história da humandidade, renovamos nossa fé. A Vigília Pascal consta de quatro partes: 1- celebração da Luz, 2- liturgia da palavra, 3- liturgia batismal e 4- liturgia eucarística. Na Igreja Matriz da Imaculada Conceição de Nova Cruz, o Pe. Edilson Nobre presidiu a celebração, logo em seguida, por volta das 23 horas, teve inicio a tradicional procissão da Luz, até a Igreja de São Sebastião, com o Santíssimo Sacramento, anunciando que Cristo venceu a morte. Já é Páscoa.

Celebração da Luz


liturgia da palavra

Fiéis lotaram a Igreja Matriz

Ministério de música

liturgia batismal
Renovação das promessas do batismo

liturgia eucarística

Saída da procissão da luz

Fotos: Washington Barauna - Pascom

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta-feira santa da Paixão do Senhor

Por volta das 15h30 teve inicio a celebração da paixão na Igreja Matriz da Paróquia de Nova Cruz. No inicio da celebração a assembleia presente na Igreja, em silêncio, observou a entrada do Pe. Edilson Nobre que prostou por alguns minutos, e logo seguiu com os três momentos da celebração: 1- Liturgia da palavra; 2- Adoração de Cristo na cruz e 3- Rito da comunhão. Como nos anos anteriores o Pe. Edilson cantou a proclamação do evangelho e fez um bela reflexão sobre o significado da sexta-feira da paixão.

Celebração

Evangelho
Adoração da Cruz



Procissão do Senhor Morto com via-sacra




Fotos Robervanio Herveton - Pascom

Momento de Adoração na sexta-feira da paixão

Desde a noite da quinta-feira santa, teve inicio a vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento que se prolonga até às 15h da sexta-feira santa. Na Paróquia de Nova Cruz além da comunidade participar desse momento, os membros das pastorais, movimentos e serviços também participam, dirigindo de hora em hora o momento de adoração.




quinta-feira, 21 de abril de 2011

Começou o Tríduo Pascal - Missa da Ceia do Senhor

Na noite desta quinta-feira da Semana Santa teve o Tríduo Pascal, com a missa da Ceia do Senhor. Em Nova Cruz a Igreja Matriz ficou lotada de fiéis que vieram participar dessa solene liturgia. Na missa o evangelho foi encenado com a participação de 12 homens representando os 12 apóstolos, e o Pe. Edilson Nobre fez a encenação de Jesus. No final da missa teve inicio o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Antes o Pe. Edilson percorreu com o Santíssimo pelo interior da Igreja, logo após o conduziu para a capela do Santíssimo onde as pastorais iniciaram a Vigília Eucarística.


Encenação do Evangelho
João 13. 1-15
Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus.

Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa,
tirou o manto, pegou uma toalha e
amarrou-a na cintura

Derramou água numa bacia e

começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.

Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: "Senhor, tu me lavas os pés?" Respondeu Jesus: "Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás".

Disse-lhe Pedro: "Tu nunca me lavarás os pés!" Mas Jesus respondeu: "Se eu não te lavar, não terás parte comigo". Simão Pedro disse: "Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça".Jesus respondeu: "Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos". Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: "Nem todos estais limpos".



Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo

E disse aos discípulos:

"Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz".

- Palavra da Salvação.

Ministros da Eucaristia e Coroinhas

Os apóstolos

Ofertório

Comunhão

Inicio da Vigília Eucarística

Os 12 homens representando os apóstolos com o Pe. Edilson
Fotos: Flavio Luiz - Pascom

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Papa explica significado do Tríduo Pascal: acolher vontade de Deus




O Papa Bento XVI encontrou-se com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro para explicar detalhadamente o significado do Tríduo Pascal. O Pontífice exortou os fiéis reunidos na Praça de São Pedro a acolher o mistério da Salvação operada por Cristo e a participar intensamente do Tríduo, buscando o recolhimento e a oração, de forma a alcançar mais profundamente a fonte de graça que é esse período para a vida de cada cristão.

"O critério que guiou cada escolha de Jesus durante toda a sua vida foi a firme vontade de amar o Pai, de ser um com o Pai, e ser-Lhe fiel. Essa decisão de corresponder ao seu amor o levou a abraçar, em cada circunstância, o projeto do Pai. No reviver o santo Tríduo, disponhamo-nos a acolher também nós na nossa vida a vontade de Deus, conscientes de que na vontade de Deus, também se parece dura, em contraste com as nossas intenções, encontra-se o nosso verdadeiro bem, o caminho da vida", destacou o Papa Bento XVI na Catequese nesta quarta-feira, 20, dedicada ao sentido do Tríduo Pascal, que começa na Quinta-feira Santa e vai até o Sábado Santo.

Dia a dia

O Santo Padre explicou que a Quinta-feira Santa é o dia em que se faz memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial. "Na tarde da Quinta-feira Santa inicia efetivamente o Tríduo Pascal, com a memória da Última Ceia, na qual Jesus instituiu o Memorial da sua Páscoa, dando cumprimento ao rito pascal hebraico. A Quinta-feira Santa, enfim, encerra-se com a Adoração eucarística, na recordação da agonia do Senhor no Horto das Oliveiras", disse.

A Sexta-feira Santa é dedicada à memória da paixão e da morte do Senhor. "Adoraremos Cristo Crucificado, participaremos nos seus sofrimentos com a penitência e o jejum. Acompanhemos, portanto, na Sexta-feira Santa também nós Jesus que sai ao Calvário, deixemo-nos guiar por Ele até a cruz, recebamos a oferta do seu corpo imolado", afirmou.

Já na noite do Sábado Santo, celebra-se a solene Vigília Pascal, "na qual nos é anunciada a ressurreição de Cristo, a sua vitória definitiva sobre a morte que nos interpela a ser n'Ele homens novos", concluiu.

Arquidiocese de Natal ganhará mais uma paróquia

A Arquidiocese de Natal passará a contar com um total de 80 paróquias e seis áreas pastorais a partir de amanhã, dia 25, às 19 horas. Nesta data e horário, o Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, presidirá a missa em que criará a Paróquia de São Bento, formada pelas cidades de Serra de São Bentoe e Monte das Gameleiras. Segundo relatos históricos, Serra de São Bento já foi paróquia lá pelos idos de 1800. Perdeu o título e foi anexada à Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. Em 2009, Dom Matias desmembrou Serra de São Bento e Monte das Gameleiras das paróquias de Nova Cruz e São José de Campestre, respectivamente., criando a Área Pastoral de São Bento Abade. A criação da Área Pastoral se deu no dia 15 de junho de 2009.

Quando uma comunidade é transformada em Área Pastoral, imediatamente começa a ter autonomia e se prepara para ser transformada em paróquia. “Esperamos que o povo de Deus entenda que a evangelização acontece, que se trabalha junto e que a evangelização se fortaleça ainda mais”, afirma o Pe. Mário Gomes, atual responsável pela Área Pastoral e que assumirá o comando da nova Paróquia.

Procissão do encontro acontece hoje em Nova Cruz

Pela segunda vez, a Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realiza a procissão do encontro, hoje dia 20. Será duas procissões: uma só de com homens, saindo da capela de Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião, e outra formada por mulheres, saindo da Igreja Matriz, ambas às 18 horas. Os padres Edilson Nobre e Janilson Macedo participarão da procissão dos homens, e as Irmãs do Amor Divino participarão do grupo das mulheres. O encontro das duas procissões será na praça de São Sebastião, onde haverá um momento de reflexão. A atividade faz parte da programação da Semana Santa.