sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Reveion em Nova Cruz

Em frente a Igreja Matriz será montanda a barraca

A noite de 31 de dezembro em Nova Cruz promete ser uma das grandes noites de reveion. Isso por que a Paróquia está com uma grande equipe para acolher e atender toda sua família que estiver participando dos festejos de ano novo. A barraca que será montada em frente a igreja matriz contará com cerca de 50 pessoas que estão nas equipes montadas especialmente para a festa de fim de ano.

A missa de fim de ano será à 22h, na igreja matriz. Lopo após os fiéis ficarão em frente a igreja esperando e acompanhando os ritos iniciais para a benção do Santíssimo que será exatamente às 00h. A novidade está na posição do palco que já montado de frente para igreja. Nos anos anteriores o palco ficava ao lado da igreja. O objetivo da mudança de posição do palco foi para proporcionar aos milhares de fiéis que ficam em frente a igreja para benção uma melhor visualização do Santíssimo que estará expoto no coro da igreja.

A organização da festa é da Paróquia de Nova Cruz com toda equipe de pessoas que ajudarão na realização, com o apoio da prefeitura que doou o palco, som e atração musical.

O palco está montado nas imediações da loja Unilar,
próximo ao beco do peixe como é conhecido.

Cristo Redentor: embaixador da JMJ Rio2013



O Cristo Redentor será o embaixador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

O maior cartão postal do Brasil foi escolhido para levar o nome da cidade aos quatro cantos do mundo em uma exposição itinerante – Cristo Redentor para Todos – que será oficialmente lançada no dia 21 de dezembro, no Palácio Laranjeiras.

Segundo o reitor do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor do Corcovado, padre Omar Raposo, “o Cristo é o símbolo maior do Rio de Janeiro e, dessa maneira, ele é não somente um receptor de todos os turistas e peregrinos, mas, com os seus braços abertos, vai ao encontro das demais culturas e países, mostrando que o Rio é uma cidade aberta e acolhedora”, afirmou.

A exposição ainda não teve a programação divulgada, mas, de acordo com o diretor geral do projeto dos 80 anos do Cristo Redentor, Eduardo Maruche, a mostra trará a história do monumento e também apresentará em workshops informações sobre o Rio de Janeiro, que será apresentado como aquele que congrega belezas naturais, tem valores importantes e está recebendo uma ótima infraestrutura de acolhimento e segurança para o evento mundial de 2013.

Fonte: rio2013.com

Cruz e Ícone de Maria peregrinam por mais quatro estados do Nordeste em janeiro de 2012



Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte recebem os símbolos de 10 de janeiro a 17 de fevereiro de 2012

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Maria chegam em 10 de janeiro à diocese de Penedo, em Alagoas, para a peregrinação pelas 21 dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB, que engloba os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A última parada desse trecho da peregrinação pelo Nordeste será na diocese de Mossoró (RN) em 17 de fevereiro.


Duas grandes festas vão marcar esse encontro dos jovens do mar e do sertão com os símbolos da JMJ, o Bote Fé Recife (16/01) e o Bote Fé Natal (10/02). Na festa em Natal será gravado um DVD com diversos artistas católicos com as músicas que acompanham a peregrinação da Cruz e do Ícone, além de hinos de Jornadas passadas. Todas as outras dioceses e arquidioceses também estão preparando grandes eventos para receber os símbolos.

A Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelo Papa João Paulo II à juventude para serem levados ao mundo inteiro como sinal da presença de Jesus e de Maria junto aos jovens. Desde então, já peregrinaram por todos os continentes. Passarão por todos os estados brasileiros e nos países do Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai) até julho de 2013, quando acontece a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Revolução Jesus
No dia 14 de janeiro, os símbolos da JMJ farão uma pausa em sua peregrinação pelo Nordeste para participar do acampamento Revolução Jesus na sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). No dia seguinte, a Cruz e o Ícone já voltarão ao nordeste, para a diocese de Nazaré (PE).

Confira a programação da peregrinação pelo Regional Nordeste 2:

Janeiro 2012
10 – Diocese de Penedo (AL)
11 e 12 – Arquidiocese de Maceió (AL)
13 – Diocese de Palmares (PE)
14 – Acampamento Revolução Jesus - Canção Nova (SP)
15 – Diocese de Nazaré (PE)
15 a 19 – Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), 16: Bote Fé Recife
19 e 20 – Diocese de Caruaru (PE)
21 – Diocese de Palmeira dos Índios (AL)
22 e 23 – Diocese de Garanhuns (PE)
24 e 25 – Diocese de Pesqueira (PE)
25 e 26 – Diocese de Floresta (PE)
27 e 28 – Diocese de Petrolina (PE)
29 e 30 – Diocese de Salgueiro (PE)
31/01 e 1/02 – Diocese de Afogados da Ingazeira (PE)

Fevereiro 2012
1 e 2 – Diocese de Guarabira (PB)
3 a 5 – Arquidiocese da Paraíba/João Pessoa (PB)
5 e 6 – Diocese de Campina Grande (PB)
7 e 8 – Diocese de Patos (PB)
9 e 10 – Diocese de Cajazeiras (PB)
10 a 12 – Arquidiocese de Natal (RN), 10: Bote Fé Natal
3 e 14 – Diocese de Caicó (RN)
15 a 17 – Diocese de Mossoró (RN)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Jovens estão no foco da atenção da Igreja, afirma Núncio no Brasil



O pontificado de Bento XVI é marcado pela fé e por sua capacidade de anunciar com clareza, nos tempos de hoje, a palavra de Deus e Cristo Jesus na história. É isso que indica o Núncio Apostólico no Brasil*, Dom Lorenzo Baldisseri (foto acima), destacando também que a juventude estará cada vez mais ao centro das atenções da Igreja no mundo.

"A mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2012 (1º de janeiro) tem como tema 'Educar os jovens para a justiça e a paz'. Os jovens são aqueles que levarão essa mensagem durante todo o ano de 2012. E o Brasil sente-se particularmente estimulado para que isso aconteça, já que os jovens receberam, no mês de agosto passado, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora para preparar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, no Rio de Janeiro, em julho de 2013", afirma.

A experiência dos mais de 2 milhões de jovens reunidos para a JMJ 2011 em Madri foi um sinal claro e uma garantia de que os jovens são o futuro da sociedade e da Igreja.

"Este ano, então, será dedicado a eles. Educar os jovens para a justiça e a paz significa que estes jovens levarão a todo o Brasil, a toda a parte, a mensagem da Cruz de Cristo, que é sinal de paz, apesar de todas as dificuldades que os cristãos hoje enfrentam em várias partes do mundo. A cruz não é sinal de morte e de tristeza, mas de triunfo. Através desta mensagem, podemos chegar à felicidade. E isso os jovens compreendem bem, pois têm facilidade para sonhar, ter grandes ideais, e são aqueles que efetivamente levam adiante a humanidade", destaca Dom Lorenzo.

Fonte: Canção Nova notícia

Encontros e celebrações do Papa tiveram mais de dois milhões de fieis



Em 2011 mais de dois milhões e meio de fiéis (2.553.800) participaram dos vários encontros com Bento XVI: as audiências gerais (400.000) e particulares (101.800), celebrações litúrgicas (846.000), Angelus e Regina Coeli (1.206.000).

Os dados foram publicados na quinta-feira, 29, pela Prefeitura da Casa Pontifícia. Um comunicado recorda que se trata de dados aproximativos, que são calculados com base nos pedidos de participação nos eventos dirigidos à Prefeitura, e nos ingressos distribuídos pela mesma, bem como nas estimativas de presença nos momentos como Angelus e Regina Coeli e nas grandes celebrações na Praça São Pedro: destaque para a cerimônia de Beatificação de João Paulo I, realizada em 1º de maio. Os dados mostram um crescimento de participação em relação aos últimos três anos.

O quadro apresentado refere-se somente aos encontros no Vaticano e Castel Gandolfo e não inclui outros momentos vividos pelo Pontífice com uma grande participação de fieis, como as viagens apostólicas pela Itália e as viagens apostólicas internacionais – explica a nota. (RL)

Fonte: CNBB

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ceará-Mirim se despediu de Mons. Rui Miranda

Caixão envolto com as bandeiras de Ceará-Mirim e da E.E.Mons. Celso Cicco, de onde foi diretor. Foto: Adriano Israel
Foi sepultado no início da noite de hoje (27) na Matriz de Nossa Senhora da Conceição o Mons. Rui Miranda, pároco emérito de Ceará-Mirim. Ele faleceu na madrugada desta terça-feira no hospital Natal Center, em Natal.Por volta das 10h30, o corpo chegou à Ceará-Mirim onde foi recepcionado na Igreja de Santa Terezinha e de lá partiu em cortejo até a Matriz, onde foi rezado o Ofício das Almas, seguido pelo Ofício da Imaculada Conceição.
Durante todo o dia foi grande o número de paroquianos que vieram prestar sua última homenagem ao Mons. Rui, que por 55 anos esteva a frente da Paróquia.Às 15h, a primeira celebração da tarde, presidida pelo Pe. Bianor Júnior. Logo em seguida, o espaço ficou aberto para homenagem enquanto os cearamirinenses davam seu último adeus ao Mons. Rui Miranda. Dentre as declarações, a Monção de Pesar da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, depoimentos do Sr. Nelsindo, da Desembargadora Dra. Zeneide Bezerra, do amigo Edvaldo, do vereador Roberto Lima, entre outros.
Às 17h, a Missa das Exéquias foi presidida pelo Administrador Apóstolico Dom Matias Patrício de Macedo e concelebrada por mais de 20 sacerdotes da Arquidiocese de Natal. Antes da encomendação do corpo, homenagens do Poder Executivo (Antonio Peixoto - Prefeito), dos familiares, das Pastorais, Movimentos e Serviços (Adriano Israel - PASCOM), e do Clero Arquidiocesano (Mons. Lucena - Pároco Emérito de João Câmara). O sepultamento aconteceu, após a encomendação do corpo, sob o altar de Nossa Senhora de Fátima, na lateral direita do altar-mor da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, conforme desejo formalizado em vida pelo Monsenhor e acatado por Dom Matias.
Outras imagens a partir de amanhã, no site www.nsconceicao.com.br

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pascom fez doação de jornais a biblioteca

A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz, realizou na manhã desta terça-feira doações de vários jornais A Ordem e Mundo Jovem para o acervo da Biblioteca do Estudante. Na ocasião o coordenador da Pascom Flavio Luiz foi a sede das entidades ANE-RN, CPC-RN, CPC DA ANE-RN e AMES-NOVA CRUZ/RN, onde foi recebido por parte dos membros da direção das entidades citadas.
Eduardo Vasconcelos, representando na ocasião as entidades agradeceu a atitude da PASCOM, principalmente pelo conteúdo rico em matérias bem elaboradas e voltada para a juventude. Os jornais estão expostos para que os visitantes possam fazer uma verdadeira viagem literária através das revistas e jornais doados.

Arquidiosece de Natal perde mais um padre

Após o falecimento da Mons. Assis, a Arquidiocese de Natal agora perde o Mons. Rui Miranda, pároco emérito de nossa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim.
Mons. Rui Miranda estava internado desde o dia 29 de novembro e faleceu na madrugada desta terça-feira, 27 de dezembro, no Hospital Natal Center, em Natal. A Missa de Corpo Presente aconteceu às 17h, seguida de sepultamento, na própria igreja.
Mons. Rui foi pároco de Ceará-Mirim de 1956 a 2010. Ele esteve à frente da paróquia de Cerá Mirim de 1955 à 2010, governando por quase 55 anos; cidadão honorário de Ceará-Mirim.
Fonte foto: Blog paróquia São Bento Abade

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Papa divulga mensagem para Dia Mundial da Paz


No dia 1º de janeiro, o Papa Bento XVI, dirige ao mundo uma mensagem pela Jornada Mundial da Paz. A publicação desta mensagem, no entanto, é realizada no dia da Imaculada Conceição, dia 8 de dezembro.

A minha Mensagem dirige-se também aos pais, às famílias, a todas as componentes educativas, formadoras, bem como aos responsáveis nos diversos âmbitos da vida religiosa, social, política, económica, cultural e mediática. Prestar atenção ao mundo juvenil, saber escutá-lo e valorizá-lo para a construção dum futuro de justiça e de paz não é só uma oportunidade mas um dever primário de toda a sociedade.

Leia a mensagem: XLV DIA MUNDIAL DA PAZ

Fonte: CNBB

RCC sorteará cestas natalina dia 31


A Renovação Carismática Católica de Nova Cruz realizará um sorteio de cestas natalina, dia 31 de dezembro. Para concorrer basta comprar um cupom ao preço de R$ 2,00, com membros da RCC ou na secretaria paroquial. O objetivo é angariar recursos para o Seminário de Dons que será realizado em janeiro de 2012. O sorteio será após a missa de final de ano, na Igreja Matriz.

Biblioteca do Estudante



As entidades ANE-RN, CPC-RN. CPC DA ANE-RN e AMES-NOVA CRUZ/RN inauguraram a Biblioteca do Estudante, um espaço exclusivo para uma boa leitura e lazer!

Participaram diretores das entidades, mães, crianças e adolescentes, após as explicações do verdadeiro objetivo do projeto os presentes foram convidados a fazer uma "viagem" através dos livros e em seguida foram servidos refrigerantes, pipocas, pirulitos e salgados aos presentes.


A biblioteca funcionará nas segundas, quartas e sextas pela manhã e terças e quintas a tarde. Haverá sempre uma atendente para orientar e tirar dúvidas com os beneficiados do projetos, ou seja: AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES. A biblioteca também terá jogos educativos, dando um toque a mais ao projeto. O bairro do Planalto agradece pela bela iniciativa em prol das crianças e dos jovens.


Nesta terça-feira, 27, a Pascom de Nova Cruz doará alguns jornais A Ordem e Mundo Jovem para aumentar o acervo da biblioteca.

Fonte texto: anern2003.blogspot.com

Decreto de Natal


A pedido, estamos publicando este texto, cujo Pe. Edilson Nobre, pároco de Nova Cruz leu na missa de Natal, dia 24.

Fica decretado que, neste Natal, em vez de dar presentes, nos faremos presentes junto aos famintos, carentes e excluídos. Papai Noel será malhado como Judas e, lacradas as chaminés, abriremos corações e portas à chegada salvífica do Menino Jesus.

Por trazer a muitos mais constrangimentos que alegrias, fica decretado que o Natal não mais nos travestirá no que não somos: neste verão escaldante, arrancaremos da árvore de Natal todos os algodões de falsas neves; trocaremos nozes e castanhas por frutas tropicais; renas e trenós por carroças repletas de alimentos não perecíveis; e se algum Papai Noel sobrar por aí, que apareça de bermuda e chinelas.

Fica decretado que, cartas de crianças, só as endereçadas ao Menino Jesus, como a do Lucas, que escreveu convencido de que Caim e Abel não teriam brigado se dormissem em quartos separados; propôs ao Criador ninguém mais nascer nem morrer, e todos nós vivermos para sempre; e, ao ver o presépio, prometeu enviar seu agasalho ao filho desnudo de Maria e José.

Fica decretado que as crianças, em vez de brinquedos e bolas, pedirão bênçãos e graças, abrindo seus corações para destinar aos pobres todo o supérfluo que entulha armários e gavetas. A sobra de um é a necessidade de outro, e quem reparte bens partilha Deus.

Fica decretado que, pelo menos um dia, desligaremos toda a parafernália eletrônica, inclusive o telefone e, recolhidos à solidão, faremos uma viagem ao interior de nosso espírito, lá onde habita Aquele que, distinto de nós, funda a nossa verdadeira identidade. Entregues à meditação, fecharemos os olhos para ver melhor.

Fica decretado que, despidas de pudores, as famílias farão ao menos um momento de oração, lerão um texto bíblico, agradecendo ao Pai de Amor o dom da vida, as alegrias do ano que finda, e até dores que exacerbam a emoção sem que se possa entender com a razão. Finita, a vida é um rio que sabe ter o mar como destino, mas jamais quantas curvas, cachoeiras e pedras haverá de encontrar em seu percurso.

Fica decretado que arrancaremos a espada das mãos de Herodes e nenhuma criança será mais condenada ao trabalho precoce, violentada, surrada ou humilhada. Todas terão direito à ternura e à alegria, à saúde e à escola, ao pão e à paz, ao sonho e à beleza.

Fica decretado que, nos locais de trabalho, as festas de fim de ano terão o dobro de seus custo convertido em cestas básicas a famílias carentes. E será considerado grave pecado abrir uma bebida de valor superior ao salário mensal do empregado que a serve.

Fica decretado que toda dieta se reverterá em benefício do prato vazio de quem tem fome, e que ninguém dará ao outro um presente embrulhado em bajulação ou escusas intenções. O tempo gasto em fazer laços seja muito inferior ao dedicado a dar abraços.

Fica decretado que as mesas de Natal estarão cobertas de afeto e, dispostos a renascer com o Menino, trataremos de sepultar iras e invejas, amarguras e ambições desmedidas, para que o nosso coração seja acolhedor como a manjedoura de Belém.

Fica decretado que, como os reis magos, todos daremos um voto de confiança à estrela, para que ela conduza este país a dias melhores. Não buscaremos o nosso próprio interesse, mas o da maioria, sobretudo dos que, à semelhança de José e Maria, foram excluídos da cidade e, como uma família sem-terra, obrigados a ocupar um pasto, onde brilhou a esperança.

Decreto de Natal - Frei Betto

Assinante do Jorna A Ordem ganha camiseta

Luzia Soares (foto ao lado) assinante do Jorna A Ordem da Paróquia de Nova Cruz é a mais nova ganhadora da camiseta "Eu Leio A Ordem". O sorteio aconteceu na missa do Natal do domingo, 25, na Igreja Matriz. Na ocasião o pároco Pe. Edilson Nobre fez o sorteio entregou a camiseta aos familiares de dona Luzia Soares que estavam presente na igreja. Dona Luzia, é conhecida em Nova Cruz como mãe de Romualdo, empresário da Ótica Martins, um dos grandes colaboradores dos nossos meios de comunicação na Paróquia de Nova Cruz.
O Pe. Edilson falou sobre o novo projeto gráfico do Jornal A Ordem que a partir do próximo domingo, primeiro de janeiro, será impresso. Novas colunas, mais espaço e novidades estão no novo layout.



Momento do sorteio
Momento da entrega da camiseta
Familiares de dona Luzia