quarta-feira, 28 de junho de 2017

Comunidade festeja Santa Maria Goretti



Com o tema: Por amor de Jesus perdoo e quero que venha comigo para o paraíso, a comunidade Santa Maria Goretti realizará a festa da padroeira cujo nome é a mesma da comunidade, no período de 01 a 06 de julho. A abertura será no sábado, dia primeiro, com recitação do terço, às 18h30,  hasteamento da bandeira e missa solene de abertura, às 19h30, presidida pelo Pároco Pe, Francisco de Assis Inácio. 

No período festivo acontecerá recitação do terço, às 19h00, celebração e missa, às 19h30h, seguida de quermesse com funcionamento de barracas. No sábado, dia 01/07, aconteceá o VII Arraiá Junino, com apresentação da quadrilha Força Matura; No dia 02, 6º jantar com seresta; na segunda-feira, 03, às 20h30, exibição das fotos dos eventos realizados pela comunidade, e no dia 04, exibição do filme: Santa Maria Goretti: uma história emocionante. 

O encerramento da festa será realizado no dia 06 de junho, dia dedicado a Santa Maria Goretti , com procissão com a imagem da padroeira, às 18h00, saindo da residência do Sr. Josinaldo dos Santos, bairro Nova Esperança, para capela Santa Maria Goretti, para missa às 19h00, presidida pelo Pároco Pe, Francisco de Assis Inácio. 





terça-feira, 27 de junho de 2017

Novo altar da Igreja Matriz - antes e depois


Durante quase o período de cinco anos de sua permanência na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, o Pároco Pe. Francisco de Assis Inácio, inaugurou o novo altar da Igreja Matriz. Veja a diferença no antes do altar em mármore e o novo em madeira no espaço presbiteral. Na ocasião foram substituídos o Altar e dos demais objetos sacros e litúrgicos, 3 cadeiras, 2 ambões (mesas da Palavra), 1 pedestal para o círio pascal e 1 credência (mesinha para os artefatos da missa).

Altar

2 Ambão

3 Cadeiras, sendo uma presidencial e duas para concelebrantes

1 pedestal para o círio pascal

Papa Francisco completa 25 anos de ordenação episcopal



A graça de ser avô: Papa festeja 25 anos de ordenação episcopal


O Papa Francisco celebrou seus 25 anos de ordenação episcopal com uma missa concelebrada com os Cardeais na Capela Paulina, no Vaticano (27/06).

De brasileiros, estavam presentes os Cardeais João Braz de Aviz, Cláudio Hummes, Raymundo Damasceno Assis e Sérgio da Rocha.

Em sua homilia, comentando a primeira leitura, o Pontífice falou de três imperativos inseridos no diálogo entre Deus e Abraão: levantar-se, olhar e esperar. Expressões que marcam não só o caminho que Abraão deve percorrer, mas também a sua atitude interior.

Levantar-se significa não ficar parado, realizar a missão em caminho e o símbolo é a tenda. Olhar é fixar o horizonte, cuja mística consiste em estar cada vez mais distante enquanto se avança. Esperar é a força de ir avante, com o ânimo de um “escoteiro”. “A esperança não tem muros”, disse o Papa.

“O Senhor hoje nos diz o mesmo: levante-se, olhe e espere. Essa palavra de Deus vale também para nós, que temos quase a mesma a idade de Abraão”, brincou Francisco, que pediu aos Cardeais não fechem a sua vida e a sua história:


Antes da bênção final, o Papa Francisco agradeceu aos Cardeais “por esta oração comum neste aniversário”, pedindo o perdão pelos seus pecados e a perseverança na fé, na esperança e na caridade.
Ordenação em Buenos Aires

O Padre Jorge Mario Bergoglio soube que seria Bispo Auxiliar de Buenos Aires no 13 de maio de 1992, notícia que foi aprovada oficialmente por João Paulo II uma semana depois, no dia 20. 

No dia 27 de junho daquele mesmo ano, 1992, recebeu a ordenação episcopal na Catedral de  Buenos Aires das mãos do Cardeal Antonio Quarracino, então Arcebispo da capital argentina.

O protagonismo dos leigos: liberdade ou autonomia

 Pe. Matias SoaresPe. Matias Soares
 (Cacilda Medeiros)

Uma reflexão que tenho feito, motivado pelo estudo de um dos documentos do Concílio Vaticano II, a Apostolicam Actuositatem, que trata da missão dos fiéis leigos na Igreja e no Mundo, tem me instigado cada vez mais a tornar sensível algumas ideias sobre a situação da relação e do testemunho dos fiéis lados com a Igreja e o Mundo na Posmodernidade.

O Concílio valorizou muito a responsabilidade e a liberdade dos fiéis leigos no exercício da sua missão na Igreja e no Mundo. Ensinou que todos fazem parte do único povo de Deus, pelo batismo. Tenhamos presente que isso representou um avanço fantástico na estruturação da identidade da Igreja. A imagem utilizada pelo Papa Francisco é de que a Igreja passa a ser uma pirâmide invertida (Papa Francisco, 17/10/2015). Esse discurso do Pontífice, na comemoração do Cinquentenário da instituição do sínodo dos bispos, é fundamental para o que podemos conceber como deverá ser o caminhar da Igreja neste terceiro milênio. A Igreja reconhece a liberdade que não tira a autonomia de nenhum dos membros da Igreja, mas que a fortalece. Leiamos e aprofundemos esse discurso que é emblemático para essa temática.

Na Apostolicam Actuositatem há um denso ensinamento sobre como deve ser a relação entre os fiéis e a Hierarquia. Eis um dos pontos: “o apostolado dos leigos, quer ele seja exercido pelos fiéis individualmente quer em associação, deve-se integrar ordenadamente no apostolado de toda a Igreja. Mais ainda, a união com aqueles que o Espírito Santo pôs à frente da Igreja de Deus (cfr. At. 20,28) constitui elemento essencial do apostolado cristão. E não é menos necessária a cooperação entre as diversas iniciativas apostólicas, que devem ser convenientemente dirigidas pela Hierarquia”(n. 23). Vejamos que a relevância é de incentivo e de integração na vida dinâmica e ativa da Igreja, que torne possível um caminho de comunhão e protagonismo de todos os envolvidos. Mais a frente, continuam os Padres sinodais: “Compete à Hierarquia fomentar o apostolado dos leigos, fornecer os princípios e os auxílios espirituais, ordenar para bem comum da Igreja o exercício do mesmo apostolado, e vigiar para que se conservem a doutrina e a ordem”(n. 24). Todavia, o reconhecimento da missão e da liberdade dos fiéis leigos na vida da Igreja, não significa que o caminho sinodal seja negado, nem, muito menos, violentado com a falsa compreensão do que seja a autonomia ou a liberdade.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Missa de inauguração e bênção do novo conjunto do presbitério


No domingo, 25 de junho de 2017, o pároco de Nova Cruz. Pe. Francisco de Assis Inacio, Inácio Francisco de Assis​, presidiu missa em que foi inaugurado e realizado a benção do novo conjunto do presbitério da Igreja Matriz da Imaculada Conceição de Nova Cruz-RN. Na ocasião o diácono Alexandre Rossino fez a proclamação do Evangelho e o Pe. Raimundo Renato, de Montanhas fez a homilia. A missa contou com a presença de autoridades civis e militares, além dos fieis paroquianos e representantes das pastorais, movimentos e serviços.

Ao inicia a santa o pároco citou um trecho do Documento do Concilio Vaticano II: As obras de arte. “Tomem providência os Bispos que as obras de arte, que repugnam à fé e aos costumes, à piedade cristã e ofendem o verdadeiro senso religioso quer pela deturpação das formas, quer pela insuficiência, mediocridade e simulação da arte sejam cuidadosamente retiradas das casas de Deus e dos demais lugares sagrados” (Conc. Vat. II, Constituição “Sacrosanctum Concilium”, p. 303).


No final Vera Avelino, representando a Paróquia, fez os agradecimentos pelo trabalho e zelo em que o pároco vem realizando. O Pe. Assis, fez um relato de todo projeto de reforma da Igreja Matriz, que teve inicio com a troca do madeiramento, telhado, foro em madeira, além da pintura interna e externa, altar mor, e agora com os  objetos sacros e litúrgicos do novo espaço presbiteral.

"Durante quase o período de cinco anos de sua permanência aqui em Nova Cruz, fazendo parte do programa de reforma e ampliação, o pároco da Paróquia, o Pe. Francisco de Assis Inácio, juntamente com a comunidade Católica de Nova Cruz não mediram esforços para que a Igreja Matriz tivesse um espaço presbiteral dignamente preparado para acolher a fé de cada um, com o objetivo de melhor servir ao povo que ama a sua Igreja, vive e celebra sua fé em Jesus Cristo, o Filho da Imaculada Conceição. Este será um momento singular e belo que permanecerá gravado no coração de todos os fiéis que estiverem presentes, o que aliás significará oferecer de verdade a Deus a compreensão de fé, amor e caridade e o zelo pela casa de Deus demonstrado com amor pela comunidade cristã católica, falou Pe. Assis.
              











Igreja Matriz ganha novo conjunto do presbitério


A Igreja Matriz da Imaculada Conceição de Nova Cruz ganhou um novo conjunto de  presbitério, composta por 1 Altar, 3 cadeiras, 2 ambões (mesas da Palavra), 1 pedestal para o círio pascal, 1 credência (mesinha para os artefatos da missa). Segundo o pároco, Pe. Francisco de Assis Inácio, esses objetos sacros e litúrgicos tem o objetivo de melhor servir ao povo que ama a sua Igreja, vive e celebra sua fé em Jesus Cristo, o Filho da Imaculada Conceição. 

Esses novos moveis fazem parte do programa de reforma e ampliação, do pároco da Paróquia, em conjunto com a comunidade Católica de Nova Cruz que não mediram esforços para que a Igreja Matriz tivesse um espaço presbiteral dignamente preparado para acolher a fé de cada um. A missa de inauguração e benção aconteceu no domingo, 25 de junho de 2017, presidida pelo pároco, Pe. Francisco de Assis​.