quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Pároco de Nova Cruz convida fieis para festa da padroeira



O Padre Francisco de Assis Inácio, Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, divulgou uma carta convite para os festejos em homenagem a padroeira e a cidade de Nova Cruz. Ele inicia falando do período da festa: "Estamos nos aproximando da Festa da nossa Padroeira, a Imaculada Conceição. Dia 29 de novembro a 08 de dezembro, celebraremos o novenário e a Festa em sua honra. Tudo está sendo tratado com muito carinho, dedicação, fé e esperança"

Padre Assis faz um convite especial para todas as famílias participarem do novenário:"Eis a razão pela qual, e é com grande alegria que convidamos você, sua família e toda a comunidade paroquial (cidade e zona rural) a participar do NOVENÁRIO, em honra da Mãe de Deus, a Imaculada Conceição, Padroeira de Nova Cruz e de Lagoa d´Anta, para invocarmos juntos a intercessão de Nossa Senhora, a fim de que, Ela nos ajude a conhecer e viver nossa fé em Jesus Cristo professada no Credo de nossa Igreja, do qual nos baseamos para o Tema central de nossa festa “Maria, modelo de fé, caridade e união com Cristo e com a Igreja!"


Confira a carta na íntegra, acesse AQUI

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Bairro Santa Luzia recebe imagem peregrina


A imagem peregrina da Imaculada Conceição chegou ao bairro Santa Luzia na noite do dia primeiro de novembro. Como acontece na chegada, foi realizado a celebração de acolhida. Antes a imagem estava no bairro Portal, onde aconteceu a missa de envio presidida pelo Pe. Francisco de Assis, seguida de carreata até o bairro Santa Luzia. A imagem permanece até a quinta-feira, 03/11, em Santa Luzia, onde acontecerá missa de envio, às 19h, seguida de carreata para a comunidade Catolé. A partir desta a imagem peregrinará pelas comunidades rurais de Nova Cruz até a cidade de Lagoa d'Anta, onde dia 29/11, em carreata a imagem retorna para Igreja Matriz, na abertura da festa da padroeira. 







Para CNBB “PEC 241 é injusta, seletiva, supervaloriza o mercado e afronta a Constituição”


Conselho Permanente é contrário à proposta que congela gastos com saúde e educação


Em coletiva à imprensa, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, de autoria do Poder Executivo. 

Apresentada como fórmula para alcançar o equilíbrio dos gastos públicos, a PEC 241 limita, a partir do ano que vem, as despesas primárias do Estado, como a educação, saúde, infraestrutura, segurança, funcionalismo e outros, para os próximos 20 anos.

Na nota, os bispos afirmam que a proposta é injusta e seletiva. “Ela elege, para pagar a conta do descontrole dos gastos, os trabalhadores e os pobres, ou seja, aqueles que mais precisam do Estado para que seus direitos constitucionais sejam garantidos”, diz um trecho.


Acesse a nota da CNBB: AQUI

Ceará-Mirim celebra “dedicação” da Igreja Matriz

Interior da Igreja Matriz de Ceará-Mirim (Foto: cedida)

Após mais de seis anos em obras, em sua estrutura física, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Ceará-Mirim, será reinaugurada, na próxima quinta-feira, 3, às 19 horas. A celebração, com o rito da dedicação da Igreja, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. O rito iniciará com a entrada do presidente da celebração, na Igreja,  aspergindo a assembleia e o próprio ambiente sagrado, seguida da Liturgia da Palavra. Na sequencia, acontecerá a oração da Dedicação, a unção da Igreja e do altar e a Celebração Eucarística.

Restauração

A reforma da Igreja constou de reestruturação do telhado, pisos para o altar-mor e galerias, limpeza das torres, instalações de para-raios, quesitos de acessibilidade como rampas e corrimãos, revitalização de portas e janelas, instauração de iluminação e de marcos de alguns jubileus vivenciados pela Igreja, assim como a  pintura das paredes internas e externas. As obras foram iniciadas, em caráter emergencial, em 2010, com orçamento previsto de R$ 444 mil. Porém, até o último levantamento, os investimentos já ultrapassavam R$ 1,5 milhão.

Transmissão

A Pastoral da Comunicação, da Paróquia de Ceará-Mirim, vai transmitir, ao vivo, a celebração, no próximo dia 3, através da Imaculada Webrádio e WEBTV Imaculada, no endereço www.nsconceicao.com.br.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Missa de Finados



No dia 02 de novembro a Igreja Católica celebra a missa em memória dos falecidos. O Papa Francisco celebrou santa missa por ocasião do dia dos fiéis defuntos, no cemitério de Prima Porta, em Roma. 

O Pontífice recordou que a comemoração dos fiéis defuntos tem um duplo sentido: “o sentido de tristeza; o cemitério é um lugar triste, sim. Recorda-nos os nossos entes queridos que já partiram deste mundo; mas recorda-nos também, o futuro, a nossa morte. Nesta tristeza nós trazemos as flores como um sinal de esperança e mesmo ouso dizer, de festa, mas mais á frente, não agora. E a tristeza se mistura com a esperança. E é o que todos nós sentimos hoje nesta celebração que é a memória dos nossos entes queridos, perante as suas tombas e a nossa esperança.”

Ao final da homilia, o pontífice pediu aos fiéis: “que possamos regressar para casa com esta dupla memória: a memória do passado, dos nossos antepassados que já partiram e a memória do futuro que percorreremos o mesmo caminho que eles já percorreram, mas com a certeza da Ressurreição operada por Jesus. Eu o ressuscitarei no último dia disse o Senhor!”


Em Nova Cruz as missas das 7h30 na Igreja Matriz e 19h no cemitério foram presididas pelo pároco Pe. Francisco de Assis. 

Leia matéria sobre a missa celebrada pelo Papa: AQUI
Fonte: http://www.cancaonova.com/




Finados: por uma cultura da vida na certeza da morte


Dia de finados não deveria ser um dia de lamentações e tristezas. Um dia de recordação sim, um dia fazer memória de nossos antepassados, um dia de rezar pelos que já não estão em nosso convívio, sim.  Outrossim, e talvez mais ainda, deveria ser um dia para rever nossa opção pela vida. 

Assim falou o Apóstolo Paulo: “o salário do pecado é a morte” (Rm 6,23), e o livro da Sabedoria diz que foi “por inveja do demônio que a morte entrou no mundo”(Sb 2,23-24). A morte não é um ser, não tem identidade própria, não é nem mesmo uma criatura de Deus. Deus não mata, é o homem que mata! A vida é a vocação do homem, a morte é uma consequência de suas escolhas. Alguém me dirá: “é próprio do que vive nascer, crescer, morrer”. Verdade! Nisto somos iguais aos demais viventes nesta terra porque aqui não temos “morada permanente”. Contudo, vejamos como é belo e natural a existência de uma planta: é semeada, nasce, cresce, produz e depois seca ainda revelando beleza. Se todos os homens pudessem passar por este “caminho” a certeza da morte seria natural e aceitável. 

Leia na íntegra o texto: Click AQUI

Pe. José Lenilson de Morais
Pároco da Paróquia de Santana e São Joaquim, em São José de Mipibu

Fonte: Arquidiocese de Natal

domingo, 30 de outubro de 2016

Peregrinação da imagem Imaculada Conceição movimenta Nova Cruz


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta proporciona anualmente aos paroquianos uma magnitude preparação para festa da padroeira. No mês que antecede a festa, a paróquia inicia peregrinação da imagem que visita milhares de fieis e seus familiares por meio da programação preparada para devoção mariana. A peregrinação consta de celebrações, louvores, pregação, caminhadas e carreatas que movimenta os lugares por onde passa. Durante o dia acontece visitas as famílias, através das pastorais, movimentos, serviços e irmandades, e à noite as celebrações de envio e de acolhida.

Em Nova Cruz a peregrinação teve iniciou dia 23 de outubro e prossegue até dia 29 de novembro preparando os fieis católicos para a festa da padroeira. A cidade fica movimentada durante este período em que a imagem peregrina pelos bairros e comunidades. O objetivo da peregrinação é a evangelização através das devoções marianas e das manifestações de fé do povo católico. A imagem  continua peregrinação pelos bairros da cidade e segue durante o mês de novembro pelas comunidades rurais.

Veja por onde a imagem peregrinará nos bairros de Nova Cruz antes de seguir para zona rural:


30/10 - Missa no Frei Damião, seguida de carreata ou procissão para Cidade do Sol

31/10 - Missa em Cidade do Sol, seguida de carreata ou procissão para Portal

01/11 - Missa no Portal,  seguida de carreata ou procissão para Santa Luzia
02 e 03/11 - Santa Luzia

03/11 - Missa em Santa Luzia,  seguida de carreata para Sitio Catolé