quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Reuniões para pais e padrinhos do batismo

A Pastoral do Batismo comunica que o dia da reunião para pais e padrinhos mudou, agora será realizado todo segundo domingo de cada mês, na igreja de São Sebastião a partir às 8 horas.

 

Comunidade do Planalto faz campanha

A comunidade do bairro Planalto, da paróquia de Nova Cruz, vem através deste comunicado pedir a sua ajuda, fiel paroquiano, em beneficio da compra dos bancos da capela de Nossa Senhora Mãe Peregrina. A capela da comunidade começou a ser construída em 2010, com muito esforço, moradores do bairro e fiéis benfeitores trabalharam para erguer a tão sonhada capela do bairro. Pouco a pouco, ano a ano, a capela foi sendo construída, agora o próximo passo é a compra dos bancos que custam um valor muito alto. Quem desejar colaborar pode procurar as secretarias das igrejas da paróquia ou procurar diretamente os representantes da capela do Planalto. A Comunidade ainda convida a todos os paroquianos para uma missa no dia 28 de março, às 19h30min, na Capela do Planalto em ação de graças por todos os benfeitores desta campanha. Ajude! É casa de Maria, a casa do Povo de Deus!








Fotos: Arquivo paroquial

Paróquia realizou Formação Litúrgica

Aconteceu nesta terça-feira, dia 23, uma formação com enfase litúrgica, afim de avaliar e melhorar a atuação dos agentes e fiéis na liturgia. O encontro aconteceu no Salão do ECC, marcado para as 19h, contou com a presença de agentes de pastorais, movimentos e serviços, ministérios de música, representantes das comunidades rurais e religiosas. O ministrante da formação foi o próprio pároco de Nova Cruz, Pe. Assis, e trabalhou duas linhas de formação: "Situações Interessantes e confortadoras" e "Situações que precisam melhorar". Foi explicitado os pontos positivos com encontro de Formação Litúrgica no ano passado, surgimento do coral na paróquia, entre outras. Nos pontos a melhorar destaca-se mais participação do povo, curso de canto para os ministérios de música, unidade e melhor repertório de cantos. Durante a formação foi feito a proposta de formação de uma equipe central litúrgica, que se dedicasse a todo e qualquer assunto relacionado a liturgia na paróquia.







Fotos: Robervânio Heverton

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Paróquia de Nova Cruz realiza assembleia pastoral




A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realiza neste domingo, 28, a assembleia pastoral paroquial, no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 8 horas. Na ocasião os coordenadores de pastorais, movimentos e serviços, além dos animadores e representantes das comunidades rurais irão traçar metas e objetivos para 2016, baseado no plano arquidiocesano de pastoral e Ano Jubilar da Misericórdia.  A assembleia contará com a presença dos padres Francisco de Assis e Antônio Roberto, pároco e vigário paroquial, e também das Irmãs religiosas Filhas do Amor Divino.


Curso aborda regras para processos de nulidade matrimonial

Papa Francisco assinou documento, dia 8 de setembro de 2015 – Foto: Serviço Fotográfico do Vaticano


O motu proprio do Papa Francisco sobre o processo canônico para as causas de declaração de nulidade matrimonial – Mitis Iudex Dominus Iesus – será tema de um curso promovido pela Arquidiocese de Natal, em parceria com a Faculdade Dom Heitor Sales. O curso, no nível de extensão universitária, acontecerá de 25 a 27 de abril próximo, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. As inscrições estarão abertas a partir de primeiro de março, no site da Faculdade, no endereço www.fahs.edu.br.

O curso, que é aberto para as demais dioceses do Estado, é destinado a padres, diáconos, religiosos, agentes da Pastoral Familiar e pessoas com formação na área de ciências humanas e jurídicas.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese de Natal realiza mutirão de confissões


A Arquidiocese de Natal, no espírito do Ano Jubilar da Misericórdia, promove um mutirão de confissões, dia 5 de março, em todas Igrejas onde há porta santa. A programação será das 6 às 22 horas, com celebração de missa a cada duas horas. Segundo o Padre Júlio César, da Comissão Arquidiocesana para o Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia, o mutirão está em sintoniza com as “24 horas para o Senhor”, proclamadas pelo Papa Francisco. “Isso vai acontecer para se cumpram os requisitos para receber a indulgência plenária, por ocasião do Ano Jubilar da Misericórdia: confessar, comungar e rezar as intenções do Papa”, disse Padre Júlio.

O Mutirão de Confissões vai acontecer nos seguintes locais: Catedral Metropolitana; Santuário dos Mártires, em Uruaçu, São Gonçalo do Amarante; Santuário Chama de Amor, em Cunhaú, Canguaretama; Santuário dos Mártires, bairro de Nazaré, Natal; Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, Natal; Santuário do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros; Santuário de Santa Rita de Cássia, Santa Cruz; e Igreja Matriz de Santana, em Santana do Matos. Em todas elas, haverá padres atendendo fiéis em confissão.

Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Arcebispo define transferência de padres


Dom Jaime, Arcebispo de Natal – Foto: Brunno Antunes

O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, definiu novas funções para alguns padres da Arquidiocese. No último dia 19, o Padre Eliano Firmino Silvestre, FSA, assumiu a Paróquia de São Pedro Pescador, em Baía Formosa, criada naquele mesmo dia. Nesta segunda-feira, 22, às 19h, acontece a criação da Paróquia de Santana, em Capim Macio, Natal, e o primeiro pároco será o Padre Edilson Soares Nobre. Ele continua, também, com as funções de Vigário Geral da Arquidiocese e coordenador do Setor de Comunicação.

Padre Otto Guerra Vieira sairá da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, de Coronel Ezequiel, para ser o pároco da Paróquia de São Bento Abade, de Serra de São Bento. A posse está marcada para o dia 11 de março.

Padre Jorge Alves Cardoso, deixará a função de vigário paroquial de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz, e, a partir de 9 de março, passará a ser administrador paroquial de Nossa Senhora do Amparo, de Coronel Ezequiel.

Padre Marcondes Eduardo Alexandre, atual vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em São Tomé, assumirá a função de vigário paroquial de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz, a partir do dia 20 de março.

Padre Newton Coelho de Oliveira sairá da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, em Natal, onde é vigário paroquial, para ser o primeiro pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Barcelona, que será criada dia 29 de março.

Padre Marcelo Bezerra Coutinho deixará a função de pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Alto do Rodrigues, e assumirá a Área Pastoral de Nossa Senhora da Conceição, no Loteamento Nova Aliança, na zona norte de Natal. Esta Área Pastoral será criada dia 7 de março, desmembrada da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros. A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Alto do Rodrigues, será administrada pelo Padre Francisco de Assis da Silva, que, atualmente, é vigário naquela paróquia. A posse acontecerá Às 10h, na Igreja matriz.

Padre Gerônimo Dantas Pereira, que estava como vigário paroquial em Ceará-Mirim, assumiu a função de vigário paroquial do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros. Lá, sucede o Padre João Maria Dias, que assumiu a função vigário paroquial de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara, dia 13 de fevereiro.