sexta-feira, 8 de novembro de 2013

É preciso morrer para ser glorificado!

32º domingo do Tempo Comum

É preciso morrer para ser glorificado!
Lc 20,27-38
           Aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, os quais negam a ressurreição, e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ´Se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a mulher para dar descendência ao irmão´. Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. Também o segundo e o terceiro se casaram com a mulher. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. Por fim, morreu também a mulher. Na ressurreição, ela será esposa de qual deles? Pois os sete a tiveram por esposa”. Jesus respondeu-lhes: “Neste mundo, homens e mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos de participar do mundo futuro e da ressurreição dos mortos não se casam; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos; serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. Que os mortos ressuscitam, foi mostrado por Moisés, na passagem da sarça ardente, quando chama o Senhor de ´Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó´. Ele é Deus não de mortos, mas de vivos, pois todos vivem para ele”.

REFLEXÃO
1.       Saduceus, quem são eles?
Jesus é sempre desafiado pelos fariseus. Desta vez, está sendo provocado pelos saduceus.  Eles, os saduceus, são uma espécie de nobreza (aristocracia) ligada ao Templo de Jerusalém. Compunham a chefia e sua nobreza sacerdotal, nobreza latifundiária, dominavam o Sinédrio, eram colaboradores ferrenhos do poder romano, por isso, não simpáticos aos olhos do povo; detinham impetuosamente os poderes políticos, econômicos e religiosos. Diga-se de passagem, eles foram também, responsáveis pela condenação de Jesus, junto ao Sinédrio; do ponto de vista religioso, eram tradicionalistas. Não obstante serem religiosos, comportam-se como se fossem ateus inveterados, porque professam um deus caricaturado de seus interesses e privilégios próprios.
Eles maculam e desacreditam na ressurreição dos mortos (cf. v. 27; At 23,8); são, portanto, defensores de uma ideia oposta a dos fariseus. A bem da verdade, os saduceus ancoravam-se em Moisés, por isso vão ao Mestre Jesus, portando-lhe uma questão baseada no cap. 25, vv. 5-10 de Deuteronômio, sintetizando-a da seguinte maneira: “Se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, o irmão deve casar-se com a viúva a fim de suscitar descendência para seu irmão”. Trata-se aqui da lei do levirato (ou lei do cunhado [a]). A lei do levirato é o costume, observado entre alguns povos, que obriga um homem a casar-se com a viúva de seu irmão quando este não deixa descendência.      
Querem convencer Jesus a transformar sua opinião, apelando para a Sagrada Escritura.                 
E prosseguem com seus questionamentos: “Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. Também o segundo e o terceiro se casaram com a mulher. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. Por fim, morreu também a mulher. Na ressurreição, ela será esposa de qual deles? Pois os sete a tiveram por esposa”. Que mulher vigorosa! Parabéns para ela!
Mas, então, qual foi a reação de Jesus? Ei-la: A estruturação da resposta fica por conta de duas partes: 1ª) – “Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, mas os do outro mundo... são iguais aos anjos... são filhos de Deus” (vv. 34-36). Os saduceus tratavam a ressurreição como se fosse uma espécie de prolongamento ou uma clonagem da vida presente. Não menos, nem mais do que isso. Dessa forma, estavam totalmente equivocados com sua concepção. O dado da ressurreição não é, porém, um despertar do sepulcro frio e absurdo para retomar a vida como era antes, não. Se assim o fosse, Deus cairia numa investida caduca e ridícula. Deus pensa e quer o princípio de vida, como sendo imortal, igual aos anjos. E, o mais, é aguardarmos alegres e felizes a vida como um dom que o Pai do céu Querido reserva para todos os seus filhos e filhas. 2ª) – Nesta segunda parte, a prova que confirmará a resposta de Jesus é a seguinte: “O Senhor, Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, não é o Deus dos mortos, mas dos vivos, porque todos vivem por ele”. Ou seja, isto quer dizer que eles ainda estavam vivos, pois se assim não o fosse, Moisés e depois dele todos os israelitas, teriam invocado um deus dos mortos.
Seria, no mínimo, improfícua acreditar num Deus que cria homens e mulheres, promete manter sua aliança com eles e depois, de repente, vira as costas, abandonando-os (as). Se Ele se comportasse dessa forma, seria patrocinador da morte e não da vida, porque é Dele que todos recebem vida, e “vida em abundância”.
A pergunta: Como reagimos diante da ressurreição dos mortos? A respeito da questão, vejamos o que dizia o Imperador Tertuliano: “A esperança cristã é a ressurreição dos mortos: tudo o que nós somos, o somos na medida em que acreditamos na ressurreição”.

  

Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz – RN
Pe. Francisco de Assis Inácio - Pároco
                                                 


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Festa da Apresentação começa dia 11


Arte da festa 2013


A programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade de Natal, começa dia 11 próximo. Às 18 horas, acontecerá procissão com as bandeiras, saindo da antiga Catedral para a Catedral Metropolitana. Às 19h30, na Catedral, o Arcebipo, Dom Jaime Vieira Rocham presidirá missa de abertura da festa. Após a missa, haverá funcionamento de quermesse.

A programação será desenvolvida na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação - antiga Catedral e na Catedral Metropolitana. O novenário será celebrado às 19 horas, na Catedral Metropolitana. A primeira novena, no dia 12, terá como pregador o administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira. No dia 13, o pregador será o vigário geral de Mossoró, Padre Flávio Melo. No dia 15, a novena terá como pregador o bispo de Bonfim (BA), Dom Francisco Canindé Palhano. Os festejos serão encerrados dia 21, feriado no município de Natal, com vasta programação.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Bispos publicam carta obre a necessidade de evangelização na região amazônica.

Legenda da foto: Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal-RN
Crédito da foto: Cacilda Medeiros

Os bispos participantes do primeiro Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, de 28 a 31 de outubro, em Manaus-AM, publicaram carta às comunidades. O texto reflete sobre a necessidade de evangelização na região amazônica. "Neste caminho, damo-nos conta de que são comuns os problemas e desafios que nos interpelam", afirmam.

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, membro da Comissão Episcopal para a Amazônia, também participou. Falando sobre o encontro, Dom Jaime o definiu como bastante proveitoso, pois foi analisada toda problemática das populações da região. "É a Igreja que se inquieta e tenta responder, com muita atenção, às interpelações feitas, diante da situação e daquela região". Ele citou pronunciamento do Papa Francisco, que chamou a atenção da Igreja para as questões sociais, entre as quais as da Amazônia.
No programa A Voz do Pastor, da última terça-feira, 5 de novembro, falando sobre o encontro, Dom Jaime disse: "Não somos contra o desenvolvimento, mas é preciso que haja respeito e zelo pelos direitos adquiridos, para que o crescimento econômico venha trazer paz, harmonia e vida, e não morte, desassossego, injustiça e, até, violência para com aqueles povos que já vivem ali à mercê da boa vontade e caridade de tantos que podem fazer algo pelas suas vidas.". A carta dos Bispos pode ser acessada, na íntegra, no site: www.cnbb.org.br.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia de Neópolis inaugura Casa do Divino Mestre


Legenda da Foto: Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, de Neópolis-Natal.
Crédito da foto: Marcos Galvão

A partir deste mês a paróquia de Nossa Senhora Aparecida, de Neópolis, conta com a Casa do Divino Mestre, instituição destinada a acolher pessoas carentes de recursos e de apoio, vindas do interior para tratamento de saúde e que não necessitam de internação hospitalar. A inauguração acontece na sexta-feira, 8 de novembro, como marco das comemorações dos 25 anos de existência da paróquia e de ordenação presbiteral do pároco, Pe. Antônio Nunes de Araújo.

Construída numa área de 700 metros quadrados, a casa dispõe de 40 leitos. Os trabalhos de construção começaram em 2007, quando foi criado o estatuto da Associação Casa do Divino Mestre, constituindo-se como entidade civil sem fins lucrativos. No dia 17 de março deste ano foi inaugurada a capela da Casa, que tem São José como patrono. A Associação tem o Pe. Antônio Nunes como presidente; o leigo Mário David Campos como diretor; Ângela Maria da Trindade Câmara como diretora de promoção social; e Edmilson Selfes Mendes como diretor financeiro.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Padre Gabriel assumirá paróquia de Serra Caiada dia 10



O Pe. João Gabriel do Nascimento Ribeiro assumirá a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Serra Caiada, a partir de domingo, 10 de novembro, às 19 horas. A posse será dada pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, durante celebração de missa na Matriz. Até agora, o Pe. João Gabriel assumia a função de vigário paroquial de Santo Antônio.


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Papa Francisco faz doação para obra social da Bahia

Foto: arquidiocese de Salvador (BA)

O trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes filhos de pais encarcerados chamou a atenção do papa Francisco. O Centro Nova Semente, localizado ao lado do Complexo Penitenciário Estadual, em Mata Escura (BA), receberá uma doação em dinheiro enviada pelo pontífice. A entrega acontece nesta segunda, 4 de novembro, durante visita do presidente do Pontifício Conselho para a Família, dom Vincenzo Paglia, ao arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.

A verba, doada pelo Vaticano, destinava-se à construção de uma nova obra social em Salvador. Mas como a construção se mostrou inviável, dom Murilo e o cardeal Geraldo Majella Agnelo pediram ao papa para que o dinheiro fosse canalizado para o Centro Nova Semente. “É uma obra que precisa de recursos. Pedimos para o papa Bento XVI na época, mas, com a sua renúncia, tivemos de esperar. A primeira resposta que tivemos foi a de que o novo papa deveria ser comunicado. Em seguida, recebemos a confirmação de que o papa Francisco concordou e nos apoiou”, explica o arcebispo.

Além de uma casa onde, atualmente, moram 30 crianças e adolescentes, filhos de homens e mulheres que se encontram encarcerados, o Centro Nova Semente passará a contar com uma casa para crianças de 0 até 3 anos e um salão polivalente. “A ajuda financeira do Vaticano possibilitará a ampliação do espaço. Atualmente, as nossas dificuldades aqui são muitas e passam pela saúde, cultura e educação”, diz a responsável pela obra, irmã Adele Pezzone.

Dom Murilo afirma que a doação é um gesto de carinho de Francisco. “Quando a mãe está presa só pode ficar com os filhos durante o período da amamentação. Este centro possibilita a proximidade entre mães e filhos, com visitas que são frequentes. No Centro Nova Semente as crianças não são separadas das mães”, explicou.

A obra

O Centro Nova Semente foi fundado em 1999, depois de uma decisão judicial determinando que crianças com mais de 6 meses de idade - período da amamentação - deveriam ser mantidas fora da Penitenciária Feminina. Preocupada com a situação dos pequenos que não tinham para onde ir, a Pastoral Carcerária providenciou a retirada das crianças. “Aqui não é um orfanato. As crianças não estão disponíveis para adoção. Aqui elas aguardam que suas mães cumpram as penas e continuam mantendo vínculos afetivos com elas. Quando as mães recebem a liberdade, os filhos são reinseridos nos seus lares. Isso acontece aos poucos e nós vamos acompanhando. A mãe leva o filho para passar um fim de semana, as férias escolares ou todo o ano letivo. Não é fácil para uma criança que chegou ao Centro com seis meses de idade ir morar com a mãe aos 12 ou 13 anos”, diz irmã Adele.

Fonte: CNBB

Hino da CF 2014 está disponível em CD nas livrarias católicas


O CD com o Hino da Campanha da Fraternidade (CF) de 2014 e os cantos para a Quaresma já estão disponíveis nas livrarias católicas de todo país. O hino foi escolhido a partir do concurso e teve a aprovação final dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para a Litúrgia da CNBB, padre José Carlos Sala, o hino “é indicado especialmente para ser cantado nos momentos de encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão”. A canção traz uma reflexão sobre o tema da CF do próximo ano: “Fraternidade e tráfico humano”.

Desde 2006, o CD apresenta o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a liturgia de cada ano. “O álbum está enriquecido com diversas músicas para as celebrações da Quaresma do ano A, que contemplam a espiritualidade e a sacramentalidade própria deste tempo litúrgico”, explica padre Sala.

“Com este subsídio, as equipes de canto e música poderão escolher o melhor meio para utilizar estas canções, e assim ajudar os fiéis na assimilação dos cantos para melhor celebrar a quaresma”, completa o assessor.

Fonte: CNBB

Vitória sediará 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação em 2015


A solenidade de encerramento do 8º Muticom contou com homenagens às rádios rurais do estado do Rio Grande do Norte, uma iniciativa da Signis Brasil. O show com a cantora paraibana Elba Ramalho concluiu as atividades do evento.

Avaliação do 8º Muticom
Possibilitar a troca de experiências entre os agentes da comunicação foi um dos objetivos do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que aconteceu de 28 a 31 de outubro, em Natal (RN). Para a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB, o evento proporcionou o debate necessário sobre comunicação e cidadania. “Tivemos a participação de pesquisadores que incentivaram uma discussão acerca da comunicação nos tempos atuais. Esse conhecimento, vamos levar e aplicar em nossas dioceses e paróquias”, disse.

De acordo com o coordenador geral do Mutirão, padre Edilson Nobre, o sentimento é de gratidão. “Queremos agradecer, principalmente, àqueles que trabalharam para a concretização deste momento. Tudo que pudemos experimentar nesses dias foi fruto de muito trabalho”.

Pela primeira vez, o Muticom foi promovido em parceria com uma universidade pública. Para o coordenador acadêmico do 8º Muticom e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Juciano Lacerda, a colaboração entre as instituições gerou bons resultados. “A realização deste evento trouxe a possibilidade de intercâmbio da comunicação feita nas comunidades e academia, gerando troca de experiências”, apontou.

 Fonte: CNBB

Imagem centenária da Imaculada Conceição peregrina em Nova Cruz




A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz esta em preparação para festa da padroeira 2013. Como acontece todos os anos, a programação de preparação começa com a peregrinação da imagem centenária e dos quadros da Imaculada Conceição, que estão visitando comunidades e famílias. A peregrinação nas comunidades acontece com celebração de acolhida da imagem e coroação de Nossa Senhora, no dia seguinte acontece a missa do envio da imagem para outra comunidade que aguarda com a presença de fieis devotos para celebração de acolhida e coroação. 

A partir desta terça-feira, 5, a imagem peregrinará pelas comunidade Serrote; dia 6, Arisco; dia 7. Lagoa Limpa do Fernando; dia 8, Juriti e dia 9, Capim Açu. No domingo, dia 10, a missa do envio será às 19 horas na comunidade Primeira Lagoa, seguida de carreata até a comunidade Lagoa Seca, onde às 20h, acontece a celebração de acolhida e coroação. No dia 11, a imagem sai da comunidade Lagoa Seca para comunidade Boqueirão 1; no dia 12, sai da comunidade Boqueirão 1 para comunidade Lagoa Verde; no 13, a imagem chega a comunidade Lagoa da Mata; no dia 14, na comunidade Trigueiro; no 15, Lagoa de Serra; no 16, a imagem chega a comunidade Assentamento e no dia 17, na comunidade Conceição. A partir do dia 19, a imagem visitará as capelas nos bairros da cidade.