sábado, 16 de março de 2013

5º Domingo da Quaresma - Comentário litúrgico



Introduzindo
                Na 1ª leitura, Deus fala do que fez e do que ainda fará pelo povo. Sua bondade é eterna. Na 2ª leitura nos é indicada a figura extraordinária de Paulo, um convertido que vive para Cristo, após ter deixado de lado as tradições, algumas delas sem nenhuma importância. No Evangelho, Jesus aparece reagindo em relação aos que erram, e aos que se julgam justos e juízes dos outros. Deus é sempre maior do que a mentalidade tacanha de todos eles, hipócritas!

1ª Leitura (Is 43,16-21)

                O texto descreve a experiência do povo sendo libertado do Egito e buscando a terra prometida. Mas ao mesmo tempo, ouvimos Deus prometendo fazer a esse povo coisas maiores.
                É claro que Deus não encerrou a sua ação promotora ao libertar o povo do Egito, mas continuará a cuidar dele.
                O texto ainda fala da glorificação a Ele feita pelos animais: O que isso significa? “Esse simbolismo do louvor dos animais está em contraposição ao louvor do ser humano endereçado a Deus. Na concepção bíblica, o verdadeiro louvor consistia em um sacrifício de ação de graças (Lv 7,12) cujo aspecto fundamental era uma conduta reta, ajustada à vontade de Deus (Sl 50,23). Palavras bonitas endereçadas a Deus, mas unidas a obras injustas, faziam o louvor não ser aceito (Sl 50, 13.23b)” (Vida Pastoral, 5º domingo da Quaresma, março-abril de 2013).

2ª Leitura (Fl 3,8-14)
                Paulo foi um fariseu cumpridor irredutível da lei; para ele, cumprindo ao pé da letra todas as tradições dos antigos e suas convicções, mesmo sendo-as absurdas, estaria salvo, mas depois que descobriu Cristo, passou a romper com o passado e aceitou a novidade do evangelho. “Mais ainda: considero tudo perda em comparação com o superior conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por ele dou tudo como perdido e o considero lixo, contanto que eu ganhe Cristo e esteja unido a ele...” (3,8).
                Pensemos: Participar da Eucaristia e viver contrariamente os valores diferentes daqueles ensinados pelo querido Irmão Jesus Cristo não é uma tremenda incoerência cristã? Que tal, aproveitamos o período quaresmal e fazermos uma avaliação da nossa vida?

Evangelho (Jo 8,1-11)
                Os doutores da lei, sacerdotes e escribas buscam de toda maneira as condições para incriminar prender e condenar Jesus. Aproveitaram da presença de Jesus no Templo, enquanto ensinava, trazendo-lhe uma mulher surpreendida em adultério.
                A situação em que se encontra o Mestre é complicada: Pois, se de um lado, não poderia ficar contra a Lei, o que seria um pretexto para acusá-lo de blasfêmia, e, de outro, era de conhecimento público sua misericórdia para os pecadores.
                Que cena dramática! Trata-se de uma mulher pega em adultério. E o mais grave é que ela está para ser apedrejada até a morte, porque é assim que prescreve o Levítico: “o homem que cometeu adultério com a mulher do próximo deverá morrer, tanto ele como a mulher com quem cometeu delito” (Lv 20,10).
                Os escribas e fariseus tomaram uma decisão duríssima, mesmo pousando de justos: conduziram a mulher até Jesus. É pilhérico e até engraçado: Onde está o homem envolvido com a mulher no adultério? A pergunta deles a Jesus é para colocá-lo à prova, e é esta a questão: “Mestre, esta mulher foi flagrada cometendo adultério. Moisés, na Lei, nos mandou apedrejar tais mulheres. E tu, que dizes?” Eles perguntavam isso para experimentá-lo e ter motivo para acusá-lo. Silêncio total...! Silêncio-omissão? Medo? Covardia? Nada disso! Silêncio-indignação... . Profetismo no duro! O silêncio de Jesus revela o pecado dos acusadores – vão se retirando um a um.
No face a face entre a mulher e Jesus, em que a verdade de cada um é iluminada, a palavra de Jesus liberta, mostra a misericórdia de Deus e abre um caminho novo: “Ninguém te condenou? Eu também não te condeno! Vai, e de agora em diante não peques mais” (vv 10-11).
                O grande pecado é o anti-amor, o desamor, o ódio, a falta de caridade, o egoísmo. Deus é amor. O maior de todos os mandamentos, sabemos qual é. Sabemos, também, o segundo, igual ao primeiro (mesmo porque não ama o próximo a quem vê e diz que ama a Deus a quem não vê, segundo a Primeira Carta de João , é mentiroso). Em contraprova, o demônio por ter confirmado o ódio, tornou-se incapaz de amar. O inferno é inferno por ser ausência de amor, reino do ódio, vitória final do egoísmo. Nada de novo, é apenas chamada à memória de verdades já conhecidas.
                O Papa João XXIII, de saudosa memória, certa vez disse aos bispos: “Não saiam da caridade para vocês não saírem de Deus”.
                “Realiza em nós este prodígio, que está muito acima da carne e do sangue: Infunde-nos medo de qualquer pecado, mas acima de tudo, o medo de ferir a caridade” (Dom Helder).
                É impressionante a reação de Jesus: Ele ajuda a mulher a superar a sua mancada, cobrindo-a irresistivelmente, bem a confiança sem limites e leva-a a recomeçar, humilde e alegremente, depois da queda.
Reflitamos: Como temos acolhido os arrependidos e dispostos a não mais pecar? Pensemos no que diz São João Crisóstomo: “As lâmpadas de nossas vidas nunca mais se apagarão. O fogo divino da reconciliação, aceso pelo amor de Cristo, brilha em todos nós; penetra no íntimo de nossas pessoas”.

Pe. Francisco de Assis Inácio
Paróquia da Imaculada Conceição
- Pároco -


sexta-feira, 15 de março de 2013

Papa Francisco e o presidente da CNBB



No percurso feito entre a Casa Santa Marta, onde os cardeais eleitores estão hospedados, até a Capela Sistina, lugar onde foi realizada a celebração do final do Conclave, nesta quarta-feira, 14 de março, Papa Francisco sentou-se ao lado de dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB. O clima dentro do micro-ônibus era de alegria e harmonia.

Uma fotografia que mostrava o Papa de costas já circulava nas redes sociais com a informação de que o Papa dispensara o carro especial que o conduziria de um lugar ao outro. Somente no final da tarde, alguns sites e as redes sociais mostraram quem era o feliz colega de poltrona de sua Santidade. A foto mostra o Papa sorridente ao lado do cardeal de Aparecida.

O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, relatou na Coletiva de Imprensa que na manhã da quinta-feira, o Papa vai retirar o lacre dos aposentos pontifícios, mas não irá se mudar para lá. Ele vai permanecer em seu apartamento na Casa Santa Marta até que algumas reformas sejam feitas no Palácio Apostólico. Lombardi também garantiu que o Papa vai proceder normalmente a meditação e a oração do Angelus no domingo, 17 de março.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 14 de março de 2013

Saudação da Paróquia de Nova Cruz ao Papa Francisco




O Padre Francisco de Assis Inácio, Pároco da Paróquia de Nova Cruz apresentou sua saudação ao Papa Francisco I. 

O QUE ESPERAMOS DO NOVO PAPA?


Como tantos outros, também aguardamos com espírito de alegria, fé e esperança o governo do nosso novo Papa Francisco.
            Quanto ao nome, impressiona-me, sobremaneira, ao mesmo tempo em que me faz feliz, o nome Francisco, adotado pelo Cardeal Argentino Jorge Mario Bergoglio, no momento em que é indicado Papa. A surpreendente e feliz escolha sinaliza também em nós, a opção do novo Pontífice pela paz, simplicidade e humildade. Aliás, esses são atributos próprios encontrados no santo querido S. Francisco, o pobrezinho de Assis.
            Mas então, esperamos que, ao assumir a condução da Igreja, ele seja a exemplo de Cristo, um pastor com as condições de abertura, diálogo, sensibilidade, respeito e atenção às mais diversas culturas.
Dessa forma a vitalidade da Igreja será, sem sombra de dúvida, mais ardorosa na defesa e no reconhecimento pela opção pelos pobres e pelas Comunidades Eclesiais de Base.
Um abrir de olhos, significando a atenção respeitosa pelas mudanças culturais construtivas em relação ao bem comum. É de se esperar ainda que, o Papa seja um homem de diálogo entre as religiões minoritárias e que haja de sua parte bastante paciência e compreensão entre os que pensam diferente dos cristãos.
Que seu pastoreio já mais falte a devida vigilância aos problemas sociais, à opção pelos pobres, e que lute sempre e em qualquer circunstância pela justiça e a paz no mundo. É preciso reconhecer que “as desigualdades sociais são um insulto a Deus”. Isso não é comunismo! Isso é Evangelho puro!
Esperamos, pois, que, com esse Papa, a Igreja seja, de fato, a Igreja do serviço, e não a Igreja da ostentação.
Esperamos, ainda que o Papa Francisco lembre a algumas pessoas que estão no comando das comunidades, dos seminários e formando opiniões, que é preciso que a nossa Igreja se preocupe não só com a doutrina, mas priorize melhor a prática pastoral, de modo que as questões como a moralidade, a ética, a formação entre a fé e a vida sejam mais interagidas na vida dos agentes pastorais e das nossas comunidades. Assim, sim, seremos uma Igreja mais missionária e profética, ou seja, mais autêntica em relação à sua razão de ser. Amém, “meu Deus e meu tudo” (S. Francisco de Assis)!




Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova cruz - RN

Anúncio e primeiras palavras do Papa Francisco


cardeal Bergoglio foi eleito Papa a 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave, escolhendo o nome de Francisco. É o primeiro jesuíta a ser eleito papa. É o primeiro Papa do Continente americano. É o primeiro não europeu a ser eleito bispo de Roma, em mais de 1.200 anos, desde São Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica entre 731-741.



 Cardeal  Protodiacono Jean-Louis Pierre Tauran foi encarregado de anunciar ao mundo a escolha do Papa Francisco, com a célebre frase Habemus Papam.

O anúncio (Habemus Papam)

Annuntio vobis gaudium magnum; habemus Papam:Anuncio-vos com grande alegria; já temos o Papa:
Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum,O Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor
Dominum Georgium MariumD. Jorge Mario
Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem BergoglioCardeal da Santa Igreja Romana, Bergoglio
qui sibi nomen imposuit Franciscum.Que adotou o nome de Francisco.


Primeira aparição como Papa



O Papa Francisco apareceu ao povo na sacada (ou varanda) central da Basílica de São Pedro por volta das 20 horas e 30 minutos (hora de Roma). Vestindo apenas a batina papal branca, acompanhou a execução da Marcha Pontifical e saudou a multidão com um discurso:
Cquote1.svgIrmãos e irmãs, boa-noite!
Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.
Cquote2.svg
O Papa rezou as orações do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai, dedicando-as ao Papa Emérito. Em seguida, completou:
Cquote1.svgE agora iniciamos este caminho, Bispo e povo... este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!
E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim.
Cquote2.svg
O Papa abaixou a cabeça em sinal de oração, e toda a Praça silenciou por um momento. Por fim, realizou sua primeira bênção Urbi et Orbi, e despediu-se da multidão dizendo"Boa noite, e bom descanso!"



Nome papal

Ao ser eleito, o novo pontífice escolheu o nome de Francisco. Segundo o cardeal americano Timothy Dolan, uma homenagem a São Francisco de Assis fazendo referência a "sua simplicidade e dedicação aos pobres". Francisco de Assis (1182 — 1226), padroeiro da Itália, foi o fundador da família franciscana. 
Provavelmente a escolha também faz referência a Francisco Xavier. São Francisco Xavier (1506 — 1552), santo jesuíta, padroeiro das missões, um dos primeiros companheiros de Santo Inácio de Loyola e um dos cofundadores da Companhia de Jesus (Companhia da qual o Santo Padre faz parte).
O nome do pontífice não será grafado com "I" (Primeiro) em algarismos romanos. Segundo a Santa Sé, isso só acontecerá se, um dia, houver um papa Francisco II.

Dom Jaime fala sobre o novo Papa


Foto: José Bezerra



O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu a imprensa, no final da tarde desta quarta-feira, 13 de março, no Centro Pastoral Pio X, subsolo da Catedral. O assunto em pauta foi a eleição do Papa Francisco I. Na visão de Dom Jaime, o cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio será uma papa “jesuíta-franciscano”, por se tratar de um arcebispo da Congregação dos Jesuítas e por ter homenageado São Francisco, na escolha do nome. “Ele inovou e surpreendeu ao escolher o nome de Francisco”, disse o Arcebispo.

Indagado sobre o perfil do novo Papa, Dom Jaime respondeu: “O novo Papa se portou com humildade, quando pediu para que rezássemos e pedíssemos a Deus que o abençoasse”. O Arcebispo comentou que ficou emocionado quando assistiu ao pronunciamento do novo Papa e citou quatro palavras que, na visão dele, caracterizam Francisco I: silêncio, oração, acolhimento e simplicidade. “Parece ser um homem revestido de muitas virtudes”, reforçou.
Em relação à escolha de um latinoamericano, o Arcebispo de Natal enfatizou que a Igreja Católica, na América Latina, atualmente, se constitui em um “grande celeiro de vocações e com um bom número de fiéis.” “Temos uma Igreja dinâmica, de ação pastoral”, destacou.

Quando um jornalista perguntou sobre quando Dom Jaime estará com o novo Papa, ele disse que os bispos fazem uma visita oficial ao Papa, de cinco em cinco anos, chamada “Visita Ad Limina”. A última, que reuniu os bispos do Regional Nordeste 2, do qual a Arquidiocese de Natal faz parte, foi em setembro de 2009. “Também esperamos que ele venha ao Brasil, no mês de julho próximo, para a Jornada Mundial da Juventude. Se vier, poderemos estar com ele. Além disso, quando um bispo vai a Roma, ele tem a oportunidade de se encontrar com o Papa.  Quando não há condições de ser uma visita individual, o Papa saúda os bispos, em grupo, após a audiência pública”, explicou o Arcebispo.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 13 de março de 2013

Paróquia de Nova Cruz realizará via sacra da juventude


Via sacra realizada por jovens em 2011

A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz realiza na próxima sexta-feira (22), a via sacra da juventude. A celebração penitencial vai sair às 19h, da capela Santa Maria Goretti, e vai percorrer as ruas da cidade, até a Igreja matriz. Durante o percurso, serão feitas reflexões e encenações das 15 estações, que tem a proposta de contribuir para uma melhor compreensão da pessoa de Jesus. A via sacra é uma celebração que medita a paixão, morte e ressurreição de Cristo, revivendo os últimos momentos da vida dele na terra.

A via sacra terá as estações em vários locais, entre eles escolas. Ao sair da capela Santa Maria Goretti, passará pela Alpargatas, bairro Antonio Peixoto, Escola Estadual Getúlio Vargas, Igreja de São Sebastião, Escola Modelo, Escola Estadual Rosa Pignataro, Escola Municipal, Nestor Marinho,, Escola Estadual Alberto Maranhão, Colégio de Nossa Senhora do Carmo, CEMEI, Casa do terço, Banco do Brasil, Geysiane Mods e Igreja Matriz.

Pascom de Nova Cruz exibirá filme “Paixão de Cristo”



Atentas, pessoas assistem a um filme exibido pelo "Cinema Itinerante"
Crédito: Diogo Oliveira


A Pastoral da comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, inicia a temporada 2013, do projeto “Cinema Itinerante”. A primeira sessão vai acontecer no dia 29 de março, no salão pastoral de São Sebastião, às 20 horas. Tendo em vista a vivência da sexta-feira da Paixão, o filme exibido será “Paixão de Cristo”, com direção de Mel Gibson, legendado. A entrada para a sessão custará R$ 1 real. O “Cinema Itinerante” tem o objetivo de levar às comunidades da paróquia, a exibição de filmes que trazem uma mensagem cristã. Em 2013, as sessões serão realizadas uma vez por mês, na comunidade Planalto e também em outras comunidades. 


SAUDAÇÃO DA CNBB AO NOVO PAPA


“Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Sl 118,26)



Tomada pela alegria e espírito de comunhão com a Igreja presente em todo o mundo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB eleva a Deus sua prece de louvor e gratidão pela eleição do novo Sucessor de Pedro, Sua Santidade Francisco I.

O tempo e as circunstâncias que antecederam a eleição de Francisco I ajudaram a Igreja a viver intensamente a espiritualidade quaresmal, rumo à vitória de Cristo celebrada na Páscoa que se aproxima. O momento é de agradecer a bondade de Deus pela bênção de um novo Papa que vem para guiar os fieis católicos na santidade, ensiná-los no amor e servi-los na humildade.

A eleição de Francisco I revigora a Igreja na sua missão de “fazer discípulos entre todas as nações”, conforme o mandato de Jesus (cf. Mt 28,16). Ao dizer “Sim” a este sublime e exigente serviço, Sua Santidade se coloca como Pedro diante de Cristo, confirmando-Lhe seu amor incondicional para, em resposta, ouvir: “Cuida das minhas ovelhas” (cf. Jo 21,17).

Nascido no Continente da Esperança, Sua Santidade traz para o Ministério Petrino a experiência evangelizadora da Igreja latino-americana e caribenha.

A expectativa com que o mundo acompanhou a escolha do Sucessor de Pedro revela o quanto a Igreja pode colaborar com as Nações na construção da paz, da justiça, da igualdade e da solidariedade.

Ao novo Papa não faltará a assistência e a força do Espírito Santo para cumprir esta missão e aprofundar na Igreja o dom do diálogo, em uma sociedade marcada pela pluralidade e pela diversidade, e o compromisso com a vida de todos, a partir dos mais pobres, como nos ensina Jesus Cristo.

           Ao saudá-lo no amor de Cristo que nos une e na missão da Igreja que nos irmana, asseguramos-lhe a obediência, o respeito e as orações das comunidades da Igreja no Brasil, para que seja frutuoso o seu Ministério Petrino.

Com toda Igreja, confiamos sua vida e seu pontificado à proteção da Virgem Maria, mãe de Deus e mãe da Igreja.

Bem-vindo Francisco I! A Igreja no Brasil o abraça com amor!





Dom Belisário José da Silva                         Dom Leonardo Ulrich Steiner

Arcebispo de São Luis                                  Bispo Auxiliar de Brasília

Vice Presidente da CNBB                            Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB

O novo papa é argentino: Conclave elege dom Jorge Mário Bergoglio



"Annuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam!”

“Eminentissimum ac reverendissimum dominum, dominum, Giorgio Marium Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem Bergoglio, qui sibi nomen imposuit Francisco I.



O Cardeal Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergloglio, 76 anos é o 266° sucessor de Pedro, assumindo o nome de Francisco I. Foi eleito no 5° escrutínio no segundo dia do Conclave.

Às 20hs12min do dia 13 de março de 2013 o protodiácono Jean-Louis Tauran proclamou a famosa fórmula do Habemus Papam, no balcão Central da Basílica de São Pedro.

Dom Jorge Mario Bergoglio, jesuíta, arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires, é o novo Papa, e assume o nome de Francisco I.

Fonte: radiovaticana.va

Dom Jaime Vieira receberá imprensa


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, atenderá à imprensa, nesta quarta-feira, logo mais, às 17 horas, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral Metropolitana. Ele falará sobre a escolha do novo Papa e o que este momento significa para a Igreja Católica.

Fumaça branca: HABEMUS PAPAM




Secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, atende os jornalistas e apresenta a saudação da CNBB, meia hora depois do aparecimento do Papa na Loggia da Basílica de São Pedro na sede da Conferência em Brasília na tarde desta quarta-feira, 13 de março.

O secretário geral vai fazer a leitura da Saudação Oficial da CNBB e, em seguida, vai atender os jornalistas para as entrevistas sobre o novo Papa.

Com o aparecimento da fumaça branca, as 19.06 hs (hora de Roma) o 265. Vigário de Cristo foi eleito na Capela Sistina, no Vaticano. Os sinos das igrejas se dobraram em sinal de reverência por este momento.

Fonte: CNBB

Não foi desta vez! 2ª Votação não elege um novo Papa



Fumaça preta sobe, e votação pela manhã não elege novo Papa.

Os cardeais reunidos na Capela Sistina, no Vaticano, não conseguiram eleger o novo Papa nas duas eleições da manhã desta quarta-feira (13), segundo dia do conclave, na Capela Sistina. Outras duas votações estão marcadas para o período da tarde, após o almoço dos 115 cardeais eleitores na Casa de Santa Marta.

A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina, onde ocorre a reunião secreta dos cardeais, por volta das 11h40 locais (7h40 de Brasília), indicando que nenhum participante obteve a maioria de dois terços dos votos necessária para eleger o novo pontífice.

Mais duas votações devem ocorrer à tarde, após o almoço, e a expectativa é que nova "fumaça" se erga por volta das 19h locais (15h de Brasília).

Na única votação da véspera, também não houve nenhum cardeal com mais de 77 dos 115 votos possíveis.
Segundo os vaticanistas, a primeira votação serve para "colocar os nomes na mesa" e definir quais os cardeais que estão realmente na disputa.
Há oito anos, o agora Papa Emérito Bento XVI foi eleito no segundo dia do conclave, após a primeira votação da tarde.

Fomte: G1

terça-feira, 12 de março de 2013

Fumaça preta: cardeais não elegem o novo papa no primeiro escrutínio


Eram 19h40 em Roma (15h40 em Brasília) quando uma forte fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina, mostrando que os cardeais, reunidos no local desde as 17 horas, não haviam escolhido quem seria o novo papa. A praça de São Pedro estava lotada de fiéis, que não se afastaram do local, mesmo com a chuva e o frio.

A fumaça branca só sairá quando houver maioria de dois terços (77 votos, neste caso) para a escolha do novo papa. Quando não há consenso, a fumaça é negra. A eleição é dirigida pelo primeiro cardeal na ordem de precedência, atualmente Giovanni Battista Re, prefeito emérito da Congregação para os Bispos, que preside também aos momentos previstos pela liturgia própria.

No início da tarde, os 115 cardeais eleitores se dirigiram à capela Sistina, rezando a ladainha dos Santos, e tomaram os seus lugares ao som do hino ‘Veni, creator Spiritus’. Após cada um dos presentes prestar o juramento de “segredo” sobre o que diz respeito à eleição do Papa, todas as pessoas estranhas à eleição saíram da capela. Tudo pode ser acompanhado, no mundo inteiro, pela televisão.

Após ouvirem a meditação feita pelo cardeal maltês Prosper Grech, realizaram o primeiro escrutínio. Em seguida, com a apuração e a queima das cédulas, os cardeais recitaram a oração de vésperas e retornaram à Casa de Santa Marta. Os trabalhos serão retomados na manhã desta quarta-feira.

O Conclave conta com cardeais de 48 países. O grupo de 115 eleitores está assim distribuído geograficamente: Europa – 60 (incluindo 28 italianos); América Latina – 19; América do Norte – 14; África -11; Ásia – 10; Oceânia – 1. O sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, será o 50.º Papa da Igreja Católica nos últimos 500 anos, desde a eleição de Leão X a 19 de março de 1513.

Fonte: CNBB

Começou o Conclave: Missa de abertura



A Basílica de São Pedro, no Vaticano, ficou lotada na manhã desta terça-feira, 12 de março, para a missa pro Eligendo Pontifice, presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Card. Angelo Sodano. Em sua homilia, Sodano renovou a gratidão de toda a Igreja ao “amado e venerado Pontífice Bento XVI”. E recordou a intenção desta Missa, ou seja, “implorar do Senhor que mediante a solicitude pastoral dos Padres Cardeais queira em breve conceder outro Bom Pastor à sua Santa Igreja”.

Comentando as leituras do dia, o Decano falou primeiramente sobre a mensagem de amor de Deus – mensagem que se realiza plenamente em Jesus, vindo ao mundo para tornar presente o amor do Pai pelos homens. É um amor que se faz notar particularmente no contato com o sofrimento, a injustiça, a pobreza, com todas as fragilidades do homem, tanto físicas quanto morais.

“É este amor que impele os Pastores da Igreja a realizar a sua missão de serviço aos homens de todos os tempos, do serviço caritativo mais imediato até o serviço mais alto, o serviço de oferecer aos homens a luz do Evangelho e a força da graça.”

A seguir, o Card. Sodano falou da mensagem de unidade. O Apóstolo São Paulo ensina-nos que também todos nós devemos colaborar para edificar a unidade da Igreja, porque para realizá-la é necessária "a colaboração de cada conexão, segundo a energia própria de cada membro" (Ef 4,16). “Todos nós, portanto, somos chamados a cooperar com o Sucessor de Pedro, fundamento visível de tal unidade eclesial.”

Essa cooperação levou o Decano a falar sobre a missão do Papa: a atitude fundamental de todo bom Pastor é dar a vida por suas ovelhas (cfr Jo 10,15). Isto vale, sobretudo, para o Sucessor de Pedro, Pastor da Igreja universal. Porque quanto mais alto e mais universal é o ofício pastoral, tanto maior deve ser a caridade do Pastor.

No sulco deste serviço de amor pela Igreja e pela humanidade inteira, recordou, os últimos Pontífices foram artífices de muitas iniciativas benéficas também para os povos e a comunidade internacional, promovendo sem cessar a justiça e a paz. Rezemos para que o futuro Papa possa continuar esta incessante obra em nível mundial, disse o Card. Sodano, que concluiu:

“Meus irmãos, rezemos a fim de que o Senhor nos conceda um Pontífice que realize com coração generoso tal nobre missão. É o que Lhe pedimos por intercessão de Maria Santíssima, Rainha dos Apóstolos, e de todos os Mártires e Santos que ao longo dos séculos deram glória a esta igreja de Roma.”

Com a Missa Pro Eligendo Pontefice, abriu-se oficialmente o Conclave. Desde as 7h (3h de Brasília), os 115 cardeais eleitores começaram a se acomodar na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano, onde ficarão hospedados durante toda a duração das votações. Cada um terá seu quarto – os aposentos foram definidos por sorteio.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, os cardeais devem seguir às 15h45 (11h45 no horário de Brasília) para o palácio apostólico. Depois, às 16h20 (12h20 em Brasília), seguirão em procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina. O rito será transmitido ao vivo pela Rádio Vaticano, com comentários em português.

Os cardeais entram na capela, ocupam seus lugares e fazem o juramento previsto na Constituição Apostólica. O Cardeal Giovanni Batista Re, decano do conclave (por ser o mais idoso dos cardeais-bispos) fará uma introdução em latim.

Depois, cada um dos cardeais vai ao centro da capela, e com a mão sobre o Evangelho, profere o juramento, também em latim. Então, a capela é fechada pelo Mestre das Celebrações Pontifícias, Mons. Guido Marini, que intima “Extra omnes”. Antes de todos os que não participam do conclave deixarem a Capela Sistina, o Cardeal Prosper Grech, 87 anos, maltês, propõe a última meditação aos cardeais eleitores. Em seguida, começam as votações.

O cronograma prevê que a operação termine às 19h15 (15h15 em Brasília) e retornem para a Casa Santa Marta às 19h30 (15h30 em Brasília). Às 20h (16h em Brasília), será servido o jantar.
Padre Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa, disse que “dificilmente” o nome do novo Papa deve sair na primeira votação, nesta tarde.

A partir de quarta-feira, 13, serão feitas duas votações pela manhã e duas à tarde, até um dos candidatos receber mais de dois terços dos votos. As cédulas serão queimadas apenas uma vez por período e a previsão é que a fumaça seja expelida pela chaminé da Capela Sistina às 12h e às 19h (8h e 15h em Brasília).

segunda-feira, 11 de março de 2013

Conclave começa nesta terça-feira, dia 12


Capela vazia

No Vaticano, vive-se a expectativa da véspera de um momento histórico como é o início de um Conclave. No dia de hoje durante a manhã os cardeais continuaram com os seus trabalhos encontrando-se na décima congregação geral na Sala Paulo VI. No final da tarde de hoje pelas 17h30 (hora local) será celebrado na Capela Paulina o juramento para todo o pessoal da Santa Sé que estará de serviço durante o Conclave. Essas pessoas vão desde o Secretário do Colégio Cardinalício, dom Lorenzo Baldissieri, e outros colaboradores, como o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, os serviços de segurança, de transportes e de refeições.

Na cidade de Roma, como em diferentes lugares do mundo, multiplicam-se as iniciativas de reflexão e oração com o pelo do Conclave. Destacamos aqui a da Adoração Eucarística Perpétua, promovida pelo Centro Internacional Juvenil São Lourenço. Esta Adoração começou hoje às 11h e decorrerá até ao fim do Conclave e proclamação do novo Papa. Está também agendada por este Centro Juvenil uma procissão na Praça de S. Pedro para o dia 15, sexta-feira, se porventura ainda não tiver sido eleito o novo Papa.

Fonte: CNBB