sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Padres de Nova Cruz participarão da Reunião do clero


Os padres Francisco de Assis, Pároco, e Janilson Macedo, vigário paroquial, da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, participarão da reunião mensal do Clero e dos articuladores de zonal e paroquial, com o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. 

O encontro vai ser realizado no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), Cidade da Esperança, na próxima terça-feira, 9 de outubro, das 8 às 13 horas. Tradicionalmente, a reunião do clero da Arquiudiocese de Natal acontece na terceira semana do mês, mas, em outubro, foi antecipada para segunda semana.


O Brasil no Sínodo dos Bispos




Começa neste domingo, 7 de outubro, a 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos. Os participantes do Brasil são: cardeal dom Odilo Scherer, dom Geraldo Lyrio, dom Sergio da Rocha, dom Leonardo Steiner eleitos pela assembleia da CNBB e dom Benedito Beni dos Santos, nomeado pelo Papa.

Dedicado ao tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, o Sínodo vai reunir centenas de bispos, majoritariamente designados pelas conferências episcopais, a que se juntam peritos e outros convidados, incluindo representantes de outras Igrejas cristãs. Segundo informações da agencia Ecclesia, o Sínodo tem como presidentes delegados os cardeais John Tong Hon (bispo de Hong Kong, China), Francisco Robles Ortega (arcebispo de Guadalajara, México) e Laurent Monsengwo Pasinya (arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo).

O cardeal Donald William Wuerl, arcebispo de Washington (Estados Unidos da América), vai assumir a função de relator geral e D. Pierre-Marie Carré, arcebispo de Montpellier (França), será o secretário especial. O Papa Bento XVI nomeou 12 cardeais, 20 bispos e quatro padres para participarem no Sínodo e aprovou a escolha de 45 peritos (‘adiutores secretarii specialis’), entre os quais 7 religiosas e 3 leigas, e 49 ouvintes (‘auditores’), incluindo 19 mulheres.

Entre os participantes estarão, por exemplo, Kiko Arguello, iniciador do Caminho Neocatecumenal; a irmã Mary Prema Pierick, superiora geral das Missionárias da Caridade, fundadas por Madre Teresa de Calcutá; Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares, e o padre Julián Carrón, do Movimento Comunhão e Libertação.

O Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa, pode ser definido em termos gerais como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo. O Sínodo vai ser inaugurado pelo Papa na Praça de São Pedro numa missa com início marcado para as 9h30 (hora local) de domingo, prolongando-se até ao próximo dia 28.

Fonte: CNBB

27º Domingo do Tempo Comum - Comentário litúrgico




            Nesta introdução ao 27º domingo do tempo comum (07.10.2012), que traz a família como temática central, faz-se necessário acenar para um dos caminhos dos quais percorrem homens e mulheres.
            Dentre esses caminhos, o mais importante, sem sombra de dúvida é a família: uma via comum, mesmo se permanece particular e única, como única é cada homem e cada mulher; uma via da qual o ser humano não pode separar-se. A Igreja une-se com afetuosa solicitude, porque está ciente do seu papel fundamental que a família é chamada a desempenhar (cf. J. Paulo II, Carta às famílias, n. 2).
            Deus criou o homem e a mulher para que vivessem por vocação a doação entre si, conscientes de que são “uma só carne” (I leitura). Seguindo esta mesma lógica, Jesus, no evangelho de hoje, é categórico em afirmar e solicitar aos esposos e esposas que não se esqueçam de viver para sempre o amor, evitando assim que alguém se intrometa a separar, desmantelando o que Deus uniu (Evangelho). Quanto ao texto (Hb, 2,-11), a (II leitura), o autor nos levar a refletir sobre a opção de Jesus para com toda a humanidade, ao identificar-se em sua radical humildade e obediência ao plano de Deus. No final das contas, fidelidade só é provável na obediência a Deus que acontece no amor-solidariedade.
            Queremos ainda chamar atenção para o mês missionário. Neste seu primeiro domingo – que neste ano tem como tema: “Brasil missionário, partilha tua fé” -, a Igreja realça o dom da aliança matrimonial dos casais-protagonistas missionários do amor.

I leitura (Gn 2,18-24)
            Se não estou equivocado, penso que o autor quer tratar do seguinte tema: A realização do ser humano.
            A propósito da narração do texto, é possível que inúmeras indagações e afirmações, desde quando surgiu o texto até os dias atuais, sejam assim formuladas, por exemplo: “É verdade que Adão ficou com menos uma costela?”; “A mulher é inferior ao homem”; “Quanto ao homem, suas faltas não lhe causam nenhuma sanção divina. Sobre a mulher, sim! E, por aí, vai!”.
            Trata-se exatamente da preocupação que os mestres do povo de Israel tinham para responder a determinadas questões de cunho existenciais e também de fé, como as que foram feitas.
            Atenção, irmãos, quanto às perguntas, o próprio Deus responderá a todas.
            O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe um “auxiliar” semelhante a ele” (v18). “Auxiliar”, é o mesmo que submissão na cultura patriarcal? Pode ser, mas aqui neste contexto, não. Aqui, trata-se de igualdade na diferença; companheiros na extensão um do outro. “Necessitam-se, admiram-se, atraem-se mutuamente, unem-se, formam uma só carne”.
            É essa a interpretação bíblica a respeito do homem-mulher. Vejamos a descoberta que alguém tem sobre esse texto: “Por que Deus tirou a mulher do lado (da costela) do homem? Do lado pra caminhar juntos, para ser companheira. Por que não foi tirada do osso do pé? Se fosse pra ela andar debaixo dos pés do homem, Deus a teria tirado do osso do pé. Ela é companheira, por isso foi tirada do osso do lado. É aquela que caminha junto, que decide junto. É aquela que trabalha junto” (Luzia Santos Florêncio). É do lado do coração que nasce a mulher.
            Destas considerações nascem mais uma: duas pessoas se casam para realizar em conjunto um projeto comum.
            Por fim, cuidado para não esquecermos: quanto amor comprovado por parte do Criador! “O artífice divino tudo fez com muita arte e criatividade. E tudo entregou ao nosso cuidado”.

Evangelho (Mc 10,2-16)
            Não são poucas as situações, e algumas delas, por conseguinte, deixam determinados casais totalmente desapontados, a ponto de se perguntarem se ainda vale a pena insistir na tentativa de conciliar uma relação que iniciou na contramão e que vai despontando como irremediavelmente insustentável. “Não seria mais coerente que cada um seguisse o seu caminho, buscando descobrir novas perspectivas de vida?” A essas insistentes e sofríveis indagações, a razão humana responde sem titubear: é melhor a separação!
Nessa mesma linha de pensamento, o Antigo Testamento justifica a possibilidade da efetuação do divórcio, uma vez que era permitido pela lei judaica. Assim, no livro do Deuteronômio (24,1) lê-se: “Quando um homem se casa com uma mulher e consuma o matrimônio, se depois ele não gostar mais dela, por ter visto nela alguma coisa inconveniente, escreva para ela um documento de divórcio e o entregue a ela, deixando-a sair de casa em liberdade,”. Com base nessa orientação, justificava-se a liceidade do divórcio.
Por esses meandros, lá vêm de novo os fariseus com suas armadilhas maldosas, tentando encurralar Jesus. Dessa feita, eles trazem a seguinte questão: “se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher”.
O texto adota o esquema dos diálogos didáticos, ou seja, o processo dialético e pedagógico socrático (maiêutico). Os interlocutores se sentem obrigados a responder, revelando seus pontos fracos. O Mestre corrige a resposta dos interlocutores, apresentando a novidade.
Na perspectiva deuteronomista, o documento de divórcio visava proteger a mulher, coibindo o inveterado arbítrio machista. Com esse documento, a mulher estaria livre para se casar com outro homem, sem ser acusada de ter cometido adultério. Os fariseus, portanto, ao responder que Moisés permitiu escrever o documento de divórcio, legitimam a discriminação, querendo torná-la parte integrante da vontade e do projeto de Deus.
Sábia, livre, corajosa e acertada é a resposta de Jesus, mostrando, em primeiro lugar, que a prática farisaica é um gesto de impiedade e de idolatria; “Foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés escreveu esse documento” (v.5). O que Jesus pretende dizer com seu ensinamento é que homem e mulher, unidos em matrimônio, formam uma unidade corpórea indissolúvel. É questão de projeto de Deus! Portanto, quem terá a autoridade de contrariá-lo? “A separação se transforma num atestado destruidor da obra de Deus”.
Terminadas as instruções catequéticas sobre o matrimônio cristão, na última parte do evangelho (vv. 13-16) Jesus retoma a condição da criança e convida os seus discípulos a acolherem o Reino de Deus com ela.
O v. 15 traz a declaração solene de Jesus: “Em verdade, digo a vocês: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nele não entrará”. Os pobres, portanto, são apresentados como condição para acolher o Reino e entrar nele.
Para compreender melhor a indissolubilidade é preciso voltar a ser criança e deixar-se penetrar por uma sabedoria completamente nova, a de Deus. Eis a condição sine qua non! (sem a qual não!).

II leitura (Hb 2,9-11)
            A segunda leitura está sintonizada com o tema do matrimônio e família segundo o projeto de Deus: Jesus, embora sendo homem como nós, está em condições de entender as dificuldades que encontramos também na execução do projeto de Deus.
            Que não ouçamos tão somente as leituras, mas procuremos apreender o seu conteúdo, tendo-o como luz na execução, sobretudo da compreensão em relação aos casais que se encontram em situações dificílimas. Assim seja!

Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco de Nova Cruz-RN

Divulgada mensagem sobre o Dia Nacional de Valorização da Família



O secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, João Carlos Petrini, divulgaram hoje, 05 de outubro, uma mensagem sobre o Dia Nacional da Valorização da Família.

No texto, é sugerido que a data, celebrada no dia 21 de outubro, possa proporcionar uma reflexão em favor da evangelização e da valorização da família brasileira.

Leia a mensagem:

Estimado irmão no Episcopado,

Paz!

No CONSEP celebrado no final de setembro do corrente ano abordamos a publicação do Diário Oficial da União de 17 de maio de 2012 a Lei nº 12.647, que institui o Dia Nacional de Valorização da Família. A data será comemorada, anualmente, no dia 21 de outubro, em todo o território nacional.

A reflexão nos levou a sugerir que os Irmãos Bispos, nas Dioceses onde servem, possam aproveitar este dia em favor da evangelização da família brasileira, promovendo atividades e eventos que sinalizem nossa adesão católica. Este dia pode tornar-se um precioso recurso para promover a Família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, através do matrimônio, gerar e educar seus filhos. (cf. Carta às Família,10) no exercício da família cidadã.

Como o tempo urge, faltando apenas 18 dias, sugerimos aos estimados irmãos que valorizem este dia através de instrumentos publicitários de propaganda com as insígnias católicas da Diocese e/ou Pastoral Familiar e/ou da CNBB (placa de out door, ou faixas, cartazes, ou algo semelhante). E ainda, vale a pena divulgarmos este dia na perspectiva católica através dos meios de comunicação.

Enviamos, em anexo, um lay-out (modelo publicitário) preparado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) para uma proposta entre tantas que cada Diocese poderá construir.

Esperamos que essa iniciativa suscite em todo o Brasil a valorização da família.

Em Cristo,

Dom João Carlos Petrini                          Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo de Camaçari-BA                             Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Presidente da CEPVF-CNBB                       Secretário Geral da CNBB


Fonte: CNBB

Bento XVI pede proteção e bênçãos para as aberturas do Sínodo e do Ano da Fé



O papa Bento XVI deixou o Vaticano na manhã de hoje, 4 de outubro, transferindo-se para a cidade de Loreto, região italiana das Marcas, em peregrinação ao Santuário da Santa Casa. Após uma viagem de helicóptero, o Santo Padre visitou o Santuário e celebrou uma missa. O retorno ao Vaticano está previsto para o fim da tarde. A visita de Bento XVI é a oitava de um Pontífice nos últimos 50 anos.

Na sua homilia na celebração da missa diante do Santuário e na presente de mais de 10 mil pessoas, o papa Bento XVI iniciou recordando que no dia 4 de outubro de 1962, o Beato João XXIII foi em peregrinação ao Santuário de Loreto para confiar à Virgem Maria o Concílio Ecumênico Vaticano II, que seria inaugurado uma semana depois.

À distância de 50 anos, também Bento XVI quis ir em peregrinação a Loreto para “confiar à Mãe de Deus duas importantes iniciativas eclesiais: o Ano da Fé, que terá início daqui a uma semana, no dia 11 de outubro, no quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, e a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada para o mês de outubro, com o tema “A Nova Evangelização para a transmissão da Fé Cristã”.

Depois de saudar as autoridades civis e eclesiásticas presentes o Santo Padre recordou a Carta Apostólica de convocação, do Ano da Fé, um tempo de graça espiritual que o Senhor nos oferece, a fim de comemorar o dom precioso da fé. E justamente em Loreto, disse o Papa, temos a oportunidade de nos colocarmos na escola de Maria, que foi proclamada “Bem-aventurada” porque “acreditou”.

Bento XVI citou o Santuário: “Este Santuário, construído ao redor de sua casa terrena, guarda a memória do momento no qual o Anjo do Senhor veio a Maria com o grande anúncio da Encarnação, e ela lhe deu sua resposta. Esta humilde habitação é um testemunho concreto e tangível do maior acontecimento da nossa história: a Encarnação; o Verbo se fez carne, e Maria, a serva do Senhor, é o canal privilegiado através do qual Deus habitou entre nós. Maria ofereceu a sua carne, colocou-se inteiramente à disposição da vontade de Deus, tornando-se “lugar” de sua presença, “lugar” no qual habita o Filho de Deus”.

O Beato João XXIII há 50 anos, em Loreto, convidava a contemplar este mistério, a “refletir sobre esta união do céu com a terra, que é a finalidade da Encarnação e da Redenção”, e continuava afirmando que o próprio Concílio tinha como objetivo estender sempre mais o alcance benéfico da Encarnação e Redenção de Cristo em todas as formas da vida social.

O Santo Padre encerrou a sua homilia lembrando que sua peregrinação se dá, providencialmente, no dia em que se celebra a memória de São Francisco de Assis, verdadeiro “Evangelho Vivo” e com uma prece a Maria.

“Quero confiar à Santíssima Mãe de Deus todas as dificuldades que vive o nosso mundo na busca de serenidade e de paz; os problemas de tantas famílias que olham para o futuro com preocupação, os desejos dos jovens que se abrem à vida, os sofrimentos dos que esperam gestos e escolhas de solidariedade e de amor. Quero confiar à Mãe de Deus também este especial tempo de graça para a Igreja, que se abre diante de nós. Vós, Mãe do ‘sim’, que escutastes Jesus, falai-nos d’Ele, contai-nos sobre vossa estrada para segui-Lo no caminho da fé, ajudai-nos a anunciá-lo para que cada homem possa acolhê-lo e se tornar morada de Deus. Amém!”.


Fonte: CNBB

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Festa da Rainha e Padroeira do Brasil




Teve início a novena em preparação à Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A festa este ano tem como tema “Com a Mãe Aparecida acolhemos Jesus, Nossa Alegria”, e reúne em oração, católicos de todo o país e fora dele. A festa começou dia 3.

A novena acontece de 3 a 11, em dois horários: às 15h (transmitida pela Rede Católica de Rádio, REDE APARECIDA, portal A12.com e Rádio Lago Sul FM Brasília), e às 19h (transmitida pela REDE APARECIDA, Canção Nova e Rede Católica de Rádio).

Sobre o tema, o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli explica que, a partir deste ano de 2012, inicia-se a preparação para o grande jubileu de encontro da imagem milagrosa de Aparecida, acontecido nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717. Será comemorado em 2017, 300 anos de história da devoção à Nossa Senhora Aparecida.

“Adotamos os Mistérios do Rosário como itinerário de reflexão para o quinquênio – cinco anos – que iremos juntos percorrer até a grande festa jubilar. Neste ano, rezaremos os Mistérios da Alegria: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, e seu nome será Emanuel – Deus conosco! (Mt 1,23). Com a Mãe Aparecida acolhemos Jesus, nossa alegria!”, mencionou.

Bispos no Brasil presidem a novena da Noite – Em cada dia da novena solene da noite, um bispo participará, conduzindo as reflexões dos temas diários. Hoje, o Santuário contará com Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Amparo (SP). Amanhã (4), estará presente o Bispo de Curitiba (PR), Dom Moacyr José Vitti), e na sexta-feira (5) Dom Edson Tasquetto Damian, Bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM). No dia 6 de outubro, estará presente Dom Murilo Ramos Krieger, Arcebispo de Salvador (BA), Primaz do Brasil, dia 7, Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís (MA) e dia 8 Dom Gílio Felício, Bispo de Bagé (RS). Dia 9 de outubro participará Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista (BA) e dia 10, Dom Antonio Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife (PE).

No dia 11, último dia da novena, participará Dom Milton Kenan Júnior, Bispo Auxiliar de S. Paulo (SP).

A missa solene das 10h no dia 12 de outubro será presidida por Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. O Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Dom Raymundo Damasceno Assis estará em Roma, a pedido do Santo Padre, o Papa Bento XVI.

A programação de procissões e shows está disponível na internet, no endereço www.a12.com/padroeira.

Programação do dia 12 de outubro - Dia da Padroeira

5h – Alvorada Festiva
5h30 – Missa
8h – Missa das Crianças – Transmissão pela TV Aparecida e TV Cultura
10h – Missa Solene – Transmissão pela TV Aparecida, Rede Vida, Canção Nova, TV Século 21, Rádio Aparecida, RCR e A12.com
12h – Homenagem a Nossa Senhora
13h – Missa e Hora Mariana
15h – Consagração Solene – Transmissão pela TV Aparecida, TV Século 21, Rádio Aparecida, RCR e A12.com
16h – Procissão Solene: Saída da Tribuna Papa Bento XVI – Transmissão pela TV Aparecida, Rádio Aparecida, RCR e A12.com
Show em louvor a Nossa Senhora Aparecida – Transmissão pela TV Aparecida e A12.com
Encerramento com Show pirotécnico.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Lançamento do 8º Muticom será dia 31 de outubro



Uma programação está sendo preparada para o lançamento do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, marcado para o dia 31 de outubro. Pela manhã, das 9 às 11 horas, será desenvolvida uma programação, no auditório do Laboratório de Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, campus de Natal. Na ocasião, haverá uma palestra sobre o tema do Mutirão – “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”, proferida pelo Padre Ermanno Alegri, diretor da Agência de Notícias Adital, de Fortaleza (CE). Além da palestra, haverá a divulgação da programação e da canção do 8º Muticom.

Ainda, no dia 31, das 14 às 15 horas, a Rádio Rural de Natal levará ao ar um programa especial sobre o Mutirão. “Nesse programa, teremos a participação de várias pessoas, como a Irmã Élide Fogolari, assessora da Comissão de Comunicação, da CNBB; da Irmã Helena Corazza, presidente da Signis Brasil; dos coordenadores das equipes de preparação do Mutirão, e de pessoas de vários estados do Brasil, que já estão se preparando para vir a Natal, no próximo ano, para participar do evento”, explica Cacilda Medeiros, coordenadora da Equipe de Comunicação. O programa será transmitido, também, por várias outras emissoras de rádio.

“O Mutirão só será realizado no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. Decidimos fazer esse momento de lançamento, exatamente um ano antes, para dar oportunidade de as pessoas, especialmente as que residem em outros estados, se preparem para participar do encontro”, diz o coordenador geral do Mutirão, Padre Edilson Nobre.

O Mutirão Brasileiro de Comunicação é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e Signis Brasil, conjuntamente com outras instituições.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Santa Cruz promove Romaria da gratidão


Santuário de Santa Rita de Cássia
CRÉDITO: José Bezerra


Pelo terceiro ano seguido, a Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz, realiza a Romaria da Gratidão. A programação terá início dia 11 próximo, às 19 horas, com a reza do terço luminoso, que sairá da Igreja Matriz, com destino ao Santuário de Santa Rita. No dia 12, às 7 horas, haverá missa, na Matriz. Após a missa, os fiéis sairão em procissão, até o Santuário. Lá, será celebrada missa, presidida pelo pároco, Padre Vicente Fernandes Neto. Logo após, acontecerá show animado pela Banda Os Navegantes, de Santa Cruz.

Segundo o Padre Vicente, a Romaria da Gratidão foi criada como forma de render graças a Deus pela elevação do Santuário, ocorrida há três anos.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia de Nova Cruz festeja padroeira do Brasil




Comunidades da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, celebram, neste mês, a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Desde o início de outubro, as comunidades Assentamento, Lagoa Seca e Sítio Macacos, e o bairro Antônio Peixoto Mariano, estão realizando uma programação festiva. O encerramento da festa será no dia 12 de outubro, com missa solene, às 16h, na comunidade Assentamento e bairro Antônio Peixoto, e às 19h, em Lagoa Seca e Sítio dos Macacos. As celebrações serão presididas pelos padres Francisco de Assis e Janilson Macedo, respectivamente.




Além disso, no mês de outubro, a paróquia de Nova Cruz inicia um período de celebrações aos padroeiros, que se estende até fevereiro de 2013. Ainda em outubro, acontecem as festas em homenagem à Mãe Peregrina, no bairro Planalto; São Judas, no bairro São Judas Tadeu e Rainha da Paz, na comunidade Arisco. Em novembro, inicia a peregrinação da imagem da Imaculada Conceição, em preparação para a festa da padroeira, que vai acontecer de 29 de novembro a 8 de dezembro. Em janeiro, será realizada a festa de São Sebastião, e, em fevereiro, comemora-se Nossa Senhora da Piedade.

FOTOS: 
LEGENDA: Encerramento das festa 2011, Assentamento e em Antônio Peixoto
CRÉDITO: Flávio Luiz

Fraternidade prepara 6º Consagra-te


Dom Matias, um dos assessores do encontro
CRÉDITO: Cacilda Medeiros



A Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus definiu a programação do 6º Consagra-te, marcado o período de 19 a 21 de outubro, na Casa de Retiro da Fraternidade, em Parnamirim, com o tema: “E as portas do inferno não prevalecerão”.

Entre os pregadores, estão confirmados o Arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo; Frei Paulo Maria, assistente nacional da Milícia da Imaculada; Padre Miguel Lencastre, co-fundador do Movimento de Schoestant; e o Padre Stanley Lopes, coordenador regional do Movimento Sacerdotal Mariano.

Cerca de 600 pessoas são esperadas para o encontro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na casa de formação da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus, situada na Rua Júlio Gomes Moreira, 1372, no bairro Barro Vermelho, em Natal, às terças, quintas e domingos, das 15 às 21 horas. A taxa de inscrição, incluindo hospedagem e alimentação, é de R$ 60,00. Sem hospedagem e sem alimentação, a inscrição custa R$ 10,00.

Os interessados podem obter mais informações no site www.discipulosdamaededeus.com.br.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Diocese de Campina Grande acolhe seu sétimo bispo




A diocese de Campina Grande (PB) acolheu, no último sábado, 29 de setembro, seu sétimo bispo diocesano, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. A grande solenidade de acolhida e a concelebração da posse foi acompanhada por milhares de fiéis. Arcebispos, bispos e padres de várias dioceses do Nordeste estiveram em Campina Grande participando deste importante momento para a Igreja local. Familiares de dom Manoel, vindos da Bahia, também marcaram presença.

O bispo foi recepcionado na entrada da cidade com grande queima de fogos e inúmeras faixas de boas vindas das várias paróquias, pastorais, movimentos e Novas Comunidades. Em grande carreata, dom Manoel foi conduzido até a Praça da Bandeira, no centro da cidade, onde foi acolhido pelas autoridades civis e militares. Houve o hasteamento das Bandeiras e execução dos hinos Nacional e da Cidade. O bispo ainda recebeu, como forma de acolhimento, a chave da cidade.

Após o momento com as autoridades, dom Manoel, acompanhado dos bispos, do Clero e dos fiéis, seguiu em procissão até a Catedral de Nossa da Conceição para a solene de posse. O arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, deu início à celebração e entregou o báculo nas mãos do novo bispo de Campina Grande.

O padre Márcio Henrique, que atuou durante o período de vacância como administrador diocesano, fez os agradecimentos a todos que o ajudaram na missão de estar à frente da Igreja Particular de Campina Grande.

No domingo, dia 1º, dom Manoel presidiu a primeira missa na Catedral após sua posse e, na segunda, dia 2, passou a apresentar o programa “Bom Dia Irmãos”, que vai ao ar de segunda a sábado pela manhã na Rádio Caturité AM 1050.

Dom Manoel é natural de Biritinga, na Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, na Bahia. É Mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado padre, no dia 5 de julho de 1980, na arquidiocese de Feira de Santana (BA) e na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó (RN), no dia 8 de outubro daquele ano, e permaneceu até a data desta nova nomeação.

Atualmente, no Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), dom Manoel atua como vice-presidente e bispo referencial para a Comunicação. Ele também é membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social. Seu lema episcopal é “Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17).

Fonte: CNBB

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Papa define tema do próximo Dia Mundial das Comunicações


Papa Bento XVI
Fonte: blog.cancaonova.com


REDE SOCIAIS: PORTAIS DE VERDADE E DE FÉ; NOVOS ESPAÇOS DE EVANGELIZAÇÃO".


O tema para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”, que em 2013 será celebrado em 12 de maio, foi divulgado sábado (29 de setembro). 

Em nota, afirma-se que um dos desafios mais significativos da evangelização nos dias de hoje é o que emerge do ambiente digital. É sobre este desafio que o tema deste ano, proposto pelo Papa Bento XVI, para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Redes Sociais: portais de Verdade e de fé, novos espaços de evangelização” quer chamar a atenção, no contexto do Ano da Fé.

Os elementos de reflexão são numerosos e importantes: em um tempo no qual a tecnologia tende a tornar-se o tecido que conecta muitas experiências humanas - como as relações e o conhecimento - é necessário questionar-se: - essa pode ajudar os homens a encontrar Cristo pela fé? Porém não basta uma superficial adaptação da linguagem, mas é necessário poder apresentar o Evangelho como resposta a uma contínua pergunta humana de sentido e de fé, que também emerge da rede e nela mesma se faz estrada.

Será também este o modo para humanizar e fazer vivo e vitalizado um mundo digital que impõe, atualmente, um comportamento mais definido: não se trata mais de como utilizar a internet como um «meio» de evangelização, mas de evangelizar considerando que a vida do homem de hoje se exprime também no ambiente digital. É necessário, de modo particular, levar em conta o desenvolvimento e a grande popularidade do social network, que consentiu a acentuação de um estilo dialógico e interativo na comunicação e na relação.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, uma data estabelecida pelo Concílio Vaticano II (“Inter Mirifica”, 1963), vem sendo celebrado em muitos países, com a recomendação dos bispos de todo o mundo, no domingo que antecede a Festa de Pentecostes (em 2013 será no dia 12 maio).

A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é tradicionalmente publicada em ocasião da recorrência da Festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos Jornalistas (24 de janeiro). (CM)