sábado, 23 de novembro de 2013

Luto: morre Monsenhor Xavier


Morreu na sexta-feira (22) as 23:40hs, em Natal, aos 79 anos,  Pe. Manoel Antonio Xavier, conhecido por Monsenhor Xavier. Nascido na Paraíba o monsenhor chegou cedo a Santo Antonio onde dedicou 48 anos de sua vida à Igreja Católica de nossa cidade. O religioso estava doente e internado havia cerca de um ano, quando desde então o Pe. Adelson ficou à frente das atividades religiosas da Paróquia de N.S. da Conceição em Santo Antonio-RN. Mons. Xavier que por mais de 40 anos foi pároco de Santo Antonio. 

Velório e enterro

O velório de monsenhor Xavier está sendo realizado com a seguinte programação:

Em Serrinha missa às 8 horas (sábado 23);
Em Lagoa de Pedras missa às 12 horas (sábado 23);
Em Brejinho missa às 15:30 horas (sábado 23);
Em Passagem missa às 18 horas, logo após sairá uma carreata com o cortejo para a cidade de Santo Antonio onde o corpo será velado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição com missas às 21:00hs. e às 23:00 horas deste sábado dia 23 e às 05:00hs. E às 09:00 horas do domingo 24 de novembro de 2013, quando será realizada missa de corpo presente e na sequência o sepultamento na Matriz,  às 07:20.
Homenagem da Pascom de Nova Cruz ao Mons. Xavier através destas imagens abaixo, manifestamos a nossa solidariedade e rogamos a Deus, o Senhor da Vida, pelo seu descanso eterno. descanse em paz!:





Fotos: arquivo dos blogs de Santo Antonio/RN
Fonte: Programação do velório: Blog Santo Antonio minha cidade

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pascom de Nova Cruz participará de Encontro Arquidiocesano


 Robervanio Heverton e Emily Caroline, ambos da Pascom de Nova Cruz participarão do Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação que será realizados nos dias 23 e 24, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. O objetivo é avalizar as atividades realizadas em 2013 e planejar as ações para 2014. 

Robervanio e Emily


ENCONTRO ARQUIDIOCESANO DA PASCOM
AVALIAÇÃO/2013 -  PLANEJAMENTO/2014

P R O G R A M A Ç Ã O


23/11 (SÁBADO)
. 7h30 – Café da manhã
. 8h – Acolhida / oração / apresentação dos participantes
. 9h – Espiritualidade do comunicador
. 10h – Intervalo
. 10h20 – Continuação da “espiritualidade do comunicador”
. 12h – Almoço
. 14h – Avaliação/2013
. 15h30 – Intervalo
. 15h50 - Planejamento/2014
. 17h30 – Livre
. 18h – Jantar
. 19h – Confraternização

24/11 (DOMINGO)
. 7h30 – Café da manhã
. 8h – Oração
. 8h15 – Apresentação e votação do Plano Arquidiocesano 2014
. 9h – Reflexão sobre a função e missão do articulador zonal
.9h30 – Avaliação do 8º Muticom
. 10h – Lanche
. 10h30 – Missa
. 12h – Almoço / encerramento
              


Lagoa d'Anta passa a pertencer a Paróquia de Nova Cruz



Igreja Santa Terezinha em Lagoa d'Anta


Através do Decreto 001/2013, o Arcebispo Dom Jaime transfere o município de Lagoa d'Anta, com todas as comunidades da Paróquia de Passa e Fica para Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz/RN. Sendo assim os fieis paroquianos de Nova Cruz através do Pároco Pe. Francisco de Assis acolhe todos fieis de Lagoa d'Anta que vem somar e contribuir para evangelização do povo de Deus.


Decreto


Cidade de Lagoa d'Anta



Santa Terezinha, padroeira de Lagoa d'Anta


Pe. Assis presidindo missa na Igreja Santa Terezinha em Lagoa d'Anta

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Missa lembra 70 anos de ordenação do Cardeal Sales

Dom Heitor, ao centro, presidiu a celebração

Dentro da programação de encerramento da festa da padroeira da Arquidiocese de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, foi celebrada missa, às 7h30, na antiga Catedral. A celebração, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, foi, também, em homenagem aos 70 anos de ordenação sacerdotal e da primeira missa presidida pelo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. Ele foi ordenado padre pelo então Arcebispo de Natal, Dom Marcolino Dantas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, no dia 21 de novembro de 1943.

Na homilia, na manhã desta quinta-feira, Dom Heitor recordou que Nossa Senhora veio do céu e ancorou, há 260 anos, no Rio Potengi, para ser a intercessora do povo natalense. “Hoje, queremos manifestar nossa gratidão a Nossa Senhora e pedir que ela continue a ser nossa intercessora”, disse o arcebispo. Sobre Dom Eugênio Sales, Dom Heitor contou que era desejo de Dom Marcolino Dantas, que um padre, recém-ordenado, sempre que possível, presidisse a primeira missa, pós-ordenação, no dia 21 de novembro. “Em 1943, Dom Marcolino decidiu ordenar presbítero o então Diácono Eugênio Sales, no dia 21 de novembro. Como ele (Dom Marcolino) intencionava que a primeira missa de um padre fosse celebrada no dia de Nossa Senhora da Apresentação, então Dom Eugênio celebrou a primeira missa, no mesmo dia 21, duas após ser ordenado padre”, relembrou Dom Heitor. Dom Eugênio foi ordenado sacerdote às 7 horas e presidiu a primeira missa, às 9 horas da manhã.

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

Fotos: Cacilda Medeiros

Milhares de fiéis participam da tradicional celebração na Pedra do Rosário

Milhares de fiéis participaram da celebração


Mais de 20 mil fiéis participaram na manhã desta quinta-feira (21), da tradicional missa das 5h, que aconteceu na Pedra do Rosário, iniciando a programação de encerramento da 260° Festa da padroeira da Arquidiocese de Natal. A celebração foi presidida pelo padre Flávio Herculano, pároco da matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e teve a pregação do padre Humberto Negreiros, pároco de Santa Luzia, no bairro Boa Esperança.

Durante a pregação, o padre Humberto destacou a devoção de Maria, que se entregou à vontade de Deus. "Esse é o convite que Nossa Senhora da Apresentação nos faz hoje, de nos ofertar e fazer a vontade do Pai. Neste sentido, somos convidados também a repensar o modo como vivemos nosso dia a dia. Tenhamos, portanto, Maria como este exemplo, de estrela guia que abre os caminhos", pontuou.

Antes da celebração, aconteceu a tradicional procissão fluvial, que conduziu a imagem de Nossa Senhora pelo rio Potengi, local onde foi encontrada há 260 anos. A condução foi feita por soldados da Marinha e do Corpo de Bombeiros, no barco escola "Chama Maré". Centenas de fiéis se reuniram às margens do rio para acolher a chegada da padroeira.

Procissão fluvial pelo Rio Potengi


Fonte: Arquidiocese de Natal
Fotos: Cacilda Medeiros

Festa da padroeira de Nova Cruz começa dia 29



A partir do próximo final de semana, a cidade de Nova Cruz vivencia a festa da padroeira, Imaculada Conceição, com uma programação extensa. Com o tema “Bem aventurada aquela que acreditou”, as atividades terão início no dia 29, com uma carreata, conduzindo a imagem da santa, a partir das 18h, saindo da comunidade de São Sebastião, com destino à Igreja matriz. Às 19h haverá o pronunciamento de abertura, proferido pelo pároco, o padre Francisco de Assis, seguido de hasteamento das bandeiras e show pirotécnico. Na sequência, acontece a celebração eucarística, na praça da matriz, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. Após a missa, haverá o funcionamento de quermesse. 

O novenário vai ser realizado até o dia 08 dezembro. Diariamente vai acontecer a seguinte programação: 5h – caminhada e recitação do terço, saindo da Igreja de São Sebastião, até a matriz; 12h – ofício da Imaculada Conceição; 18h – recitação do terço; 19h – novena, seguida de bênção do Santíssimo Sacramento. Após a novena, também acontece um momento cultural, todas as noites. Diversos temas nortearão as novenas, que terão a participação de padres da Arquidiocese de Natal. De acordo com o padre Francisco, cada subtema é baseado na oração do credo, com invocação à Imaculada Conceição. 

Os festejos serão encerrados no dia 08 de dezembro: às 5h, alvorada; às 8h30, missa solene; às 11h, recitação do ofício da Imaculada Conceição; e, às 12h, pipocaço. A partir das 16h, acontece a tradicional procissão pelas ruas da cidade e às 17h30, haverá a celebração eucarística de encerramento da festa.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Programa "Diálogo sobre o Ano da Fé"

 Com presenças do Pe. Vicente Laurindo, Pe. Júlio César e o Arcebispo Metropolitano,
 Dom Jaime Vieira Rocha


A proposta de apresentar uma sequência de três programas, através da Rádio Rural de Natal, foi feita pelo Arcebispo aos padres Francisco das Chagas de Souza, coordenador de Pastoral e Vigário Episcopal Urbano; Matias Soares, vigário episcopal Sul; Pe. Paulo Henrique, Coordenador do Curso de Teologia, da Faculdade Dom Heitor Sales; Pe. Abelardo de Freitas Barros, pároco do Beato André de Soveral, de Emaús, com a presença do Diác. José Bezerra de Araújo, da Pastoral da Comunicação; e de Roseane Marques, diretora de programação da Rádio Rural de Natal.

Os três programas serão apresentados, ao vivo, sempre com a presença do Arcebispo e de, pelo menos, dois padres. As abordagens dos três temas serão em sequência. "Durante o programa, é interessante que haja interação com as pessoas, de modo que elas possam fazer perguntas ou tirar dúvidas", explicou Dom Jaime.

No dia 18, será abordado o Ano da Fé, com a participação de Dom Jaime e dos Padres Matias Soares, ; e Paulo Henrique da Silva.

No dia 19, o tema será o Concílio Vaticano II. Além de Dom Jaime, estarão participando o Pe. Júlio César Souza Cavalcante e o Pe. Vicente Laurindo de Araújo. No dia 20, será feita abordagem sobre o Catecismo da Igreja Católica. Além de Dom Jaime, também estarão participando os Padres Abelardo de Freitas Barros, o Pe. José Lenilson de Morais e o Mons. Lucas Batista Neto.


É apresentado ela Rádio Rural de Natal, das 8 às 9h30,  e retransmitido pela webrádio da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Natal; blog A Voz da Imaculada, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Lajes; e Rádio Comunitária Santana FM, na zona norte de Natal.

Participe do Programa "Diálogo sobre o Ano da Fé":
. Ligue (84 3211-7372
. Envie mensagem para https://www.facebook.com/arquidiocesenatal
. Envie mensagem para o e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br

domingo, 17 de novembro de 2013

Hino da CF 2014 está disponível em CD nas livrarias católicas


O CD com o Hino da Campanha da Fraternidade (CF) de 2014 e os cantos para a Quaresma já estão disponíveis nas livrarias católicas de todo país. O hino foi escolhido a partir do concurso e teve a aprovação final dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para a Litúrgia da CNBB, padre José Carlos Sala, o hino “é indicado especialmente para ser cantado nos momentos de encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão”. A canção traz uma reflexão sobre o tema da CF do próximo ano: “Fraternidade e tráfico humano”.

Desde 2006, o CD apresenta o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a liturgia de cada ano. “O álbum está enriquecido com diversas músicas para as celebrações da Quaresma do ano A, que contemplam a espiritualidade e a sacramentalidade própria deste tempo litúrgico”, explica padre Sala.

“Com este subsídio, as equipes de canto e música poderão escolher o melhor meio para utilizar estas canções, e assim ajudar os fiéis na assimilação dos cantos para melhor celebrar a quaresma”, completa o assessor.

Estudo 104 recebe contribuições enviadas pelas dioceses


Seis meses após o envio do Estudo 104 às dioceses do Brasil, a Comissão Episcopal para o Tema Central da 52ª Assembleia Geral da CNBB recebeu diversas contribuições dos regionais e dioceses que serão aplicadas ao texto. Desde o mês de maio, o tema “Comunidades de comunidade: uma nova paróquia” vem sendo debatido em assembleias diocesanas e paroquiais, encontros nacionais, seminários e formações de lideranças, com o objetivo de refletir sobre a renovação paroquial.


A comissão de redação do tema central, constituída por bispos e assessores, esteve reunida de 11 a 14 de novembro, na sede da CNBB, para dar encaminhamento a redação do texto que recebeu ajustes a partir das contribuições sugeridas pelas dioceses e regionais. O arcebispo de Manaus e presidente da Comissão para o Tema Central da 52ª AG, dom Sérgio Castriani, explica que o texto ampliado será enviado aos bispos para que apresentem emendas. Na Assembleia Geral de 2014, o estudo receberá aprovação para se tornar um Documento da CNBB.

Dom Sérgio avalia positivamente a participação das comunidades e paróquias ao estudarem o texto. De acordo com o bispo, os resultados refletem o trabalho dedicado das igrejas particulares. “Existe a necessidade, não apenas, de elaborar um texto, mas um programa com pistas e indicações para uma renovação paroquial”, explica.

Segundo dom Sérgio, a temática sobre a renovação paroquial não é algo recente, mas está presente nos textos do Concílio Vaticano II, das Assembleias Episcopais de Puebla, Medelin, Santo Domingo e, mais recentemente, no Documento de Aparecida e nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

O bispo destaca ainda a participação dos leigos na renovação paroquial e diz que os fiéis têm apontado caminhos para essa mudança. “Houve uma grande participação dos leigos em todos os níveis, desde as pequenas comunidades, conselhos comunitários e de área pastoral. Sabemos que a renovação paroquial depende da conversão das pessoas que formam a paróquia”.

Fonte: CNBB

33º Domingo do Tempo Comum


Fazer bem para conquistar a eternidade!
Lc 21,5-19
                  Algumas pessoas comentavam a respeito do templo, que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: “Admirais essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. Mas eles perguntaram: “Mestre, quando será, e qual o sinal de que isso está para acontecer?” Ele respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ´Sou eu!´, e ainda: ´O tempo está próximo´. Não andeis atrás dessa gente! Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. E Jesus continuou: “Há de se levantar povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares; acontecerão coisas pavorosas, e haverá grandes sinais no céu. Antes disso tudo, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Será uma ocasião para dardes testemunho. Determinai não preparar vossa defesa, porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão. Sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!”.

REFLEXÃO
O que Jesus quer ensinar?
Um detalhe a ser considerado: “A alusão da destruição do Templo, pode ser considerada uma profecia, não é uma previsão de futuro, mas um modo de ajudar os discípulos e o leitor do evangelho a superarem as provações do presente”.
É marcante nos evangelhos sinóticos, por isso é próprio do Evangelho de Lucas apresentar o término do ministério de Jesus bastante marcado pelo gênero apocalíptico e acompanhado de um conteúdo escatológico. 
                                        Por que e qual terá sido a preocupação por parte da liturgia em ter escolhido este texto, em quase final de ano? A pretensão é orientar o leitor e ouvinte da Palavra para o cumprimento futuro do projeto de Jesus Cristo: Sua paixão, morte e ressurreição.
                           E mais: O ensinamento do Mestre quer ainda despertar no cristão a espera convicta e corajosa no aguardo vigilantemente frente às situações difíceis, reconhecendo que, apesar das consternações, a vida na sua dinamicidade conta com a atenção misericordiosa de Deus.
                      Por conseguinte, opostamente do que alguns imaginam e defendem como ideia, a linguagem apocalíptica mantem-se longe de ser uma realidade catastrófica, por isso, temerosa, angustiosa e temível, “mas sim um instrumento de conforto e de consolação”.
               Passa, portanto, ainda pela preocupação de Jesus alertar o seguinte: “Não importa o que aconteça, não se deve esmorecer, nem temer, nem ser envolvido pela perplexidade”.
              Atenção para algumas advertências feitas por Jesus aos seus discípulos: 
- A primeira: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ´Sou eu!´, e ainda: ´O tempo está próximo´. Não andeis atrás dessa gente! Trata da possibilidade de serem enganados por determinados falsos pregadores”.
Os discípulos de ontem, mas também os de hoje, precisam discernir com seriedade o que é autêntico e o que é inautêntico, isto é, o que não é fidedigno, apócrifo, em relação ao ensinamento de Cristo.
- A segunda: “Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. Aqui Jesus não deixa dúvida, é bastante claro: “não vos alarmeis!”  (21,9).
É inevitável que haja perturbações históricas: “terramotos, fome e epidemias” (21,10-11); mas tudo isto não significa automaticamente que o fim esteja iminente.
- A terceira: E Jesus continuou: “Há de se levantar povo contra povo e reino contra reino... . Antes de tudo isso, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome.
Tenhamos presente a advertência que Jesus quer fazer aos seus amigos seguidores, isto é, à comunidade, para que compreenda que as perseguições fazem parte natural da sua história; mas, sobretudo, deseja infundir confiança aos que estão sujeitos a fortes tensões”.
- A quarta advertência: “Será uma ocasião para dardes testemunho. Determinai não preparar vossa defesa, porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão. Sereis odiados por todos, por causa de meu nome”.
Seguir a Jesus é incorrer nos mesmos desafios e circunstâncias dramáticas: Aliás, o Mestre não traz ninguém enganado, “não promete berço esplêndido”. O que Ele prometeu foi a “salvação”. “A promessa apoia-se, sim, na constância, no empenho e na esperança” (21,18-19)
A condição importante para sermos cristãos e, consequentemente, experimentarmos o prêmio da Vida (a Ressurreição) é: Seguir Jesus Cristo até a cruz. 
Para refletir: Vamos nos esforçar para que todas as nossas atitudes tenham confirmação na VIDA ETERNA?


PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
NOVA CRUZ –RN
Pe. Francisco de Assis Inácio

_ PÁROCO _