sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dom Matias celebra 25 anos de episcopado


 Dom Matias 
Foto: Paulo Oliveira

A Arquidiocese de Natal renderá graças a  Deus pelos 25 anos de sagração episcopal do Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. A celebração acontecerá na próxima segunda-feira, 19, às 17h30, na Catedral Metropolitana de Natal. Em Nova Cruz a celebração em ação de graças pelo Jubileu de Prata episcopal de Dom Matias, acontecerá quarta-feira, 21/10, às 19h, na Igreja Matriz.

Dom Matias foi eleito bispo pelo então Papa João Paulo II. Foi sagrado bispo em 21 de outubro de 1990, na cidade de Nova Cruz, onde era pároco por mais de 20 anos. Logo após a ordenação episcopal, assumiu o governo da Diocese de Cajazeiras (PB). Depois foi transferido para a Diocese de  Campina Grande (PB). À frente da Arquidiocese de Natal esteve no período de  2004 a 2011.

Quando esteve no governo da Arquidiocese de Natal, Dom Matias a mobilizou para um grande projeto de missões populares, visitando várias paróquias na capital e interior. O período foi coroado pelo triênio de preparação para o centenário da diocese. O triênio culminou com o I Congresso Eucarístico Missionário, de 25 a 29 de dezembro de 2009. Dom Matias ordenou 58 padres, sendo o bispo que mais ordenou sacerdotes para a Igreja de Natal.



BIOGRAFIA

Nasceu em Santana do Matos (RN), em 14 de abril de 1936, filho de José Patrício de Macedo e de Luiza Valdenita da Cunha. Ainda criança, mudou-se com a família para Angicos, onde era vigário Padre Manuel Tavares, seu primeiro educador na fé. Em 1951, ingressou no Seminário de São Pedro, acolhido pelo Reitor Dom José Adelino Dantas. De 1957 a 1963 faz os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Fortaleza.

Foi ordenado sacerdote por Dom Eugênio Sales, na Catedral de Natal,  em 21 de julho de 1963. Em dezembro deste mesmo ano, foi nomeado Vigário Cooperador de Ceará-Mirim. Em 10 de julho de 1964, assumiu a paróquia de Canguaretama e Pedro Velho, permanecendo até 1968, quando foi transferido para Nova Cruz, onde foi pároco por 22 anos. De outubro de 1973 a junho de 1974 participou, em Roma, de um Curso de Atualização Pastoral, na Pontifícia Universidade Salesiana.

Foi eleito bispo para Diocese de Cajazeiras a 12 de Julho de 1990, sendo ordenado por Dom Alair Vilar, então Arcebispo de Natal, na cidade de Nova Cruz, em 21 de outubro do mesmo ano. Governou a Diocese de Cajazeiras de 1990 a 2000, sendo então transferido para Campina Grande, como bispo coadjutor, em 2000, e Bispo Diocesano em 2001. Em 26 de novembro de 2003, foi transferido para a Arquidiocese de Natal, iniciando o ministério arquiepiscopal em 25 de janeiro de 2004, permanecendo até 21 de dezembro de 2011.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Planalto realiza 6ª festa da padroeira Mãe Rainha



A Comunidade Planalto na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz , realiza no período de 15 a 18 de outubro a 6ª festa da padroeira Mãe Rainha Três Vezes Admirável, este ano com o tema “Com Maria, em Jesus, reafirmamos o nosso compromisso missionário“.

A programação de abertura contará com o hasteamento da Bandeira, seguida de celebração de missa  às 19h00, presidida pelo padre Antônio Roberto. Essa será a primeira missa do novo vigário paroquia, Pe. Antônio Roberto na comunidade Planalto.

Durante o período festivo haverá celebração eucarística, seguida de quermesse com funcionamento de barracas; música ao vivo. No dia 16 acontecerá o desfile do Rei e Rainha da festa; dia 17, festival de prêmios, e dia 18, acontecerá procissão pelas principais ruas da comunidade, às 16h00, e missa de encerramento.

Essa é a 6ª festa da padroeira na comunidade Planalto. A primeira aconteceu em 2009, quando a comunidade tinha apenas o terreno da capela, com missa presidida pelo Pe. Ednaldo Virgílio. A cada ano, a festa vem crescendo e se destacando em participação e organização, reafirmando o resultado de um trabalho pastoral realizado em conjunto com todos os membros das pastorais e movimentos que atuam na comunidade.  Nessa capela, as missas acontecem todo dia 18, momento em que os membros do Movimento Mãe Rainha, fazem a consagração. 



Festa da padroeira realizada em 2014


Presidente da CNBB comenta andamento dos trabalhos do Sínodo



"Estamos justamente procurando iluminar as diversas situações do matrimônio e da família com a luz da fé, com a Palavra de Deus, com o ensinamento magisterial da Igreja. Por isso, esta semana tem uma importância fundamental. Muitas vezes as pessoas já querem ir direto nas questões de ordem prática, nas propostas pastorais, e é claro que é justo que haja uma expectativa maior a respeito da terceira parte, isto é, das questões de caráter mais pastoral”, comenta o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sergio da Rocha. 


Sobre a temática central de reflexão na Assembleia Sinodal, “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, dom Sergio disse que "é muito importante fundamentar tudo isso na Palavra de Deus, no magistério da Igreja, para ter uma base sólida para construir esta ‘casa’ representada pelas propostas pastorais". De acordo com o presidente da CNBB, esta semana tem uma importância grande. "As discussões que estão sendo realizadas ajudam muito a iluminar e orientar o caminho a seguir, já que a luz da fé não apenas dá sentido, mas dá orientação, mostra como devemos agir para corresponder melhor à vontade de Deus, àquilo que é a Palavra de Jesus”, acrescentou. 

Experiência do Brasil

O arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani, está como membro de um ‘Círculo menor’ de fala ibérica. Ele revela que tem levado aos debates uma bagagem da experiência da família amazônica.

“Estou trazendo para o Sínodo a família real. Acho que, em primeiro lugar, trago um grande desejo de ‘viver família’. Nós todos queremos viver em família, é um desejo humano. Todas as culturas, todos os povos, indígenas, ribeirinhos, queremos ‘ser família’. A família é a base de tudo, a família real, a família sofrida, pois as famílias sofrem com a situação econômica, em primeiro lugar, que divide as famílias”, pontuou dom Sérgio Castriani. 

Fonte: CNBB

Arcebispo Metropolitano transfere padres

Três padres assumem novas funções, na Arquidiocese de Natal. As transferências foram assinadas pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Pe. Pedro Cunha (Foto: Cacilda Medeiros)

 Padre Pedro Cunha Júnio, até então Vigário Paroquial da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, passou a ser Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, em Natal. Ele chegou à nova Paróquia, no último dia 4.

Pe. Francisco Erivaldo (Foto: Cacilda Medeiros)


No próximo dia 15, às 19 horas, Dom Jaime dará posse ao novo administrador da Paróquia de São José Operário, em Jandaíra, Padre Francisco Erivaldo Barbosa. Antes, Padre Naldo assumia a função de Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim.

Pe. Janilson (Foto: José Bezerra)


Em Jandaíra, ele vai suceder o Padre Janilson Francisco de Macêdo, que passará a ser Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Lajes. A apresentação do Padre Janilson na nova paróquia será no dia 21 deste mês, às 19h30, na Igreja Matriz.



Paróquia de Nova Cruz celebra dia de Nossa Senhora Aparecida com procissão e missa


Procissões e missas marcaram o dia da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida e padroeira das comunidades Assentamento, Lagoa Seca, Macacos e Antônio Peixoto, na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. As missa foram presididas pelos padres Francisco de Assis e Antônio Roberto, pároco e vigário paroquial, respectivamente. 

No bairro Antônio Peixoto a festa da padroeira foi encerrada com a procissão às 18h, onde fieis conduziram a imagem de  Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro até a capela da comunidade onde aconteceu missa presidida pelo Pe. Francisco. 






















segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Posse do Padre Antônio Roberto - novo vigário paroquial da Pároquia de Nova Cruz e Lagoa d'Anta



No último domingo, 11 de outubro, a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, acolheu o novo vigário, Pe. Antônio Roberto Gomes de Lima. A celebração de boas-vindas aconteceu na Igreja Matriz e foi presidida pelo Pe. Antônio Roberto e concelebrada pelos padres Pe. Francisco de Assis Inácio, pároco de Nova Cruz; Padre Iranildo Virgílio da Cruz, vice reitor do Seminário São Pedro; Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz, Administrador da paróquia Sagrada Família, em Natal, e o Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega, reitor do Seminário São Pedro. 

No momentos iniciais Pe. José Nazareno leu a provisão canônica onde o arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime, nomeio o Pe. Antônio, como vigário paroquial. Em seguida o Prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara, acompanhado de sua esposa, a primeira dama Valeria Vieira Arruda Câmara, fizeram acolhida ao novo vigário paroquial da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, Pe. Antônio Roberto, desejando sucesso na missão evangelizadora. Logo após, Gilza, membro da comunidade Planalto, em Nova Cruz, acolheu o novo vigário, em nome das demais comunidades e pastorais, seguido do Pe. Francisco, que também fez a acolhida.

No final da missa Pe. Antônio fez seu primeiro discuso e falou da alegria e emoção em estar em Nova Cruz. Pe. Antônio disse ter ficado surpreso com sua nomeação para ser vigário de Nova Cruz, pois segundo ele, não merecia tamanha graça: "Recebi missão de ser vigário desta paróquia com alegria, espanto, graça, surpresa e emoção,  confesso que não mereço tamanha graça. Já estive aqui outras vezes com meus amigos e membros da Pastoral da Comunicação, quando participei de reuniões encontros". 

Pe. Antônio disse que veio para somar e trabalhar junto ao Pe. Francisco na evangelização do povo de Deus na Paróquia de Nova Cruz: "Eu vim para somar e multiplicar os dons da graça de Deus. Este padre é um irmão de vocês". Ele concluiu agradecendo a acolhida e receptividade de todos. 

Pe. Antônio Roberto foi ordenado Presbítero da Santa Madre Igreja, pela imposição das mãos e Oração Consecratória do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, no dia 17 de Setembro de 2015, em solene Concelebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Natal, Na ocasião foi nomeado vigário paroquial de Nova Cruz.