sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nota da CNBB sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo


   

Na quinta-feira, 16 de maio, na coletiva de imprensa que apresentou o balanço da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (CONESP), foi divulgado uma nota sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo, diante da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a “habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo”. De acordo com a entidade, “o matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural”. 

Nota sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo

Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2013, dirigimo-nos a todos os fiéis e pessoas de boa vontade para reafirmar o princípio da instituição familiar. Desejamos também recordar nossa rejeição à grave discriminação contra pessoas devido à sua orientação sexual, manifestando-lhes nosso profundo respeito.

Diante da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a “habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo” (n. 175/2013), recordamos que “a diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural. O matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural” (Nota da CNBB, 11 de maio de 2011). A família, assim constituída, é o âmbito adequado para a plena realização humana e o desenvolvimento das diversas gerações, constituindo-se o maior bem das pessoas.

Ao dar reconhecimento legal às uniões estáveis como casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em nosso país, a Resolução interpreta a decisão do Supremo Tribunal Federal de 2011 (cf. ADI 4277; ADPF 132). Certos direitos são garantidos às pessoas comprometidas por tais uniões, como já é previsto no caso da união civil. As uniões de pessoas do mesmo sexo, no entanto, não podem ser simplesmente equiparadas ao casamento ou à família, que se fundamentam no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e à educação dos filhos.

Com essa Resolução, o exercício de controle administrativo do CNJ sobre o Poder Judiciário gera uma confusão de competências, pois orienta a alteração do ordenamento jurídico, o que não diz respeito ao Poder Judiciário, mas sim ao conjunto da sociedade brasileira, representada democraticamente pelo Congresso Nacional, a quem compete propor e votar leis.

Unimo-nos a todos que legítima e democraticamente se manifestam contrários a tal Resolução. Encorajamos os fiéis e todas as pessoas de boa vontade, no respeito às diferenças, a aprofundar e transmitir, no seio da família e na escola, os valores perenes vinculados à instituição familiar, para o bem de toda a sociedade.

Que Deus ilumine e oriente a todos em sua vocação humana e cristã!

Brasília-DF, 16 de maio de 2013


Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Presidente da CNBB em exercício

Dom Sergio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa
Vice-Presidente da CNBB em exercício

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB


Pároco de Nova Cruz participa da Conferência Municipal da Cidade


O Padre Francisco de Assis, Pároco da Paróquia da Imaculada, em Nova Cruz, está participando da IV Conferência Municipal da Cidade, no Campus do IFRN. Na ocasião os conferencista estão refletindo o tema "Quem muda a cidade somos nós. Reforma urbana já!". 

Pe. Assis, atual presidente do Conselho municipal de desenvolvimento sustentável e outras providencias,  falou sobre a importância da conferência para o desenvolvimento da cidade e que os participante façam um debate sério e bastante proveitoso diante das problemáticas  existentes nos municípios.





 


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Paróquia de Nova Cruz celebra festa de Pentecostes




A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, celebra festa de Pentecostes, domingo, dia 19, a partir das 8 horas, na quadra de esportes do Colégio Nossa Senhora do Carmo. Durante o dia, haverá louvor, pregação, apresentações teatrais, adoração ao Santíssimo Sacramento e missa. A entrada é franca.

A programação será encerrada às 17h, com missa, que também marcará a despedida do vigário paroquial, Padre Janilson Macedo. Ele foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de São Rafael e Itajá.

Dom Jaime ordenará seis padres



Crédito da foto: Cacilda Medeiros

Seis diáconos da Arquidiocese de Natal serão ordenados presbíteros, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, dia 11 de junho, às 17 horas, na Catedral. Os diáconos que serão ordenados padres são: Francisco Ney Lopes, Inácio Lopes Filho, Joseilson de Oliveira, Manoel Alaíde da Silva, Pedro da Cunha Júnior e Wilson Alves de Oliveira. 


Eles definiram local e data em que presidirão a primeira missa. Pe. Francisco Ney presidirá no dia 14 de junho, às 19h, na Matriz do Divino Espírito Santo, em Vera Cruz; Pe. Inácio Lopes, dia 15, às 18h, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Pau dos Ferros; Pe. Joseilson Oliveira, dia 13, às 19h, na Igreja de São João Bosco, no Gramoré, zona norte de Natal; Pe. Manoel Alaíde, dia 12 de junho, às 19h, na Igreja da Imaculada Conceição, Lagoa Salgada; Pe. Pedro Cunha, dia 17, às 19h, na Igreja de São José, em Angicos, e Pe. Wilson Alves, dia 18 de junho, às 19h, na Igreja de Santa Luzia, Comunidade Cobé, no município de Vera Cruz.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Coletiva de imprensa com a Presidência da CNBB




Nota a respeito da redução da maioridade penal e mensagem às comunidades sobre resolução do CNJ quanto ao casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a imprensa a participar nesta quinta-feira, dia 16 de maio, às 14 h, em sua sede, em Brasília, da entrevista coletiva que marca o encerramento da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). A Presidência da Conferência apresentará os principais temas debatidos nesta reunião.

Esta semana, os bispos trataram da continuidade da reflexão do tema central da 51ª Assembleia Geral, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”; análise de conjuntura; estudo do tema e escolha do cartaz e do hino da Campanha da Fraternidade 2014, que terá como tema o Tráfico Humano; e os trabalhos da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo.

Os membros do Consep aprovaram uma nota oficial da entidade acerca do debate sobre a redução da maioridade penal. Também foi aprovada uma mensagem da CNBB dirigida às comunidades sobre a decisão do Conselho Nacional de Justiça sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os textos serão apresentados durante a entrevista coletiva.


Serviço:
Coletiva de Imprensa com a Presidência da CNBB
Assunto: temas gerais da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep)

Presenças:

1.    Dom José Belisário da Silva, presidente em exercício da CNBB e arcebispo de São Luis do Maranhão (MA)
2.    Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília (DF).
3.    Dom Sergio Arthur Braschi, vice presidente em exercício da CNBB e bispo de Ponta Grossa (PR)
Data: Quinta-feira, 16 de maio de 2013 - Hora: 14h


Fonte: CNBB

Consep escolhe hino e cartaz da CF 2014



Um processo longo com participação ampla das comunidades de todo o Brasil resultou na seleção de 10 cartazes e algumas propostas de hinos para a Campanha da Fraternidade (CF) de 2014 que trata do Tráfico Humano.

Tomaram a palavra e fizeram considerações sobre os hinos na primeira sessão de trabalho: dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas (TO), dom Joaquim Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Sergio Braschi, bispo de Ponta Grossa (PR), dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF), além dos assessores da Comissão de Liturgia, Frei Faustino Paludo e padre Carlos Sala. No final, os bispos, por meio de votação, escolheram o hino da Campanha da Fraternidade de 2014.

No debate sobre os cartazes, padre Luiz Carlos, secretario executivo da CF, explicou que desta vez, inicialmente, a coordenação dos trabalhos selecionou um número menor de propostas. Os bispos tiveram tempo para apreciar cada um desses cartazes e, em seguida, fizeram intervenções: dom Joaquim Mol, dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Pirai-Volta Redonda (RJ), dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande (MS), dom José Belisário, arcebispo de São Luis (MA), dom Pedro Brito, dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF), dom Armando Bucciol, dom Sergio Braschi. Os assessores: Irmã Maria Eugenia, da Comissão para Educação e Cultura, Irmã Élide Fogolari, da Comissão para a Comunicação e padre Nilton Riami, representante da OSIB. No final, por meio de votação secreta, foi escolhido o cartaz oficial.

Fonte: CNBB

Bispos reagem à resolução do Conselho Nacional de Justiça que converte união estável entre pessoas do mesmo sexo em casamento




Na reunião do Consep desta manhã de quarta-feira, 15 de maio, dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, recordou aos bispos que o Conselho Nacional de Justiça publicou resolução que determina a conversão de união estável em casamento. Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família, discorreu sobre o tema.

Dom Petrini contextualizou a realidade da família e da objetiva normatização do casamento. Lembrou os riscos das mudanças na prática e na legislação a partir apenas do afeto. Dom Sergio da Rocha, presidente da Comissão para Doutrina da Fé, também fez ponderações sobre a questão. No correr do debate, foi considerada a Nota Oficial da Conferência de maio de 2011 quanto a união entre pessoas do mesmo sexo: “A diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural. O matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural”.

Outra referência lembrada na reflexão foram as Considerações sobre projetos de reconhecimento legal das uniões entre pessoas homossexuais da Congregação para a Doutrina da Fé no qual se afirma: “A Igreja ensina que o respeito para com as pessoas homossexuais não pode levar, de modo nenhum, à aprovação do comportamento homossexual ou ao reconhecimento legal das uniões homossexuais. O bem comum exige que as leis reconheçam, favoreçam e protejam a união matrimonial como base da família, célula primária da sociedade. Reconhecer legalmente as uniões homossexuais ou equipará-las ao matrimônio, significaria, não só aprovar um comportamento errado, com a consequência de convertê-lo num modelo para a sociedade atual, mas também ofuscar valore s fundamentais que fazem parte do patrimônio comum da humanidade. A Igreja não pode abdicar de defender tais valores, para o bem dos homens e de toda a sociedade”.

Os bispos devem se pronunciar sobre esse assunto por meio de uma Mensagem às Comunidades que será entregue aos jornalistas na Entrevista Coletiva que será concedida pela Presidência da CNBB no final da reunião do Consep, na tarde desta quinta-feira, 16 de maio. A Conferência também vai disponibilizar, no site oficial, o texto da Mensagem com Documentos relativos provenientes do Magistério da Igreja.


Fonte: CNBB

Coordenação Arquidiocesana da Pascom visita paróquias


Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação
Foto: Aldo Costa


A equipe de coordenação da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal, vem cumprindo um calendário de visitas às paróquias, desde o mês de março. A finalidade é conhecer o trabalho desenvolvido pela Pascom, nas paróquias;  preparar as equipes para celebrar os 15 anos da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal, e para participar do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que será sediado na capital potiguar, no período de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano.

No próximo sábado, dia 18, membros da coordenação arquidiocesana estarão nas paróquias de Santa Teresinha, em Tangará; Nossa Senhora da Conceição, Serra Caiada; e Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Nestas três, o objetivo será iniciar o processo de implantação da Pastoral da Comunicação.

No próximo dia 25, a visita será ás equipes das paróquias de Nossa Senhora de Lourdes, de Ipanguaçu; São José, de Angicos; e de Nossa Senhora da Graças, de Afonso Bezerra. Neste mesmo dia, haverá um encontro de formação para os futuros agentes da Pascom da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de São Rafael e Itajá.

Já, no dia 26, a coordenação fará visitas às equipes da Pascom nas Paróquia da Sagrada Família, nas Rocas, e de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, ambas em Natal.

Os 15 anos da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal, serão celebrados em junho próximo. Nos dias 14 e 15, a programação acontecerá nas paróquias; no dia 16, acontecerá um encontro arquidiocesano com os agentes da Pascom, no Instituto Maria Auxiliadora, em Natal.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 14 de maio de 2013

Papa Francisco apresenta Anuário Pontifício 2013



A Igreja Católica cresce no mundo, sobretudo na África e Ásia, enquanto a Europa continua registrando sinais negativos: esse é o dado que se constata no Anuário Pontifício 2013, apresentado ao Papa na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, pelo cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, e pelo Substituto dos Assuntos Gerais, dom Angelo Becciu.

A redação do novo Anuário foi feita sob os cuidados do encarregado do Setor Central de Estatística da Igreja. Nesse contexto foi também apresentado o Annuarium Statisticum Ecclesiae 2011. O Papa Francisco agradeceu pelo volume a ele presenteado mostrando interesse pelos dados ilustrados e expressando gratidão a todos aqueles que colaboraram na nova edição dos dois anuários.

Observa-se que no Anuário Pontifício 2013 se encontra duas vezes o nome Bento XVI: a primeira na série dos Sumo Pontífices, a segunda na página dedicada à Diocese de Roma, Sé do Vigário de Cristo, na qual é definido Sumo Pontífice emérito.

População católica

Os católicos no mundo são 1 bilhão e 214 milhões (os dados referem-se a 2011); em 2010 eram 1 bilhão e 196 milhões. Portanto, houve um aumento relativo de 1,5%, e como esse crescimento resulta pouco superior ao da população mundial (1,23%), a presença dos católicos no mundo resulta substancialmente invariável (17,5%).

A análise territorial das variações no biênio mostra um aumento de 4,3% de católicos na África, que teve um crescimento populacional de 2,3%. Também no continente asiático foi registrado um aumento de católicos superior ao da população (2,0% contra 1,2%). Na América e na Europa verifica-se um gradual crescimento dos católicos e da população (0,3%).

Em 2011 o total dos católicos batizados é distribuído por continente da seguinte forma: 16% na África; 48,8% na América; 10,9% na Ásia; 23,5% na Europa e 0,8% na Oceania.

O número de bispos no mundo passou – de 2010 a 2011 – de 5.104 para 5.132, com um aumento de 0,55%. O incremento disse respeito, particularmente, à Oceania (+4,6%) e à África (+1,0%), enquanto a Ásia e a Europa se colocam pouco acima da média mundial. A América não registrou variações. Diante de tais dinâmicas diferenciadas, todavia, a distribuição dos bispos por continente permaneceu substancialmente estável no último biênio 2010 - 2011, com América e Europa que, sozinhas, continuam representando quase 70% do total.

LEIA MAIS AQUI

Fonte: CNBB

Santuário comemora os seis anos de Canonização de Frei Galvão




O Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão em Guaratinguetá (SP) realizou a Missa Solene em Louvor ao primeiro santo brasileiro no último sábado, dia 11 de maio. A celebração foi presidida pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB. Também estava presente o reitor do Santuário, padre Roberto Lourenço da Silva.

“Foi exatamente neste dia que Frei Galvão foi colocado para toda Igreja como modelo e discípulo de Jesus Cristo, de seguimento e vivência do Evangelho, portanto, uma data que não podemos nos esquecer. Este Santuário dedicado a Frei Galvão precisa difundi-lo cada vez mais, para que a exemplo dele, seus devotos possam se tornar também discípulos e missionários de Jesus Cristo”, disse o cardeal.

Para o Reitor do Santuário, essa data é muito importante porque nos recorda o momento em que Frei Galvão foi elevado às honras dos altares. “Todos os anos o nosso Santuário realiza essa celebração em ação de graças a este Santo que nasceu e viveu nesta terra. Para nós, esses momentos são vividos sempre com muita alegria e emoção” enfatizou padre Roberto.

Fonte: CNBB

13 de maio: Dia de Nossa Senhora de Fátima



A Paróquia da Imaculada Conceição celebrou Festa em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade Catolé. Uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, saiu da comunidade de Santa Maria Goretti para comunidade Catolé, onde aconteceu a missa de encerramento da festa, presidida  pelo Pároco Pe. Francisco de Assis. A festa teve inicio dia 9. Durante o período festivo foram realizadas celebrações e quermesse.










Veja mais fotos AQUI

Paróquia de Nova Cruz homenageou mães novacruzenses



A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, celebrando o mês dedicado a Nossa Senhora, mãe de Deus e da Igreja, celebrou no último domingo, 12, missas em homenagem às mães, Solenidade da Ascençao do Senhor e Dia Mundial das Comunicações Sociais. Às 7h30, aconteceu a missa no salão do ECC; às 17 horas, na Igreja de São Sebastião, presididas pelo Pe. Janilson Macedo. Às 19 horas, a missa aconteceu em frente a Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Francisco de Assis. 











Na comunidade Planalto a missa foi presidida pelo Pe. Iranildon Virgilio. No final das missas foram realizadas muitas homenagens dedicadas as mães e sorteios de vários brindes para mães.





VEJA MAIS FOTOS AQUI

Pastoral da Comunicação reuniu comunicadores




A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, realizou no sábado, 11 de Maio, um encontro com comunicadores da cidade comemoração alusiva ao 47º  DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS. Na ocasião os participantes refletiram a  Mensagem do Papa emérito Bento XVI: "Redes sociais: portais de verdade e de fé, novos espaços de evangelização", abordado pelo Pároco Pe. Francisco de Assis.