sexta-feira, 14 de maio de 2021

RCC de Nova Cruz promove Novena de Pentecoste


O Grupo de Oração Renascer da Renovação Carismática da Paróquia da Imaculada Conceição promove a Novena de Pentecostes, no período de 14 a 22 de maio, na igreja de São Sebastião, após o terço mariano. 

Para participar da novena é necessário pegar o cartão de acesso com membros do grupo ou pode acompanhar através da transmissão pelas redes sociais: Instagram (@gporenascer), Facebook e Youtube (Grupo de Oração Renascer RCC de Nova Cruz).

6º Seminário Arquidiocesano de Comunicação acontece dia 16


A 6ª edição do Seminário de Comunicação, da Arquidiocese de Natal, será realizada dia 16 de maio, a partir das 8 horas da manhã, no formato online. O objetivo é celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais que, neste em 2021, será celebrado em 16 de maio.

Os agentes da Pastoral da Comunicação serão convidados a acompanhar, a partir das 8 horas, a “Missa pelos Comunicadores”, transmitida pelas TVs de inspiração católica e organizada pela coordenação nacional da Pascom.

A partir das 9 horas, será realizada uma mesa redonda, transmitida pelo canal da Arquidiocese de Natal no Youtube, que vai refletir sobre o tema: “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”, em sintonia com a mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Os assessores da mesa redonda serão: Marcus Tullius, coordenador nacional da Pascom e apresentador da TV Pai Eterno, em Goiânia (GO); Andreia Gripp, jornalista e doutoranda em Teologia, pela PUC do Rio de Janeiro; e Elson Faxina, jornalista, doutor em Ciências da Comunicação e professor universitário, de Curitiba (PR).

Na oportunidade, também haverá o lançamento do  subsídio “Espiritualidade do Comunicador”, produzido pelo Setor de Comunicação da Arquidiocese, para ajudar a fortalecer as equipes paroquiais da Pascom.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Fiéis estão conhecendo as invocações marianas na Ladainha de Nossa Senhora

 




Durante o mês de maio na Paróquia da Imaculada Conceição os padres Aerton Sales, pároco, e Dênison Ricardo, vigário paroquial, estão meditando as invocações marianas na Ladainha de Nossa Senhora, após a recitação do terço mariano na igreja matriz, diariamente, às 19h.

Ainda faz parte da programação a exibição de fotos dos altares que os fiéis estão fazendo em casa para acompanhar a recitação do terço. As fotos são enviadas para equipe da Pascom e exibadas durante os mistérios do terço na transmissão pelo Facebook e TV Web Imaculada Conceição, no canal do Youtube.



quarta-feira, 12 de maio de 2021

Pascom de Nova Cruz é destaque em matéria publicada no site da CNBB


Por ocasião do 55º Dia Mundial das Comunicações, a ser celebrado no próximo dia 16 de maio, o portal da CNBB está publicando uma série de matérias sobre “Quem faz a comunicação na Igreja no Brasil”. A Pascom da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, ganhou destaque na matéria sobre: Uma rede de mais de 8 mil Pasconeiros faz chegar a mensagem da igreja no Brasil em diferentes realidades.

A Pascom em Nova Cruz (RN)
 
O Flávio Luís da Silva, natural de Nova Cruz (RN), 38 anos, graduado em Serviço Social e funcionário público municipal, é um dos 8 mil pasconeiros espalhados pelo Brasil. O seu contato com a Pastoral se deu há mais de 20 anos em uma reunião para a qual foi convidado por seu pároco. Desde então, começou a participar dos encontros de formação da comunicação na paróquia e na arquidiocese de Natal. Hoje é o atual coordenador da Pascom na Paróquia Imaculada Conceição em Nova Cruz (RN).

Ele conta que a Pastoral da Comunicação da sua paróquia desenvolve uma experiência que tem dinamizado a comunicação com os fiéis. Segundo ele, na paróquia, formada por 32 comunidades rurais e urbanas, há uma dificuldade de locomoção para os agentes atuarem. Frente a este limite, desde 2019, iniciaram a formação da 1ª Turma de Correspondentes da Pascom da paróquia com 70 pessoas. Em 2020, de forma on-line, formaram mais 6 correspondentes e, este ano, outros 20. Ao todo já somam 100 correspondentes locais da Pascom.

De acordo com o pasconeiro, essas equipes que atuam nas comunidades enviam as principais informações, registros e fotos das atividades que acontecem nas comunidades e a equipe de coordenação posta nas redes sociais da paróquia. Esta iniciativa, da qual o Flávio é o coordenador, é responsável por um aumento significativo de seguidores nas redes sociais da paróquia. Só no Facebook são 42 mil seguidores e no Instagram,  13 mil.


Província Eclesiástica de Natal autoriza celebrações dominicais e nos dias feriados com a presença dos fiéis



Com base no decreto do Governo do Estado n° 30.562, de 11 de maio de 2021, autorizamos as celebrações dominicais e nos dias feriados, com a participação presencial de fiéis (30%), podendo chegar a 50% da capacidade se utilizadas as áreas abertas, mediante prévia autorização da vigilância sanitária (Secretaria de Saúde), em todos os horários, respeitando o toque de recolher (22h às 5h).

Esta autorização entra em vigor a partir da data de sua publicação e permanece válida durante todo o período de vigência do decreto estadual ou enquanto não mandarmos o contrário.

Natal (RN), 12 de maio de 2021. 

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal
 
Dom Mariano Manzana
Bispo de Mossoró
 
Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC
Bispo de Caicó

Fonte: Arquidiocese de Natal

O Papa institui o Ministério de Catequista


Foi publicado na terça-feira (11) o Motu proprio "Antiquum ministerium" com o qual Francisco institui o ministério de catequista: uma necessidade urgente para a evangelização no mundo contemporâneo, a ser realizada sob forma secular, sem cair na clericalização.

"Fidelidade ao passado e responsabilidade pelo presente" são "as condições indispensáveis para que a Igreja possa desempenhar a sua missão no mundo": assim escreve o Papa Francisco no Motu proprio "Antiquum ministerium" - assinado dia 10 de maio, memória litúrgica de São João de Ávila, presbítero e doutor da Igreja - com o qual institui o ministério de catequista. 

No contexto da evangelização no mundo contemporâneo e diante da "imposição de uma cultura globalizada", de fato, "é necessário reconhecer a presença de leigos e leigas que, em virtude de seu Batismo, se sentem chamados a colaborar no serviço da catequese". Além disso o Pontífice enfatiza a importância de "um encontro autêntico com as gerações mais jovens", como também "a necessidade de metodologias e instrumentos criativos que tornem o anúncio do Evangelho coerente com a transformação missionária da Igreja".

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/