quinta-feira, 19 de junho de 2014

Paróquia celebrou Corpus Chistis

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, celebrou nesta quinta-feira, dia 19 de junho, a Solenidade de Corpus Christis. A Programação iniciou-se as 8h30min da manhã com a exposição do Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz da Cidade, onde foi cumprida uma escala de adoração, realizada pelas pastorais, movimentos e serviços, cada um em seus respectivos horários. As 16 horas o Santíssimo foi recolhido para a celebração da Santa Missa, celebrada pelo pároco Pe. Francisco de Assis Inácio. Logo após a missa teve a tradicional procissão do Santíssimo Sacramento, percorrendo as ruas da cidade, até chegar na capela da Sangrada Família, no bairro da Cidade do Sol, onde o mesmo ficará exposto por 7 dias seguidos, no  tradicional Cerco de Jericó, organizado pelo Grupo de Oração Renascer, da RCC, em constante adoração. Na chagada da capela o Pe. Assis deu a benção do Santíssimo.
















Fotos: Robervânio Heverton


Apostolado da Oração realizará Tríduo

A Irmandade do Sagrado Coração de Jesus (Apostolado da Oração) de Nova Cruz, realiza de 24 a 27 de junho, o tríduo em comemoração a festa do Sagrado Coração de Jesus, com o tema: "Coração de Jesus fonte de vida e amor a Igreja". O tríduo será realizado na Igreja de São Sebastião, e terá a seguinte programação:



24/06 - Terça-feira
19h - Missa de Abertura e hasteamento das bandeiras.
Celebrante: Pe. Pedro Cunha.
Noiteiros: RCC, ECC, Pascom, Pastoral Familiar, Comunidade de Santa Luzia e Portal do Agreste.
Animação: Rosevaldo e Marcia.

25/06 - Quarta-feira
15h - Hora Santa Eucarística.
18h - Recitação do Santo Terço.
19h - Celebração da Palavra.
Celebrante: Josinaldo Valdevino.
Noiteiros:Movimentos Jesus misericordioso, Pastoral do Dizimo, Coroinhas, Pastoral da Juventude, Sítio Catolé, Lagoa Verde, e Lagoa da Mata
Animação: Sítio Catolé

26/06 - Quinta-feira
15h - Hora Santa Eucarística.
18h - Recitação do Santo Terço.
19h - Celebração da Palavra.
Celebrante:Lucia Henrique
Noiteiros:Terço dos Homens, Casa do Terço, Mãe Rainha, Movimento Nossa Sra. de Fátima, Catequese e Primeira Lagoa.
Animação: Grupo MOB (Primeira Lagoa).

27/06 - Sexta-feira
18h e 30min - Pricissão conduzindo a imagem do Sagrado Coração de Jesus.
19h e 30min - Missa de encerramento, coroação da imagem do Sagrado Coração de Jesus e descida das Bandeiras.
Celebrante: Pe. Assis
Noiteiros: Apostolado da Oração, Ministros da Sagrada Comunhão, Comunidade do Planalto, Serrote e todos os devotos do Sagrado Coração de Jesus.
Animação: Anjos de Deus (Serrote).

Programação Social -  Todas as noites haverá venda de lanches.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Programação da Adoração de Corpus Christi

Arquidiocese de Natal
Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz-RN


Escala da Adoração ao Santíssimo Sacramento para o dia de Corpos Christi

8hs às 9hs - Catequese, infância missionaria e comunidade.

9hs às 10hs - Pastoral do dízimo, MECE, pastoral do menor e comunidade

10hs às 11hs - Pastoral familiar, ECC, pastoral do batismo e comunidade

11hs às 12hs Pascom, pastoral da saúde, movimento Jesus misericordioso, peregrinação de Nossa Senhora de Fátima e comunidade

12hs às 13hs - Terço dos homens, casa do terço e comunidade

13hs às 14hs - RCC e comunidade

14hs às 15hs -  Juventude, Crismandos e comunidade

15hs às 16hs - Apostolado da oração, legião de Maria, Mãe Peregrina e comunidade 

ECC de Nova Cruz realizará Arraiá dia 21




Os casais do ECC da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz convida a todos para o São João dos encontristas , sábado, dia 21 junho, a partir das 20:00 h, na quadra da Escola Municipal  Nestor Marinho. Forró Pé de serra, ao vivo, Quadrilha improvisada, barracas com comidas tipicas, churrasco, pescaria, pula pula e muita animação fazem parte da programação. 



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Paróquia de Nova Cruz divulga programação de Corpus Christ



A Paróquia da Imaculada Conceição celebrará a Festa de Corpus Christ dia 19 de junho. A programação terá inicio às 8 horas na Igreja Matriz com a exposição do Santíssimo Sacramento, seguida de adoração dirigida pelas pastorais, movimentos, serviços e irmandades. Às 15h30, o pároco, Pe. Francisco de Assis presidirá missa de encerramento. Logo após os fieis sairão em procissão com o Santíssimo até a capela Sagrada Família onde terá inicio o Cerco de Jericó. A RCC de Nova Cruz assumirá a programação do Cerco de Jericó até dia 26 de junho. Durante este período o Santíssimo ficará exposto para adoração 24 horas. 

8h: Exposição do Santíssimo
8h30: Inicio da Adoração
15h30: Missa 
16h30: Procissão de Encerramento






"Hora da Vida" 2014 propõe celebrar a dignidade humana



Em sua 4ª edição, o subsídio "Hora da Vida" faz um convite à sociedade para a celebração da Semana Nacional da Vida, de 1º a 7 de outubro, e Dia do Nascituro, comemorado na quarta-feira, 8. Trata-se de uma mobilização em todo o país, com intensa programação nas dioceses, paróquias e comunidades, com objetivo de propor à sociedade o debate sobre os cuidados, a proteção e a dignidade da vida humana, em todas as suas fases, desde a concepção até seu fim natural. 

De acordo com o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Carlos Petrini, "compreender e admirar são passos necessários para acolher e respeitar a vida, para superar a visão da cultura dominante que tende a banalizá-la e a considerá-la de maneira superficial".

A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da CNBB. O Dia do Nascituro celebra o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. 

Vida e missão

O Hora da Vida 2014 é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e Comissão Nacional da Pastoral Familiar, com a finalidade de auxiliar na  vivência das atividades de evangelização destas datas.

A edição 2014 traz como tema de reflexão "Vida e Missão: lançar as redes em águas mais profundas", propondo sete encontros, com diferentes abordagens. O primeiro tema é "Vida e cultura do encontro", tendo como base os ensinamentos da primeira Exortação Apostólica do papa Francisco, "Evangelli Gaudium". Outras temáticas são sugeridas para as reuniões em grupos como responsabilidade política e social, educação para o amor, memória e gratidão; todos eles voltados para a reflexão sobre a vida.

Dom Petrini explica que o material "constitui em uma preciosa ajuda para compreender; com fundamento em conhecimentos científicos e teológicos, a beleza da vida, sua grandeza e dignidade, seu incomparável amor; numa linguagem acessível, mesmo para quem não é especialista".

O "Hora da Vida" deste ano tem a colaboração da Comissão da Pastoral Familiar do regional Sul 4 da CNBB. No texto de apresentação, o bispo de Caçador (SC) e referencial da Pastoral Familiar, dom Severino Clasen, explica sobre o tema escolhido. "Queremos uma pátria livre de opressão, contra toda espécie de exploração e atitudes que machucam a vida". O bispo lembrou que todos são "chamados a cuidar e preservar a vida como dom maior", e ainda, "santificar a vida".

Como adquirir

O subsídio está disponível para venda com os casais coordenadores paroquias, diocesanos e regionais da Pastoral Família e pelo site www.lojacnpf.org.br. Pedidos também podem ser feitos pelos telefones (61) 3443 2900 / Fax: (61) 3443-4999 ou por e-mail vendas@cnpf.org.br.

Fonte: CNBB

Papa envia mensagem ao Dia Mundial das Missões




Por ocasião do Dia Mundial das Missões a ser celebrado em 19 de outubro, o papa Francisco enviou mensagem aos organismos, pastorais, movimentos e demais serviços engajados na dimensão missionária da Igreja. No texto, o papa recorda a criação da data, em 1926, proposta por Pio XI que desejou proclamar um dia anual em favor da atividade missionária da Igreja universal. A celebração ocorre sempre no penúltimo domingo de Outubro de cada ano, tradicionalmente reconhecido como o mês missionário. 


“Queridos irmãos e irmãs, neste Dia Mundial das Missões, dirijo o meu pensamento a todas as Igrejas locais: Não nos deixemos roubar a alegria da evangelização! Convido-vos a mergulhar na alegria do Evangelho e a alimentar um amor capaz de iluminar a vossa vocação e missão”, disse o papa Francisco na mensagem.


Leia o texto na íntegra: AQUI

Fonte: CNBB


CNBB apresenta mensagem "Pensando o Brasil" a pré-candidatos



A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu a visita dos pré-candidatos a presidente e vice-presidente da República, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva. O arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, entregou aos políticos documentos da Conferência que possuem as reflexões do episcopado a respeito da realidade do Brasil, como o subsídio “Pensando o Brasil: desafios diante das eleições 2014”.

De maneira especial, foi apresentada aos candidatos a visão da CNBB diante da questão indígena, dos quilombolas e da questão agrária. Também foi abordado o projeto de reforma política, organizado por meio da Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas, que reúne mais de 90 entidades, entre elas a CNBB.

O cardeal Raymundo Damasceno Assis considera a visita de políticos à CNBB como momentos para “aperfeiçoar a democracia e facilitar a participação popular”. Ele também explicou que a iniciativa sempre parte dos elegíveis. “Os candidatos nos propõem uma visita e nós os recebemos indistintamente”, disse.

Dom Damasceno também deixou claro aos jornalistas presentes que “a CNBB não toma posição político-partidária, mas estimula o debate político entre todos os candidatos e a participação da sociedade”.

“Não devemos ficar apáticos, anestesiados, o cidadão deve participar não só com o voto, mas procurando exercer o seu direito com responsabilidade, liberdade, pensando nas graves questões do país e em quem pode de fato conduzir o país da melhor maneira possível”, orientou o cardeal.

A juventude recebeu, na oportunidade, uma convocação do presidente da CNBB para que participe do processo eleitoral. Dom Damasceno entende que há uma desilusão e desencantamento dos jovens com os políticos, mas pede que haja envolvimento. “Que realmente eles participem e contribuam para melhorar a nossa democracia e colocar políticos comprometidos com o serviço do bem comum, da causa pública no nosso país, candidatos competentes, capazes de devotar e entregar a sua vida ao bem do povo”, sinalizou. A visita aconteceu dia 12.

Fonte: CNBB


Papa Francisco anuncia o novo protodiácono da Igreja


O cardeal italiano Renato Raffaele Martino, 81, é o novo protodiácono nomeado pelo papa Francisco, na quinta-feira, 12.  Uma das funções do protodiácono é anunciar ao mundo a eleição do novo pontífice, proferindo a conhecida expressão Habemus Papam, “Nós temos um papa”.

O cardeal francês Jean Louis Tauran ocupava essa função, passando, agora, para a ordem dos cardeais-presbíteros. Foi ele que fez o anúncio da eleição do cardeal argentino, Mario Jorge Bergoglio, como novo papa.  

Na dimensão apostólica da Igreja Católica, são três ordens de cardeais, sendo os cardeais-bispos, cardeais-presbíteros e cardeais-diáconos. Os cardeais-bispos são titulares das seis igrejas suburbicárias de Roma (Albano, Frascati, Palestrina, Porto-Santa Rufina, Sabina-Poggio Mirteto e Velletri-Segni). São eles que têm a responsabilidade de eleger o decano do Colégio Cardinalício, cujo nome indicado, também, deve ser aprovado pelo papa.

Em sua maioria, os cardeais da Igreja pertencem à ordem dos cardeais-presbíteros, e a cada um é confiado um título na diocese de Roma. Já os cardeais-diáconos recebem uma diaconia na mesma cidade. Como membros do colégio de cardeais, os patriarcas de rito oriental integram a ordem dos cardeais-bispos, sem receber a atribuição de uma igreja suburbicária.

Juntamente com o cardeal Tauran, foram transferidos para a ordem dos presbíteros os cardeais Julián Herranz, Javier Lozano Barragán, Attilio Nicora, Georges Marie Martin Cottier e Francesco Marchisano.

CNBB com informações da Rádio Vaticano.