sábado, 3 de novembro de 2012

31º Domingo do Tempo Comum (Todos os santos e santas)



         INICIAÇÃO

                Há uma perfeita coesão entre as três leituras deste 31º domingo do Tempo Comum, no qual a Igreja celebra a Festa de todos os santos e santas. A (primeira leitura) nos propõe elevar os olhos para a condição santa à qual o Pai nos destinou. Tal atitude, só será possível, se os fiéis souberem manter-se na fidelidade à sua vocação batismal, em meios às tribulações.
É percebível a presença pertinente de um fato: Deus, o Santo dos santos, quer promover-nos em santidade, imagens suas (2ª leitura). O Concílio Ecumênico Vaticano II nos lembra que todo cristão é chamado a ser santo. Jesus aponta as bem-aventuranças como o caminho alternativo para quem quer ser feliz e, consequentemente, o da santidade (Evangelho).
   
   ·       PRIMEIRA LEITURA (Ap 7,2-4.9-14)

O que é ser santo?
                Quando o assunto é santo, logo de cara, parece ser algo ligado a perfeição. Se for assim, quem então poderá ser santo? Só Deus, então? Realmente só ele está completamente acima do mundo perecível e efêmero no qual se vive.
                Uma ideia que é bastante conciliável entre muitos é que a santidade não é uma condição superior que possamos alcançar apenas com os nossos esforços ascéticos (disciplinas+exercícios espirituais), não é fruto só do nosso heroísmo, mas é, sobretudo puro dom de Deus. Ou seja, só ele pode tornar-nos santos.
                Os santos são ainda hoje considerados intermediários entre os fiéis e Deus. Por isso, são considerados como advogados, padrinhos, irmãos, que, juntamente conosco, dirigem-se sempre ao mesmo Pai.
                Alguns detalhes: Na primeira cena, a leitura apresenta os fiéis em meio a grandes tribulações. Deus, contudo, sem livrá-los das dificuldades, intervém, em seu favor. Trata-se ainda do selo, que, aliás, quer significar o batismo, a marca que o cristão recebe.
                Em seguida, o texto evidencia a visão dos eleitos no céu, aqueles que foram marcados com o selo. Eles são incontáveis (12x12x1000= 144.000, v. 4), e provém de todas as partes do mundo. Portam vestes brancas, a vida nova na qual se plenificaram na glória celeste. A veste branca é o símbolo da alegria e da inocência, as palmas são o sinal da vitória.
                Quem são os que estão de pé diante do trono do cordeiro? São as comunidades dos santos do céu. São os que neste mundo suportaram tribulações e perseguições e doaram sua vida pelos irmãos como fez o Cordeiro, que doou a sua vida (Jesus Cristo).
                Participam da liturgia celeste. O hino que cantam proclamam Deus e o Cordeiro como autor de salvação.
                Esta página foi escrita para estimular os cristãos perseguidos a perseverarem com paciência: está se realizando neles o que aconteceu com Jesus, o Cordeiro. Se o seguirmos como se segue um pastor, faremos parte do seu triunfo.

·      SEGUNDA LEITURA (1 Jo 3,1-3)

O primeiro versículo da leitura diz, acima de tudo, que a vida divina é um dom gratuito do Pai. Ainda que não possa ser verificada com os sentidos, sua presença não passa despercebida porque produz sinais inequívocos que todos entendem constatar.
A segunda parte da leitura recorda uma verdade muito consoladora: o Pai não aguarda o dia da nossa morte para dar-nos essa vida divina, ele no-la dá já hoje. Contudo, isso acontecerá quando “ele se manifestar e nós seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal qual ele é”.
Em fim, atenção: Diante de Cristo nossos olhos abrir-se-ão, e então compreenderemos o que Deus fez em nós.

·      EVANGELHO (Mt 5,1-12ª)

Quem nunca sentiu necessidade de encontrar Deus, seus pensamentos, seus planos? Mas como encontrá-Lo? Como agendar tal encontro? As experiências espirituais e religiosas mais antigas, tais como a de Moisés e Elias, por exemplo, as tiveram “no alto da montanha”.
No texto de hoje, dois detalhes aparecem com bastante significância: 1º) O lugar: O evangelista Mateus, ao tratar das bem-aventuranças, ele as coloca a partir duma montanha. 2º detalhe) os destinatários: as multidões vindas de tantos lugares (Síria), (Galiléia), (Decápole), (Jerusalém), (Judéia), (e o outro lado do Jordão).
Vendo as multidões, Jesus sobe a montanha que, simbolicamente, é o lugar de Deus e do encontro com ele. Na concepção do Mestre, não há fronteiras e muito menos discriminação. Ele promulga a nova constituição do povo de Deus, promovendo assim os marginalizados.
Jesus indica aos seus discípulos que, para segui-lo fielmente, terão que assumir um projeto de vida, e esse, só será possível a partir da proposta das bem-aventuranças. Tudo leva a crer numa nova perspectiva de vida, baseada na instalação do Reino de Deus, que já se inicia na alegria e no perdão. Claro que, a condição para se levar a cabo tal alternativa, terá que se concretizar no coração das pessoas, algumas condições, tais como: “os pobres em espírito” (1ª), “os que choram [os aflitos]” (2ª), “os mansos” (3ª), “os que têm fome e sede de justiça” (4ª), os misericordiosos” (5ª), “ os puros de coração”(6ª), “os pacíficos” (7ª), “os perseguidos por causa da justiça” (8ª).
As bem-aventuranças são propostas de felicidade. Jesus simplesmente constata a situação do povo que o segue (pobres, afligidos, despossuídos). Deus se solidariza com todos, confiando-lhes a ação do Reino de amor, justiça e paz.
Sobre quais valores firmar-nos enquanto estamos à espera de encontrar Cristo, de “vê-Lo tal qual é”? A proposta do evangelho é clara, nos indica as Bem-aventuranças. Cristo nos sugere que nos entreguemos de “corpo e alma” para podermos construir a “fraternidade perfeita”.

Pe. Francisco de Assis Inácio
- Pároco da Imaculada Conceição de Nova Cruz – RN -

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Última semana para votar no blog da Pascom




Última semana para você votar no blog da Pascom. Acesse: pascomnovacruzrn.blogspot.com.br e clique na imagem VOTE AQUI. A votação do SEGUNDO TURNO no Prêmio Top Blog Brasil encerra dia 10 de novembro, às 14h - horário de Brasília. Atenção: Você pode votar 1 vez por email, 1 vez por Facebook e 1 vez pelo Twitter. 


O blog da Pascom está classificado entre os cem melhores na categoria religião do Prêmio Top Blog. Desde já equipe da Pascom agradece seu voto. 


Clique na imagem no topo da Página



Festa da padroeira de Natal começa dia 11




Imagem de Nossa Senhora da Apresentação
Foto: Cacilda Medeiros


Com o tema "Bem aventurada aquela que acreditou", uma citação do Evangelho de Lucas, a festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, Nossa Senhora da Apresentação, tem início no próximo dia 11. Nesse dia, às 18h30, haverá procissão da bandeira, saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, conhecida como antiga Catedral, para a Catedral Metropolitana. Às 19h30, na Catedral, haverá missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, terá início o funcionamento da quermesse.
O novenário da festa será rezado de 12 a 20 de novembro, sempre às 19 horas. Todas as noites, também haverá funcionamento de quermesse. Durante esses dias, os fiéis serão convidados a fazerem doação de alimentos não perecíveis, material de limpeza, material de higiene pessoal, como escova e creme dental, e fraldas. Todo material arrecadado será doado ao Hospital Infantil Varela Santiago.

A festa de Nossa Senhora da Apresentação prosseguirá até o dia 21 de novembro, feriado municipal em Natal. Antecedendo aos festejos, é realizado o Cerco de Jericó, de 3 a 10 de novembro, na capela do Santíssimo Sacramento, situada no subsolo da Catedral Metropolitana.

A programação festiva tem à frente o pároco, da catedral Padre Valdir Cândido de Morais, e o vigário paroquial, Padre Elielson Cassimiro de Almeida.

Fonte: Arquidiocese de Natal


ECC adia Feijoada para dia 11



Feijoada realizada em 2011

A equipe dirigente do ECC da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, comunica que a Feijoada Dançante, foi adiada para o próximo domingo, no dia 11, no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 11 horas. As senhas ainda estão à venda com os casais do ECC. Antes a Feijoada estava marcado para dia 4.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia de Finados - Rezar pelos mortos



Porque a Bíblia ensina que é santo e salutar o pensamento e a prática de rezar pelos mortos. E por isso nos apresenta o Apóstolo São Paulo realizando essa salutar prática. De fato, no 2º Livro dos Macabeus, capítulo 12, vers. 43 a 46, lemos: “(Judas Macabeu) tendo feito uma coleta mandou duas mil dracmas de prata a Jerusalém para se oferecer um sacrifício pelo pecado. Obra bela e santa, inspirada pela crença na ressurreição, porque se ele não esperasse que os mortos haviam de ressuscitar, seria coisa supérflua e vã orar pelos defuntos. Ele considerava que, aos falecidos na piedade está reservada uma grandíssima recompensa. SANTO E SALUTAR ESSE PENSAMENTO DE ORAR PELOS MORTOS, para que sejam livres dos seus pecados". Este texto do Antigo Testamento tem confirmação em vários outros do Novo Testamento, embora os protestantes o tenham por “apócrifo”. Vejamos:
Assim, São Paulo, na 2ª Epístola a Timóteo, cap. 1, vers. 18, assim ora a Deus pelo amigo Onesíforo: "Que o Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia do Senhor naquele dia".

Nota: Comparando os vers. 15 a 18 do cap. 1º, com o vers. 19 do cap. 4º desta mesma Epístola, vê-se que Onesíforo já era morto, porque nestes textos, S. Paulo se refere nominalmente a outras pessoas, e quando seria o caso de nomear Onesíforo, seu grande amigo e benfeitor, ele não o faz, mas só se refere “à casa” e “à família de Onesíforo”. Daí se conclui que ele não era mais do número dos vivos. E S. Paulo reza por ele, pedindo ao Senhor misericórdia para ele. Portanto, os católicos rezam pelos mortos, porque, com a Bíblia e toda a Tradição, desde os tempos apostólicos, crêem na existência do Purgatório. Que se entende por Purgatório?
Purgatório é o lugar de purificação em que as almas dos justos, que não se santificaram suficientemente neste mundo, hão de completar a sua purificação, “por intervenção do fogo”, para serem admitidas no Céu, “onde nada de impuro entrará”. (Apocalipse 21,27) É, pois, o lugar em que as almas dos que morrem na amizade de Deus, isto é, em estado de graça - mas com alguma dívida por culpas leves, ou por culpas graves já perdoadas sem a devida expiação - se purificam inteiramente para entrar no Céu, a visão e posse de Deus. Ali gozarão para sempre da sua perfeita felicidade na glória celeste. Agora, só a alma. E depois da ressurreição da carne, unida ao próprio corpo.

Pe. Janilson Macedo
Vigário Paroquial de Nova Cruz

Camisa do Muticom está à venda





Já está à venda a camisa do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, no valor de R$ 15,00. Pode ser adquirida na sala da Pastoral da Comunicação, localizada no subsolo da Catedral Metropolitana de Natal.

Adquira, vista e divulgue este grande evento da comunicação, que acontecerá em Natal (RN), em 2013.

Mais informações: (84) 3615-2800 / contato@muticom.com.br

Fonte: Arquidiocese de Natal

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação é lançado em Natal


Da esq.: Dom Manoel Delson, Dom Jaime, Pe. Edilson Nobre e prof. José Zilmar



O auditório do Laboratório de Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, em Natal, ficou lotado, na manhã desta quarta-feira, 31 de outubro, no lançamento do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. O lançamento aconteceu exatamente um ano antes do Mutirão, que será sediado em Natal (RN), no campus da UFRN, de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013.

Na abertura da solenidade de lançamento, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, destacou a importância da comunicação para a Igreja, fazendo referências ao Documento Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II. Quanto aos Mutirões de Comunicação, Dom Jaime reconhece que estes têm “se desenvolvido e alcançado grande importância para a Igreja e para a comunicação, de um modo geral”.

Participantes da solenidade, no auditório do Laboratório de Comunicação, da UFRN



A parceria entre as instituições promotoras do Mutirão -  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Signis Brasil, Arquidiocese de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte - foi ressaltada nas palavras do bispo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, referencial da Pastoral da Comunicação no Regional Nordeste 2 e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB. “É a primeira vez que o Mutirão Brasileiro acontece em uma universidade federal. Isso dá mais visibilidade ao evento e favorece envolver mais os estudantes e professores de comunicação social.  Parabéns à UFRN, por participar desta parceria”, ressaltou Dom Delson.  O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação entrou no calendário de atividades acadêmicas da UFRN, para 2013, como um projeto de extensão universitária.

A reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, foi representada na solenidade pelo superintendente de comunicação da Universidade, professor José Zilmar Alves da Costa. “Desde os primeiros contatos da Igreja com a UFRN, a reitora sempre se mostrou aberta à parceria. Ele tem a compreensão de que é um bom momento para que um tema tão relevante – comunicação e participação cidadã – seja colocado em pauta por promotores que têm respaldo na sociedade, como a Igreja Católica e a Universidade Federal”, enfatizou o professor Zilmar.

Durante a manhã, o coordenador geral do 8º Muticom, Padre Edilson Nobre, fez uma apresentação do que será o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, inclusive a programação dos seis do evento. Os presentes também conheceram a Canção do 8º Muticom, que foi escolhida em concurso, e tem letra do professor Francisco Morais, de Natal, e música do compositor potiguar, Ismael Dumangue.

Padre Ermanno Alegri, conferencista




A segunda parte da programação de lançamento foi dedicada a uma palestra sobre o tema do Muticom: “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”, proferida pelo diretor executivo da Agência de Notícias Adital, de Fortaleza (CE), Padre Ermanno Alegri.  “Sentimos necessidade de uma comunicação com participação cidadã”, disse o padre.  Em relação aos meios e processos, ele afirmou que a Igreja precisa cuidar mais da profissionalização. “Devemos acreditar que se temos valores a comunicar, temos que investir e crescer e, para isso, profissionalizar as pessoas que trabalham nos meios de comunicação da Igreja”, sublinhou.

Toda a solenidade de lançamento foi transmitida, em tempo real, pela internet, através do site www.muticom.com.br  e pelas redes sociais.

Ainda nesta quinta-feira, das 14 às 15 horas, a Rádio Rural de Natal AM 1090 e outras emissoras de rádio levaram ao ar o “Especial Muticom”. Um programa radiofônico em preparação para o 8º Mutirão, com a participação da Irmã Élide Fogolari, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB; Irmã Helena Corazza, presidente da Signis Brasil; professor Miguel Pereira, da PUC/RJ e um dos coordenadores do 7º Mutirão, realizado em 2011; dos coordenadores da oitava edição do Mutirão; e  do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira. O programa ainda contou com a participação de pessoas de vários estados do Brasil, que já estão se mobilizando e articulando as comunidades para participarem do encontro, no próximo ano. 

A programação, bem como o ‘Especial Muticom’,  a canção, sugestões de hospedagem e outras informações sobre o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação estão disponíveis no site www.muticom.com.br.

Fotos: José Bezerra
Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Paróquia de Nova Cruz divulga horários das missas para o Dia de Finados




A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz divulga os horários das missas para o dia 2 de novembro, Dia de Finados. Serão 11 missas nas capelas, igrejas e cemitério da cidade e nas comunidades, todas presididas pelos padre Francisco de Assis e Janilson Macedo. A novidade deste ano será a missa na Igreja Matriz, às 7 horas da manhã. 


No Dia de Finados  uma multidão fieis se dirigem ao cemitério de Nova Cruz, desde as primeiras horas da manhã para homenagear os entes querido  e amigos já falecidos, dentro da tradição deste dia de Finados. 

Fonte: claudiolimanews.blogspot,com.br

Na Rua Frei Alberto Cabral, que dá acesso direto ao Cemitério, mais uma vez será grande quantidade de vendedores ambulantes com grinaldas, flores, velas e outros utilizados pelas pessoas em homenagem aos mortos. No dia 2, às 19 horas, acontecerá a Tradicional Missa de Finados no Cemitério. Confira os horários: 



7h - Missa na Igreja Matriz
7h30 - Missa em Lagoa de Serra
9h - Missa na Igreja de São Sebastião
10h - Missa em Serrote dos Bezerras
10h30 - Missa em Primeira Lagoa 
15h - Missa em Conceição e Juriti
17h - Missa em Lagoa Limpa do Fernando e Lagoa Seca
19h - Missa no cemitério de Nova Cruz e em Lagoa Limpa 



Foto: Missa de finados realizada no cemitério de Nova Cruz, em 2011
Fonte: folhadoagreste.com

Pascom prepara encontro arquidiocesano



Encontro Arquidiocesano de Avaliação e
Planejamento da Pascom,  realizado em 2011
Foto: Cacilda Medeiros


A coordenação arquidiocesana, articuladores zonais e coordenadores paroquiais da Pastoral da Comunicação se reunirão dias 24 e 25 de novembro, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, Natal. Durante todo o dia 24, os participantes farão uma avaliação das ações desenvolvidas, em nível arquidiocesano, zonal e paroquial, em 2012, e elaborarão um plano de ação para 2013. “No próximo ano, teremos dois momentos fortes: os 15 anos de implantação da Pascom, na Arquidiocese de Natal, e a realização do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação”, adianta Cacilda Medeiros, da equipe de coordenação arquidiocesana da Pascom. Há cerca de dois meses, a Pastoral da Comunicação vem em processo de avaliação das ações, com assessoria de Marilene Moura e Verônica Barros.

O domingo, 25, será dedicado os encaminhamentos do Plano 2013, a divulgação da realização da segunda turma do Curso de Comunicação para a Pastoral e do 8º Muticom e outras informações da coordenação arquidiocesana.


Fonte: Arquidiocese de Natal

CD e DVD Bote Fé Brasil estão à venda



Capa do CD "Bote Fé Brasil"



O CD - volumes 1 e 2 - e o DVD “Bote Fé Brasil”, gravado pela Sony Music, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, já se encontra à venda. Ambos foram gravados na Praia do Forte, em Natal, dia 10 de fevereiro deste ano, em um show que reuniu 25 mil pessoas e mais de trinta cantores católicos. 

Os CDs trazem 12 canções, cada, e o DVD, 21 canções. Na faixa 1, está “Um certo Galileu”, cantada pelo Padre Zezinho; seguida de “Glória e Majestade”, cantada por Adriana Arydes; “Coragem”, cantada pelos Cantores de Deus e Bruno Camurante; “Anjos de Deus”, com o Padre Marcelo Rossi; “Nunca pare de sonhar”, do Padre Fábio de Melo; “Força e Vitória”, com Eliana Ribeiro; entre outros. 

O CD e o DVD também trazem o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Fonte: Arquidiocese de Natal

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação tem lançamento dia 31



Uma programação, composta de palestra e programa radiofônico, marca o lançamento oficial do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação - Muticom, dia 31, quarta-feira próxima. Pela manhã, das 9 às 11 horas, o lançamento será no auditório do Laboratório de Comunicação, no Campus da UFRN, em Natal. Na ocasião, será proferida uma palestra sobre o tema: “Comunicação e participação: meios e processos”, com o Padre Ermanno Allegri, diretor da Agência de notícias Adital, de Fortaleza (CE). Além da palestra, será apresentada a programação  e a canção do 8º Muticom, que será sediado na UFRN, no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. Da solenidade, também participarão o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Campina Grande (PB) e  membro da Comissão de Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB; diretores e professores da UFRN e representantes da imprensa potiguar.
               Ainda, no dia 31, das 14 às 15 horas,  algumas emissoras de rádio levarão ao ar o programa “Especial Muticom”, com a participação dos coordenadores do evento; da Irmã Élide Fogolari, da CNBB; do Professor Miguel Pereira,  da PUC/RJ, que coordenou a sétima edição do Mutirão; da Irmã Helena Corazza, presidente da Signis Brasil, e de pessoas de várias partes do Brasil, que já estão se preparando para participar do 8º Muticom. As duas atividades marcam um ano de preparação para o evento.

O que é o Muticom

               Os Mutirões Brasileiros de Comunicação vêm sendo realizados desde 1998, em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação – UCBC.  Os sete mutirões anteriores aconteceram nas seguintes cidades: Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP),  Salvador (BA), Guarapari (ES), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e, o último, foi realizado no Rio de Janeiro, em julho de 2011.
Os Mutirões são promovidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, juntamente com outras instituições. No caso específico da oitava edição, o Muticom funcionará como um projeto de extensão do Curso de Comunicação Social, da UFRN. O evento reúne profissionais, estudantes, pesquisadores da comunicação, pessoas envolvidas com a comunicação na Igreja Católica e comunicadores populares.

Programação do 8º Muticom

               A abertura do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação acontecerá na noite do dia 27 de outubro de 2013, no auditório do Hotel Praia Mar, Via Costeira, Natal. A partir do dia 28, as atividades se concentrarão no Campus da UFRN.
               Diariamente, a cada manhã, haverá um seminário; e, à tarde, grupos de trabalhos. A programação também constará de atividades espirituais e culturais. A conferência sobre o tema do Muticom – “Comunicação e participação cidadã: meios e processos” – será proferida por Muniz Sodré, escritor e professor emérito da UFRJ.       

Preparação

                Há cerca de dois anos, as instituições organizadoras, principalmente a Arquidiocese de Natal e o Departamento de Comunicação da UFRN, vêm se preparando para o 8º Muticom. Cinco equipes – Acadêmica, Comunicação, Infraestrutura, Cultura e Espiritualidade  - vêm se reunindo, periodicamente, para preparar o evento.
               As pessoas, do Rio Grande do Norte e de outros estados, também podem se preparar, com antecedência, para participar do evento.  Os interessados poderão, por exemplo, fazer reserva da hospedagem, já a partir de 01 de novembro próximo. No site no Mutirão – www.muticom.com.br – terá um link com sugestões de locais de hospedagem. Nesse espaço, as pessoas poderão solicitar a reserva de hotel, assim como de passagens aéreas
               As inscrições estarão abertas a partir do dia 01 de março de 2013, também no site do Muticom.



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Paróquia de Nova Cruz encerra festividade em homenagem a São Judas


A comunidade de São Judas festejou o padroeiro no periodo de 25 a 28, com programação religioso e social. Este ano a festa aconteceu em frente ao terreno onde será construida a capela São Judas. Os trabalhos de construção terão inicio ainda este ano. Toda renda da festa será destinado para iniciar a construção. 

Na tarde do último domingo, 28 de outubro, dia em que a Igreja Católica celebra o dia de São Judas Tadeu, santo esse conhecido, o santo das causas difíceis, A paróquia de Nova Cruz, realizou o encerramento da festa em homenagem ao padroeiro, São Judas. Por volta das 17 horas, fieis paroquianos saíram as ruas do bairro, com a imagem de São Judas, em procissão, em seguida aconteceu a missa de encerramento que foi presidida pelo  Pe. Francisco de Assis.




Antes da missa fieis  aguardavam a chegada da procissão



Terreno onde será construída a capela



Procissão

Missa



Pároco de Nova Cruz reuniu conselheiros


O Pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis, reuniu os membros do Conselho Pastoral Paroquial, para tratar de vários assuntos sobre a Paróquia da Imaculada Conceição. Entre os assuntos da reunião que o Pe. Assis abordou foi sobre a festa da padroeira que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro. Antes, no período de 8 a 29 de novembro será realizado a peregrinação dos quadros e da imagem centenária da Imaculada Conceição. A peregrinação acontece dos quadros acontecem nas residencias dos bairros da cidade enquanto a imagem peregrina pelas comunidades.

As religiosas Filhas do Amor Divino e o Pe. Janilson Macedo, vigário paroquial, participaram da reunião. O Conselho Pastoral se reúne mensalmente, sempre no 4º sábado de cada mês. Este mês de outubro a reunião aconteceu, no último sábado, 27, no salão do ECC.  

Pe. Assis, pároco de Nova Cruz