sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Paróquia participa da V Feira de Negócios

Neste ano, tendo em vista a Inauguração do Santuário de Santa Rita, a Paróquia participa da V Feira de Negócios do Trairi, com um estande moderno, com diversos artigos religiosos, voltados à figura do desenvolvimento econômico e religioso dessa Região, Santa Rita de Cássia.

A Equipe Responsável Por esse estande está sob a Administração da coordenadora da Pastoral do Dízimo , Josa Ribeiro, que não mede esforços para que a religiosidade e beleza estejam presentes no Ambiente.


Começa hoje o 18 ECC em Nova Cruz

A paróquia de Nova Cruz realiza a partir de hoje, 10, até o próximo domingo, dia 12, o 18 Encontro de Casais com Cristo-ECC. O encontro será realizado o Colégio de Nossa Senhora do Carmo, com inicio , marcado para às 19 horas, com a participação de mais de 40 casais. Os casais do 18 ECC serão apresentados a comunidade no próximo dia 19, na missa das 19 horas na Igreja Matriz, como aconteceu nos anos anteriores. Na foto acima, casais que participarão do 17 ECC. O serviço do ECC na igreja tem uma grandiosa atuação, eles participam e ajudam nas diversas atividades realizadas pela paróquia.

Celam promove encontro com responsáveis pela comunicação das Conferências Episcopais



Bispos e assessores das Comissões Episcopais de Comunicação dos países do Cone Sul estão reunidos desde terça-feira, 7, em Buenos Aires, Argentina, para discutir a comunicação na Igreja. O evento, promovido pelo Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), teúne 20 pessoas e tem a participação de especialistas em diversas áreas e reflete sobre os “Sinais de vida existentes na sociedade”.

“O documento de Aparecida está sendo o referencial para o estudo nesta reunião não como conteúdo específico de comunicação, mas para uma análise que faz perceber em que medida a Conferência de Aparecida concebeu a Igreja como sujeito comunicado e comunicador. Além disso, procuramos ver como a comunicação atravessa o documento”, disse a assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, Irmã Élide Fogolari.

“A expressão comunicação aparece 31 vezes no Documento de Aparecida, por outro lado, existem inúmeros termos que estão relacionados diretamente com a comunicação”, acrescenta a religiosa que, juntamente com o bispo responsável pela comunicação no Regional Sul 1 (São Paulo), dom Vilson Dias de Oliveira, representa a Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB na reunião.

O secretário executivo do Departamento de Comunicação e Imprensa do Celam, padre Carlos Arturo Quintero, reconheceu o evento como um incentivo importante às Conferências Episcopais da América Latina e Caribe e analisou os desafios da Igreja em relação aos novos meios de comunicação.

"O grande problema da comunicação na Igreja não reside nos meios, mas nos relacionamentos e nas novas tecnologias que estão suscitando uma nova cultura”, declarou o assessor.

“Na comunicação é mais importante construir pontes que ter um meio”, disse dom Agustín Radrizzani, que é o responsável pela comunicação da Igreja na Argentina. Ele ressaltou que o impulso de comunicar “nasce do encontro pessoal com Jesus Cristo, do testemunho que se origina deste encontro e do processo de conversão pelo qual são convidados seus discípulos missionários”.

Fonte CNBB

Arquidiocese de Maceió faz show beneficente com padre Fábio

A Arquidiocese de Maceió (AL) realiza um show beneficente com o padre Fábio de Melo em prol das vítimas das enchentes na região.

O show é uma iniciativa das ações do SOS Alagoas e acontece neste domingo, 12, às 16h30, no Parque da Pecuária, em Maceió. Segundo a responsável pelo Conselho de Leigos Arquidiocesano e coordenadora geral do show, Rejane Gaia, "a Arquidiocese de Maceió, sensibilizada com as conseqüências das enchentes que atingiram nosso Estado, entendeu que somente ajudar na distribuição de donativos era insuficiente. Há uma necessidade maior, como ação concreta e de cunho social em prol das famílias castigadas pelas enchentes, por isso, estamos promovendo esse show beneficente".

Na programação consta a abertura do show com as bandas Deus é Fiel e Ministério Aleluia, e entrada às 19h do padre Fábio de Melo. As bilheterias funcionarão a partir das 9h no dia do evento e os portões serão abertos a partir das 16h.

Fonte Cn noticias


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Congresso Vocacional retoma as grandes intuições da Conferência de Aparecida, afirma presidente da CNBB




A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB encerrou, dia 7, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), o 3º Congresso Vocacional do Brasil. Durante cinco dias, 386 animadores vocacionais de todo o país estudaram e debateram o tema “Discípulos missionários a serviço de todas as vocações”.

Discretamente na penúltima fileira do auditório Rainha dos Apóstolos da Casa de Retiro Vila Kostka, onde se realizou o Congresso, assentou-se o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. Atento, ele acompanhou a exposição dos assessores, as intervenções dos participantes e toda a condução dos trabalhos presididos pelo bispo da prelazia de São Felix do Araguaia, dom Leonardo Ulrich Steiner.

A poucas horas do fim do Congresso, dom Geraldo concedeu uma entrevista exclusiva à Assessoria de Imprensa da CNBB e falou do significado deste evento para a Igreja no Brasil. “As grandes instituições de Aparecida são retomadas neste Congresso que procura aplicar para o setor específico da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional, as próprias Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, disse dom Geraldo.

O presidente da CNBB disse, ainda, que o Congresso recordou a necessidade de se levar em conta a variedade das vocações na Igreja e não considerar os leigos como colaboradores dos ministros ordenados. “Não são os leigos os colaboradores dos ministros ordenados, é o inverso; somos nós, ministros ordenados, que estamos a serviço do laicato, do povo santo de Deus”.

Dom Geraldo falou, também, da vocação específica do leigo que milita na política. “A ação político-partidária, como lembra o papa [João Paulo II], é mais compatível com a vocação do cristão leigo e leiga que do ministro ordenado, por razões óbvias. O ministério da palavra não pode ser comprometido por nenhuma posição político-partidária”.

Fonte CNBB

Diocese de Pesqueira realiza caminhada por um milhão de árvores em Pernambuco



A cidade de Pesqueira, no Agreste Meridional de Pernambuco, a caminhada da campanha Junte-se a Nós, Plante Mais Uma Árvore Para Um Mundo Melhor, que tem o objetivo de plantar Um Milhão de Árvores em Pernambuco até junho de 2011. A caminhada é uma realização da Cáritas Diocesana/Diocese de Pesqueira e o Projeto Plante essa Idéia em parceria com outros atores locais da cidade.

Participaram cerca de 500 agricultores e agricultoras de 14 municípios do Agreste Meridional, além da sociedade da cidade de Pesqueira, representantes de igrejas e empresários locais. Além da caminhada houve feira de artesanato e exposição e troca de diversos tipos de mudas, como hortaliças e fruteiras da região. A atividade também contou com apresentações culturais locais. A concentração da caminhada aconteceu na Praça Dom José Lopes, centro de Pesqueira, e seguiu até a Praça Comendador José Didier (Praça da Rosa), onde aconteceram as apresentações culturais e a feira. Lá também aconteceu o lançamento da campanha na cidade.

Campanha - Na última terça-feira, dia 31 de agosto, o Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente também aderiu a campanha, com o lançamento do Programa Pernambuco Verde. As 190 mil árvores previstas para serem plantadas pelo programa irão ser contabilizadas pela campanha.

Contador de árvores na internet – A campanha Junte-se a Nós, Plante Mais Uma Árvore Para Um Mundo Melhor, iniciada em junho de 2010, está com o contador de árvores plantadas na internet. Acessando a página eletrônica www.plantemaisarvores.wordpress.com qualquer pessoa pode fazer o cadastramento das árvores que já plantou em Pernambuco. A campanha também conta com um perfil no twitter www.twitter.com/maisarvorespe onde os participantes da campanha podem interagir.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cardeal de São Paulo visita Arquidiocese de Natal


O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, chegou nesta quarta-feira a Natal, com o intuito de conhecer os locais aonde aconteceram os martírios de Cunhaú e de Uruaçu, além do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz.

Na quinta-feira, pela manhã, ele vai à Capela de Nossa Senhora das Candeias, na comunidade de Cunhaú, no município de Canguaretama, onde celebrará missa. Foi em Cunhaú que, em 16 de julho de 1645, aconteceu o martírio do Pe. André de Soveral e de um grupo de leigos. À tarde, Dom Odilo conhecerá o Santuário dos Bem-aventurados Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal. De lá, irá até a Comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante. Em Uruaçu, aconteceu o morticínio de outro grupo de pessoas, em 3 de outubro de 1645.

Na próxima sexta-feira, dia 10, pela manhã, o cardeal irá até a cidade de Santa Cruz, para conhecer o Santuário de Santa Rita de Cássia, inaugurado recentemente. Às 16h30, ele presidirá missa, na Catedral Metropolitana e, após, atenderá à imprensa natalense.
Dom Odilo retornará a São Paulo, na noite de sexta-feira.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Santuário dos Mártires festejará padroeiros

Sauntuário dos Mártires, no bairro de Nazaré
Foto: José Bezerra

A paróquia do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, bairro de Nazaré, Natal, celebrará a festa no período de 17 a 26 deste mês. A abertura, na Matriz, será às 19 horas, com o hasteamento das bandeiras e celebração da missa. No período de 18 a 25, haverá novena, às 19 horas, e missa, às 19h30. O tema da festa, neste ano, é: “O testemunho dos mártires nos impulsiona para a missão”. No dia 26, a programação começará às 9h30, com missa na Matriz do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré.

A principal celebração será às 17 horas, no monumento aos Mártires, em Uruaçu, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, com transmissão ao vivo pela TV Século 21. Fiéis de várias paróquias estão organizando caravanas para a celebração da festa. Depois da celebração, haverá um Show com o Pe. Zezinho.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Escola de Nova Cruz homenageia Drª Zilda Arns


O desfile de 7 de setembro em Nova Cruz teve uma justa homenagem a fundadora da Pastoral da Criança, Drª Zilda Arns. O Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI, convidou a Pastoral da Criança da Paróquia da Imaculada Conceição para fazer parte do desfile da escola. Um painel com a caricatura da Drª Zilda, em um carro, e membros da Pastoral fizeram parte da homenagem. O Pe. Edilson Nobre, administrador paroquial e o diac. Cidney Firmino, estiveram prestigiando a solenidade de 7 de setembro, ao lado das autoridades locais.











segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Viagem dos bispos à Amazônia


Uma comitiva de Bispos brasileiros, incluindo o Arcebispo Dom Matias Patricio, o Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Osvino José Both, realiza visita ao Comando Militar da Amazônia (CMA), no período 26 de agosto a 03 de setembro.

Após a chegada ao Comando Militar da Amazônia, os visitantes assistiram às palestras de representantes das Forças Armadas. O tema foi a Amazônia (características, fatores geopolíticos e estratégicos) e a presença da Marinha, do Exército e da Força Aérea na região, com destaque para as atividades que são desenvolvidas na Amazônia Ocidental.

As palestras foram proferidas pelo Comandante do CMA, General Mattos, pelo Chefe do Estado-Maior do CMA, General Rosas, pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Sílvio Luís da Marinha do Brasil e pelo Chefe do Grupo Coordenador do Estado-Maior do 7º COMAR, Coronel Aviador Albino, da Força Aérea Brasileira.

O evento foi organizado pelo Ordinariado Militar do Brasil e conta com apoio do Exército e Força Aérea.





Fonte:www.exercito.gov.br

Catequista de Nova Cruz participaram de formação

Catequista de primeira eucaristia e crisma da Paróquia de Nova Cruz participaram de formação no domingo dia 5, no Centro Pastoral do Catolé. Durante o encontro foram realizados momentos de oração, dinâmicas, oficinas, com assessoria da Comissão Arquidiocesana da Catequese.

Pe. Iranildo Augusto esteve no encontro e falou da importância do catequistas na paróquia



Catequistas de primeira eucaristia
catequistas de crisma

Fotos: Flavio Luiz

Abertura do Mês da Bíblia e RCC apresenta o novo coordenador em Nova Cruz

O mês de setembro é dedicado de modo especial a Palavra de Deus, isso há 39 anos que a Igreja Católica, no Brasil, realiza várias atividades em comemoração a Bíblia Sagrada. No domingo, dia 5, a Paróquia da Imaculada Conceição, realizou oficialmente a abertura do Mês da Bíblia e do Dízimo, com missas nas Igrejas Matriz, São Sebastião, Santa Maria Goretti e nas comunidade de trigueiro, Lagoa de Serra e Conceição.

Fotos: Liliane Pereira

Na Igreja de São Sebastião, acontece todos os domingos, a Missa das Crianças. No domingo, dia 5, a missa foi presidida pelo Pe. Iranildo Augusto. Lá as crianças da catequese fizeram uma apresentação com a Palavra de Deus.


Na missa das 19 horas na Igreja Matriz, também aconteceu momentos marcando o inicio do mês da Bíblia e do Dízimo. A missa foi presidida pelo Pe. Iranildo Augusto e teve uma coreografia com jovens do setor Santa Maria Goretti, introduzindo a palavra de Deus e a apresentação do novo coordenador da RCC, Sidney Silva.






O ex-coordenador Josinaldo dos Santos falou aos presentes

No ofertório várias representações dos ministérios da RCC...

e agentes da Pastoral do Dízimo
No final da missa foi apresentado Sidney Silva, o novo coordenador da RCC para o mandato de um ano. Na foto acima, Sidney, Josinaldo e Pe. Iranildo.



Fotos: Robervanio