quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Congresso Vocacional retoma as grandes intuições da Conferência de Aparecida, afirma presidente da CNBB




A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB encerrou, dia 7, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), o 3º Congresso Vocacional do Brasil. Durante cinco dias, 386 animadores vocacionais de todo o país estudaram e debateram o tema “Discípulos missionários a serviço de todas as vocações”.

Discretamente na penúltima fileira do auditório Rainha dos Apóstolos da Casa de Retiro Vila Kostka, onde se realizou o Congresso, assentou-se o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. Atento, ele acompanhou a exposição dos assessores, as intervenções dos participantes e toda a condução dos trabalhos presididos pelo bispo da prelazia de São Felix do Araguaia, dom Leonardo Ulrich Steiner.

A poucas horas do fim do Congresso, dom Geraldo concedeu uma entrevista exclusiva à Assessoria de Imprensa da CNBB e falou do significado deste evento para a Igreja no Brasil. “As grandes instituições de Aparecida são retomadas neste Congresso que procura aplicar para o setor específico da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional, as próprias Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, disse dom Geraldo.

O presidente da CNBB disse, ainda, que o Congresso recordou a necessidade de se levar em conta a variedade das vocações na Igreja e não considerar os leigos como colaboradores dos ministros ordenados. “Não são os leigos os colaboradores dos ministros ordenados, é o inverso; somos nós, ministros ordenados, que estamos a serviço do laicato, do povo santo de Deus”.

Dom Geraldo falou, também, da vocação específica do leigo que milita na política. “A ação político-partidária, como lembra o papa [João Paulo II], é mais compatível com a vocação do cristão leigo e leiga que do ministro ordenado, por razões óbvias. O ministério da palavra não pode ser comprometido por nenhuma posição político-partidária”.

Fonte CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário