sexta-feira, 9 de abril de 2010

Coroinhas promovem " Cristo Vive"

Logotipo do evento

Os coroinhas da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, promovem o primeiro Cristo Vive, neste dia 10 de abril. O evento é uma caminhada saindo da praça de São de Sebastião, às 17h30, percorrendo algumas ruas da cidade, com animação do ministério de música Missão Atos, em cima do mini trio louvando o Senhor Jesus. As camisas já estão a venda ao preço de R$ 12,00, com os membros dos coroinhas. quem quiser participar basta encomendar a camisa através do telefone: 99188148, com Diogo de oliveira.

Também no dia 10, acontece encontro de formação para assessores da Infância e Adolescência Missionária, no Centro Pastoral do Catolé, a parti das 8 horas. O objetivo é estudar a metodologia do movimento, com assessoria do coordenador estadual, Diácono Haroldo lima.

Bispo de Penedo divulga segunda nota sobre o caso dos padres acusados de pedofilia em Arapiraca


“Sentimos ainda mais dilacerante e urgente o apelo por justiça e por reparação, caso seja confirmada a acusação de abuso ou constrangimento sexual contra menores pelos padres citados. Se há jovens vítimas, a Igreja se posiciona incondicionalmente ao lado deles”.

A afirmação é do bispo da diocese de Penedo, no estado de Alagoas, dom Valério Breda, em nota emitida na terça-feira, 6, sobre os casos de pedofilia envolvendo padres de Arapiraca. As denúncias vieram a público no dia 11 de março.

Na nota, o bispo torna públicas as providências tomadas que incluem o afastamento dos padres do exercício de seu ministério.
Dom Valério reiterou sua “irrestrita e veemente reprovação” a toda conduta “escandalosa e possivelmente criminosa” dos padres envolvidos. No dia 14 de março, o bispo já havia emitido uma nota sobre o caso.

Leia, abaixo, a nota, que é dirigida ao povo da diocese de Penedo.
Segunda nota da diocese de Penedo ao Povo de Deus com relação aos padres acusados de abusos contra terceiros

A celebração da Semana Santa, com suas Liturgias enriquecidas pela fé e pelas belas tradições populares, alcançou especial culminância na Páscoa do Senhor Jesus, celebrada em nossas Paróquias com extraordinário fervor e participação do povo fiel.
Mesmo ainda abalados pelos fatos aberrantes que, como vendaval, sacudiram nossa Diocese, os fiéis católicos e muitos Irmãos evangélicos empreenderam o caminho seguro da penitência e da oração, que só poderá trazer paz e justiça a todos. Com sentimento de grande admiração, agradecemos a atitude magnífica do povo de Deus, que põe sua confiança e sua esperança no sacrifício expiatório da Paixão do Senhor.

Após vinte e quatro dias da primeira NOTA DA DIOCESE DE PENEDO, os desdobramentos que se seguiram pedem que o Bispo Diocesano venha a público para justa e necessária informação ao Povo de Deus e aos meios de comunicação, oferecendo o oficial posicionamento da Diocese, frente aos sinais aviltantes que escarnecem a imagem de nossa Igreja.

Por isso, o BISPO DIOCESANO vem a público para dar justa e necessária informação a todos os fiéis.

1. A princípio, cabe o esclarecimento de que somente com a veiculação do programa televisivo “Conexão Repórter”, da Emissora SBT, em 11 de março de 2010, apresentando denúncias e identificando os envolvidos, foi que a Diocese tomou conhecimento daqueles fatos.
2. Reiteramos nossa irrestrita e veemente reprovação de toda conduta escandalosa e possivelmente criminosa do MONS. LUIZ MARQUES BARBOSA, e pela parte que individualmente couber aos demais acusados, do MONS. RAIMUNDO GOMES NASCIMENTO e do PADRE EDILSON DUARTE, do Clero desta Diocese, supostamente envolvidos em atos de abuso ou constrangimento sexual contra terceiros, dentre eles possivelmente menores. Entristece-nos e humilha-nos pensar na situação dramática das possíveis vítimas e da Igreja escarnecida e vilipendiada a causa do comportamento imoral de quem deveria ser mestre de fé e de conduta ilibada. A reportagem televisiva veiculada no mundo inteiro expôs à pública execração o pecado revoltante, que clama por justiça e por inadiável e radical purificação e conversão.
3. Sentimos ainda mais dilacerante e urgente o apelo por justiça e por reparação, caso seja confirmada a acusação de abuso ou constrangimento sexual contra menores pelos padres citados. Se há jovens vítimas, a Igreja se posiciona incondicionalmente ao lado deles.
4. Levamos ao público conhecimento que todas as providências previstas no Código de Direito Canônico, estão energicamente sendo tomadas no que se refere a aplicação das penas cabíveis à real condição de cada um dos acusados, a saber:
5. Com relação ao Monsenhor Luiz Marques Barbosa:

* Dia 13 de março de 2010: Abertura de Investigação Prévia do Processo Administrativo Penal, de Nº 03/2010;
* Dia 15 de março de 2010: Nomeação dos Revmos. Padres Daniel do Nascimento Santos e Menete Severiano de Melo Júnior como instrutores e investigadores canônicos;
* Dia 20 de março de 2010: Notificação da Citação ao referido padre e Afastamento do Ministério Sagrado.
* Dia 22 de março de 2010: Após a Repreensão Canônica foi imposta a Suspensão Total das Ordens Sagradas, conforme o cân. 1333 § 1;
* Monsenhor Luiz Marques Barbosa encontra-se em tempo hábil para elaboração de sua ampla defesa.

6. Com relação ao Monsenhor Raimundo Gomes Nascimento:

* Dia 13 de março de 2010: Abertura de Investigação Prévia do Processo Administrativo Penal, de Nº 01/2010;
* Dia 15 de março de 2010: Nomeação dos Rev.mos Padres Daniel do Nascimento Santos e Menete Severiano de Melo Júnior como instrutores e investigadores canônicos;
* Dia 17 de março de 2010: Notificação da Citação ao referido padre e Afastamento do Ministério Sagrado.
* Monsenhor Raimundo Gomes Nascimento encontra-se em tempo hábil para elaboração de sua ampla defesa.

7. Com relação ao Pe. Edilson Duarte:

* Dia 13 de março de 2010: Abertura de Investigação Prévia do Processo Administrativo Penal, de Nº 02/2010;
* Dia 15 de março de 2010: Nomeação dos Rev.mos Padres Daniel do Nascimento Santos e Menete Severiano de Melo Júnior como instrutores e investigadores canônicos;
* Dia 17 de março de 2010: Notificação da Citação ao referido padre e Afastamento do Ministério Sagrado.
* Dia 31 de março de 2010: Notificação da Repreensão Canônica Pública por ter o referido padre pronunciado declarações inverídicas e infamantes contra o Bispo Diocesano, os Padres e Fiéis, veiculadas em áudio, por meio de órgão de imprensa alagoana, no dia 29 de março de 2010.
* Pe. Edilson Duarte encontra-se em tempo hábil para elaboração de sua ampla defesa.

8. Com relação ao Pe. Enaldo da Mota, informamos:

* No dia 16 de março de 2010, em virtude de rumores que desabonavam a conduta moral do padre, surgidos na cidade de Arapiraca, o Bispo Diocesano o afastou como medida prudencial do Ministério Sagrado e de qualquer outro Ofício ou Encargo Eclesiástico, impondo-lhe residir numa Comunidade Terapêutica.
* Dia 24 de março de 2010: Após reportagem veiculada pelo programa televiso “Conexão Repórter”, da Emissora SBT, no dia 18 de março de 2010, contendo acusações, supostamente envolvendo o referido padre em atos (ainda não provados) de abuso ou constrangimento sexual contra terceiros, alguns dos quais, possivelmente, menores de idade, o Bispo Diocesano, além do Afastamento do Ministério Sagrado, determinou Abertura do Processo Administrativo Penal em desfavor do Pe. Enaldo da Mota.

9. Reiteramos o nosso irrestrito compromisso em contribuir eficazmente e favorecer o inquérito policial, instaurado para averiguar a veracidade das denúncias formuladas pelas supostas vítimas, ao tempo em que nos colocamos a total dispor das Autoridades de polícia e da justiça para tudo o que se fizer necessário.

Diante dos escândalos que ferem e desagregam a Grei do Senhor, confiamos na Divina Misericórdia, que nos guie no caminho da penitência e oração e nos conceda o dom da purificação e da conversão, condições indispensáveis para continuar nossa caminhada de Fidelidade a Jesus Ressuscitado.

Dom Valério Breda
Bispo Diocesano de Penedo
Penedo, 06 de abril de 2010

Fonte: CNBB

Aparecida sedia Assembleia Regional da Pastoral Vocacional


A arquidiocese de Aparecida foi a escolhida para ser a sede da 32ª Assembleia da Pastoral Vocacional do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), que acontece entre os dias 09 a 11. O tema abordado será: Discípulos Missionários a serviço das Vocações.

Segundo os organizadores, esta assembleia que conta com a assessoria do padre Ângelo Mezzari, da congregação Rogacionista do Coração de Jesus, se dá em preparação ao 3º Congresso Nacional da Pastoral Vocacional, que ocorrerá em setembro próximo.

A assembléia da Pastoral Vocacional será realizada no Seminário Redentorista Santo Afonso em Aparecida.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Votação do Projeto Ficha Limpa é adiada para maio


A Câmara dos Deputados adiou para maio a votação do Projeto Ficha Limpa (PLP 518/09 e outros), que seria feito na tarde desta terça-feira, 7. As propostas foram encaminhadas para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para eventuais mudanças no texto do relator. O novo prazo para a Comissão aprovar um parecer sobre as propostas é 29 de abril. Caso o parecer não seja aprovado até essa data, as propostas serão analisadas diretamente pelo plenário em regime de urgência.

PT e PMDB se comprometerem a assinar o pedido de urgência apresentado hoje pelo DEM. Inicialmente, como divulgamos, no início da tarde, a expectativa era que o projeto começasse a ser discutido ainda hoje, em sessão extraordinária marcada para o início da noite.

O líder do PT, Fernando Ferro (PE), disse que seu partido vai propor a possibilidade de recurso à segunda instância antes de tornar o candidato inelegível. Alguns líderes anunciaram ainda que apresentarão emendas para mudar o texto do relator, deputado Índio da Costa (DEM-RJ).

Fonte: CNBB

Dioceses de Campina Grande e Guarabira recebem Peregrinação dos Presbíteros do Regional NE 2


Cerca de 500 padres das 20 dioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da CNBB, (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas) estarão nas dioceses de Campina Grande e Guarabira (PB) nesta quinta-feira, 8.


Eles participam da Peregrinação dos Presbíteros do Regional Nordeste 2 que começará a partir das 9h, no Convento Santo Antônio, Sítio Ipuarana, em Lagoa Seca, Brejo paraibano, na diocese de Campina Grande.

O evento faz parte da celebração do Ano Sacerdotal, motivada pela passagem dos 150 anos de falecimento de São João Maria Vianney, também conhecido como Santo Cura D’Ars, padroeiro dos sacerdotes. A programação será repleta de orações e reflexões sobre a vida do sacerdote, assessoradas pelo frei Aloísio Fragoso, OFM.

De acordo com o coordenador do clero diocesano de Campina Grande, padre Romualdo Vieira, as peregrinações estão acontecendo em vários âmbitos da Igreja no Brasil. “Já tivemos em dioceses, províncias e agora é a vez do regional. Todas fortalecendo a nossa espiritualidade e aprofundando o sentido do ministério do presbítero”, destacou.

Ele reforçou a participação dos bispos. “Em todas as peregrinações contamos com a presença e a fraternidade dos bispos, demonstrando o apoio à caminhada dos sacerdotes”, destacou padre Romualdo.

A programação segue na diocese de Campina Grande até as 15h quando todos os presentes se deslocarão ao Santuário de Santa Fé, localizado no município de Solânea, Brejo paraibano, na diocese de Guarabira, onde está sepultado o padre Ibiapina.

Lá, às 16h, haverá uma solene celebração eucarística, com a presença dos bispos do regional Nordeste 2, encerrando a peregrinação.

Fonte: CNBB

Encontro Nacional da Pascom acontece em julho



A partir do dia 21 de julho, se estendendo até o dia 24, o setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza, em Aparecida (SP), o Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. Segundo a assessora do Setor e organizadora do evento, irmã Elide Fogolari, cerca de 300 pessoas devem participar do encontro este ano. Além de leigos, comunicadores profissionais e voluntários da Pastoral da Comunicação (Pascom), o evento contará também com a participação de bispos responsáveis pela comunicação e coordenadores regionais, diocesanos e paroquiais da Pascom. Podem ainda participara do Encontro Nacional, sacerdotes, religiosos, seminaristas e leigos que desejam refletir, pensar e planejar a comunicação para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo a todos.

“O evento tem por objetivo animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias que constituem o novo cenário para o anúncio do Reino de Deus a todos os povos”, diz a assessora.

Irmã Elide acrescenta também que os quatro dias de atividades serão intensos. “Além dos painéis, seminários, trocas de experiências, teremos dois grandes eventos à noite: o primeiro será um grande show que a TV Aparecida vai nos brindar com a gravação do programa ‘Terra da Padroeira’. O segundo momento será a entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB que será transmitido, ao vivo, pelas TVs de inspiração católica”, antecipou.

Durante o encontro, os participantes irão assistir palestras voltadas para sua área de atuação, e sobre as novas tecnologias da informação. Logo no primeiro dia, na palestra de abertura, será debatido o tema “Igreja e comunicação: desafios e necessidades”, assessorada pelo arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta. No segundo dia, terão espaço, discussões em torno das “Novas tecnologias e novas mídias: inclusão e exclusão digital”; “Televisão: sua inserção no cotidiano dos indivíduos”; “Rádio: a arte de falar e ouvir”; “Telenovela: criação, produção e apresentação”; “Telenovela: a arte e a representação”. Os temas ligados a novelas terão a assessoria de atores renomados, com Taís Araújo e Eriberto Leão, da Rede Globo.

No dia 23, as temáticas voltadas para a internet e as novas mídias sociais serão apresentadas e discutidas a partir de temas como “Internet: porta de entrada para a evangelização no mundo globalizado”; “web: novas ferramentas do mundo digital para constituir rede na Igreja do Brasil” e “web: ferramentas de formação e qualificação para os agentes de pastoral”.

O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, tem uma rápida participação no evento, no sábado, 24. Ele vai colaborar com uma reflexão sobre as “Políticas de Comunicação na CNBB”.

Fonte: CNBB

Ritmo Pastoral tem novo horário


O Ritmo Pastoral, programa produzido e apresentado pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal, na Rádio Rural, está com novo horário. Desde o dia 5 deste mês, vai ao ar das 13h30 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o programa permanece das 7h às 7h30.

Iniciado em 1999, o programa completa 11 anos. Hoje, conta com a participação de mais de 30 correspondentes das paróquias. Diariamente, um grupo de cinco a oito correspondentes entra no ar, apresentando as notícias das respectivas paróquias. A experiência já foi apresentada num encontro do Setor de Comunicação, da CNBB, com a presença de agentes da Pascom de outras Dioceses do Brasil.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Missa marca 19 anos de vida sacerdotal do Pe. Edilson
























terça-feira, 6 de abril de 2010

Pastoral da Criança lança Campanha “Dormir de Barriga Pra Cima é Mais Seguro”



Foi lançada oficialmente, dia 5, a Campanha “Dormir de Barriga Pra Cima é Mais Seguro”, coordenada pela Pastoral da Criança, na diocese de Umuarama (PR), em uma coletiva para os meios de comunicação da região.

O Ministério da Saúde entregou à Pastoral a missão de levar o seu conhecimento à população, pelo trabalho realizado na diminuição da mortalidade infantil. O pediatra que faz parte da campanha, doutor Emanuel Haje Antoniou, afirmou que o maior argumento para o sucesso da campanha, é que ela é fruto de estudos em outros países da América do Norte, Europa e Ásia, onde se incentivam essas ações há mais de 15 anos, “desta forma a população brasileira não será cobaia, mas estará tomando atitudes, com a certeza do sucesso”.

Estiveram presentes na coletiva de lançamento da Campanha, o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Wilson Alexandre Pintenho; a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança; irmã Clarice Monteiro Anjos e a professora do curso de enfermagem do Colégio Hilda Kahmal.

Fonte: CNBB

Nova Cruz comemora 19 anos de vida sacerdotal do Pe. Edilson


Acontece nesta terça-feria, 6, a missa em ação de graças pelos 19 anos de vida sacerdotal do Pe. Edilson Soares Nobre. A missa será realizado na Igreja Matriz, às 19 horas, em seguida as pastorais, movimentos e serviços irão realizar homenagens ao administrador paroquial. A população novacruzense participará da solenidade que promete ser muita bonita. Vários padres da arquidiocese de Natal estarão presentes. A missa será presidida pelo Arcebispo dom Matias Patricio.

Pe. Edilson Soares Nobre está de parabéns pelos 19 anos dedicado a vida religiosa e a Igreja. São muitos os desafios que são superados pelos padres na atualidade. Ser padre é ser irmão e companheiro do povo humilde e sofredor, de um povo que tem sede de Deus. Então, ao padre Edilson, a Pastoral da Comunicação e todos os paroquianos queremos dizer muito obrigado pelo apoio e dedicação.

PARABENS!!!!!


HOJE NOVA CRUZ ESTÁ EM FESTA, COMEMORANDO 19 ANOS DE VIDA SACERDOTAL DO PE. EDILSON

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pascom lançou novo jornal



A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, lançou no domingo de Páscoa, 4 de abril, o novo layout do jornal Comunicação e Fé. O lançamento ocorreu após a missa na Igreja Matriz e foi apresentado pelo Pe. Edilson Nobre.

Antes foi apresentado o primeiro exemplar, editado em 8 de dezembro de 1997

Depois foi mostrado o anterior, editado em março deste ano e por fim o novo jornal


Pe. Edilson falou sobre o novo layout que foi criado pelo agente da Pascom Sidney Silva. O padre agradeceu ainda aos patrociandores que apoiaram o projeto de inovação, fazendo com que o informativo seja distribuido a custo zero aos paroquianos.


Confira o novo jornal da Paróquia de Nova Cruz
Capa

Página 2

Página 3

Página 4

Missa de Páscoa


A missa de Páscoa em Nova Cruz acontece no domingo, 4, na Igreja Matriz. A RCC assumiu a liturgia com a participação dos membros. A missa foi presidida pelo Pe. Edilson. Na ocasião foi apresntado os Dois seminaristas que irão fazer trabalho pastoral na Paróquia de Nova Cruz.

Fotos: Robervanio Heverton








O Pe. Edilson apresentou a camisa do 1º Cristo Vive, evento que os coroinhas de Nova Cruz irão realizar no dia 10 deste mês.


Os Seminaristas Wilson Alves de Oliveira (de óculos) e Manoel Alaíde da Silva, foram apresentados à comunidade novacruzense, na missa de Páscoa. Wilson, natural de Vera Cruz e Manoel, de Lagoa Salgada, estão no 3º ano de teologia, no seminário São Pedro, em Natal. A parti deste mês eles irão ajudar nos trabalhos pastorais em Nova Cruz.