sexta-feira, 28 de junho de 2013

Solenidade de S. Pedro e São Paulo, Apóstolos



(Testemunhas fiéis de Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre!) 

·           Evangelho: Mt 16,13-19

Ø  Pedro e Paulo
                         A Igreja celebra hoje a vida de dois grandes Apóstolos, colunas da fé, que tiveram uma admirável experiência de Deus que se fez homem. São dois discípulos que, tomam caminhos diversos, e lentamente, conseguiram chegar a uma dimensão de fé bastante amadurecida no Senhor.
                         Assim sendo, a Igreja, povo de Deus, é uma Igreja Apostólica. 
                         Tem razão Santo Agostinho ao fazer a seguinte afirmação:“Estes mártires viram o que pregaram, seguiram a justiça, proclamaram a verdade, morreram pela verdade” (Sermão 295).
Ø  Pedro
         “O primeiro dos apóstolos, que amava Cristo ardentemente, mereceu escutar: Por isso eu te digo que tu és Pedro (Mt 16,19). Antes, ele havia dito: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo (Mt 16,16). E o Cristo retorquiu: Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a Igreja (Mt 16,18). Sobre esta pedra construirei a fé que haverás de proclamar. Sobre a afirmação que fizeste: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo, construirei a minha Igreja. Porque tu és Pedro. Pedro vem de pedra; não é pedra que vem de Pedro. Pedra vem de pedra, como cristão vem de Cristo.
         Eu te darei as chaves do Reino dos céus (Mt 16,19). Na verdade, quem recebeu estas chaves não foi um único homem, mas a Igreja uma.
         Não fiques triste, ó apóstolo! Responde uma vez, responde uma segunda, responde uma terceira vez. Vença por três vezes a tua profissão de amor, já que por três vezes o temor venceu a tua profissão de amor, já que por três vezes o temor venceu a tua presunção. Desliga por três vezes o que ligaste por temor. E assim, o Senhor confiou suas ovelhas a Pedro, uma duas e três vezes.” (Santo Agostinho).
         De cabeça para baixo, assim Pedro fora crucificado: Fico a imaginar que, depois de Cristo, ninguém melhor que Pedro pode pensar o que significa o mistério da cruz. A humildade levou-o a preferir o martírio incomparavelmente mais duro. Parabéns, Pedro, uma vez, pescador da Galiléia, depois, por chamado do Mestre, pescador de homens e mulheres! Você é entre os tantos humildes, um humilde exaltado e reconhecido por Deus! Portanto, quem se atreverá a duvidar do Apóstolo, na hora extrema e definitiva de sua humildade, há de ter visto cada homem e cada ocorrência no lugar exato (em geral, tudo anda de “pernas para o ar”: o velho São Pedro é que pode ter tido a visão perfeita de todos e de tudo). Por isso, condecorado!
         O Senhor, ao escolher Simão Pedro para ser pedra (a pedra sobre a qual ergueria sua Igreja) sabia, de sobra, que o Apóstolo trazia consigo algumas complicações, tais como: era precipitado, irrefletido, irreverente, violento, destemperado, impulsivo, problemático: Mas, mesmo assim, ainda o escolheu. Por que razão? Talvez por um motivo: Não era morno, nem covarde, não admitia cavilação, longe de ser calculista e frio, muito menos bajulador e carreirista... Amava, amava, amava, e como!
         Dentro da dinâmica herdeirapetrina, o Papa é o sinal visível da unidade da fé e da Igreja, a comunidade composta pelos cristãos.
Ø  Paulo
         Paulo descobre Jesus por um caminho totalmente diverso. Conhece-o como um inimigo, um blasfemo. Mas um dia, Jesus passa a superar aquilo que para ele era a “prioridade primeira”. Tudo enfim, na relação com Cristo, passa a ser lixo. Agora sim, é confiança total em Cristo, o Senhor.
         Paulo,“instrumento escolhido, pregador da verdade em todo mundo” (Santo. Agostinho).
         Tantas vezes preso e perseguido, tantas vezes “libertado da boca do leão” (2 Tm 4,7). É esta mesma luz e força de Deus que não se negou em sustentar Paulo. Tem razão Paulo a dizer que espera confiante: “O Senhor me livrará de todo o mal...”.

Para refletir: - Somos felizes por seguir a Jesus Cristo, amando os nossos irmãos?
- Como temos demonstrado nossa fidelidade ao Papa? Rezamos por ele?


Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz - RN

Pe. Francisco de Assis Inácio
- Pároco -


ECC de Nova Cruz realiza Arraiá


 Acontece hoje, 28 de junho, o Arraia do ECC, na quadra de esportes da Escola Municipal Nestor Marinho, a partir das  20 horas. Muito forró ao som de Thiago e Geraldo, além de muita animação, quadrilha improvisada fazem parte da programação. A entrada e mesas são gratuito. 

Fotos do arraiá do ECC 2012


Barracas de comidas típicas 

Seminaristas farão Curso de Comunicação

Rodrigo e Antônio fazem parte da coordenação arquidiocesana da Pascom
Crédito: Jecione Melo



Os seminaristas Antônio Roberto de Lima e Rodrigo Paiva farão o Curso de Pós-graduação de “Cultura e meios de comunicação – uma abordagem teórico-prática”, em São Paulo. O Curso é oferecido pelo Serviço à Pastoral da Comunicação – SEPAC, das Paulinas, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O conteúdo é dado em três módulos. O primeiro será de primeiro a 13 de julho e abordará “História da Comunicação”, cujo objetivo é introduzir elementos básicos para a compreensão da história da comunicação, dos primórdios aos dias atuais. Além das aulas teóricas, os alunos também participam de laboratórios. Neste primeiro módulo, Antônio Roberto participará do laboratório de vídeo e Rodrigo fará o de jornal impresso. O segundo módulo do Curso será oferecido no mês de janeiro e o terceiro no mês de julho de 2014.

Os dois seminaristas farão o Curso atendendo ao convite do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. A intenção é que eles possam contribuir, ainda mais, com o trabalho da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal. Antônio atua, pastoralmente, na Pascom, desde o início do ano passado, e Rodrigo ingressou neste ano.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Presidente da CNBB celebra com Papa Francisco e entrega Nota sobre manifestações



Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB esteve com o Papa Francisco na tarde de quinta-feira, 27 de junho. Na manhã desta sexta-feira, 28 de junho, ele celebrou com o Papa e, em seguida, concedeu entrevista sobre esses encontros nos estúdios da Rádio Vaticano.

Leia o que ele disse ao repórter Silvoney José:

Como foi a visita que o senhor fez ao Papa Francisco?

Estive com o Santo Padre, ontem a tarde, juntamente com o meu bispo auxiliar, dom Darci Jose Nicioli. Fomos falar com o Santo Padre acerca da sua viagem a Aparecida. Santo Padre estava muito contente, distensionado, alegre e, até, brincando. Um dos pontos principais era aquele da celebração eucarística em Aparecida. Nós tínhamos a informação de que a celebração deveria ser no interior da Basílica e isso nos preocupava porque aguardamos, em Aparecida, um número de 200 a 300 mil pessoas, por ocasião da visita do Papa. A Basílica é grande e muito bonita e cabe cerca de 30 mil pessoas em pé, mas que, por razão de segurança, o número seria reduzido a 15 mil pessoas e teríamos fora, cerca de 200 mil pessoas. Expus essa situação ao Santo Padre. Os peregrinos que forem a Aparecida, no dia 24 de julho, para encontrarem-se com o Santo Padre e visitar o Santuário, certamente querem participar da celebração eucarística e ver o Santo Padre, pessoalmente, e não apenas através dos telões que, normalmente, colocamos na área externa nessas grandes celebrações. E o Santo Padre se manifestou completamente de acordo, completamente aberto com essa proposta. Desse modo, devo me encontrar com o doutor Gasbarri (Alberto Gasbarri, organizador das viagens internacionais do Papa) para fechar, digamos assim, alguns detalhes a mais sobre a visita do Papa a Aparecida que vai ser uma visita relativamente curta, de um dia, mas, para nós, uma visita de muito significado. É o Papa Francisco que se faz peregrino com os peregrinos de Nossa Senhora Aparecida. E ao ir ao Santuário, manifestando sua devoção, seu amor a Nossa Senhora, ele está, de certo modo, se unindo a todos os peregrinos, a todos os brasileiros, porque Nossa Senhora Aparecida é a nossa padroeira, padroeira de todo o país. A visita, portanto, é simbólica, muito significativa para o Santo Padre, para nós em Aparecida e para todo o Brasil.

O Papa está acompanhando as manifestações populares no Brasil?

Eu creio que sim, mas não preocupado com isso. Eu entreguei ao Santo Padre a Nota Oficial da CNBB a respeito das manifestações. Ele não conhecia a Nota. Pelo que eu percebi do Santo Padre, ele vê tudo isso como algo, de certo modo, normal, natural, num país democrático onde as pessoas podem e devem, às vezes, manifestar seus anseios, desejos, reivindicações para que o governo, então, procure ler, interpretar o que as pessoas estão querendo dizer aos nossos dirigentes, à nossa sociedade e procure tomar as medidas necessárias, cabíveis para atender essas reivindicações quando elas são justas. Claro que não se trata de apoiar nenhuma manifestação que parta para agredir as pessoas, violar direitos das pessoas, depredar o patrimônio publico ou privado. Nada justifica, em nenhuma manifestação, esse tipo de violência. As manifestações pacíficas, quando realmente querem contribuir para o bem do País, chamando atenção para determinadas políticas públicas, são necessárias e fundamentais. E nas manifestações pelo Brasil, nós percebemos uma grande presença dos jovens e nós temos a Campanha da Fraternidade desse ano justamente sobre os jovens, na qual afirmamos que os jovens devem exercer um protagonismo na vida comunidade paroquial e também na vida social. É importante que os jovens se manifestem. Eles devem participar da vida política e social do nosso país e estão participando, contanto que seja dentro da ordem, dentro do respeito às leis. E que também a Polícia, que tem como missão garantir a segurança dos cidadãos, a ordem no interior de nossas cidades, do nosso País, que saiba respeitar essas manifestações de modo que elas transcorram num clima de harmonia, de respeito e de tranquilidade.

Fonte: CNBB

Pastoral da Criança celebra 30 anos com mais de 35 mil comunidades pelo Brasil

  

Para celebrar seus 30 anos será realizado um Congresso Nacional comemorativo em Aparecida (SP), de 27 de julho a 2 de agosto. O congresso, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, vai reunir cerca de 500 participantes entre coordenadores da Pastoral da Criança nos estados, setores e núcleos, além da equipe nacional, assessores técnicos, palestrantes e outros convidados. Também participam do evento 20 representantes da Pastoral da Criança de vários países, entre eles Filipinas, Angola, Guatemala, República Dominicana, Peru e Paraguai. 

A Celebração dos 30 anos acontece no dia 29 com Missa na Basílica de Aparecida e sessão solene no Centro de Eventos, com a presença do cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB; dom Aldo Di Cillo Pagotto, presidente do conselho diretor da Pastoral da Criança; irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança; médico Nelson Arns Neumann, coordenador da Pastoral da Criança Internacional, bispos referenciais da Pastoral da Criança, autoridades civis e outras personalidades. 

Criada em 1983 pela médica pediatra e sanitarista Dra. Zilda Arns Neumann, hoje a entidade está presente em mais de 35 mil comunidades de todos os estados do Brasil e em mais 21 países da América Latina, África e Ásia. Reconhecida como uma das maiores organizações do mundo, a Pastoral da Criança trabalha em ações de combate às doenças e mortes infantis, melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. 

Congresso Nacional

Neste ano, o congresso de Aparecida substitui os encontros regionais que a entidade promove anualmente para avaliar as atividades e planejar as novas ações empreendidas pelos milhares de voluntários. O evento é uma oportunidade para fortalecer a missão, atualizar conhecimentos, trocar experiências e buscar maior compreensão das diversas realidades existentes no país, observou a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé. Com foco no desenvolvimento integral das crianças desde o ventre materno até os 6 anos, o programa do congresso inclui diversas oficinas e plenárias. A Centralidade da Infância, projeto que responde ao apelo dos bispos no Documento de Aparecida para que a infância seja destinatária de ação prioritária da Igreja, da família e do Estado é um dos destaques do programa.

A ampliação das ações de vigilância nutricional para prevenção da obesidade infantil; os cuidados nos primeiros mil dias (período da gestação mais os dois primeiros anos de vida) da criança e o sistema de geoprocessamento são outros temas das oficinas de formação contínua do congresso. As mudanças econômicas e sociais do país, como também o avanço das novas tecnologias são outras questões para reflexão no encontro de Aparecida, adiantou o gestor de relações institucionais Clóvis Boufleur. As mudanças, cada vez mais aceleradas, “afetam tanto as ações da Pastoral da Criança, como as famílias que acompanhamos”, observa. “Vamos debater como agregar as novas tecnologias ao processo de informação e comunicação para dar mais agilidade às ações da entidade ”, concluiu Boufleur.


Fonte: CNBB

terça-feira, 25 de junho de 2013

Comunidade festeja de Santa Maria Goretti




A partir do dia 27 de junho a comunidade Santa Maria Goretti festeja a padroeira cujo nome é o mesmo da comunidade. A festa deste ano tem como tema: Com Santa Maria Goretti, acolhemos Jesus e consumador da fé (Hb 12,2) e lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). A programação de abertura consta de hasteamento da bandeira, às 18h30; seguido de missa presidida pelo Germano, da Paróquia de Caiçara, diocese de Guarabira/PB. A festa prossegue até dia 6 de julho com vasta programação religiosa e cultural. Durante o período festivo acontecerá reza do oficio de Nossa Senhora, terço da misericórdia, visita às famílias e aos enfermos, celebração da Palavra, adoração ao Santíssimo e quermesse. 

No dia 30 de junho acontecerá o 3º arraiá da comunidade Santa Maria Goretti, com desfile da rainha da festa. No dia 05 de julho será realizado o primeiro jantar de adesão. As senhas estão à venda com a equipe organizadora da festa. O encerramento festa acontecerá dia 6 de julho com procissão a partir das 18 horas, seguido de missa presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis.

Fotos da festa realizada em 2012



Arraiá 2012





Procissão de encerramento




Padre natalense concelebra com o Papa


Padre Francisco Fernandes com o Papa, logo após a missa, dia 22
Crédito: Serviço Fotográfico do Vaticano


O padre Francisco Fernandes, do clero natalense, que até o final deste mês reside em Roma, encontrou-se com o Papa Francisco, no último sábado, dia 22. Na ocasião, ele concelebrou a Santa Missa, presidida pelo Papa Francisco, na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. Após a celebração, o sacerdote cumprimentou e conversou brevemente com o Pontífice. “Inicialmente, disse meu nome que, dada a coincidência, logo despertou um sorriso. Depois, contei-lhe de meus estudos e ele me perguntou em que área eu estava me especializando. Ao responder-lhe que era em Teologia Fundamental, o Papa muito espontaneamente disse: Em meus anos de estudo, sempre fui bom nas outras áreas, mas a Fundamental me causava certa dificuldade. Rimos juntos! Por fim, falei-lhe de meu retorno à Arquidiocese de Natal e pedi-lhe que me abençoasse nesta nova etapa de minha vida, ao que fui prontamente atendido. E o papa acrescentou: Reze por mim!”, relata o padre Francisco.

O Padre Francisco retorna ao Brasil, na próxima quinta-feira, 27. Ele residiu em Roma nos últimos cinco anos, onde cursou bacharelado em Teologia, no Ateneo Pontifício Regina Apostolorum, e Mestrado, na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Fonte: Arquidiocese de Natal


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pastoral Familiar de Nova Cruz realiza atividades


A Pastoral Familiar da Paróquia de Nova Cruz retoma as atividades neste ano de 2013. A primeira atividade aconteceu na comunidade Santa Luzia, onde os casais realizaram visitas as famílias, reuniram crianças, participaram de celebração com o Diácono José Jeová. A atividade teve a participação da Ir. Maria Gilvanete. A Pastoral Familiar prepara a realização da Semana da Família que será realizado no mês de agosto.









VEJA MAIS FOTOS AQUI



Dom Jaime é convidado para catequizar na JMJ

Dom Jaime, arcebispo de Natal
Crédito: Cacilda Medeiros


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu um convite do Cardeal Stanislaw Rylko, do Pontifício Conselho para os Leigos, da Santa Sé, para participar da Jornada Mundial da Juventude, como catequista para língua portuguesa. Dom Jaime vai atuar como catequista, nos dias 24, 25 e 26 de julho, além de presidir a eucaristia para o grupo com o qual trabalhará a catequese.

As catequeses são atividades já tradicionais na programação das Jornadas Mundiais da Juventude. Conduzida por bispos de diversas nacionalidades, convidados pelo Pontifício Conselho para os Leigos, da Santa Sé, a catequese é um momento de reflexão e aprofundamento sobre o lema da Jornada. Na JMJ Rio2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho, o lema é: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 29). Jovens de diferentes países, falantes de um mesmo idioma, se reúnem com sacerdotes, bispos e cardeais para rezar e meditar sobre o amor de Deus.

Geralmente, a programação das catequeses começa por volta das 9 horas, com animação, conduzida por voluntários, seguida pregação com o bispo. As atividades encerram com a celebração eucarística.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Envio de experiências para o 8º Muticom pode ser feito até 1º de julho

Reunião da coordenação local do Muticom e com representantes da CNBB, realizada em Natal, em março deste ano
Crédito: José Bezerra

O prazo para envio de relatos de experiências de comunicação para os Grupos de Trabalho do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) encerra no dia 1º de julho. O participante, já inscrito no evento, que desejar apresentar trabalho, deve enviar o resumo para a equipe acadêmica, através do e-mail: gts@muticom.com.br. O 8º Muticom vai ser realizado pela primeira vez em Natal (RN), no período de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano, e pretende reunir comunicadores de todo o Brasil, para refletir sobre o tema central “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.

Novo formato para esta edição do Muticom, os Grupos são distribuídos em 14 temáticas. São elas: Rádio Educativa e Comercial, Impressos, Pascom, Web-Rádio e Web-TV, Redes Sociais e Juventude, Comunicação e Catequese, Assessoria de Comunicação e Promoção de Eventos, Redes de Comunicadores, Formação de Comunicadores, Comunicação e Educação, Mulheres na Comunicação, Rádios Comunitárias, Televisão e Cidadania e Comunicação para Crianças.

Para elaboração do resumo, a coordenação do Mutirão disponibilizou algumas normas, que estão disponibilizadas no site do encontro (www.muticom.com.br), no link “inscrições". De modo geral, o relato da experiência deve conter uma breve introdução, resultados do trabalho e as considerações finais. Podem apresentar experiências, os inscritos no evento, que possuam alguma atividade ou pesquisa exitosa no campo da comunicação, seja na comunidade ou paróquia em que atua. Além dos Grupos de Trabalho, esta edição contará com seminários, que terão assessoria dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), entre outros.

Inscrições

As inscrições para o evento continuam abertas e os interessados em participar, podem se inscrever no site do encontro. Até o dia 31 de julho, o valor da inscrição será R$ 100, e, após este período, passará para R$ 130. 

Sobre o Mutirão

Os mutirões são promovidos a cada dois anos, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e buscam refletir sobre os meios e processos de comunicação, tanto na Igreja, quanto na sociedade. Este ano, além da CNBB, são promotores do evento, a Signis Brasil e Arquidiocese de Natal, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Mestrado em Estudos da Mídia.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Católicos e judeus juntos a favor da Paz

 

“Shalom!”: com esta saudação, o Papa recebeu esta manhã de segunda-feira, 24 de junho, na Sala Clementina, os membros do “Comitê Judaico Internacional para as Consultas Inter-religiosas”. Eles estão no vaticano para preparar o próximo encontro promovido em parceria com a Comissão para as Relações Religiosas com o Hebraísmo, que será realizado em outro em Madri, sobre o tema: “Desafios à fé nas sociedade contemporâneas”.

Em seu discurso, o Papa citou em especial a Declaração conciliar Nostra Aetate, que representa para a Igreja Católica um ponto de referência fundamental no que diz respeito às relações com o povo judaico.

Este Documento reconhece o patrimônio comum das duas religiões, além de condenar firmemente os ódios, as perseguições e todas as manifestações de antissemitismo. “Pelas nossas raízes comuns, um cristão não pode ser antissemita”, afirmou o Pontífice.

Os princípios expressos nessa Declaração marcaram o caminho de maior conhecimento e compreensão recíproca entre judeus e católicos nas últimas décadas. Caminho que recebeu o impulso dos pontífices predecessores e se desenvolveu através também da elaboração de uma série de documentos.

Este percurso é feito em várias parte do mundo, e Francisco recordou os tempos em que era Arcebispo de Buenos Aires e teve a “alegria” de manter relações de amizade com alguns expoentes do mundo judaico.

“Conversamos com frequência acerca da nossa respectiva identidade religiosa, a imagem do homem contida nas Escrituras, as modalidades para manter vivo o sentido de Deus num mundo secularizado. (...) Mas sobretudo, como amigos, apreciamos um a presença do outro, nos enriquecemos reciprocamente no encontro e no diálogo, com uma atitude de acolhimento recíproco, e isso nos ajudou a crescer como homens e como fiéis.”

O Papa então encorajou o Comitê a prosseguir neste caminho, tentando envolver as novas gerações. “A humanidade necessita do nosso testemunho comum a favor do respeito da dignidade do homem e da mulher criados à imagem e semelhança de Deus, e em favor da paz. E concluiu com a mesma saudação com a qual recebeu o Comitê: paz, shalom.

Fonte: CNBB

"Os jovens que saem às ruas também participarão da JMJ", diz Dom Leonardo

 

Em entrevista concedida à Rádio Vaticano na manhã desta segunda-feira, 24 de junho, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner falou sobre as manifestações populares que tem ocorrido em todo o Brasil. “A situação é cada vez mais tranquila, calma, pois começam a se distinguir as manifestações pacíficas das violentas, e os próprios movimentos começam a insistir para que não haja violência. Um dos atos, por exemplo, é que quando começam o vandalismo e a violência, eles convidam todos a se sentar na rua, ou mesmo insistir para que ninguém vá encapuçado, ou com o rosto escondido. Nas redes sociais há um movimento para que todas essas manifestações sejam pacíficas e sem violência”.

Dom Leonardo enumerou os principais pontos de reivindicações apresentados nas manifestações. “Todo esse movimento visa melhorias importantes para a nossa sociedade, e penso que a mais importante seja a transparência nas contas públicas e o fim da corrupção na política. Além disso, há manifestações contrárias à PEC 37, que deseja retirar o poder de investigação do Ministério Público. A CNBB já se pronunciou contrária a ela”.

O secretário geral da CNBB também falou na entrevista sobre o encontro que a presidência da CNBB teve com a presidente da República, Dilma Roussef, na última sexta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). “Dom Raymundo, Dom Belisário e eu tratamos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e também de outros assuntos que nos preocupam, como a questão indígena e quilombola. Foi um diálogo muito tranquilo e muito bom”.

Em relação à Jornada Mundial da Juventude, o secretário geral fez questão de reafirmar que a programação está confirmada. “Tenho certeza que ela caminhará bem. As manifestações contam também com jovens das nossas comunidades, que tem entrado em contato com a secretaria geral da CNBB e que participam ativamente dessas manifestações”.

Fonte: CNBB

Presidência da CNBB visita a presidente Dilma

  
A Presidência da CNBB foi recebida pela presidente Dilma Roussef, no final da tarde da sexta-feira, 21 de junho. O encontro durou cerca de 45 minutos e discutiram a visita do papa ao Brasil e a Jornada Mundial da Juventude. Dom Damasceno entregou à presidente a nota que a CNBB divulgou hoje sobre as manifestações que ocorrem no país. A presidente confirmou a importância do evento mundial e da visita do Papa.

Além dos três membros da Presidencia da CNBB, estavam tambem o ministro Gilberto Carvalho e padre Geraldo Martins, assessor político da CNBB. Segundo a Agência Brasil, a presidenta Dilma garantiu a segurança para a realização da JMJ. Dom Damasceno lembrou que “É missão do Estado, do município, do próprio governo estadual dar garantia a todos os cidadãos que vêm ao Brasil. E é claro que ela vai nos garantir poque se trata de um evento muito grande. Falamos em 2 milhões de pessoas. E além do mais, temos a presença do santo padre”.

Fonte: CNBB


O presidente da CNBB, em entrevista coletiva concedida no final da reuiniao do Conselho Permanente da Conferência, no início da tarde da dexta-feira, antes de sua visita á presidente Dilma, lembrou que ainda que possa ocorrer manifestações, paralelamente ao encontro da JMJ, isso será normal, como já aconteceu em outros países que sediaram a jornada: “Não estou preocupado. Tudo está correndo normalmente, não vamos fazer nenhuma modificação, tanto na programação quanto na data. Os governos têm a missão, a tarefa de guardar a segurança daqueles que vão participar da jornada. Temos certeza de que jovens que virão serão muito bem acolhidos”.