sexta-feira, 28 de junho de 2013

Solenidade de S. Pedro e São Paulo, Apóstolos



(Testemunhas fiéis de Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre!) 

·           Evangelho: Mt 16,13-19

Ø  Pedro e Paulo
                         A Igreja celebra hoje a vida de dois grandes Apóstolos, colunas da fé, que tiveram uma admirável experiência de Deus que se fez homem. São dois discípulos que, tomam caminhos diversos, e lentamente, conseguiram chegar a uma dimensão de fé bastante amadurecida no Senhor.
                         Assim sendo, a Igreja, povo de Deus, é uma Igreja Apostólica. 
                         Tem razão Santo Agostinho ao fazer a seguinte afirmação:“Estes mártires viram o que pregaram, seguiram a justiça, proclamaram a verdade, morreram pela verdade” (Sermão 295).
Ø  Pedro
         “O primeiro dos apóstolos, que amava Cristo ardentemente, mereceu escutar: Por isso eu te digo que tu és Pedro (Mt 16,19). Antes, ele havia dito: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo (Mt 16,16). E o Cristo retorquiu: Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a Igreja (Mt 16,18). Sobre esta pedra construirei a fé que haverás de proclamar. Sobre a afirmação que fizeste: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo, construirei a minha Igreja. Porque tu és Pedro. Pedro vem de pedra; não é pedra que vem de Pedro. Pedra vem de pedra, como cristão vem de Cristo.
         Eu te darei as chaves do Reino dos céus (Mt 16,19). Na verdade, quem recebeu estas chaves não foi um único homem, mas a Igreja uma.
         Não fiques triste, ó apóstolo! Responde uma vez, responde uma segunda, responde uma terceira vez. Vença por três vezes a tua profissão de amor, já que por três vezes o temor venceu a tua profissão de amor, já que por três vezes o temor venceu a tua presunção. Desliga por três vezes o que ligaste por temor. E assim, o Senhor confiou suas ovelhas a Pedro, uma duas e três vezes.” (Santo Agostinho).
         De cabeça para baixo, assim Pedro fora crucificado: Fico a imaginar que, depois de Cristo, ninguém melhor que Pedro pode pensar o que significa o mistério da cruz. A humildade levou-o a preferir o martírio incomparavelmente mais duro. Parabéns, Pedro, uma vez, pescador da Galiléia, depois, por chamado do Mestre, pescador de homens e mulheres! Você é entre os tantos humildes, um humilde exaltado e reconhecido por Deus! Portanto, quem se atreverá a duvidar do Apóstolo, na hora extrema e definitiva de sua humildade, há de ter visto cada homem e cada ocorrência no lugar exato (em geral, tudo anda de “pernas para o ar”: o velho São Pedro é que pode ter tido a visão perfeita de todos e de tudo). Por isso, condecorado!
         O Senhor, ao escolher Simão Pedro para ser pedra (a pedra sobre a qual ergueria sua Igreja) sabia, de sobra, que o Apóstolo trazia consigo algumas complicações, tais como: era precipitado, irrefletido, irreverente, violento, destemperado, impulsivo, problemático: Mas, mesmo assim, ainda o escolheu. Por que razão? Talvez por um motivo: Não era morno, nem covarde, não admitia cavilação, longe de ser calculista e frio, muito menos bajulador e carreirista... Amava, amava, amava, e como!
         Dentro da dinâmica herdeirapetrina, o Papa é o sinal visível da unidade da fé e da Igreja, a comunidade composta pelos cristãos.
Ø  Paulo
         Paulo descobre Jesus por um caminho totalmente diverso. Conhece-o como um inimigo, um blasfemo. Mas um dia, Jesus passa a superar aquilo que para ele era a “prioridade primeira”. Tudo enfim, na relação com Cristo, passa a ser lixo. Agora sim, é confiança total em Cristo, o Senhor.
         Paulo,“instrumento escolhido, pregador da verdade em todo mundo” (Santo. Agostinho).
         Tantas vezes preso e perseguido, tantas vezes “libertado da boca do leão” (2 Tm 4,7). É esta mesma luz e força de Deus que não se negou em sustentar Paulo. Tem razão Paulo a dizer que espera confiante: “O Senhor me livrará de todo o mal...”.

Para refletir: - Somos felizes por seguir a Jesus Cristo, amando os nossos irmãos?
- Como temos demonstrado nossa fidelidade ao Papa? Rezamos por ele?


Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz - RN

Pe. Francisco de Assis Inácio
- Pároco -


Nenhum comentário:

Postar um comentário