sábado, 8 de maio de 2010

Nova Cruz comemora aniversário do padre


Fiéis da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, comemoram o aniversário natalício do administrador paroquial, Pe. Edilson Nobre, e o dia das mães. Haverá missa em ação de graças, às 19h, na Igreja Matriz, seguida de jantar, com música ao vivo.
Também em Nova Cruz, a Paróquia está realizando celebrações em honra a Nossa Senhora, neste mês de maio. Em todas as capelas, há celebrações,louvor mariano, missa e reza do terço.
Dentro da programação mariana, a comunidade rural do Catolé celebra a festa de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade, no período de 10 a 13 deste mês. Na abertura acontecerá missa presidida pelo Pe. Iranildo Augusto. durante os festejos acontecerão celebrações às 19 horas. No enecerramento, dia 13, às 19 horas, haverá missa, primeira Eucaristia e sorteio de prêsmios.

Carismáticos fazem show de aniversário


A Renovação Carismática da Paróquia de Nova Cruz completa 16 anos e promove show, neste sábado, dia 8, às 20h, na AABB, para comemorar a data.

O show é com a cantora mineira Katiane Silva e com a banda Portal de Nova Cru. Os padres Edilson Nobre e Adelson Rodrigues estrão presentes. As senhas de acesso estão a venda com a RCC e na secretaria da Paróquia.

Várias caravanas vindo de diversas paróquias da Arquidiocese de Natal já confirmaram presença.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Santa Cruz festejará Santa Rita


A comunidade de Santa Cruz viverá a festa da padroeira, Santa Rita de Cássia, de 13 a 22 de maio. Diariamente, haverá caminhadas penitenciais, às 5h; reza do Ofício de Nossa Senhora, às 12h, e novena, às 19 horas.

Na programação sócio-cultural, no período de 13 a 15 de maio, após a novena, será exibido o espetáculo teatral “Rita, Senhora dos Impossíveis”. Além disso, todas as noites, haverá funcionamento de barracas, com atrações culturais, jantar, leilão e outras atividades. No dia 20, acontecerá o Arrastafé, animado pelo Pe. Humberto Negreiros.

A festa será encerrada no dia 22, com a seguinte programação: às 9 h, missa solene, presidida pelo bispo de Caicó, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz; às 12h, missa da Coroa de Santa Rita e, às 15h, missa dos peregrinos e procissão.

Fonte: Jornal A Ordem online

Pascom e livraria promoverão Mesa Redonda


A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação e a Paulinas promoverão uma mesa redonda, dia 15 de maio, das 9 às 12 horas, no auditório da Livraria, no centro de Natal. O tema será: “A comunicação que temos e a comunicação que queremos”, abordado pelo professor do Departamento de Comunicação da UFRN, Juciano Lacerda, e pelo mestre em Estudos da Linguagem e ex-coordenador da Pascom, na Arquidiocese de Natal, Francisco Morais.


A atividade é destinada a agentes da Pascom e de outras pastorais e demais pessoas interessadas no tema. Para participar, basta fazer inscrição, gratuitamente, na Paulinas Livraria, sala da Pastoral da Comunicação, no subsolo da Catedral, pelo e-mail: pascom@arquidiocesedenatal.org.br ou pelo telefone: (84) 3615-2800.. “Durante a mesa redonda, teremos a oportunidade de refletir sobre a comunicação que predomina, hoje, na sociedade, e sobre qual é a comunicação que nós, cristãos, desejamos que predomine em nosso meio”, informa Cacilda Medeiros, da coordenação arquidiocesana da Pascom.

A mesa redonda faz parte das comemorações do Dia Mundial das Comunicações. Nas paróquias, as equipes da Pascom realizarão o Tríduo da Comunicação, de 14 a 16 de maio, com exibição de filmes, feira pastoral, campanha de assinaturas do Jornal A Ordem, palestras, fórum e missa.
Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Coordenador do VIII zonal faz aniversário natalício


Pe. Mário Gomes de França, coordenador do VIII zonal, administador da área pastoral de São Bento e Vigário Paroquial de Nova Cruz, faz aniversário natalício, nesta quinta-feira, 6 de maio. Às 19 horas, na Igreja Matriz de Serra de São Bento, acontecerá a missa em ação de graças.

Desde já os fiéis paroquianos de Serra de São Bento e todas as pastorais da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, parabeniza por mais uma primavera.

Parabéns Pe. Mário!

Dom Angélico Sândalo destaca a ação dos bispos eméritos



O bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo, destacou a missa dos eméritos, na manhã de hoje, 5, realizada no Santuário Dom Bosco, em Brasília. “Na Assembleia, hoje, nos detivemos na oração inicial com uma Santa Missa em homenagem aos bispos eméritos. E foi uma felicidade. Eu digo com muito orgulho, como emérito, eu estou trabalhando muito mais do que quando era titular”, destacou.

O bispo emérito fez também um alerta a sociedade sobre o tratamento dado aos idosos. “A sociedade precisa abrir mais espaço aos idosos, descobrir suas necessidades, pois somos uma parcela da sociedade que cresce muito rapidamente”, disse o emérito no segundo dia de coletivas com a imprensa da 48ª Assembleia Geral da CNBB.

Dom Angélico destacou a norma enviada pelo vaticano há 50 anos atrás que destaca o problema da pós-modernidade. “O Vaticano já tocava neste assunto há meio século atrás, de que os ‘velhinhos’ teriam dificuldades no mundo moderno”.

Ao final, dom Angélico ressaltou a felicidade em ser um bispo emérito. “Sou muito grato a Deus por ter me dado saúde para conseguir chegar à idade em que me encontro, e espero que Ele dê a todos as mesmas alegrias que recebi e que possam chegar a ‘melhor idade’”

Fonte: CNBB

Bispos começam a estudar o tema central da 48ª AG nesta quarta-feira


O tema central da 48ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil começa a ser estudado nesta quarta-feira, 5. O tema trata da Palavra de Deus sob a formulação: “Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo”.

Um texto será entregue aos bispos na primeira sessão da manhã às 9:15h e deverá ser lido e estudado em grupos que apresentarão suas observações à Comissão responsável. A Comissão é presidida pelo arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Dadeus Grings.

Antes, no Santuário Dom Bosco, às 7h, os bispos rezam a missa, com transmissão pelas TVs católicas. A celebração prestará homenagem aos bispos eméritos e terá a presidência do arcebispo emérito do Brasília, cardeal dom José Freire Falcão. Participam da Assembleia 26 bispos eméritos.

Na segunda sessão da manhã, às 11h, será introduzido o tema sobre abusos sexuais na Igreja. Já à tarde, às 14:30h, acontece a segunda coletiva da Assembleia. Os nomes dos bispos designados para atender à imprensa serão anunciados na primeira sessão da manhã.

As atividades da tarde começam às 15:40h, precedidas da oração da tarde, às 15:30h. Nesta sessão, haverá comunicações sobre atividades realizadas pelas comissões da CNBB e orientações sobre norma para dispensa do ministério sacerdotal. Ainda nesta sessão, os bispos discutirão os caminhos de celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, cujo encerramento se deu em 1965.

Após a oração das vésperas às 17:10h, os bispos serão divididos em 18 grupos para estudar o texto do tema central. Os trabalhos terminam às 19:30h com o jantar. Às 20:30h, o Conselho Episcopal Pastoral da CNBB se reúne para avaliar o dia e planejar a grade de trabalho da quinta-feira, dia 6.
Fonte: CNBB

Bispos falam sobre pedofilia na Igreja


“Pedofilia é um mal, um crime que fere muito a Igreja Católica e que deve ser combatido”. A afirmação é do arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Dadeus Grings, durante a primeira coletiva de imprensa da 48ª Assembleia Geral da CNBB, que começou hoje em Brasília. A coletiva foi na tarde desta terça-feira e contou com a participação também do bispo de Araçuaí (MG), dom Severino Clasen, e do bispo de Colatina (ES), dom Décio Zandonade.

Para dom Dadeus, a questão da pedofilia deve ser discutida em um âmbito maior que o da Igreja. Segundo o arcebispo, o debate está apenas no ambiente eclesiástico porque a Igreja Católica sempre combateu esse mal e também porque ela é “bastante visada” por trabalhar grandes causas mundiais em favor da humanidade. “Apenas 0,2% dos casos de pedofilia do mundo estão na Igreja e isso merece ser destacado. Os holofotes da imprensa precisam ser estar atentos a essa estatística, mas também é preciso dizer que os casos na Igreja precisam ser corrigidos”, destacou.

Para o bispo de Araçuaí (MG), dom Severino Clasen, os escândalos da pedofilia são o momento oportuno para a sociedade eliminar a cultura da morte e convocou a imprensa a fazer uma pesquisa sobre os índices de pedofilia em toda a sociedade “para constatar onde este mal está presente”. “Os números da pedofilia devem aparecer, para que possamos ter a dimensão desse crime. Não é só na Igreja que acontece esse crime e isso deve ser divulgado, para que possamos cuidar melhor de nossas crianças”, disse.
Fonte: CNBB

terça-feira, 4 de maio de 2010

Importância da terra para a vida humana será discutida pela CNBB


Aconteceu a primeira coletiva de imprensa da 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O bispo de Colatina (ES), dom Décio Zandonade, falou da importância do tema central ‘Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no mundo’, para a Igreja na atualidade. “É um tema importante para a vida da Igreja, hoje, e a discussão deve ser desenvolvida em um âmbito maior, como a Assembleia Geral”. Para o bispo, a missão de Jesus ultrapassa a esfera da Igreja. “A missão da Igreja deve ser desenvolvida junto à sociedade”.

Além do tema central, dom Décio destacou a importância de outros temas a serem tratados ao longo da Assembleia, como é o caso da Reforma Agrária. De acordo com o bispo, é um tema que merece mais reflexões e não se desenvolve apenas em uma Assembleia. Ele frisa ainda que o problema da terra no Brasil é histórico. “A política agrária brasileira não teve muitas evoluções, basta olhar para a população rural, que hoje está praticamente toda na zona urbana. Quem continua na zona rural quase que não tem como viver de maneira digna”.

Ainda sobre a questão da terra, dom Décio disse que os bispos discutirão sobre a preservação ambiental, a importância da natureza, sobretudo no Brasil, que tem uma ‘grande força natural’. “Vamos refletir sobre a importância da terra para a vida humana, de modo especial, da terra brasileira, que tem grande potencial natural”. “O objetivo dessas reflexões durante o encontro”, disse dom Décio, “é abrir uma discussão maior na sociedade, nas comunidades eclesiais de base, para que haja um reflexão mais profunda sobre esse tema”, completou.

Fonte: CNBB

Presidência da CNBB abre a 48ª Assembleia Geral dos Bispos


Após a missa de abertura da 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada na manhã de terça-feira, 4, no Santuário Dom Bosco, em Brasília, a Presidência da CNBB, formada por dom Geraldo Lyrio Rocha, dom Luiz Soares Vieira e dom Dimas Lara Borbosa (respectivamente presidente, vice-presidente e secretário geral), abriram oficialmente o primeiro dia da Assembleia, no plenário da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). Integrando a mesa, também participaram o Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri e o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz.

O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha saudou os participantes citando o hino católico Veni Creator Spíritus (Vem Espírito Criador). “Espero que possamos viver na alegria, fraternidade e comunhão este Kairós”. Dom Geraldo destacou ainda sua alegria em participar mais um ano de Assembleia. “Cada Assembleia dos Bispos da CNBB tem sido momentos especiais de Graças”.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Feijoada anima Nova Cruz

Os casais do ECC da Paróquia de Nova Cruz realizou a feijoada e festival de prêmios no domingo, 2 de maio, no Centro Pastoral do Catolé. Várias familias católicas participaram do evento que música ao vivo e muita comida. Confira as Fotos.

Fotos: Robervanio




Vai começa a 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil


Já estão sendo organizados os últimos preparativos para a realização do evento. Salas de assessorias, salão das plenárias, sala de imprensa, estúdios; estão entre os locais que recebem nesta segunda-feira, os últimos detalhes para que a Assembleia possa ocorrer bem.

Alguns bispos já começaram a chegar no Centro de Eventos e Treinamentos (CET) da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), que fica na W5 – SGAS 902 Sul – Bloco C, em Brasília, para conferir as instalações do palco da 48ª AG. Durante os dias 4 a 13 de maio, devem circular diariamente pelo local, mais de 1.200 pessoas.

A 48ª AG, que este ano acontece extraordinariamente em Brasília, por ocasião do 16º Congresso Eucarístico Nacional, que celebra o jubileu de ouro da arquidiocese de Brasília, bem como os 50 anos da capital federal, vai contar com a participação de mais de 300 bispos, sendo 283 ativos e 26 eméritos (aposentados). Além dos prelados, o evento também contará com a participação de 37 assessores, 17 secretários dos regionais da CNBB, 29 funcionários, 354 pessoas do serviço de apoio, 17 instituições eclesiais de hospedagem aos bispos, nove ônibus para traslado dos participantes, 14 convidados e 16 organismos. Somando-se esses números contabiliza-se cerca de 790 pessoas.

Além dos participantes que trabalharão na realização da Assembleia, outro número importante é o da imprensa presente na cobertura do evento. Todos os dias estarão no local cerca de 130 jornalistas de 28 veículos de imprensa, divididos entre os meios jornal impresso, TV, web e rádio. Esses profissionais poderão cobrir todo o evento, com entrevistas coletivas e exclusivas com os bispos. Para acolher os comunicadores, foi montado no local um aquário, com ar condicionado, além de alguns estúdios para TV.

É importante destacar que só terão acesso ao local da Assembleia os profissionais da imprensa credenciados, portanto, o credenciamento deve ser feito antes do início do evento. Jornalistas, cinegrafistas e demais profissionais credenciados devem estar, durante toda a Assembleia, devidamente identificados com o crachá da empresa para a qual trabalham.

Fonte: CNBB

domingo, 2 de maio de 2010

Casais participaram de Seminário de Vida



Emoção, animação, reconcilação e muita palestra voltada para o matrimônio foi o que aconteceu no Seminário para Casais, que ocorreu neste final de semana em Nova Cruz. Nos dias 30 de abril, um e dois de maio, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, os casais vivenciaram algo nunca visto entre eles.







Missa de encerramento





Último acusado do assassinato de Irmã Dorothy é condenado a 30 anos de prisão


Cinco anos após o assassinato da missionária Dorothy Stang (foto), Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, o único dos envolvidos no crime que ainda não havia sido julgado, foi condenado no começo da madrugada do dia 1º de maio, em julgamento realizado no Fórum Criminal de Belém, na Cidade Velha.

Galvão foi julgado sob acusação de ser um dos mandantes do assassinato da religiosa norte-americana naturalizada brasileira, que defendia o direito à terra de pequenos produtores rurais da região de Altamira (PA). Dorothy Stang foi morta com seis tiros em fevereiro de 2005, em Anapu.

Durante o interrogatório, Galvão negou o crime e não respondeu às perguntas da promotoria. A acusação sustentou a tese de homicídio qualificado, com promessa de recompensa, motivo torpe e uso de meios que impossibilitaram a defesa da vítima.

Os advogados de defesa, Jânio Siqueira e César Ramos, rebateram a tese de homicídio qualificado, contrapondo-a com a tese de negativa de coautoria. Durante uma hora e meia, eles sustentaram a tese da ausência de provas nos autos da participação do réu no crime e pediram aos jurados a absolvição do acusado. Os outros envolvidos no crime foram condenados e estão presos.

Agência Brasil