sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dom Damasceno faz balanço dos trabalhos da Assembleia da CNBB


Terminou a 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional. Entre os temas discutidos durante a Assembleia destacaram-se as Novas Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e as eleições da Conferência.

A nova presidência, que tomou posse na última sessão da Assembleia, dirigirá a CNBB pelos próximos quatro anos. O presidente eleito da CNBB, Cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis fez um balanço dos trabalhos da Assembleia dos Bispos.

Infância Missionária participa de formação


Crianças da Adolescência e Infância Missionária, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, participam de encontrão, domingo, dia 15, às 8h, no salão do ECC. A assessoria do encontro será feita por membros da equipe arquidiocesana da Crianças da Adolescência e Infância. Na ocasião participarão todos os grupos da Infância . Na Paroquia de Nova Cruz, a Infância Missionária tem a Ir. Maria Simone, Filha do Amor Divino, como responsável.

Arcebispo ordenará 20 diáconos permanentes

Os 20 candidatos ao Diaconato Permanente
Foto: cedida

Vinte alunos da Escola Diaconal Santo Estêvão Diácono, da Arquidiocese de Natal, serão ordenados Diáconos, dia 8 de junho, às 17h, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação. A Ordenação será presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. A data foi definida pelo Diretor da Escola, Mons. Lucas Batista Neto, com o Arcebispo, no mês de abril.

Os 20 alunos fizeram o curso num período de 5 anos, depois do ingresso na escola, no dia 16 de agosto de 2006. São eles: Alberto Bento de Oliveira, Aldo Rocha de Oliveira, Carlos Antônio Lopes, Cláudio Barbosa Costa, Domingos Martins de Oliveira, Elsou Jardem Garcia da Silva, Emanoel Bezerra Fernandes, Francisco Cavalcanti Lima, Jessé Alcântara B. Lucas, João Evangelista de Morais, José Ednaldo de Oliveira,

José Lenildo Fernandes Dantas, Jorge Eduardo Fernando, Josimar Francisco Macedo, Manoel Carlos do Nascimento Silva, Manoel Fernandes da Silva, Márcio Francisco de Andrade, Mário Gomes Pinheiro Filho, Raimundo Escolástico Bezerra Filho e Raimundo Alves de Medeiros.

Fonte: Jornal A Ordem online

Nova Cruz festeja Nossa Senhora de Fátima

Durante todo o ano a imagem de Nossa Senhora de Fátima peregrina por várias casas de famílas católicas em Nova Cruz. A imagem passa 7 dias em cada casa, e a noite, muitos devotos vão até a casa onde está Nossa Senhora e rezam o terço. Hoje, dia 13 de maio, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, acontecerá a procissão saindo da casa de uma das famílias que acolhem a imagem, na rua Felipe Camarão, passando pela tradicional rua 13 de maio, chegando a Igreja Matriz, onde haverá missa presidida pelo Pe. Janilson Macedo. Nesta mesma data acontece a festa em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade do Catolé, em Nova Cruz.

Fiéis que rezaram o terço na casa de Terezinha Pinto,
com a imagem de Nossa Senhora de Fátima
Foto: cedida

Inscrições para concurso de fotografia encerram dia 20


Cartaz da Campanha da Fraternidade
Foto: diculgação

As coordenações da Campanha da Fraternidade e da Pastoral da Comunicação, da Arquidiocese de Natal, promovem o Concurso de Fotografia “A criação geme em dores de parto”. O concurso é destinado a pessoas engajadas em pastorais, movimentos e serviços existentes nas paróquias.

O concurso visa retratar aspectos do meio ambiente, no território da Arquidiocese de Natal, a partir do ‘ver’, do ‘julgar’ e do ‘agir”, que estão detalhados no Texto Base da Campanha da Fraternidade deste ano. “Esperamos receber muitas fotografias com denúncias de maus tratos ao meio ambiente e, também, de boas ações que dão vida à natureza”, explica Cacilda Medeiros, da coordenação da Pascom.

Uma comissão escolherá as três fotos mais significativas. O primeiro lugar ganhará um Netbook, e o segundo e o terceiro lugares ganharão uma câmera fotográfica digital, cada um.

O regulamento, contendo as orientações para os participantes, está disponível na internet, no endereço: www.arquidiocesedenatal.org.br. Os interessados podem enviar, no máximo, três fotos, até 20 deste mês.

Fonte: jornal A Ordem online

CNBB cria Comissão Episcopal para a Comunicação Social

Dom Dimas Lara Barbosa

Na 49ª Assembleia Geral da CNBB, os bispos criaram a Comissão Episcopal para a Comunicação Social. O escolhido para presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social, foi arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa.

Esta é uma nova Comissão, desmembrada da Educação e Cultura. Dom Dimas, cujo mandato para Secretário Geral da CNBB termina nesta Assembleia, sucederá ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que presidiu a Comissão por dois mandatos consecutivos.

Fonte: A12.com

Regional Nordeste 2 da CNBB tem nova Presidência


Dom Genival Saraiva, bispo de Palmares-PE; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Caicó-RN; e Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo de Guarabira-PB; foram eleitos, respectivamente, para os cargos de Presidente, Vice e Secretário geral, da Conferência Nacional de Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (CNBB NE2). As eleições foram realizadas na 49ª Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida-SP.

Os bispos eleitos terão o cargo de duração de quatro anos, com possibilidade de reeleição desde que o bispo ainda esteja à frente de uma (arqui)diocese. Bispos eméritos não podem ser eleitos. Dom Genival assumirá a presidência no lugar de Dom Antônio Muniz, arcebispo de Maceió-AL e presidente da CNBB NE2 nos últimos oito anos. Dom Delson, por sua vez, substituirá Dom Jaime Vieira Rocha, bispo de Campina Grande-PB e também vice-presidente desde 2003. Dom Lucena, por fim, assumirá o cargo de secretário, ocupado por Dom Genival nos ultimos oito anos.
A CNBB Regional Nordeste 2 é composta pelas 21 Dioceses dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.


Santa Rita leva milhares de devotos a Santa Cruz

Foto: José Bezerra

Desde a criação da Paróquia, no século XIX, Santa Cruz tem recibido peregrinos de várias partes do Estado e da vizinha Paraíba. São devotos de Santa Rita de Cássia que vão pagar promessas por graças alcançadas por intercessão da Santa. A peregrinação aumentou a partir de 2010, quando foi inaugurada a Estátua de Santa Rita de Cássia. “Sem dúvida, com a inauguração da Estátua de Santa Rita (foto) no Complexo Turístico Religioso, aumentou muito o número de caravanas de peregrinos”, assegura o Pároco de Santa Cruz, Pe. Vicente Fernandes.


A devoção a Santa Rita de Cássia começa entre os séculos XV e XVI, algum tempo depois da morte da santa, ocorrida em 1457, quando Rita estava com 76 anos. Em Santa Cruz, a devoção começa pelos idos de 1800, através de José Rodrigues da Silva, na fazenda Cachoeira. “Pouco tempo depois, se juntam a ele nessa devoção os irmãos João da Rocha e Lourenço da Rocha, do sítio Malhada do Rio Trairi”, relata o Pe. Vicente Fernandes da Silva Neto, pároco de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz.

Antes de se transformar em Paróquia, Santa Cruz teve outros nomes: primeiro, Santa Rita da Cachoeira, por causa da Fazenda Cachoeira, onde começou a devoção; em seguida, Santa Cruz da Ribeira do Trairi, por causa do rio Trairi; e, por último Santa Cruz. Atualmente, a devoção leva milhares de peregrinos a Santa Cruz, oriundos de várias paróquias da Arquidiocese e de outros estados.

Fonte: jornal A Ordem online

quarta-feira, 11 de maio de 2011

49ª Assembleia da CNBB: eleitos alguns novos presidentes das comissões

dom Severino Clasen, dom Pedro Brito Guimarães e dom João Carlos Petrini

O bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, foi eleito e para presidir a Comissão Episcopal para a Vida e a Família. Ele obteve 164 votos dos 274 votantes. O número necessário era de 138. Dom Petrini, que já era membro da Comissão na atual gestão, sucederá o arcebispo de Londrina (PR), dom Orlando Brandes. Natural de Fermo, na Itália, o novo presidente da Comissão para a Vida e a Família tem 65 anos. Foi ordenado padre em 1975 e bispo em 2005. É doutor em Ciências Sociais.

O arcebispo de Palmas, no Tocantins, dom Pedro Brito Guimarães, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

A Assembleia da CNBB também elegeu dom Severino Clasen presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. Dom Severino é bispo da diocese de Araçuaí. Dom Severino é catarinense de Petrolândia, tem 56 anos. É franciscano, ordenado padre em 1982 e bispo em junho de 2005.

As votações estão ocorrendo ao longo das sessões no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida (SP), onde ocorre, desde o dia 4, a 49ª Assembleia Geral da CNBB.

Fonte: CNBB

Nova Presidência da CNBB toma posse no final da Assembleia


A CNBB elegeu sua nova Presidência para dirigir a entidade no próximo quadriênio (2011-2015). Esta será a 15ª Presidência da CNBB que, no próximo ano, comemorará 60 anos.

O novo presidente, cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi eleito no segundo escrutínio com 196 votos. Atual arcebispo de Aparecida, que acolhe pela terceira vez a Assembleia da CNBB, dom Damasceno acumula a experiência de dois mandatos como secretário geral. Até julho, ele é também o presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).

O vice-presidente, dom José Belisário da Silva, também se elegeu no segundo escrutínio com 215 votos. Dom Belisário é arcebispo de São Luís, no Maranhão, e presidiu, nesta Assembleia dos Bispos, a Comissão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas pouco antes de iniciar o processo das eleições.

O secretário geral, dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo da prelazia de São Felix (MT) foi o único, até agora, a ser eleito no primeiro escrutínio. Ele teve 202 votos. Integrou, no ano passado, a Comissão das Diretrizes para a formação presbiteral e, neste ano, foi membro das Comissões das Diretrizes para a Evangelização.

A missa da sexta-feira, 13, última da Assembleia, será presidida pelo novo presidente da CNBB, ladeado pelo vice-presidente e pelo secretário, além dos novos presidentes das 12 Comissões Pastorais da CNBB, também eleitos na Assembleia.

Fonte: CNBB

A posse da nova Presidência ocorre na sexta-feira, 13, pela manhã, na sessão de encerramento da 49ª Assembleia da CNBB, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no pátio do Santuário Nacional de Aparecida. Após a posse, a Presidência dará sua primeira coletiva de imprensa.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cardeal Dom Damasceno é eleito novo presidente da CNBB


O arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis foi eleito nesta segunda-feira (9) com 196 votos, o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Em segundo lugar ficou o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer com 75 votos.

Os bispos reunidos na 49ª Assembleia Geral da CNBB, no Santuário Nacional, já haviam se reunido durante sessão da manhã de hoje para um levantamento de nomes para as várias funções.

O processo eletivo da CNBB estava entre os temas centrais da Assembleia. Nos último quatro anos (2007-2011), o cargo de presidente da CNBB foi ocupado pelo Cardeal Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Dom Geraldo usou a tribuna da Assembleia de hoje para anunciar que não aceitaria uma eventual reeleição.

“Julgo que dei minha modesta colaboração à Igreja no Brasil, dividindo, os últimos quatro anos com Dom Luiz Soares Vieira e Dom Dimas Lara Barbosa, as pesadas responsabilidades que recaem sobre a Presidência da CNBB”, falou Dom Geraldo em pronunciamento.
Outros nomes - No primeiro escrutínio, Dom Damasceno havia obtido 161 votos contra 91 de Dom Odilo. Por não ter alcançado 2/3 dos votos (182), houve a necessidade do segundo escrutínio.

Na primeira votação, também receberam votos o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta (com 14 votos); o arcebispo de São Luís (MA), Dom José Belisário da Silva; o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o bispo de Jundiaí (SP), Dom Vicente Costa; o bispo da prelazia de São Felix (MT), Dom Leonardo Steiner e o bispo de Cruz Alta (RS), Dom Friederich Heimler, com um voto cada.

No segundo escrutínio, receberam votos o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta (4 votos) e o bispo de Santo André, Dom Nelson Westrupp (1 voto).

Amanhã as eleições continuam para vice-presidente e secretário. Eleitos os membros da Presidência, a Assembleia escolherá os 12 presidentes das Comissões Pastorais e o delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam). Dom Raymundo foi eleito presidente para o quadriênio (2011-2015).

Fonte: A12.com

Pe. Edilson e seu aniversário de vida


O Pe. Edilson Nobre presidiu missa em ação de graças pelo aniversário natalício, na noite desta segunda-feira, 9 de maio. A missa aconteceu na Igreja Matriz e foi concelebrada pelos padres Janilson Macedo, de Vigário paroquial de Nova Cruz e Mário Gomes, adm. paroquial de Serra de São Bento. Fiéis paroquianos, religiosas do Amor Divino e Franciscana do Bom Conselho, membros de algumas pastorais estiveram presente neste momento de alegria e louvor a Deus, por intercessão da Imaculada Conceição.


Mais de 300 mil jovens já estão inscritos para a JMJ 2011


Os jovens de Madri se preparam para receber os mais de 300 mil
jovens já inscritos para a JMJ 2011

Faltando menos de 100 dias para o início da Jornada Mundial da Juventude em Madri, Espanha, cerca de 340 mil jovens de mais de 170 países já se inscreveram para o encontro que acontecerá entre os dias 16 a 21 de agosto com o Papa Bento XVI.

Segundo o Comitê Organizador da Jornada, os trabalho de preparação em Madri entram em sua reta final. O diretor executivo da JMJ 2011, Yago de la Cierva, recordou que em janeiro deste ano deixou-se a fase de planejamento para começar a implementação dos planos realizados de acordo com a Santa Sé e com as três administrações públicas envolvidas.

O diretor explica que para confrontar todos os preparativos com a necessária dedicação, sete departamentos se dividiram em 16 áreas operativas envolvendo “muitas pessoas, a maioria delas voluntários de tempo integral ou parcial".

O objetivo principal, para os organizadores, é "que os jovens encontrem em Madrid uma cidade acolhedora e passem dias inesquecíveis".

Yago de la Cierva indicou também que o selo desta JMJ será jovial e ao mesmo tempo mostrará a cultura e a religiosidade espanhola. “Tudo deve estar enraizado nos 20 séculos de tradição católica deste país", ressalta.

A JMJ de Madrid terá início no dia 16 de agosto com uma Missa inaugural seguida de diferentes atos até a chegada do Papa no dia 18, na Praça de Cibeles.

Durante esses dias, Santo Padre terá também encontros com professores universitários, religiosas, seminaristas, voluntários, deficientes físicos e enfermos.

Enquanto isso, o programa cultural da JMJ ocupará as ruas e os diversos cenários que oferece a capital espanhola com mais de 300 atividades. Assim, museus como O Prado serão cenários de exposições e itinerários pictóricos.

As catequeses ocorrerão entre os dias 17 e 18 de agosto em mais de 200 igrejas de Madrid, onde bispos de todo mundo se encontrarão com os jovens.

Fonte: CN

10 curiosidades sobre a vida e obra de Irmã Dulce


Irmã Dulce conheceu o Papa João Paulo II e Madre Teresa de Calcutá


Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, teve uma vida peculiar. Começou a praticar caridade com 13 anos, entrou para o convento com 19 e dedicou todos seus 77 anos de trajetória à caridade. Prestes a ser beatificada – a cerimônia acontece no dia 22 de maio, em Salvador (BA) –, o Canção Nova Notícias apresenta 10 curiosidades sobre seu apostolado. Confira:

1) Por causa de um enfisema pulmonar, Irmã Dulce viveu os últimos 30 anos da sua vida com a saúde abalada seriamente - tinha 70% da capacidade respiratória comprometida e chegou a pesar 38 quilos. Entretanto, nem mesmo a doença a impediu de construir e manter uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país. Morreu em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos.

2) Irmã Dulce foi uma criança cheia de alegria, adorava brincar com sua boneca inseparável Celica, empinar pipa e tinha especial predileção pelo futebol - era torcedora do Esporte Clube Ipiranga, time formado pela classe trabalhadora, o primeiro a romper com o perfil elitista do esporte baiano no início do século XX.

3) Irmã Dulce começou a praticar caridade aos 13 anos, acolhendo mendigos e doentes em sua casa. Nessa época, sua residência ficou conhecida como ‘A Portaria de São Francisco’, tal o número de carentes que se aglomeravam no local. Quando entrou no Convento de Nossa Senhora do Carmo, aos 19 anos, escolheu o nome de Irmã Dulce (seu nome verdadeiro é Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes), em homenagem à mãe.

4) Por causa do grande número de operários no bairro de Itapagipe, a religiosa criou, em 1936, a União Operária São Francisco - primeira organização operária católica do estado, que depois deu origem ao Círculo Operário da Bahia. O movimento era mantido com a arrecadação de três cinemas construídos por meio de doações - o Cine Roma, o Cine Plataforma e o Cine São Caetano.

5) Para abrigar doentes que recolhia nas ruas, a religiosa chegou a invadir cinco casas na Ilha dos Ratos, em 1937. Expulsa do lugar, ela peregrinou durante uma década, levando os seus doentes por vários lugares. Por fim, em 1949, ocupou um galinheiro ao lado do convento, com autorização da sua superiora, para abrigar os primeiros 70 doentes. Hoje, no local, está o Hospital Santo Antônio, o maior da Bahia.

6) Em julho de 1979, Madre Teresa de Calcutá recebeu convite de Dom Avelar para ir a Salvador fundar uma casa da Ordem Missionária da Caridade, no bairro de Alagados. Irmã Dulce quis conhecer a famosa religiosa, que receberia o Prêmio Nobel da Paz naquele ano. Com dificuldades para manter as obras, devido à doença, Irmã Dulce chegou a oferecê-las para a colega.

7) Em 1988, Irmã Dulce foi indicada pelo então presidente da República, José Sarney, com o apoio da Rainha Sílvia, da Suécia, para o Prêmio Nobel da Paz. Ela não o venceu, entretanto teve o trabalho mais reconhecido. Quem levou a premiação foram as 'Forças de Paz das Nações Unidas' (conhecidas como 'Capacetes azuis'), pelos seus esforços a serviço da preservação da paz.

8) Em sua segunda visita ao Brasil, em 20 de outubro de 1991, o Papa João Paulo II fez questão de quebrar o rigor da sua agenda e ir ao Convento Santo Antônio visitar Irmã Dulce, já bastante debilitada, no seu leito de enferma. Cinco meses depois da visita do Pontífice, os brasileiros chorariam a morte do 'Anjo bom da Bahia'. No velório, cerca de 50 pessoas desmaiaram e o cenário se dividiu entre pobres e grandes personalidades do país.

9) Na exumação do seu corpo, em junho de 2010, os representantes do Vaticano e pessoas presentes se mostraram impressionados com a mumificação natural do corpo, 18 anos após a morte da religiosa. A exumação é a penúltima etapa do processo de beatificação. “A roupa estava conservada mesmo após 18 anos, apesar de um pouco escura. O semblante dela é muito sereno, não há odor”, disse a sobrinha e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, em entrevista à imprensa na época.

10) No dia 22 de maio, Irmã Dulce será a terceira religiosa, natural do Brasil, a ser beatificada. No hall das beatas brasileiras, já temos Albertina Berkenbrock e Lindalva Justo de Oliveira. A única beata estrangeira, mas com missão no país, é a austríaca Bárbara Maix.

Fonte: canção nova noticias

Missa em ação de graças pelo aniversário do Pe. Edilson Nobre acontece hoje

Acontece hoje, dia 9 de maio, a missa em ação de graças pelo aniversário natalício do pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. A missa acontecerá na Igreja Matriz, a partir das 19h e contará com a presença de vários padres, além dos membros das pastorais, movimentos e serviços, como também dos queridos paroquianos. Você é convidado a participar!


Pe. Edilson Nobre

Missa e muitas Homenagens no Dia das mães

No dia dedicado a todas as mães do Brasil e do mundo, a paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou neste domingo (8), dentro das diversas celebrações dominicais, homenagens e ações de graças por esse dia especial para as elas. Destaca-se aqui a missa das 19h, na matriz, também celebrando o 2º domingo do mês de maio dedicado a Nossa Senhora. Diante da Liturgia, o celebrante Pe. Edilson Nobre, lembrou e homenageou as mães, assim também a Maria mãe de Jesus. Ao final da celebração o grupo de Jovens da PJ fez uma apresentação e também houve sorteio de brindes para as mães presentes.


No inicio da celebração: entrada dos anjos; imagem da mãe de Deus; flores oferecidas a Nossa Senhora.


Momento do Ofertório: familia traz cesta de frutas; futuras mães se ofertam no altar do Senhor; casal traz cesta de pão; mães ofertam os seus frutos, seus filhos.

A Pastoral da Juventude fez uma apresentação homenageando as mães

Homenagens e sorteio de brindes paras as mães.

Fotos: Diogo Oliveira
Edição: Robervanio Heverton
Equipe: Pascom Nova Cruz