sexta-feira, 1 de abril de 2016

Pároco de Nova Cruz completa 27 anos de sacerdócio


O Padre Francisco de Assis Inácio, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, completa nesta sexta-feira, 01 de abril, 27 anos de vida sacerdotal. Para comemorar a data, Pe. Assis presidirá missa em ação de graças, às 19 horas, na  Igreja de São Sebastião. Na ocasião acontecerá a abertura da Festa da Misericórdia, promovido pelo Movimento Jesus Misericordioso e Renovação Carismática Católica. A  festa acontecerá de 01 a 03 de abril, com programação diária, a partir das 8 horas da manhã, nos dias 02 e 03. O encerramento acontecerá domingo, dia 03, com missa às 17 horas. 

quinta-feira, 31 de março de 2016

Juventude Shekinar realiza Cristoteca dia 2


 A Juventude Shekinar da Paróquia da Imaculada Conceição realizará mais uma edição da Cristoteca. O evento será realizado próximo sábado dia 02 de abril, no Lions Club, a partir das 19h30. A animação ficará por conta do DJ Diogo e Ministério de Música Claves de Deus. As senhas estão à venda com os jovens do grupo Shekinar. 


Fotos da Cristoteca 2015

Padres serão nomeados para novas funções





O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha anunciou novas funções para alguns padres da Arquidiocese de Natal. Nesta segunda-feira (04), às 19h, haverá a criação da Área Pastoral de Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro da Redinha, zona norte de Natal, desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas e Sant’Ana, no Soledade II. Quem vai assumir a nova Área será o padre Mário Gomes, que estava na função de administrador paroquial da Paróquia de São Bento Abade, em Serra de São Bento e Monte das Gameleiras.

Padre Mário Gomes

Já no dia 11 de abril, às 19h, haverá a criação da Área Pastoral de Nossa Senhora da Saúde, em Boa Saúde, desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Serra Caiada. Quem vai assumir a Área será o padre César de Bessa, até então pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, de Ipanguaçu.

No dia 18 de abril, o padre Antonio do Vale, então pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, de Afonso Bezerra será transferido para Ipanguaçu. A posse acontecerá na Igreja Matriz, às 19h. Encerrando as transferências, no dia 28 de abril, o padre Francisco Clodoaldo, então vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, assumirá a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Afonso Bezerra. A posse será realizada às 19h, na Igreja Matriz.

Fonte: Arquidiocese de Natal

8º Zonal define atividades para desenvolver 2016


Padres, diáconos, religiosas, articuladores e coordenadores das paróquias do 8º zonal se reuniram na Paróquia São Francisco de Assis, em Lagoa de Pedras, no último dia 18 de março, e definiram as atividades para 2016. A reunião foi assessorada pelo Diácono Edmar Araújo, que fez uma explanação sobre o Plano Pastoral Arquidiocesano. Durante o encontro, foi definido que, como forma de viver o Ano da Misericórdia, as paróquias participarão dos eventos propostos pela Arquidiocese, tais como, Jubileu da Família, dia 15 de maio, em Natal, e Jubileu da Juventude, dia 31 de julho, em Santana do Matos.

Em nível de Zonal, estão previstos o Encontro de formação catequética, dia 9 de julho, em Brejinho; o  Miss@o.com, dia 10 de julho, em Santo Antônio, e Encontro do povo de Deus, dia 7 de agosto, em Monte Alegre.  Além disso, os participantes ainda definiram o calendário das reuniões bimestrais do zonal, agendadas para as seguintes datas:  20 de maio, em Santo Antônio, com o tema: Setorização; 21 de outubro, em Lagoa Salgada, para estudo do documento Laudato Si, do Papa Francisco; e dia 16 de dezembro, em Serra de São Bento, onde acontecerá a elaboração do plano de ações para o próximo ano.

Dom Jaime participará da 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil



 O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, participa da 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no período de 6 a 15 de abril, na cidade de Aparecida (SP). Este ano, o tema central do encontro será “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo”.

Durante a Assembleia, Dom Jaime falará para os bispos em dois momentos. No dia 7, ele vai apresentar informações sobre o processo de canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os protomártires do Brasil. Nestes dias, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai fazer uma moção e enviá-la ao Papa Francisco pedindo a canonização dos Mártires. Já, no dia 13, Dom Jaime vai apresentar uma declaração em nome dos que participaram da Caravana Socioambiental de visita ao Projeto das Bacias do Rio São Francisco, realizada no período de 29 de fevereiro a 3 de março. Na ocasião, o Arcebispo de Natal também falará sobre o Seminário Social do Nordeste, que acontecerá de 18 a 20 de maio, na cidade de Campina Grande (PB), em comemoração aos 60 anos da realização do primeiro Encontro de Bispos do Nordeste. 


Capela Mãe Peregrina faz celebração com novos bancos



A comunidade do bairro Planalto, na Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, realizou uma celebração Eucarística em ação de graças pela compra dos bancos em madeira para Capela Mãe Peregrina. A missa aconteceu dia 28 de março e foi presidida pelo Pe. Francisco de Assis. Os novos bancos foram adquiridos através da campanha dos bancos. 

Os fiéis católicos podem ajudar fazendo sua doação procurando as secretarias das capelas, os representantes da capelas Mãe Peregrina, ou fazer sua doação através da conta bancária, agência 0762, conta 10392-1, operação 013, Caixa Econômica, conta poupança conjunta em nome de Gilza Barbosa da Silva e Sebastiana Rufino da Costa, ambas são responsáveis pela capela. 






quarta-feira, 30 de março de 2016

Arquidiocese de Natal realiza 2ª Caminhada da Solidariedade





            No próximo domingo, 3 de abril, será o dia para exercitar a solidariedade. É que nesta data será realizada a 2ª edição da Caminhada da Solidariedade, promovida pela Arquidiocese de Natal. Neste ano, a atividade vai beneficiar algumas pastorais sociais, com ações realizadas em prol do idoso, criança, jovem e adulto, em vulnerabilidade social. Para participar, os interessados devem adquirir um kit, composto por camiseta e boné, ao preço de 20 reais. A venda está acontecendo na Catedral Metropolitana e também nas paróquias que integram o território da Arquidiocese.

            Segundo o coordenador geral do evento, padre Edilson Nobre, a participação das pessoas é algo importante, tendo em vista a manutenção destas obras, o que possibilita ajudar aqueles que mais necessitam. “Convocamos todas as pessoas para participarem desta caminhada, que é um projeto tão significativo de nossa Igreja arquidiocesana. Queremos alavancar estas iniciativas e, por isso, é essencial a participação de todos nesta ação”, enfatizou.

 Programação

             As atividades terão início com uma celebração eucarística, às 7h, no Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro Nazaré, em Natal. A missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Em seguida, às 8h, terá início a caminhada, que passará por diversas ruas da capital, contando com animação de trio elétrico, com destino à Catedral Metropolitana, no bairro Tirol, onde haverá animação musical e encerramento da atividade.

Domingo da Páscoa



Domingo da Ressurreição é o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu "Peseach", Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. A presença de Jesus ressuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos. Na Paróquia de Nova Cruz os padres Francisco de Assis e Antônio Roberto presidiram as missas de páscoa no domingo, 27 de março. 






Sábado Santo


Durante o Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando Sua Paixão e Morte, Sua descida à mansão dos mortos, esperando, na oração e no jejum, Sua Ressurreição. Todos os elementos especiais da vigília querem ressaltar o conteúdo fundamental da noite: a Páscoa do Senhor, Sua passagem da morte para a vida. A celebração aconteceu no sábado à noite, dia 26 de março, na Igreja Matriz, com a vigília pascal, presidida pelo padre Francisco de Assis. 










Sexta-feira da Paixão


A tarde da Sexta-feira Santa, dia 25 de março, aconteceu a celebração da paixão e via -sacra. Com a cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Na celebração foi realizado um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.

Na Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. A Igreja nos propõe esta meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se doou por nós.