sexta-feira, 22 de abril de 2016

A Ordem escreve nova página em sua história

A última edição do Jornal A Ordem já está na gráfica.


A partir do próximo mês de maio, o semanário A Ordem, informativo impresso da Arquidiocese de Natal, passará por um processo de mudanças, sendo transformado em uma revista, de circulação mensal. O objetivo da nova publicação é dar maior visibilidade às ações sociais arquidiocesanas. O conteúdo será voltado a todos os públicos. A veiculação, que será impressa sob a responsabilidade da Fundação Paz na Terra,  acontecerá sempre no primeiro dia útil de cada mês e a edição de lançamento será distribuída no dia 02 de maio, por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais.


A revista terá 40 páginas, toda em cores e a produção será feita pela equipe de jornalismo do setor comunicação. De acordo com a jornalista Cacilda Medeiros, que integra o setor arquidiocesano de comunicação, nesta primeira edição da Revista A Ordem, serão abordados diversos assuntos, que vão desde temas mais intra Igreja, ligados à espiritualidade e informações da nossa Arquidiocese, a temas mais sociais. “Teremos, por exemplo, um texto do nosso Arcebispo; trechos da nota da CNBB sobre as próximas eleições municipais; uma página sobre Direito e Cidadania, na qual um advogado vai escrever sobre as novas normas para o processo eleitoral; uma reportagem sobre reutilização de materiais; um artigo, escrito pelo Padre Elielson Cassimiro, a respeito da Festa de Pentecostes; e teremos, também, uma matéria sobre o trabalho desenvolvido pela Pastoral dos Irmãos de Rua, da Paróquia de Santo Afonso, em Mirassol. Além disso, vamos destacar, a cada edição, duas paróquias de nossa Arquidiocese. Nesta primeira edição, as paróquias em destaque serão a de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, e a de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Teremos, ainda, um texto sobre o trabalho da Pastoral Carcerária, além de várias outras colunas, como uma dedicada ao Ano da Misericórdia, outra para a juventude, e uma para as crianças. Nossa intenção é mesclar assuntos que dizem respeito à espiritualidade, à liturgia, com assuntos que dizem respeito à Doutrina Social da Igreja”, diz


A assinatura pode ser feita diretamente na sala do setor de comunicação, no subsolo da Catedral Metropolitana, com o consultor para assinaturas, Rivaldo Júnior. Além disso, os interessados em assinar a revista podem procurar os agentes da Pastoral da Comunicação nas paróquias do território arquidiocesano. Outras informações podem ser obtidas pelos números: (84) 3615-2800 ou 98886-5180 e ainda pelo e-mail: 

Fonte: Arquidiocese de Natal

Pastoral da Comunicação vai lançar pacote para o 6º Muticom

Participantes do 5º Muticom, realizado em 2014, em Campina Grande (PB) (Foto: Cacilda Medeiros)


A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação vai lançar, em maio próximo, um pacote para o 6º Mutirão de Comunicação, do Regional Nordeste 2, que será realizado de 14 a 16 de outubro deste ano, em Recife (PE). O pacote incluirá transporte Natal / Recife/ Natal e hospedagem.

As inscrições para o 6º Muticom NE2 já estão abertas e podem ser feitas através da internet, no endereço: http://www.6muticomne2.com.br. A programação do evento constará de conferências, oficinas, seminários, atividades culturais e celebração eucarística. Entre os assessores de oficinas e conferencistas, estão Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS); jornalista Gerson Camarotti, da Globo News; e o jornalista Moisés Sberdelotto, doutor em comunicação, de Porto Alegre (RS).

Os interessados em aderir ao pacote, para participar do 6º Muticom Regional, podem buscar mais informações com a coordenação da Pascom, na Arquidiocese de Natal, através do telefone (84) 3615-2800 ou do e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Paróquia Militar em Nova Cruz encerra festejos

A comunidade da Paróquia Militar Cristo Rei, situada no 8º batalhão de Policia Militar em Nova Cruz, encerrou nesta terça-feira, dia 19, os festejos do seu padroeiro Santo Expedito. A festa aconteceu entre os dias 15 e 19 de abril, e neste ano o tema refletido foi: "Como Expedito queremos ser hoje, instrumento da misericórdia divina para os irmãos".

Todos os dias da festa foram celebradas missas, sempre na quadra do próprio batalhão, com a presença do Vigário Paroquial militar Pe. João Batista Chaves, Pe. Antônio Roberto (vigário de Nova Cruz), Pe. Francisco de Assis (Pároco de Nova Cruz), Pe. Roberlan Roberto (Pároco de Brejinho) e do Pároco da Paróquia Militar Pe. Francisco das Chagas que presidio a missa de Encerramento.

Destaca-se a presença numerosa de fiéis participantes, sobretudo de militares do batalhão e suas familias. Com a coordenação do Ten. Cel. PM Genilton Tavares e alguns fiéis a festa ofereceu ainda serviço de bazar e lanchonete.

Neste último dia aconteceu a tradicional procissão com a imagem de Santo Expedito, percorrendo as ruas entorno do batalhão.e logo após a missa.

Confira as fotos do noiteiro de encerramento:














Fotos: Robervânio Heverton

Comissão Nacional da CNBB lança o “Hora da Família” 2016


Temática central do subsídio está em sintonia com o Ano da Misericórdia proclamado pelo papa Francisco

Com o tema “Misericórdia na Família: Dom e Missão”, o subsídio Hora da Família 2016 contém roteiros para sete encontros, além de celebrações como via-sacra em família, para o Dia dos Pais, dos Avós e das Mães. O material, produzido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, foi apresentado, em coletiva de imprensa, na sexta-feira, 8, no contexto da 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com uma proposta moderna e explicativa, o material é organizado de forma interativa, sugerindo encontros participativos e celebrativos, buscando envolver a comunidade, famílias, lideranças, crianças, jovens e adultos.

“O Hora da Família, neste ano, quer nos envolver nesse clima da misericórdia divina, com vistas à missão. Não pode ficar unicamente entre os grupos de Pastoral Familiar. A nossa criatividade pastoral deve nos inspirar para que esse conteúdo seja partilhado, multiplicado, servido, também, em muitos outros ambientes onde nem sempre a Palavra está presente: escolas, centros de saúde, meios de comunicação, prédios, associações de moradores, periferias”, pede o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa.

O assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família, padre Moacir Arantes, comenta que o “Hora da Família” quer ajudar a todos a fazerem a experiência com a misericórdia de Deus. “Este subsídio precioso de estudo, reflexão e oração, nos convida a realizar nos grupos pastorais, de vizinhos, de amigos, ou na intimidade do nosso lar, importante reflexão a respeito das obras de misericórdia. Queremos conhecer um pouco melhor o jeito de Deus ser e agir com seus filhos e filhas, para que possamos transformar o nosso ser e nosso agir para com os outros”, explica o sacerdote.

Semana Nacional
O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano, será celebrada de 14 a 21 de agosto.  É possível encontrar no livreto roteiros de orações e cantos para motivar a atividade.

Como adquirir
O subsídio “Hora da Família” é distribuído pela Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar – Secren. Encomendas podem ser feitas pelo telefone (61) 3443-2900 ou pelo e-mail vendas@cnpf.org. O material também é distribuído pelos casais coordenadores e agentes da Pastoral Familiar nos regionais e dioceses.
Confira os encontros:
1º Encontro - Criados por um Pai Misericordioso
2º Encontro - Criados na Misericórdia e para Misericórdia
3º Encontro -  Procurados pela Misericórdia
4º Encontro -  Família e Igreja, lugares da Misericórdia
5º Encontro -  O perdão na Família– Fonte de reconciliação e libertação
6º Encontro - As obras de misericórdia na família e da família
7º Encontro - A família promotora da misericórdia na sociedade

Confira os detalhes no site: www.cnpf.org.br

Arquidiocese recebe tijolo da Porta Santa da Basílica de São Pedro

A Arquidiocese de Natal foi uma das agraciadas, entre poucas, no mundo, com uma relíquia do Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, em 8 de dezembro de 2015. Trata-se de um tijolo autêntico da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A relíquia foi entregue ao Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, no último domingo, 17, por ocasião da missa, na Catedral Metropolitana, às 19 horas. A entrega será feita pelo Padre Flávio Medeiros, do clero da Arquidiocese de Natal, e que reside no Estado do Vaticano, onde está a serviço da Basílica Papal de São Pedro. Junto com o tijolo, também será entregue uma carta enviada pelo Cardeal Ângelo Comastri, da Basílica Papal de São Pedro.
Segundo a tradição dos Papas, desde o século XIII, ao final de cada jubileu, celebrado na Igreja Católica, a mesma Porta Santa, na Basílica de São Pedro, é lacrada e só volta a ser aberta no jubileu seguinte. O tijolo enviado para a Arquidiocese de Natal é proveniente da Porta que havia sido fechada em 6 de janeiro de 2001, por São João Paulo II.
Na Arquidiocese de Natal, o tijolo ficará exposto, na Catedral Metropolitana, junto com objetos usados no 11º Congresso Eucarístico Nacional, sediado na capital potiguar, em 1991, e que contou com a presença do Papa João Paulo II.
Tijolo da Porta Santa da Basílica Vaticana, que será doado à Arquidiocese de Natal
Fonte: Arquidiocese de Natal