sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Paróquia de Nova Cruz realiza encontro com equipes do Dízimo
Dom Matias nomeia os novos padres

Arquidiocese divulga programa da festa da Padroeira

Paróquias debatem impactos da Copa

quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Brasileiros verão preparativos da Jornada da Juventude


Diacono Cidiney será ordenado hoje

Ministério para Família reune casais
Começou a festa em homenagem a São Judas
Banda Rosa de Saron participa da 2ª Romaria Nacional da Juventude

Segundo o prefeito de Igreja, padre Rodrigo Arnoso, após a Jornada Nacional dos Jovens Universitários, que aconteceu em 2008, o Santuário Nacional atendeu ao grande clamor da Igreja no Brasil, que é criar meios e modos de atrair os jovens para a Igreja.
“O objetivo é trazer o jovem para o Santuário Nacional de Aparecida. Não só aqueles que estão dentro de nossas comunidades, mas também aqueles que ainda não se sentiram tocados para fazer parte da comunidade cristã”, disse.
Em sua primeira edição, em 2009, várias atrações fizeram parte de uma programação voltada ao público jovem, que contou com momentos formativos e também de entretenimento. A expectativa é grande, mas não há uma previsão de participação dos jovens neste dia especial. Qualquer jovem pode participar da Romaria. Não há taxa nem é necessária inscrição prévia.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
8º zonal se reunirá em Santo Antonio
Dom Raimundo Damasceno é o novo cardeal do Brasil

Dos 24 novos cardeais, 20 têm menos de 80 anos e são eleitores. O Consistório de criação dos novos cardeais será no dia 20 de novembro. Este será o terceiro Consistório do pontificado de Bento XVI e os cardeais chegarão a um total de 203, dos quais 121 eleitores. Dom Damasceno, que participa em Roma do Sínodo para os bispos do Oriente Médio, tem 73 anos e foi secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandados (1995 a 1998 e 1999 a 2003).
Mineiro de Capela Nova, o novo cardeal foi ordenado padre no dia 19 de março de 1968 para a arquidiocese de Brasília (DF). Nomeado bispo auxiliar de Brasília em 1986, recebeu a ordenação episcopal no dia 15 de setembro do mesmo ano e adotou como lema “Na alegria do Senhor”. Em janeiro de 2004, foi transferido para a arquidiocese de Aparecida.
Com pós-graduação em Filosofia da Ciência pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), dom Damasceno fez a filosofia no Seminário Maior de Mariana (MG) e teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Atividades de dom Damasceno como bispo.Bispo Auxiliar de Brasília-DF (1986-2004); Vigário-Geral e Vigário Episcopal na Arquidiocese de Brasília-DF; Professor do Departamento de Filosofia da UnB (1976-1991); Secretário-Geral do CELAM (1991-1995); Secretário-Geral da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Sto. Domingo); Secretário-Geral da CNBB (1995-1998) e (1999-2003); Delegado ao Sínodo Especial para a África, Sínodo sobre a vida religiosa, como convidado; Delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997); Membro do Pontifício Conselho para as Comunicações; Membro do Departamento de Comunicação do CELAM; Membro da Comissão para a Comunicação, Educação e Cultura da CNBB (2003-2007); Delegado do CELAM (2007); Presidente do CELAM; Membro da Pontifícia Comissão para a América Latina-CAL (2009); Sínodo para a África (2009).
Regionais do Nordeste promovem Seminário de Formação Teológica para Leigos

Nos dias 16 e 17 de outubro, em Teresina (PI), sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos, envolvidos na formação do Laicato, se reuniram no seminário de Formação Teológica para Leigos. Os participantes fazem parte dos Regionais da CNBB, Nordeste 1 (Ceará), Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), Nordeste 4 (Piauí) e Nordeste 5 (Maranhão).
O seminário, segundo os organizadores, teve o objetivo de possibilitar a partilha das experiências vividas entre os participantes e mostrar o resultado do levantamento sobre a formação para o laicato e os cursos de Teologia para leigos, realizados junto às arquidioceses e dioceses. Ainda durante o curso, foi visada a contribuição na elaboração de indicativos básicos para a formação para o laicato e para cursos de Teologia para leigos.
Coordenado pelo assessor da Comissão para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor Geraldo Aguiar, o encontro teve a participação do secretário executivo do Nordeste 5 da CNBB, padre José Adalberto Vanzella. Esse é um trabalho conjunto da do Setor Leigos da CNBB em parceria com os Secretários Executivos dos Regionais da CNBB. O objetivo é que sejam aplicados em todos os Regionais da CNBB, para que haja resultados em todas as dioceses do Brasil.
Fonte: CNBB
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Arquidiocese ganhará 13 sacerdotes

Encerramento da festa da Mãe Peregrina
Santo do dia - São Paulo da Cruz

Brasil é elogiado pelas Nações Unidas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Papa diz que missão do sacerdote "permanece grande e pura"

Domingo de festa no bairro Planalto
Cerca de 100 crianças participaram do retiro

Festa da Mãe Peregrina




