quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Festa de Santa Luzia termina dia 13 com procissão e missa



A tradicional procissão de Santa Luzia será realizado próximo sábado, dia 13/12, às 16h, em Nova Cruz, por ocasião do encerramento da festa da padroeira do bairro cujo nome é o mesmo da santa. A festa teve inicio dia 10, com missa. Durante o período festivo acontece caminhadas penitenciais, missas e celebrações. No dia 12, será realizado a tradicional festa social com quermesse, funcionamento de barracas e atração musical.

A procissão de Santa Luzia atraem milhares de fieis devotos que vem a Nova Cruz participar dos festejos e da missa de encerramento da festa. o bairro Santa Luzia fica bastante movimento nestes dias de festa e principalmente no dia do encerramento.

Fotos da procissão realizado em 2013







quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Veja como foi a Festa da Imaculada Conceição de Nova Cruz

Você perdeu a festa da Imaculada Conceição? Não viu tudo o que aconteceu na maior festa religiosa de Nova Cruz? Então você pode ver e rever nesta matéria, toda a programação, dia por dia, do novenária da Imaculada Conceição de Nova Cruz.




Peregrinação


Carreata e Abertura do Novenário


Marcha da Juventude


Dom Lucena preside o 3º dia


Pe. Helenildo Marques celebra no 4º dia


Dom Matias celebra no dia do aniversário de Nova Cruz


Apresentação da Orquestra Filarmônica de Santo Antônio


Pe. Silvio de Brito


8º dia é marcado pelo Jantar de Adesão


Casamento comunitário


Percurso de Nova Cruz à comunidade de 1ª Lagoa


No dia da padroeira crianças recebem a 1ª comunhão


Centenas de fiéis participam da Procissão da imaculada Conceição

Bairro de Nova Cruz festeja Santa Luzia

A comunidade do bairro de Santa Luzia realizará no período de 10 a 13 de dezembro a festa em homenagem a padroeira,  cujo nome da santa é o mesmo do bairro. A abertura será realizada hoje, dia 10 com missa, às 19 horas. Nos demais dias da festa acontecerá celebrações todas as noites, às 19 horas. No dia 12 acontecerá a tradicional festa social de Santa Luzia. O encerramento da festa será dia 13, feriado municipal, com batizados as 10 horas e procissão seguido de missa a partir das 16 horas.

O que é a Coroa do Advento?


Para compreendermos o que é a Coroa do Advento é necessário entender o que é o Advento.

O que é Advento?

Advento é um substantivo masculino com etimologia latina, no termo adventum, que significa vinda ouchegada. A palavra advento também pode significar fundação ou criação de alguma coisa (por exemplo: advento da internet ou advento da República).

Recebem este nome as quatro semanas antes do Natal. Este período litúrgico evoca a dupla vinda de Jesus Cristo: a verificada em Belém, quando Ele veio ao mundo, e a que ocorrerá no Seu regresso no Dia do Juízo. Por isso a característica deste tempo, com o qual começa o ano eclesiástico, é a purificação como preparação para receber Aquele que está para vir. O caráter penitencial do advento é acentuado pela cor litúrgica, que é o roxo.

Advento é um período mencionado no calendário religioso, é um tempo de alegria para os cristãos, caracterizado pela preparação para o nascimento de Jesus. É por essa razão que hoje em dia o período do advento é definido pelas quatro semanas que antecedem o Natal, tendo início no Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, indo até o dia 24 de Dezembro, sendo o primeiro tempo do ano litúrgico.

Segundo a Bíblia, o Anjo Gabriel apareceu a Maria numa visão, dizendo que em breve ela daria à luz a um menino, o filho de Deus que viria para trazer luz ao mundo. Esse tempo de espera é caracterizado hoje como advento.

Coroa do advento:

A coroa do advento é uma coroa de ramos de abeto, com quatro velas (círios), que se acendem uma após a outra nos quatro domingos do advento. Este costume é relativamente recente, que remonta talvez ao século XIX, e que se difundiu a partir da I Guerra Mundial.

Este ramo está pleno de simbolismo. A sua forma circular representa a eternidade e a sua cor remete para a esperança e vida. Em muitas coroas, existe uma fita vermelha, que simboliza o amor de Deus pela humanidade e o amor das pessoas que esperam o nascimento de Jesus.

As quatro velas da coroa representam cada uma das quatro semanas e são acesas em cada Domingo do Advento.

As quatro velas do Advento simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo. No primeiro domingo do Advento, acendemos a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e Eva. Cristo desceu a Mansão dos mortos para dar-lhes o perdão. No segundo domingo, a segunda vela, acesa coma primeira, representa a fé dos Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida, a Canaã dos hebreus; dali nasceria o Salvador, a Luz do Mundo. A terceira vela, acessa com as duas primeiras, simboliza a alegria do rei Davi, o rei que simboliza o Messias porque reuniu sob seu reinado todas as tribos de Israel, assim como Cristo reunirá em si todos os filhos de Deus. É o domingo da alegria. Esta vela têm uma cor mais alegre, o rosa ou roxo claro. A última vela simboliza os Profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça que o Messias traria. É a vela branca.
Tudo isso para nos lembrar o que anunciou o Profeta: “Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor.” (Is 11,1-2).

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Morre Diácono que fazia estágio em Santo Antonio/RN

Diác. Alan Lago (Foto: Cacilda Medeiros)

Faleceu às 20h30, desta segunda-feira, 8, no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, o Diácono Alan Franco Lago de Deus. Ele estava internado há cerca de dez dias, com problemas pulmonares. O corpo será velado no Centro de Velórios São José, situado na Rua São José, no bairro de Lagoa Seca, Natal, onde, nesta terça-feira, às 16 horas, será celebrada missa e, logo após o sepultamento, em local que ainda será divulgado pelos familiares.

O Diácono Alan fazia estágio pastoral, em preparação para o sacerdócio, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no município de Santo Antônio.

Diác. Alan com grupos de padres 
Fonte: rede sociais


Procissão e missa de encerramento da Festa da Imaculada Conceição

Dia 08 de dezembro é o grande dia dedicado a mãe de Deus e nossa, dia da Imaculada Conceição, padroeira de Nova Cruz e de diversas paróquia espalhadas pelo Brasil e do mundo. Em Nova Cruz é feriado e dia de solenidade, oração e demonstração de devoção e fé.

Pela parte da manhã, às 8:30h, foi celebrada a missa da 1ª Eucaristias, logo após foi realizado o momento da recitação do Oficio de Nossa Senhora e de adoração e benção do Santíssimo Sacramento, também na matriz de Nova Cruz, terminando com o tradicional Pipocaço, ao meio dia, com a participação da população da cidade que soltaram fogos em comemoração a Jesus e Nossa Senhora.

A tarde a presença de vários fieis das comunidades e membros das pastorais da paróquia participaram da procissão e missa de encerramento que foi presidida pelo Pe. Matias Soares, pároco de São José do Mipibú e concelebrada pelos padres Francisco de Assis, Pedro Cunha, Iranildo Virgílio e Ednaldo Virgilio.




Adoração, benção do Santíssimo Sacramento e Pipocaço







Procissão e missa de Encerramento
















Missa da 1ª Eucaristia

No ultimo dia de Festa da Padroeira de Nova Cruz, crianças e jovens de diversos bairros e comunidades da paróquia da Imaculada Conceição  receberam pela primeira vez a Eucaristia, durante missa solene, as 8:30h,  na igreja matriz. A missa foi celebrada pelo pároco Pe. Francisco de Assis Inácio. Compareceram também pais, parentes e amigos dos catequizados. Esse é um trabalho cultivado na paróquia pelo pároco, irmãs religiosas e os catequistas, que atual em toda paróquia.













Fotos: Robervânio