sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Santuário Nacional inicia novena da Padroeira do Brasil


Teve início nesta quinta-feira, 3 de outubro, a novena de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. O Santuário Nacional, em Aparecida (SP) realiza, até o próximo dia 12, extensa programação com celebrações de missas e novenas, acolhendo devotos e meditando o tema “Com a Mãe Aparecida, seguimos Jesus, nossa luz”.

De acordo com o prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Irmão João Batista de Viveiros, a temática segue a meditação dos mistérios do Rosário, iniciada no ano passado. Em entrevista ao Portal A12, ele explicou a reflexão deste ano de 2014. “Nesse processo, queremos contemplar a vida de Jesus. O terço é uma oração mariana, mas é Cristocêntrica também. Por isso vamos refletir sobre a vida, a missão e a pessoa de Jesus. Consequente, vamos refletir sobre a nossa missão na Igreja, em função dos Mistérios da Luz”, esclareceu.

Programação

São diversos horários de missas no Santuário Nacional. As novenas são celebradas em dois horários: às 15h, presidida pelos Missionários Redentoristas, e às 19h, sob a presidência dos bispos. Mais de 1.600 colaboradores atuam nestes dias no acolhimento dos devotos, com o reforço de diversos voluntários, 400 apenas para as coreografias.

Durante a novena e Festa da Padroeira, os fiéis são convidados a realizar um gesto concreto, com a oferta de itens de alimentação e higiene que são doados às instituições sociais de Aparecida e região. A cada dia, é pedido um tipo de doação que os participantes entregam durante o ofertório das celebrações da novena.

A primeira novena, celebrada na tarde desta quinta-feira, 3 de outubro, foi presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, padre Fábio Bento da Costa. A novena solene da noite será presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo, dom Sérgio de Deus Borges.

No dia 12 de outubro, o Santuário Nacional estará em comunhão com outros 10 Santuários marianos do Mundo, com a oração do Santo Terço, às 14h. Na ocasião, será veiculada uma mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco.

Fonte: CNBB

Abertura da Festa Nossa Senhora Aparecida em Nova Cruz


O clima de festa toma conta da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, onde a partir deste mês até o fevereiro de 2014 acontecerão as tradicionais festas em homenagem ao padroeiros e padroeiras das diversas comunidades. A começar pelas festas São Francisco de Assis, padroeiros das comunidades Juriti e Primeira Lagoa. A partir desta semana os fieis se encontrarão na festa Nossa Senhora Aparecida, padroeira do bairro Antonio Peixoto. Lá a festa teve inicio com celebração presidida pelo Diácono José Jeová. A festa prossegue até dia 12 com vasta programação todas as noites. 

Fotos da abertura da festa Nossa Senhora Aparecida













“SENHOR, AUMENTA NOSSA FÉ!”



27º Domingo do Tempo Comum

“SENHOR, AUMENTA NOSSA FÉ!”

Evangelho: Lc 17,5-10
            Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta a nossa fé!". O Senhor respondeu: "Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: 'Arranque-se daí, e plante-se no mar’. E ela obedeceria a vocês". Se alguém de vocês tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: 'Venha depressa para a mesa’? Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: 'Prepare-me o jantar, cinja-se e sirva-me, enquanto eu como e bebo; depois disso você vai comer e beber’? Será que vai agradecer ao empregado, porque este fez o que lhe havia mandado? Assim também vocês: quando tiverem cumprido tudo o que lhes mandarem fazer, digam: "Somos empregados inúteis; fizemos o que devíamos fazer’".

- REFLEXÃO -




                        O texto do Evangelho, que nos é oferecido pela liturgia para este domingo, parece não ser tão simples, pelo menos para algumas pessoas, quando da sua compreensão diante da abordagem teológica e catequética.       Como vemos, o trecho está dividido em três partes:
1ª) Um pedido dos apóstolos: “Senhor, aumenta a nossa fé!”
                        Como é sentido, Jesus dentro do contexto de sua ação catequética, ultimamente, vem tratando de temáticas, “como a misericórdia” (cf. Lc 15), “o uso dos bens terrenos” (cf. 16, 1.13), “pobreza e riqueza” (cf. 16,19-31) e hoje, ele trata de mais outro tema: “a fé e lealdade a Deus!”
                        Os apóstolos se queixam que a sua dosagem de fé está pouca, por isso pedem a Jesus para aumentá-la um pouco mais. Temos sempre diante da nossa consciência cristã duas questões: quantidade e qualidade. Na verdade, de que estamos precisando, de quantidade ou de qualidade de fé? Diz Jesus "Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: 'Arranque-se daí, e plante-se no mar’. E ela obedeceria a vocês". 
                        Segundo a resposta de Jesus, fica, portanto, elucidado que não é questão de quantidade, mas de qualidade: um “grãozinho” de fé autêntica seria suficiente para realizar qualquer fenômeno. Ou seja, sem a fé e a oração, os cristãos não seriam capazes de viver decisivamente sua adesão a Cristo e de cumprir seus exigentes preceitos.

2ª) Atitude desconcertante: um patrão aparentemente áspero
                        Nesta segunda parte, nós nos deparamos com uma questão bastante desconcertante: depois de um dia de trabalho, sob um sol causticante, coroado pelo cansaço, o patrão, em vez de convidar o empregado para jantar, trata-o asperamente, pedindo-lhe que prepare uma ceia, antes tendo que lavar-lhe os pés e servi-lo, e depois disso, aí sim, é que o trabalhador poderá se alimentar.
                        Mas o que é mesmo que Jesus nos quer ensinar? A parábola de hoje quer desdizer a imagem de Deus, como sendo aquele que ensina e sustenta a “religião dos merecimentos”.
                        Tendo que sobressair aqui um detalhe: o patrão que representa Deus e os servos que somos nós, ao contrário daqueles que só procuram viver a fé e o amor se houver recompensa, o cristão deve alimentar sempre em si duas verdades: “ele é um simples servo, nada lhe é devido e tudo recebe por pura graça, além de demonstrar confiança radical n´Aquele que, sem mérito da nossa parte, nos chamou ao Seu serviço”. Também é verdade que Deus nos compreende e não nos abomina por causa das nossas ingênuas pretensões, como por exemplo, correr atrás da “religião dos merecimentos”, apesar de tal mentalidade está equivocada. Cuidado, para não acumularmos méritos diante de Deus, alimentando segundas intenções, isto é, o interesse egoísta. Pois é, quem disse que Deus é do tamanho da condição de um auditor, preocupado o tempo todo em registrar créditos e débitos?

3ª parte) Conclusão:depois de ter feito tudo, o servo diz: “sou um servo inútil!” 
                        Mesmo que, depois de ter realizado tudo por amor a Deus, a esse ou aquele (ao seu próximo), à sua comunidade de fé e de amor, inclusive ao pobre, o mais pobre e carente, excluído da sociedade   , após ter consumido a idade, a saúde, renunciado a qualquer outro bem, considerando o verdadeiro e maior projeto de vida: servir a Deus e aos seus semelhantes, ainda que o mundo, a sociedade e até mesmo a Igreja tenham negado o reconhecimento, o verdadeiro cristão deveria, tomado pela convicção de fé, amor e alegria, dizer assim: “só cumpri com o meu dever; sou um servo inútil!”.
                        E mais, agindo na gratuidade, esta é a condição para sermos felizes, reconhecidos e abençoados por Deus. Semelhantes seremos ao Pai Querido, se fizermos assim.
                       
                        PARA REFLETIR:
                        - “A fé e o amor são os dois guias de cego que te conduzirão, através de caminhos desconhecidos, até os segredos de Deus” (S. João da Cruz).
                        - Aprendamos com a parábola deste domingo: ela nos transmite lições de humildade e fé, e nos recorda que tudo nos vem gratuitamente de Deus.


Pe. Francisco de Assis
Pároco de Nova Cruz/RN

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Nova Cruz vai a Uruaçu



 Igreja Católica celebra a memória dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, nesta quinta-feira, 3 de outubro,  feriado no Rio Grande do Norte. A Arquidiocese de Natal celebrará a data, na Comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, no local onde há um Monumento em honra dos Mártires. Lá, às 16 horas, haverá show com o Padre Reginaldo Manzotti, de Curitiba (PR) e coordenador da Associação 'Evangelizar é Preciso'. Ele se tornou conhecido, no Brasil inteiro, através dos programas que leva ao ar através de várias emissoras de rádio e de televisão. A Festa será encerrada com missa, às 18 horas, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

A Paróquia de Nova Cruz está disponibilizando um ônibus, na quinta-feira, dia 03 de outubro, saindo às 11h e 30 min, em frente da igreja matriz da Imaculada Conceição, para o Santuário dos Mártires, em Uruaçu, S. Gonçalo do Amarante. O valor da passagem: R$15,00. Reverse sua passagem, na secretaria paroquial, no lar de Maria, próximo à igreja.

Comunidades da Paróquia de Nova Cruz festarão Padroeira do Brasil


As comunidades Antônio Peixoto (bairro de Nova Cruz), Sítio Macacos, Assentamento e Lagoa Seca, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, estão festejando a padroeira Nossa Senhora Aparecida. No período de 03 a 12, a festa acontecerá na comunidade Antônio Peixoto, com celebrações, recitação do terço, quermesses e festivais de prêmios. O tema é: Com a Mãe Aparecida, seguimos Jesus, nossa luz. Nas comunidades Sítio Macacos, Assentamento e Lagoa Seca, a festa acontece de 9 a 12, com celebrações e quermesse. No dia 12, em todas as comunidades cuja padroeira é Nossa Senhora Aparecida, encerrarão missas, presididas pelos padres Pedro Cunha e Francisco de Assis.

Legenda da foto: Encerramento da Festa no bairro Antonio Peixoto, em Nova Cruz
Crédito da foto: Josias Oliveira

domingo, 29 de setembro de 2013

CNBB divulga cartaz e os subsídios da Campanha da Fraternidade 2014


Os subsídios da Campanha da Fraternidade 2014 já estão disponíveis nas Edições CNBB. São diversos materiais como o manual, texto base, via sacra, celebrações ecumênicas, folhetos quaresmais, CD e DVD, banner, cartaz, entre outros. Com o objetivo de trabalhar os conteúdos da campanha nas escolas, foram produzidos também subsídios de formação voltados aos jovens do ensino fundamental e médio, além de encontros catequéticos para crianças e adolescentes.

O cartaz da CF 2014 traz o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), disponível para download. Os demais produtos podem ser adquiridos no site: www.edicoescnbb.org.br ou pelo telefone: (61) 2193.3001



Entenda o significado do cartaz:

1-O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítima que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.

2-Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.

3-As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime, e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior.

4-A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos. (Fonte: CF 2014).

Fonte:www.catolicanet.com

SAR realizou encontro em Nova Cruz


O Serviço de Assistência Rural da Arquidiocese de Natal esteve em Nova Cruz realizando o Encontro de Monitoramento sobre fórum e orçamento participativo. O encontro contou com a participação dos padres Francisco de Assis, Pedro Cunha, os diáconos José Jeová, de Nova Cruz, e Márcio do SAR, além do vereador e presidente do Conselho Municipal da Cidade, João Pedro da Costa, e representantes do Conselho Tutelar e Pastoral da Criança.

No encontro foi formado uma comissão que irá preparar a Assembleia sobre a realização do Fórum em Nova Cruz. Na próxima quarta-feira, dia 2, a comissão fará uma reunião para planejar a realização da assembleia. A comissão é formada pelo Padre Francisco de Assis, Diácono Jeová, Vereador João da Praça, Lia Pimentel, do CAPS AD, representantes da Pascom, Pastoral da Criança e Conselho Tutelar. O encontro do SAR aconteceu sábado, dia 28, no salão do ECC.



"Evangelizar é nossa missão"



Aconteceu neste sábado, 28, mais uma edição do programa "Evangelizar é Nossa Missão", da Paroquia da Imaculada Conceição, apresentação pelo pároco  Pe. Francisco de Assis. O programa vai ao ar todos os sábados das 9h às 9h30 e pode ser ouvido pela Talismã FM 99,3 ou através do site: www.talisma993fm.com.br.